Portaria IPEA nº 248 de 05/08/2011

Norma Federal - Publicado no DO em 08 ago 2011

Aprova a revisão do Plano de Metas Institucionais do Ipea para o exercício de 2011.

O Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VII do art. 17 de seu Estatuto aprovado pelo Decreto nº 7.142, de 29 de março de 2010, em conformidade com § 2º do art. 4º da Portaria SAE/PR nº 47 de 8 de abril de 2010 e com a Portaria SAE/PR nº 118, de 30 de dezembro de 2010,

Considerando a necessidade de adequação das metas, após a avaliação parcial realizada;

Considerando as restrições orçamentárias ocorridas no exercício que comprometem a execução do planejamento institucional;

Considerando as diversas demandas oriundas do Governo Federal;

Considerando as novas conjunturas econômicas e sociais nacionais e globais que exigem estudos e avaliações;

Resolve:

Art. 1º Aprovar a revisão do Plano de Metas Institucionais do Ipea para o exercício de 2011.

Art. 2º As metas globais e intermediárias que compõem o Plano de Metas Institucionais do Ipea passam a vigorar conforme anexos I e II desta Portaria.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MARCIO POCHMANN

ANEXO I
METAS GLOBAIS

Meta nº  Descrição  
1  Realizar ao menos 206 estudos e pesquisas sobre as dimensões e estratégias do desenvolvimento brasileiro.  
2  Participar de pelo menos 71 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas.  
3  Participar em, pelo menos, 51 conselhos, comitês e órgãos colegiados de políticas públicas ou atividades de assessoramento governamental. 
4  Oferecer oportunidades de capacitação em questões relacionadas ao desenvolvimento brasileiro e à formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas para, no mínimo, 22 servidores.  
5  Estabelecer ao menos 20 relações de cooperação técnica nacionais e/ou internacionais em temas relacionados ao desenvolvimento.  
6  Implementar 20 ações para o fortalecimento institucional do Ipea.  
7  Organizar ao menos 65 eventos sobre estratégias e perspectivas para o desenvolvimento nacional com a participação de atores sociais.  
8  Publicar ao menos 16 livros sobre as temáticas do desenvolvimento brasileiro e formulação e aperfeiçoamento das políticas públicas. 
9  Publicar ao menos 125 Textos para Discussão Ipea.  
10  Publicar ao menos 53 Notas Técnicas e Comunicados Ipea. 
11  Realizar 49 Publicações Institucionais, conforme discriminado abaixo:  
 11.1 - Publicar 12 edições da Revista Desafios do Desenvolvimento.  
 11.2 - Publicar 3 edições da Revista Pesquisa e Planejamento Econômico.  
 11.3 - Publicar 2 edições da Revista Planejamento e Políticas Públicas.  
 11.4 - Publicar 3 edições da Revista Tempo do Mundo.  
 11.5 - Publicar 3 edições da Carta de Conjuntura.  
 11.6 - Publicar 8 edições do Conjuntura em Foco.  
 11.7 - Publicar 6 edições do Radar Tecnologia, Produção e Comércio Exterior.  
 11.8 - Publicar 4 edições do Boletim Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise.  
 11.9 - Publicar 1 edição do Boletim de Políticas Sociais - Acompanhamento e Análise.  
 11.10 - Publicar 2 edições do Boletim Regional, Urbano e Ambiental.  
 11.11 - Publicar 4 edições do Boletim de Economia e Política Internacional.  
 11.12 - Publicar 1 edição do Boletim de Estado, Instituições e Democracia.  

ANEXO II
METAS INTERMEDIÁRIAS

Diretoria de Estudos e Políticas Sociais  
Realizar ao menos 58 estudos e pesquisas na área Social.  
Participar de pelo menos 24 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área Social. 
Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais  
Realizar ao menos 27 estudos e pesquisas nas áreas Regional, Urbana e Ambiental.  
Participar de pelo menos 13 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas nas áreas Regional, Urbana e Ambiental.  
Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulaçãoe Infra-estrutura  
Realizar ao menos 15 estudos e pesquisas sobre Inovação, Regulação e Infraestrutura.  
Participar de pelo menos 8 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas nas áreas de Inovação, Regulação e Infraestrutura.  
Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas - DIMAC  
Realizar ao menos 53 estudos e pesquisas na área Macroeconômica.  
Participar de pelo menos 4 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área de macroeconomia. 
Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais  
Realizar ao menos 20 estudos e pesquisas na área de Relações Econômicas e Políticas Internacionais.  
Participar de pelo menos 8 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área de Relações Econômicas e Políticas Internacionais.  
Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia  
Realizar ao menos 10 estudos e pesquisas sobre Estado, Instituições e Democracia.  
Participar de pelo menos 5 processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas nas áreas de Estado, Instituições e Democracia.  
Gabinete da Presidência  
Produzir o Relatório de Atividades 2010 do Ipea.  
Avaliar as Metas Institucionais do Ipea de 2010.  
Elaborar proposta com as metas globais do Ipea para 2012.  
Implantar a nova página da Livraria no Portal Ipea.  
Criar o núcleo de revisão em inglês da Coordenação do Editorial.  
Integrar as Bases de Dados BBE-IPEADATA.  
Apurar mensalmente o Índice de Expectativa das Famílias (IEF) e o Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD).  
Publicar 12 edições dos Comunicados Ipea.  
Coordenar a realização da segunda turma do Programa de Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento e Políticas Públicas, em parceria com a FIOCRUZ.  
Realizar ao menos 5 ações para a modernização e o aperfeiçoamento da Biblioteca e do Arquivo Central do Ipea. 
Auditoria Interna  
Executar ao menos 80% das ações previstas no PAAI - Plano Anual de Auditoria Interna.  
Diretoria de Desenvolvimento Institucional  
Executar ações integradas, com as demais Unidades, em 20% dos projetos do plano de trabalho do Ipea.  
Viabilizar 200 participações em ações de capacitação previstas no plano anual de capacitação.  
Reduzir, em média, 25% do valor de contratações realizadas por meio de processo licitatório em relação ao valor planejado pela área demandante.  
Publicizar 100% dos instrumentos de parcerias institucionais e desembolsos financeiros no sítio do Ipea.  
Manter o índice de satisfação acima de 70% quanto aos serviços prestados pela DIDES, solicitados por meio do sistema e-pedidos.  
Realizar pesquisa sobre o conhecimento, pelos servidores, dos projetos da DIDES e elaborar planejamento para divulgação. 
Identificar os processos críticos da DIDES e propor melhoria de pelo menos três desses processos.  
Atender 95% das demandas encaminhadas à DIDES por meio do sistema eletrônico e-pedidos.  
Realizar o mapeamento das competências essenciais do IPEA.  
Realizar 50% das ações de gestão do conhecimento deliberadas pelo Comitê de Gestão do Conhecimento e Inovação do IPEA.  
Identificar os canais de governança institucional do IPEA em temáticas pertinentes à atuação da DIDES e propor melhorias nos mais utilizados.  
Documentar três processos selecionados pela DIDES  
Gerenciar pelo menos dez projetos selecionados pela DIDES por meio do Escritório de Projetos.  
Realizar estudos de benchmarking em pelo menos uma área temática da DIDES para propor melhorias no próximo Ciclo de Planejamento Estratégico  
Capacitar 60% dos ocupantes de cargo de DAS da DIDES.  
Realizar pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho  
Atualizar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI para 2011 e executar 90% das ações priorizadas pelo comitê de TI que tenham disponibilidade orçamentária.  
Atualizar a infraestrutura física do IPEA em até 5% do orçamento disponível para investimento.  
Fornecer fontes de financiamento para 100% dos projetos considerados prioritários do Ipea.