Portaria SAS nº 444 de 16/08/2004

Norma Federal - Publicado no DO em 19 ago 2004

Aprova as Instruções para Geração dos Arquivos para Alimentação do Banco de Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS.

Arts. 1º ao Anexo I

O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a necessidade de incorporar ao Banco de Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde - SIA/SUS e estabelecer o fluxo adequado de informações para a geração do Banco de Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde - SIA/SUS;

Considerando a nova sistemática de envio de remessas ambulatoriais, definindo que as Secretarias Municipais de Saúde de Municípios em gestão Plena do Sistema deverão encaminhar, suas remessas ambulatoriais diretamente ao DATASUS/RJ, e simultaneamente, cópia para os Estados; e

Considerando o disposto na Portaria SAS/MS nº 341, de 16 de julho de 2004, que aprova o cronograma para envio da base CNES e de transmissão dos arquivos via MSBBS e relatórios (SIA/SUS e SIH/SUS), relativos aos serviços prestados para o período de julho a dezembro de 2004, resolve:

Art. 1º Aprovar, conforme Anexo I desta portaria, as Instruções para Geração dos Arquivos para Alimentação do Banco de Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS.

Parágrafo único. As Secretarias Municipais de Saúde - SMS em Gestão Plena de Atenção Básica e Plena da Atenção Básica Ampliada deverão observar a estrutura dos arquivos especificada no Anexo I para alimentação dos Bancos de Dados Nacional e Estaduais.

Art. 2º Aprovar, na forma do Anexo II desta Portaria, as Instruções de Encaminhamento dos Arquivos para o Banco de Dados Nacional ao Departamento de Informática do SUS - DATASUS/RIO (DIPRJ) pelas Secretarias Estaduais de Saúde - SES e Secretarias Municipais de Saúde (SMS) de municípios em Gestão Plena do Sistema.

Art. 3º Estabelecer que o meio magnético do Crédito Bancário, encaminhado ao Banco do Brasil pelo Ministério da Saúde, seja gerado pelo Departamento de Informática do SUS - DATASUS/MS a partir do arquivo FCREufmm.TXT da estrutura do Banco de Dados encaminhado pelas Secretarias Estaduais de Saúde, para o crédito relativo à prestação de serviços pagos pelo Ministério da Saúde (Anexo I).

Art. 4º Estabelecer que os municípios na condição de gestão Plena do Sistema Municipal e Plena de Atenção Básica gerem, em disquete, arquivo com estrutura idêntica ao FCREufmm.TXT (Anexo I) com o nome MBufaaaamm.TXT, com as informações sobre os serviços ambulatoriais compatíveis com sua condição de gestão para efetuar crédito aos prestadores sob sua responsabilidade, encaminhando-o ao Banco do Brasil.

Art. 5º Determinar que as Secretarias Estaduais de Saúde - SES - e Secretarias Municipais de Saúde de municípios em gestão Plena do Sistema - SMS - encaminhem ao DATASUS/RJ (DISOP), via MSBBS, os arquivos para alimentação do Banco de Dados Nacional observando o cronograma fixado pela Secretaria de Atenção à Saúde - SAS/MS.

§ 1º Os arquivos das Secretarias Estaduais de Saúde devem ser encaminhados com a incorporação da base de dados dos municípios em gestão Plena da Atenção Básica e Plena da Atenção Básica Ampliada.

§ 2º A consolidação será efetuada pelo programa VERSIA/DATASUS para geração dos arquivos a serem encaminhados.

§ 3º As Secretarias Estaduais de Saúde - SES e Secretarias Municipais de Saúde de Municípios em Gestão Plena do Sistema - SMS - somente deverão encaminhar os arquivos após validação pelo VERSIA com resultados "SEM ERROS".

Art. 6º O DATASUS/RJ (DSEA), ao receber os arquivos para alimentação do Banco de Dados e geração do meio magnético para crédito junto ao Banco do Brasil, procederá à validação das informações pelo programa VERSIA, considerando aceitos somente aqueles com resultados da validação "SEM ERROS".

Art. 7º Determinar que as Secretarias Municipais de Saúde - SMS, em gestão Plena de Atenção Básica e Plena da Atenção Básica Ampliada encaminhem os arquivos às Secretarias Estaduais de Saúde - SES, obrigatoriamente por disquete, para consolidação, observando o cronograma fixado pela Secretaria Estadual de Saúde.

§ 1º Os arquivos devem ser encaminhados de acordo com a estrutura fixada no Anexo III desta Portaria.

§ 2º O Departamento de Informática do SUS - DATASUS/MS enviará, mensalmente, ao Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - Coordenação-Geral de Sistemas de Informação e Coordenação-Geral de Controle de Serviços de Sistemas, informações sobre os estados e os municípios que não encaminharam os arquivos nos prazos estabelecidos.

Art. 8º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência julho de 2004, revogando a Portaria SAS/MS nº 141, de 20 de abril de 1999.

JORGE SOLLA

ANEXO I
INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DE BANCO DE DADOS SIA/SUS

I - OBJETIVO

Detalhar a remessa dos arquivos para alimentação do Banco de Dados SIA/SUS pelos Estados e Municípios em gestão Plena do Sistema Municipal, Plena de Atenção Básica e Plena de Atenção Básica Ampliada.

II - CONSIDERAÇÕES GERAIS

A) Da composição dos nomes dos arquivos de dados:

Os arquivos gerados pelos sistemas de processamento do SIA deverão ter nomes compostos, conforme abaixo, que identificarão as Unidades da Federação e as competências a que se referem, bem como, os diversos tipos de estruturas de dados (UPS, ESP, SRV, UDI, UDO, MAN, PRF, AFO, PAM, PIN, PAC, CRE).

Composição do nome dos arquivos: FXXXUFMM.TXT, onde:

F = Fixo

XXX = Código da Estrutura Correspondente

UF = Sigla da Unidade da Federação

MM = Mês de Competência

TXT = Fixo

Ex.: FUPSRJ06.TXT ? Significa Dados das UPS, Estado RJ, Competência JUNHO.

Obs.(1) Os arquivos de UPS, UDI, ESP, SRV, MAN, e PRF, deverão conter o cadastro completo; (2) O arquivo AFO, deverá conter os dados referentes ao nível de apuração definido pelo gestor para cada unidade consolidados, referentes ao mês da competência e aos 4 meses anteriores; (3) No arquivo CRE, quando um(a) pensionista for beneficiário(a) de mais de uma pensão, deverão ser gerados, no registro "Detalhe", tantos registros quanto forem as pensões a serem creditadas, e em cada um(a), a caracterização do(a) profissional do(a) qual foi efetuado o desconto da pensão alimentícia (campos 33 a 56)

B) Da compactação dos arquivos de dados para a remessa:

Os arquivos citados no item A serão compactados num único arquivo cujo nome será composto da seguinte forma:

Composição do nome do arquivo compactado: SUFCMUNX.

AMM, onde:

S = Fixo (Indica informações do SIA/SUS);

UF = Código do Estado (Os dois primeiros algarismos do código de Municípios do IBGE);

CMUN = Código do Município (Os quatro algarismos seguintes do Código de Municípios do IBGE);

X = Indicativo (N ou R) de Processamento Normal ou Reprocessamento;

A = Último algarismo do Ano referente a competência do processamento;

MM = Mês de competência do processamento;

Ex.: S330330N.606 ? Significa Dados do SIA, Estado RJ, Município NITERÓI, processamento Normal, Ano 1996, Competência JUNHO.

Obs.(1) Para a referida compactação utilizar obrigatoriamente o programa LHA.EXE (Utilitário de domínio público disponível no MSBBS, área útil); (2) Obrigatoriamente não utilizar o recurso de Auto-descompactação (Self-extract) oferecido pelo referido programa acima citado;

C) Da remessa dos arquivos da SMS para SES:

A remessa do arquivo compactado, objeto do item B acima, da Secretaria Municipal em gestão Plena de Atenção Básica para a Secretaria Estadual, deverá ser feita, obrigatoriamente, por disquete, com as seguintes características

Padrão ASCII;

Disquete 3 ½, capacidade 1,44 MB;

formato MS-DOS.

Obs.: Acompanhando o disquete deverá ser encaminhado o relatório a seguir:

SIA/SUS CONTROLE DE GERAÇÃO DE MOVIMENTO EMISSÃO: XX/XX/XXXX 
Estado (sigla da UF e nome): XX- XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 
Indicativo de Processamento (normal, reprocessamento): XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 
Competência: XX/XXXX 
Data de Geração do Disquete: XX/XX/XXXX 
Total de Registros Gravados: UPS 999.999 
 ESP 999.999 
 SRV 999.999 
 UDI 999.999 
 UDO 999.999 
 MAN 999.999 
 AFO 999.999 
 PRF 999.999 
 PAM 999.999 
 PIM 999.999 
 PAC 999.999 
 CRE 999.999 
 Total Geral 9.999.999 

D) Da remessa da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde em Gestão Plena do Sistema para o Datasus/RJ:

1. Os arquivos de Banco de Dados, consolidados pelas SES (idem item A), através do VERSIA, deverão ser compactados pela LHA.EXE e transmitidos ao Datasus com o nome SUF9999X.AMM, através do MSBBS, área 01(DIPRJ/SIA), conferência 10 (DIPRJ/SIA), ONDE:

S = Fixo

UF =Código do Estado(IBGE)

9999 =Fixo

X = Indicativo (N ou R ou C) de Processamento Normal ou Reprocessamento ou Complementar

A =Último algarismo do ano referente a competência do processamento

MM =Mês de competência do processamento

2. Os arquivos de Banco de Dados das Secretarias Municipais de Saúde em Gestão Plena do Sistema deverão ser compactados pela LHA.EXE e transmitidos ao Datasus com o nome SUFCMUNX.AMM, através do MSBBS, área 01(DIPRJ/SIA), conferência 10 (DIPRJ/SIA), ONDE:

S = Fixo (Indica informações do SIA/SUS);

UF = Código do Estado (Os dois primeiros algarismos do código de Municípios do IBGE);

CMUN = Código do Município (Os quatro algarismos seguintes do Código de Municípios do IBGE);

X = Indicativo (N ou R) de Processamento Normal ou Reprocessamento;

A = Último algarismo do Ano referente a competência do processamento;

MM = Mês de competência do processamento;

Ex.: S330330N.407 ? Significa Dados do SIA, Estado RJ, Município NITERÓI, processamento Normal, Ano 2004, Competência JULHO.

III - DESCRIÇÃO DOS LAYOUT'S DOS REGISTROS

A seguir serão descritos os seguintes Layout's de registro:

1. Layout de UPS (Cadastro de Unidade Prestadora de Serviços);

2. Layout de ESP (Atividades Profissionais Cadastradas de uma UPS);

3. Layout de SRV (Serviços Cadastrados de uma UPS);

4. Layout de UDI (Cadastro de Unidade Prestadora de Serviços de Diálise)

5. Layout de UDO (Cadastro de Unidade Prestadora de Serviços de Oncologia;

6. Layout de MAN (Entidades Mantenedoras de UPS);

7. Layout de PRF (Cadastro de Profissionais com Pagamento Desvinculado);

8. Layout de AFO (Acompanhamento da Programação Físico - Orçamentaria);

9. Layout de PAM (Produção Ambulatorial);

10. Layout de PIN (Produção do Profissional Desvinculado);

11. Layout de PAC (Produção de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade;

12. Layout de CRE (Valores Creditados em Conta Corrente da UPS).

1 - Layout de UPS (Cadastro de Unidade Prestadora de Serviços)

SEQ NOME TAM INICIO FIM TIPO DESCRIÇÃO 
001 ups-coduf 002 001 002 NUM Código da Unidade da Federação (Cód. IBGE) 
002 ups-codreg 003 003 005 NUM Cód. da Regional Administrativa de Saúde (ou similar) 
003 ups-cddsa 003 006 008 NUM Cód. do Distrito Sanitário (ou similar) 
004 ups-codmun 005 009 013 NUM Cód. do município (c/digito verificador) (Cód. idêntico ao do IBGE) 
005 ups-coduni 006 014 019 NUM Cód. da Unidade Prestadora de Serviços (s/digito to verificador). 
006 ups-datref 006 020 025 NUM Data de validade dos dados cadastrais da UPS (AAAAMM) 
007 ups-razsoc 035 026 060 CHAR Razão Social da Unidade Prestadora de Serviços - UPS 
008 ups-nome 035 061 095 ALFA Nome fantasia da UPS 
009 ups-tipreg 001 096 096 NUM Caracterização da UPS pelo seu registro na Receita Federal (1-CPF, 2-CGC) 
010 ups-numreg 014 097 110 NUM Número do registro da UPS no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
011 ups-indir 001 111 111 NUM Indicativo de tipo de abatimento referente a retenção de Imp. de Renda (1-Sim, 2-Não) 
012 ups-endlog 030 112 141 ALFA logradouro da UPS (Rua, Av. etc.) 
013 ups-endnum 005 142 146 ALFA Número correspondente ao logradouro da UPS 
014 ups-endcpl 010 147 156 ALFA Complemento do logradouro da UPS 
015 ups-endbro 015 157 171 ALFA Bairro onde se situa o logradouro da UPS 
016 ups-endcep 008 172 179 NUM Cód. de Endereçamento Postal do logradouro onde se situa a UPS 
017 ups-telddd 004 180 183 NUM Cód. do DDD do telefone da UPS 
018 ups-telnum 007 184 190 NUM Número do telefone da UPS 
019 ups-codbco 003 191 193 NUM Cód. do banco onde a UPS recebe o crédito 
020 ups-codage 006 194 199 ALFA Cód. da Agência bancária onde a UPS recebe o crédito (alinhado à direita) 
021 ups-numcce 014 200 213 ALFA Número da conta corrente onde a UPS recebe o crédito (alinhado à direita) 
022 ups-tipuni 002 214 215 NUM Caracterização (Tipo de Unidade) da UPS em função de sua estrutura e complexidade 
023 Ups-tippre 002 216 217 NUM Caracterização da UPS quanto ao tipo de prestador de serviços 
024 Ups-numcon 008 218 225 NUM Número do contrato/convênio firmado pela UPS com o SUS 
025 ups-datpub 008 226 233 NUM Data da publicação do contrato/convênio firmado pela UPS com o SUS (AAAAMMDD) 
026 ups-qtdmed 003 234 236 NUM Número de consultórios médicos existentes na UPS 
027 ups-qtdeqp 003 237 239 NUM Número de equipos odont. existentes na UPS 
028 ups-qtdsig 002 240 241 NUM Número de salas de gesso existentes na UPS 
029 ups-qtdspc 002 242 243 NUM Número de salas de pequenas cirurgias existentes na UPS 
030 ups-qtdsca 002 244 245 NUM Número de salas de cirurgia ambulatorial existen-tes na UPS 
031 ups-turns 002 246 247 NUM Codificação quanto ao período de abrangência do horário de atendimento da UPS 
032 ups-fluxos 002 248 249 NUM Codificação quanto ao fluxo de clientela atendida na UPS 
033 ups-nivhrq 002 250 251 NUM Nível de hierarquia da UPS, considerando sua complexidade e o papel que desempenha 
034 ups-indman 001 252 252 NUM Indicativo de subord. ou não da Ent. Mantenedora (0- Não subordinada, 1- Subordinada) 
035 ups-datafis 008 253 260 NUM Data de preenchimento do documento FCA (AAAAMMDD) 
036 ups-datorc 008 261 268 NUM Data de preenchimento do documento FPO (AAAAMMDD) 
037 ups-datcad 008 269 276 NUM Data do cadastramento da UPS no projeto SIA (AAAAMMDD) 
038 ups-datatu 008 277 284 NUM Data do processamento referente a última atualização (AAAAMMDD) 
039 Ups_gestao 006 285 290 NUM Código do município IBGE, quando Gestor Municipal ou UF9999, quando Gestor Estadual, onde UF=código da Unidade da Federação IBGE 
040 Ups_tpgestao 002 291 292 CHAR Cód. Da condição de gestão do Município/Estado, onde: PB=Atenção Básica NOBPA=Atenção Básica Ampliada NOASMP=Município Pleno NOBMN=Município Pleno NOASEC=Estadual ConvencionalEA=Estadual AvançadoEP=Estadual Pleno
FINAL DE ESTRUTURA 

2 - Layout de ESP (Atividades Profissionais de uma UPS)

SEQ NOME TAM INICIO FIM TIPO DESCRIÇÃO 
001 cod-uf 002 001 002 NUM Cód. da Unidade da Federação (Cod. IBGE) 
002 cod-unidade 006 003 008 NUM Cód. da UPS (s/dígito verificador). 
 ocorrência de 99 vezes (posição final 998)      
003 cod-esp 002 009 010 NUM Cód. de especificação da atividade profissional desempenhada pela UPS 
004 num-prof 003 011 013 NUM Número de profissionais que desempenham o Cód. da especialidade/atividade profissional na UPS 
005 num-horas 005 014 018 NUM Número de horas de trabalho/semana que os profissionais desempenham na UPS 
006 Cod_gestão 006 999 1004 NUM Código do município IBGE, quando Gestor Municipal ou UF9999, quando Gestor Estadual, onde UF=código da Unidade da Federação IBGE 
007 Cod_tpgestão 002 1005 1006 CHAR Cód. Da condição de gestão do Município/Estado, onde: PB=Atenção Básica NOBPA=Atenção Básica Ampliada NOASMP=Município Pleno NOBMN=Município Pleno NOASEC=Estadual ConvencionalEA=Estadual AvançadoEP=Estadual Pleno
FINAL DE ESTRUTURA 

3 - Layout de SRV (Serviços cadastrados de uma UPS)

SEQ NOME TAM INICIO FIM TIPO DESCRIÇÃO 
001 Cód-uf 002 001 002 NUM Cód. da Unidade da Federação (IBGE) 
002 Cód-unidade 006 003 008 NUM Cód. da Unidade Prestadora de Serviços (s/dígito verificador). 
 ocorrência de 99 vezes. (posição final = 505)      
003 Cód-serviços 002 009 010 NUM Cod. do Serviço Ambulatorial oferecido pela UPS conforme tabela do MS/SAS 
004 Cód-classif. 003 011 013 NUM Cod. da Classificação do Serviço conforme tabela do MS/SAS 
005 Cód_gestão 006 506 511 NUM Código do município IBGE, quando Gestor Municipal ou UF9999, quando Gestor Estadual, onde UF=código da Unidade da Federação IBGE 
006 Cod_tpgestão 002 512 513 CHAR Cód. Da condição de gestão do Município/Estado, onde: PB=Atenção Básica NOBPA=Atenção Básica Ampliada NOASMP=Município Pleno NOBMN=Município Pleno NOASEC=Estadual ConvencionalEA=Estadual AvançadoEP=Estadual Pleno
007 filler 001 514 514 ALFA Conteúdo igual à espaços 
FINAL DE ESTRUTURA 

4 -Layout de UDI (Cadastro de Unidade Prestadora de Serviços de Diálise)

SEQ NOME TAM INICIO FIM TIPO DESCRIÇÃO 
001 udi-coduf 002 001 002 NUM Cód. da Unidade da Federação (Cód.IBGE) 
002 udi-coduni 006 003 008 NUM Cód. da UDI (s/dígito verificador) 
003 udi-datref 006 009 014 NUM Data de validade dos dados cadastrais da UDI (AAAAMM) 
004 udi-qtdAg1 002 015 016 NUM Número de salas de hemodiálise para HBsAg+ existentes na UDI 
005 udi-qtdAg2 002 017 018 NUM Número de salas de hemodiálise para HBsAg- existentes na UDI 
006 udi-qtdDPI 002 019 020 NUM Número de salas de DPI existentes na UDI 
007 udi-qtd DPAC 002 021 022 NUM Número de salas de treinamento DPAC existentes na UDI 
008 udi-qtdMqprop 002 023 024 NUM Quant. de máquinas de proporção na unidade 
009 udi-qtdMqOut 002 025 026 NUM Quant. de Outras máquinas existentes na unidade 
010 Udi-qtdMqDPI 002 027 028 NUM Quant. De máquinas de DPI 
011 udi-indTrat 1 001 029 029 NUM Indicativo de tipo de Tratamento de água: Filtro de areia - X se houver, 0 se não houver 
012 Udi-indTrat 2 001 030 030 NUM 2. Filtro de carvão - X se houver, 0 se não houver 
013 Udi-indTrat 3 001 031 031 NUM 3. Abrandador - X se houver, 0 se não houver 
014 Udi-indTrat 4 001 032 032 NUM 4. Deionizador - X se houver, 0 se não houver 
015 Udi-indTrat 5 001 033 033 NUM 5. Osmose reversa - X se houver, 0 se não houver 
016 Udi-indTrat 6 001 034 034 NUM 6. Outros - X se houver, 0 se não houver 
017 udi-HTPmn 007 035 041 NUM Cód. do município, (IBGE), c/digito verificador, do HOSPITAL PARA TRANSPLANTE próprio ou contratado pela UDI 
018 udi-HTPcgc 014 042 055 NUM Número do registro do HOSPITAL PARA TRANS-PLANTE no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
019 udi-HTPrz 035 056 090 CHAR Razão Social do HOSPITAL PARA TRANSPLANTE 
020 udi-LHCmn 007 091 097 NUM Cód. Município, (IBGE), c/ digito verificador, do LA -BORATÓRIO HISTOCOMPATIBILIDADE próprio ou contratado pela UDI 
021 udi-LHCcgc 014 098 111 NUM Numero do registro do LABORATÓRIO DE HISTO-COMPATIBILIDADE no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
022 udi-LHCrz 035 112 146 CHAR Razão Social do LABORATÓRIO DE HISTOCOM-PATIBILIDADE 
023 udi-HGEmn 1 007 147 153 NUM Cód. do município, (IBGE), c/digito verificador, do HOSPITAL GERAL próprio ou contratado pela UDI 
024 udi-HGEcgc 1 014 154 167 NUM Número do registro do HOSP. GERAL no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
025 udi-HGErz 1 035 168 202 CHAR Razão Social do HOSPITAL GERAL 
026 udi-HGEmn 2 007 203 209 NUM Cód. do município, (IBGE), c/digito verificador, do HOSPITAL GERAL próprio ou contratado pela UDI 
027 udi-HGEcgc 2 014 210 223 NUM Número do registro do HOSP. GERAL no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
028 udi-HGErz 2 035 224 258 CHAR Razão Social do HOSPITAL GERAL 
029 udi-PCLmn 1 007 259 265 NUM Cód. do município, do IBGE, c/digito verificador, do LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA próprio ou contratado pela UDI 
030 udi-PCLcgc 1 014 266 279 NUM Número do registro do LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
031 udi-PCLrz 1 035 280 314 CHAR Razão Social do LAB. DE PATOLOGIA CLÍNICA 
032 udi-PCLmn 2 007 315 321 NUM Cód. do município, do IBGE, c/digito verificador, do LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA próprio ou contratado pela UDI 
033 udi-PCLcgc 2 014 322 335 NUM Número do registro do LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
034 udi-PCLrz 2 035 336 370 CHAR Razão Social do LAB. DE PATOLOGIA CLÍNICA 
035 udi-MEDmn 007 371 377 NUM Cód. do município, (IBGE), c/digito verificador, da Entidade de MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DIÁLISE próprio ou contratado pela UDI 
036 udi-MEDcgc 014 378 391 NUM Número do registro da entidade de MANUT. DE EQUIP. DE DIÁLISE no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
037 udi-MEDrz 035 392 426 CHAR Razão Social da entidade de MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DIÁLISE 
038 udi-MTAmn 007 427 433 NUM Cód. do município, (IBGE), c/digito verificador, da Entidade de MANUT. DE EQUIP. DE TRATAM. DE ÁGUA próprio ou contratado pela UDI 
039 udi-MTAcgc 014 434 447 NUM N? do CGC da entidade de MANUT. DE EQUIP. DE TRATAMENTO DE ÁGUA 
040 udi-MTArz 035 448 482 CHAR Razão Social da entidade de MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 
041 udi-LAAmn 007 483 489 NUM Cód. do município, (IBGE), c/digito verificador, do LABOR. PARA ANÁLISE DE ÁGUA 
042 udi-LAAcgc 014 490 503 NUM N? CGC do LABOR. PARA ANÁLISE DE ÁGUA no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal 
043 udi-LAArz 035 504 538 CHAR Razão Social do LABOR. PARA ANÁLISE DE ÁGUA 
044 udi-Radmn 1 007 539 545 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Radiologia Clínica próprio ou contratado pela UDI 
045 Udi-RadCLcgc 1 014 546 559 NUM Número do registro do Serviço de Radiologia Clínica no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
046 Udi-Radrz 1 035 560 594 NUM Razão Social do Serviço de Radiologia Clínica 
047 Udi-Radmn 2 007 595 601 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Radiologia Clínica próprio ou contratado pela UDI 
048 Udi-RadCLcgc 2 014 602 615 NUM Número do registro do Serviço de Radiologia Clínica no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
049 Udi-Radrz 2 035 616 650 CHAR Razão Social do Serviço de Radiologia Clínica 
050 Udi-Ultramn 1 007 651 657 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o Serviço de Ultra-Sonografia próprio ou contratado pela UDI 
051 Udi-Ultracgc 1 014 658 671 NUM Número do registro do Serviço de Ultra-Sonografia no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
052 Udi-Ultrarz 1 035 672 706 CHAR Razão Social do Serviço de Ultra-Sonografia 
053 Udi-Ultramn 2 007 707 713 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o Serviço de Ultra-Sonografia próprio ou contratado pela UDI 
054 Udi-Ultracgc 2 014 714 727 NUM Número do registro do Serviço de Ultra-Sonografia no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
055 Udi-Ultrarz 2 035 728 762 CHAR Razão Social do Serviço de Ultra-Sonografia 
056 Udi-ANPATCTmn 1 007 763 769 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Anatomia Patológica/Citologia próprio ou contratado pela UDI 
057 Udi-ANPATCTcgc 1 014 770 783 NUM Número do registro do Serviço de Anatomia Patológica/Citologia no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal 
058 udi-ANPATCTrz 1 035 784 818 CHAR Razão Social do Serviço de Anatomia Patológica 
059 udi-ANPATCTmn 2 007 819 825 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Anatomia Patológica/Citologia próprio ou contratado pela UDI 
060 udi-ANPATCTcgc 2 014 826 839 NUM Número do registro do Serviço de Anatomia Patológica/Citologia no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal 
061 udi-ANPATCTrz 2 035 840 874 CHAR Razão Social do Serviço de Anatomia Patológica/Citologia 
062 udi-nfrnm 035 875 909 CHAR Nome do Nefrologista responsável pela UDI 
063 udi-nfrcpf 011 910 920 NUM Número do registro do Nefrelogista responsável no cadastro de pessoas físicas da SRF (CPF) 
064 udi-dirnm 035 921 955 CHAR Nome do Diretor da Unidade responsável pelas informações na FCA-D 
065 udi-dircpf 011 956 966 NUM Número do registro do Diretor da Unidade responsável no cadastro de pessoas físicas da Receita Federal (CPF) 
066 udi-gestao 006 967 972 NUM Código do município IBGE, quando Gestor Municipal ou UF9999, quando Gestor Estadual, onde UF=código da Unidade da Federação IBGE 
067 udi-tpgestao 002 973 974 CHAR Cód. Da condição de gestão do Município/Estado, onde: PB=Atenção Básica NOBPA=Atenção Básica Ampliada NOASMP=Município Pleno NOBMN=Município Pleno NOASEC=Estadual ConvencionalEA=Estadual AvançadoEP=Estadual Pleno
FINAL DE ESTRUTURA 

5 -Layout de UDO (Cadastro de Unidade Prestadora de Serviços de Oncologia)

SEQ NOME TAM INICIO FIM TIPO DESCRIÇÃO 
001 udo-coduf 002 001 002 NUM Cód. Da Unidade da Federação (Cód.IBGE) 
002 udo-coduni 006 003 008 NUM Cód. Da UDO (s/dígito verificador). 
003 udo-datref 006 009 014 NUM Data de validade dos dados cadastrais da UDO (AAAAMM) 
004 udo-slrsim 002 015 016 NUM Número de salas de simulação de Radioterapia 
005 udo-slrpla 002 017 018 NUM Número de salas de planejamento de Radioterapia 
006 udo-slrarf 002 019 020 NUM Número de salas de armazenamento de fontes de Radioterapia 
007 udo-slrcom 002 021 022 NUM Número de salas de confecção de máscaras de Radioterpaia 
008 udo-slrmol 002 023 024 NUM Número de salas de confecção de moldes de Radioterapia 
009 udo-slrblp 002 025 026 NUM Número de salas de confecção de bloco personalizado de Radioterapia 
010 udo-slqarm 002 027 028 NUM Número de salas de armazenamento de Quimioterapia 
011 udo-slqpre 002 029 030 NUM Número de salas de preparo de Quimioterapia 
012 udo-slqcdu 002 031 032 NUM Número de salas de Quimioterapia de curta duração 
013 udo-slqldu 002 033 034 NUM Número de salas de Quimioterapia de longa duração 
014 udo-slqcfl 002 035 036 NUM Número de salas de armazenamento de capela fluxo laminar 
015 ud0-rsimul 002 037 038 NUM Quantidade de equipamentos simulador de Radioterapia 
016 udo-ral6mv 002 039 040 NUM Quantidade de equipamentos acelerador linear até 6 MeV de Radioterapia 
017 Udo-ralm6s 002 041 042 NUM Quantidade de equipamentos acelerador linear maior 6 MeV sem elétrons de Radioterapia 
018 udo-ralm6c 002 043 044 NUM Quantidade de equipamentos acelerador linear maior 6 MeV com elétrons de Radioterapia 
019 udo-ro50k 002 045 046 NUM Quantidade de equipamentos de ortovoltagem de 10-50KV de Radioterapia 
020 udo-ro150k 002 047 048 NUM Quantidade de equipamentos de ortovoltagem de 50-150KV de Radioterapia 
021 udo-ro500k 002 049 050 NUM Quantidade de equipamentos de ortovoltagem de 150-500KV de Radioterapia 
022 udo-runcob 002 051 052 CHAR Quantidade de equipamentos de Unidade de cobalto 
023 udo-rbraqb 002 053 054 NUM Quantidade de equipamentos de braquiterapia baixa 
024 udo-rbraqm 002 055 056 NUM Quantidade de equipamentos de braquiterapia média 
025 udo_rbraqa 002 057 058 NUM Quantidade de equipamentos de braquiterapia alta 
026 udo-rmonar 002 059 060 NUM Quantidade de equipamentos Monitor de área 
027 udo-rmonin 002 061 062 NUM Quantidade de equipamentos Monitor individual 
028 udo-rsicpl 002 063 064 NUM Quantidade de equipamentos de sistema de computação para planejamento 
029 udo-rdoscl 002 065 066 NUM Quantidade de equipamentos dosímetro clínico 
030 udo-rfonse 002 067 068 NUM Quantidade de equipamentos fontes seladas 
031 udo-radmn 007 069 075 NUM Cód. Do município, do IBGE, c/digito verificador, do Serviço de Radioterapia próprio ou contratado pela UDO 
032 udo-radcgc 014 076 089 NUM Número do registro do Serviço de Radioterapia no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
033 udo-radrz 035 090 124 CHAR Razão Social do Serviço de Radioterapia 
034 udo-lcmn 007 125 131 NUM Cód. Do município, (IBGE), c/digito verificador, do Laboratório de Histocompatibilidade próprio ou contratado pela UDO 
035 udo-lccgc 014 132 145 NUM Número do registro do Laboratório de Histocompatibilidade no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
036 udo-lhcrz 035 146 180 CHAR Razão Social do Laboratório de Histocompatibilidade 
037 udo-tacmn 007 181 187 NUM Cód. Do município, (IBGE), c/digito verificador, do Serviço de Tomografia Axial Computadorizada próprio ou contratado pela UDO 
038 udo-taccgc 014 188 201 NUM N? do CGC do Serviço de Tomografia Axial Computadorizada 
039 udo-tacrz 035 202 236 CHAR Razão Social do Serviço de Tomografia Axial Computadorizada 
040 udo-rmmn 007 237 243 NUM Cód. do município, (IBGE), c/digito verificador, do Serviço de Ressonância Magnética próprio ou contratado pela UDO 
041 udo-rmcgc 014 244 257 NUM N? CGC do Serviço de Ressonância Magnética no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal 
042 udo-rmrz 035 258 292 CHAR Razão Social do serviço de Ressonância Magnética 
043 udo-apcmn 007 293 299 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Anatomia Patológica/Citológica próprio ou contratado pela UDO 
044 udo-apccgc 014 300 313 NUM Número do registro do Serviço de Anatomia Patológica/Citológica no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
045 udo-apcrz 035 314 348 NUM Razão Social do Serviço de Anatomia Patológica/Citológica 
046 udo-pcmn 007 349 355 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Patologia Clínica próprio ou contratado pela UDO 
047 udo-pccgc 014 356 369 NUM Número do registro do Serviço de Patologia Clínica no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
048 udo-pcrz 035 370 404 CHAR Razão Social do Serviço de Patologia Clínica 
049 udo-usmn 007 405 411 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o Serviço de Ultra-Sonografia próprio ou contratado pela UDO 
050 udo-uscgc 014 412 425 NUM Número do registro do Serviço de Ultra-Sonografia no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
051 udo-usrz 035 426 460 CHAR Razão Social do Serviço de Ultra-Sonografia 
052 Udo-mnmn 007 461 467 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o Serviço de Medicina Nuclear próprio ou contratado pela UDO 
053 udo-mncgc 014 468 481 NUM Número do registro do Serviço de Medicina Nuclear no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal (CGC) 
054 udo-mnrz 035 482 516 CHAR Razão Social do Serviço de Medicina Nuclear 
055 udo-prmn 007 517 523 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Prótese próprio ou contratado pela UDO 
056 udo-prcgc 014 524 537 NUM Número do registro do Serviço de Prótese no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal 
057 udo-prrz 035 538 572 CHAR Razão Social do Serviço de Prótese 
058 udo-memn 007 573 579 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o serviço de Manutenção de Equipamentos próprio ou contratado pela UDO 
059 udo-mecgc 014 580 593 NUM Número do registro do Serviço de Manutenção de Equipamentos no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal 
060 udo-merz 035 594 628 CHAR Razão Social do Serviço de Manutenção de Equipamentos 
061 udo_qtmn 007 629 635 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o Centro de Oncologia I 
062 udo_qtcgc 014 636 649 NUM Número do registro do Centro de Oncologia I 
063 udo_qtrz 035 650 684 CHAR Razão Social do Centro de Oncologia I 
064 udo_qtmn1 007 685 691 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o Centro de Oncologia II 
065 udo_qtcgc1 014 692 705 NUM Número do registro do Centro de Oncologia II 
066 udo_qtrz1 035 706 740 CHAR Razão Social do Centro de Oncologia II 
067 udo_qtmn2 007 741 747 NUM Código do município (IBGE), com dígito verificador, onde se situa o Centro de Oncologia III 
068 udo_qtcgc2 014 748 761 NUM Número do registro do Centro de Oncologia III 
069 udo_qtrz2 035 762 796 CHAR Razão Social do Centro de Oncologia III 
070 udo-mranm 035 797 831 CHAR Nome do responsável administrador ou responsável técnico pela UDO 
071 udo-mracpf 011 832 842 NUM Número do registro do Médico responsável administrador ou responsável técnico no cadastro de pessoas físicas da SRF (CPF) 
072 udo-mronm 035 843 877 CHAR Nome do médico responsável oncologista pediátrico 
073 udo-mrocpf 011 878 888 NUM Número do registro do médico responsável oncologista pediátrico no cadastro de pessoas físicas da Receita Federal (CPF) 
074 udo-mocnm 035 889 923 CHAR Nome do médico responsável oncologista clínico 
075 udo-moccpf 011 924 934 NUM Número do registro do médico responsável oncologista clínico no cadastro de pessoas físicas da Receita Federal (CPF) 
076 udo-mrrnm 035 935 969 CHAR Nome do médico responsável radioterapeuta 
077 udo-mrrcpf 011 970 980 NUM Número do registro do médico responsável radioterapeuta no cadastro de pessoas físicas da Receita Federal (CPF) 
078 udo_gestão 006 981 986 NUM Código do município IBGE, quando Gestor Municipal ou UF9999, quando Gestor Estadual, onde UF=código da Unidade da Federação IBGE 
079 udo_tpgestão 002 987 988 CHAR Cód. Da condição de gestão do Município/Estado, onde: PB=Atenção Básica NOBPA=Atenção Básica Ampliada NOASMP=Município Pleno NOBMN=Município Pleno NOASEC=Estadual ConvencionalEA=Estadual AvançadoEP=Estadual Pleno
FINAL DE ESTRUTURA