Portaria VALEC nº 244 de 09/09/2009

Norma Federal - Publicado no DO em 10 set 2009

Adota o Plano de Metas da VALEC para o biênio 2009/2010.

O Diretor-Presidente em exercício da VALEC - ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E FERROVIAS S/A., no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 37, do Estatuto Social vigente, e, tendo em vista o disposto na Portaria nº 11 de 30.12.2008, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Orçamento e Gestão,

Resolve:

1. Adotar o Plano de Metas da VALEC para o biênio 2009/2010, conforme Planejamento Estratégico elaborado pelo Comitê de Tecnologia da Informação desta empresa.

FRANCISCO ELISIO LACERDA

ANEXO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA VALEC BIÊNIO 2009/2010

I - INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico da VALEC para o biênio 2009/2010 teve como balizador o Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias, criado pelo governo federal visando a oferta de um sistema nacional de transporte ferroviário eficiente e capaz de atender às demandas dos mercados externo e interno e garantir a continuidade do processo de crescimento vivenciado pelo país nos últimos anos. O objetivo da VALEC neste plano é dar celeridade e eficiência à execução deste processo, viabilizando investimentos para adequação da malha ferroviária nacional, seja na implantação de novas ferrovias e/ou na ampliação do traçado daquelas já existentes, e a sua inclusão se efetivou a partir da adoção de três medidas do governo federal:

a promulgação da Lei nº 11.772/08, que ampliou e atualizou as atribuições da VALEC na gestão e execução de empreendimentos no setor de transporte ferroviário, em especial no que se refere à construção de novas ferrovias para transporte de carga, totalizando, aproximadamente, 9.700 km de ferrovias sob sua concessão, e à promoção de estudos para implantação de Trens de Alta Velocidade, além de os quadros de pessoal da VALEC aos empregados das extintas Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA e Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT.

a inclusão dos projetos da Ferrovia Norte-Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);

e a definição do modelo de subconcessão ferroviária, a ser adotado pela VALEC, como garantia de aporte de recursos financeiros para a implantação das ferrovias sob sua responsabilidade.

Assim sendo, com a garantia dos recursos financeiros para o prosseguimento da implantação das ferrovias sob sua responsabilidade, oriundos tanto do PAC quanto da subconcessão já realizada do trecho ferroviário Açailândia-Palmas da Ferrovia Norte-Sul, a estratégia de atuação definida pela diretoria-executiva visou o cumprimento dos cronogramas físico e financeiro de todas as etapas de construção, bem como a adoção de ações administrativas para adequar a nova estrutura funcional da empresa às suas atuais atribuições, de forma a cumprir com seu importante papel no processo de modernização do modal ferroviário.

II - METAS ADMINISTRATIVAS

1. Reestruturação Organizacional da VALEC - até dez/2010

Objetivo: Contratação de empresa especializada para reestruturar a VALEC, apresentando um novo modelo de governança face às extinções das empresas RFFSA e GEIPOT, bem como a agregação de novas atribuições à VALEC.

Unidade Responsável: Superintendência Administrativa

2. Ampliação e readequação dos espaços físicos e aquisição de mobiliário para os escritórios regionais - até jun/2010

Objetivo: Melhorar as condições de trabalho, garantir mais confiabilidade no recebimento do acervo documental da extinta RFFSA, que estará sendo transferido para a VALEC, bem como a agregação de novos servidores oriundos da Inventariança.

Unidade Responsável: Superintendência Administrativa

3. Readequação e modernização dos espaços físicos da sede em Brasília e padronização de mobiliário - até mar/2010

Objetivo: Proporcionar racionalidade na ocupação dos espaços físicos melhorando as condições de trabalho e o atendimento externo.

Unidade Responsável: Superintendência Administrativa

4. Transferência do acervo documental dos empregados ativos da extinta

RFFSA - até jan/2010

Objetivo: Cumprir de determinação da Lei nº 11.483, de 31 de maio de 2007.

Unidade Responsável: Gerência de Recursos Humanos

5. Cadastramento no Sistema SIAPE, os empregados ativos transferidos da extinta RFFSA - até jan/2010

Objetivo: Cumprir determinação da Lei nº 11.483, de 31 de maio de 2007.

Unidade Responsável: Gerência de Recursos Humanos

6. Aquisição e ou desenvolvimento Sistema de folha de pagamento - até dez/2009

Objetivo: Prover a empresa de ferramenta de suporte para elaboração e acompanhamento das folhas de pagamento da VALEC, RFFSA e GEIPOT, em paralelo ao SIAPE que atende exclusivamente aos empregados regidos pela Lei nº 8.112.

Unidade Responsável: Gerência de Recursos Humanos

7. Atualização do sistema de registro de ponto eletrônico - até mar/2010

Objetivo: Proporcionar agilidade e controle das freqüências de pontos, com sistema mais moderno e eficiente, tendo em vista os constantes defeitos apresentados pelo atual sistema.

Unidade Responsável: Gerência de Recursos Humanos

8. Capacitar os empregados em 6.600 homens/horas - até dez/2010

Objetivo: Capacitar e ou reciclar a força de trabalho, como forma de melhorar o seu desempenho bem como aplicar regras de motivação.

Unidade Responsável: Gerência de Recursos Humanos

9. Informatizar os Setores de Patrimônio, Almoxarifado Protocolo - até jun/2010

Objetivo: Disponibilizar ferramentas de controle, que proporcionem agilidade e eficiência, face ao aumento significativo de bens, bem como a agregação de novos trabalhos como o SPIUnet e o Controle de Material Rodante, assim como ao crescente aumento das demandas interna e externa referentes a esses setores.

Unidade Responsável: Gerência Administrativa e Serviços Gerais

10. Estruturação das áreas de Telefonia, Compras e Patrimônio - até jun/2010

Objetivo: Atender às necessidades da VALEC, face ao crescente aumento da demanda interna, tanto em quantidade como com complexidade.

Unidade Responsável: Superintendência Administrativa, Gerência Administrativa e Serviços Gerais

11. Aquisição e ou desenvolvimento de sistema de controle de emissões de APVs e PCVs - - até mar/2010.

Objetivo: Proporcionar maior controle, face ao crescente aumento da demanda interna

Unidade Responsável: Gerência Administrativa e Serviços Gerais

12. Contratação de empresa para a prestação dos serviços de limpeza de escritório e manutenção de carros oficiais - Brasília DF. - até dez/2009

Objetivo: Proporcionar meios de trabalho ao escritório de Brasília, oferecendo serviços de limpeza eficiente, bem como meios para se efetuar a manutenção preventiva e corretivo nos dois automóveis recebidos do extinto GEIPOT.

Unidade Responsável: Gerência Administrativa e Serviços Gerais

13. Criação de uma "Rede" de computadores - até dez/2009

Objetivo: Proporcionar meios ágeis de comunicação, interligando todos os setores e escritórios da VALEC

Unidade Responsável: Gerência Administrativa e Serviços Gerais/Tecnologia da Informação

III - METAS OPERACIONAIS

1. Conclusão do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia e Palmas - até dez/2009

Objetivo: Cumprir cronograma do Processo de Subconcessão

Unidade Responsável: Superintendência de Construção

2. Conclusão do traçado original da Ferrovia Norte-Sul (Anápolis - Açailândia) - até dez/2010

Objetivo: Cumprir cronograma do PAC

Unidade Responsável: Superintendência de Construção

3. Iniciar da construção do ramal Sul da FNS em, pelo menos, 03 lotes, partindo de Ouro Verde-GO até a divisa de Goiás com Minas Gerais - até mar/2010

Objetivo: Cumprir cronograma do PAC

Unidade Responsável: Superintendência de Construção

4. Iniciar construção de, pelo menos, 04 lotes da Ferrovia Integração Leste-Oeste (FIOL), a partir de Ilhéus-BA até próximo a Brumado-BA - até dez/2010

Objetivo: Cumprir cronograma do PAC

Unidade Responsável: Superintendência de Construção

5. Conclusão dos estudos ambientais e de projeto básico, tanto do ramal Sul da Ferrovia Norte-Sul (FNS) interligando com a ALL em Estrela D'Oeste-SP, como toda a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), até a interligação com a FNS. - até dez/2009

Objetivo: Cumprir cronograma do PAC

Unidade Responsável: Superintendência de Projetos

6. Conclusão dos estudos ambientais e de projeto básico, do ramal da FNS até Vilhena, como toda a FIOL, até a interligação com a FNS. - até mar/2010

Objetivo: Cumprir cronograma do PAC

Unidade Responsável: Superintendência de Projetos