Portaria IPEA nº 248 de 05/08/2011
Norma Federal - Publicado no DO em 08 ago 2011
Aprova a revisão do Plano de Metas Institucionais do Ipea para o exercício de 2011.
O Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VII do art. 17 de seu Estatuto aprovado pelo Decreto nº 7.142, de 29 de março de 2010, em conformidade com § 2º do art. 4º da Portaria SAE/PR nº 47 de 8 de abril de 2010 e com a Portaria SAE/PR nº 118, de 30 de dezembro de 2010,
Considerando a necessidade de adequação das metas, após a avaliação parcial realizada;
Considerando as restrições orçamentárias ocorridas no exercício que comprometem a execução do planejamento institucional;
Considerando as diversas demandas oriundas do Governo Federal;
Considerando as novas conjunturas econômicas e sociais nacionais e globais que exigem estudos e avaliações;
Resolve:
Art. 1º Aprovar a revisão do Plano de Metas Institucionais do Ipea para o exercício de 2011.
Art. 2º As metas globais e intermediárias que compõem o Plano de Metas Institucionais do Ipea passam a vigorar conforme anexos I e II desta Portaria.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MARCIO POCHMANN
ANEXO IMETAS GLOBAIS
Meta nº | Descrição |
1 | Realizar ao menos 206 estudos e pesquisas sobre as dimensões e estratégias do desenvolvimento brasileiro. |
2 | Participar de pelo menos 71 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas. |
3 | Participar em, pelo menos, 51 conselhos, comitês e órgãos colegiados de políticas públicas ou atividades de assessoramento governamental. |
4 | Oferecer oportunidades de capacitação em questões relacionadas ao desenvolvimento brasileiro e à formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas para, no mínimo, 22 servidores. |
5 | Estabelecer ao menos 20 relações de cooperação técnica nacionais e/ou internacionais em temas relacionados ao desenvolvimento. |
6 | Implementar 20 ações para o fortalecimento institucional do Ipea. |
7 | Organizar ao menos 65 eventos sobre estratégias e perspectivas para o desenvolvimento nacional com a participação de atores sociais. |
8 | Publicar ao menos 16 livros sobre as temáticas do desenvolvimento brasileiro e formulação e aperfeiçoamento das políticas públicas. |
9 | Publicar ao menos 125 Textos para Discussão Ipea. |
10 | Publicar ao menos 53 Notas Técnicas e Comunicados Ipea. |
11 | Realizar 49 Publicações Institucionais, conforme discriminado abaixo: |
11.1 - Publicar 12 edições da Revista Desafios do Desenvolvimento. | |
11.2 - Publicar 3 edições da Revista Pesquisa e Planejamento Econômico. | |
11.3 - Publicar 2 edições da Revista Planejamento e Políticas Públicas. | |
11.4 - Publicar 3 edições da Revista Tempo do Mundo. | |
11.5 - Publicar 3 edições da Carta de Conjuntura. | |
11.6 - Publicar 8 edições do Conjuntura em Foco. | |
11.7 - Publicar 6 edições do Radar Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. | |
11.8 - Publicar 4 edições do Boletim Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise. | |
11.9 - Publicar 1 edição do Boletim de Políticas Sociais - Acompanhamento e Análise. | |
11.10 - Publicar 2 edições do Boletim Regional, Urbano e Ambiental. | |
11.11 - Publicar 4 edições do Boletim de Economia e Política Internacional. | |
11.12 - Publicar 1 edição do Boletim de Estado, Instituições e Democracia. |
METAS INTERMEDIÁRIAS
Diretoria de Estudos e Políticas Sociais |
Realizar ao menos 58 estudos e pesquisas na área Social. |
Participar de pelo menos 24 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área Social. |
Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais |
Realizar ao menos 27 estudos e pesquisas nas áreas Regional, Urbana e Ambiental. |
Participar de pelo menos 13 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas nas áreas Regional, Urbana e Ambiental. |
Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulaçãoe Infra-estrutura |
Realizar ao menos 15 estudos e pesquisas sobre Inovação, Regulação e Infraestrutura. |
Participar de pelo menos 8 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas nas áreas de Inovação, Regulação e Infraestrutura. |
Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas - DIMAC |
Realizar ao menos 53 estudos e pesquisas na área Macroeconômica. |
Participar de pelo menos 4 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área de macroeconomia. |
Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais |
Realizar ao menos 20 estudos e pesquisas na área de Relações Econômicas e Políticas Internacionais. |
Participar de pelo menos 8 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área de Relações Econômicas e Políticas Internacionais. |
Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia |
Realizar ao menos 10 estudos e pesquisas sobre Estado, Instituições e Democracia. |
Participar de pelo menos 5 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas nas áreas de Estado, Instituições e Democracia. |
Gabinete da Presidência |
Produzir o Relatório de Atividades 2010 do Ipea. |
Avaliar as Metas Institucionais do Ipea de 2010. |
Elaborar proposta com as metas globais do Ipea para 2012. |
Implantar a nova página da Livraria no Portal Ipea. |
Criar o núcleo de revisão em inglês da Coordenação do Editorial. |
Integrar as Bases de Dados BBE-IPEADATA. |
Apurar mensalmente o Índice de Expectativa das Famílias (IEF) e o Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD). |
Publicar 12 edições dos Comunicados Ipea. |
Coordenar a realização da segunda turma do Programa de Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento e Políticas Públicas, em parceria com a FIOCRUZ. |
Realizar ao menos 5 ações para a modernização e o aperfeiçoamento da Biblioteca e do Arquivo Central do Ipea. |
Auditoria Interna |
Executar ao menos 80% das ações previstas no PAAI - Plano Anual de Auditoria Interna. |
Diretoria de Desenvolvimento Institucional |
Executar ações integradas, com as demais Unidades, em 20% dos projetos do plano de trabalho do Ipea. |
Viabilizar 200 participações em ações de capacitação previstas no plano anual de capacitação. |
Reduzir, em média, 25% do valor de contratações realizadas por meio de processo licitatório em relação ao valor planejado pela área demandante. |
Publicizar 100% dos instrumentos de parcerias institucionais e desembolsos financeiros no sítio do Ipea. |
Manter o índice de satisfação acima de 70% quanto aos serviços prestados pela DIDES, solicitados por meio do sistema e-pedidos. |
Realizar pesquisa sobre o conhecimento, pelos servidores, dos projetos da DIDES e elaborar planejamento para divulgação. |
Identificar os processos críticos da DIDES e propor melhoria de pelo menos três desses processos. |
Atender 95% das demandas encaminhadas à DIDES por meio do sistema eletrônico e-pedidos. |
Realizar o mapeamento das competências essenciais do IPEA. |
Realizar 50% das ações de gestão do conhecimento deliberadas pelo Comitê de Gestão do Conhecimento e Inovação do IPEA. |
Identificar os canais de governança institucional do IPEA em temáticas pertinentes à atuação da DIDES e propor melhorias nos mais utilizados. |
Documentar três processos selecionados pela DIDES |
Gerenciar pelo menos dez projetos selecionados pela DIDES por meio do Escritório de Projetos. |
Realizar estudos de benchmarking em pelo menos uma área temática da DIDES para propor melhorias no próximo Ciclo de Planejamento Estratégico |
Capacitar 60% dos ocupantes de cargo de DAS da DIDES. |
Realizar pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho |
Atualizar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI para 2011 e executar 90% das ações priorizadas pelo comitê de TI que tenham disponibilidade orçamentária. |
Atualizar a infraestrutura física do IPEA em até 5% do orçamento disponível para investimento. |
Fornecer fontes de financiamento para 100% dos projetos considerados prioritários do Ipea. |