Portaria DNOCS nº 239 de 11/07/2011

Norma Federal - Publicado no DO em 13 jul 2011

Aprova o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), para o período 2011-2012.

O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, no exercício de suas atribuições legais,

Resolve:

Art. 1º Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), para o período 2011-2012.

Art. 2º O resumo do plano de metas do PDTI consta no anexo desta Portaria.

Art. 3º A íntegra do PDTI 2011-2012 será publicada no Portal das Comunidades Virtuais do Governo Federal, na comunidade denominada Sistemas da Administração dos Recursos da Informação e Informática - SISP, no endereço eletrônico http://www.sisp.gov.br, cujo cadastramento é facultado a servidores públicos de órgãos integrantes do SISP, assim como a especialistas convidados da área de tecnologia da informação.

Parágrafo único. O PDTI DNOCS 2011-2012 será publicado também na página da Internet do DNOCS.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação

ELIAS FERNANDES NETO

ANEXO

Plano de Metas do PDTI 2011-2012

11. PLANO DE METAS E DE AÇÕES.

O plano de metas e ações tem por objetivo definir ações e indicadores que subsidiarão o cumprimento das necessidades listadas anteriormente.

Por meio de prazos e indicadores será possível fazer um acompanhamento efetivo, propiciando a tomada de medidas preventivas e corretivas para que o PDTI alcance êxito.

11.1 Plano de Metas

O plano de metas definirá marcos mensuráveis, controláveis e quantificáveis para a satisfação de cada necessidade identificada. Na Tabela 13 está evidenciado o desmembramento das necessidades em metas e seus respectivos indicadores, valores e prazos.

Meta  Necessidade 1: Elaboração e implantação de política e demais normas de Segurança da Informação e Comunicação  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M1  Normas de segurança da informação e comunicação definidas e implantadas  Normas implantadas  100%  01/2012  

Meta  Necessidade 2: Adequação quantitativa e qualitativa do quadro de pessoal de TIC  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M2  Apresentação de relatório de estudo técnico quantitativo e qualitativo do quadro de pessoal de TI Relatório concluído  100%  12/2011  
M3  Capacitação de servidores em TI  Servidores capacitados  15  06/2012  
M4  Realização de processo seletivo para TI  Processo realizado  100%  12/2012  

Meta  Necessidade 3: Reestruturação a Área de TI  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M5  Reestruturação da área de TI  Reestruturação realizada  100%  11/2012 
M6  Definição dos processos internos  Processos internos definidos 100%  12/2012 

Meta  Necessidade 4: Atendimento aos padrões de governança e infraestrutura de TI  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M7  Implantação de padrões de governança e infraestrutura  Padrões implantados  100%  07/2012  

Meta  Necessidade 5: Definição e formalização de um processo de desenvolvimento de software  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M8  Elaboração e formalização de um processo de software para a área de desenvolvimento de sistemas Processo de software elaborado e formalizado  100%  12/2011 

Meta  Necessidade 6: Criação de um processo de planejamento e gestão de contratos  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M9  Implantação de processos de planejamento e gestão contratual  Processo de planejamento e gestão contratual implantado 100%  01/2012  

Meta  Necessidade 7: Provimento e manutenção da infraestrutura de rede e comunicação  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M10  Contratação de um novo Link de Internet  Links contratados  8 links  12/2011 
M11  Contratação de serviços de Administração de Redes  Contratação realizada  1  12/2011 
M12  Implantação de conectividade wireless  Rede wireless implantada  100%  10/2012 
M13  Ampliação do VoIP para as CEST´s  Ampliação realizada  100%  11/2012 
M14  Implantação de vídeo conferência (Adm. Central e CEST's)  Vídeo conferência implantada  100%  12/2012 

Meta  Necessidade 8: Provimento de uma central de atendimento de serviços de TI 
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M15  Contratação de serviços de atendimento aos usuários (service desk) Contratação realizada  1  12/2011 

Meta  Necessidade 9: Avaliação da compatibilidade da capacidade de infraestrutura de TI e adequá-la às demandas de serviços.  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M16  Elaboração do inventário de ativos de TI  Inventário elaborado  1  12/2011 
M17  Atendimento às demandas de equipamentos de TI  Atendimento realizado  100%  12/2011 
M18  Atendimento às demandas de software  Atendimento realizado  100%  12/2011 

Meta  Necessidade 10: Identificação e desenvolvimento de sis-tema para apoiar a gestão de informações de Infraestrutura Hídrica  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M19  Levantamento de necessidade de sistemas para apoiar a gestão de infraestrutura hídrica Levantamento realizado  1  06/2012  
M20  Desenvolvimento de sistema de gestão de recursos hídricos  Sistema desenvolvido  100%  12/2012  
M21  Desenvolvimento de sistema de gestão de obras  Sistema desenvolvido  100%  12/2012  

Meta  Necessidade 11: Identificação e desenvolvimento sistema para apoiar a aquicultura e a agricultura irrigada  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M22  Levantamento de necessidade de sistemas para apoiar a gestão de pesca, aqüicultura e agricultura irrigada Levantamento realizado  1  06/2012  
M23  Desenvolvimento de sistema de gestão dos perímetros irrigados  Sistema desenvolvido  100%  12/2012  
M24  Desenvolvimento de sistema de gestão da aquicultura e pesca  Sistema desenvolvido  100%  12/2012  

Meta  Necessidade 12: Adoção de um processo formal de gestão de projetos de TI baseado nas melhores práticas de mercado  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M25  Implantação de escritório de projetos (PMO)  Escritório implantado  1  12/2012  
M26  Capacitação de servidores em metodologia de gestão de projetos  Servidores capacitados  3  06/2012  

Meta  Necessidade 13: Identificação e desenvolvimento de sis-tema de apoio administrativo  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M27  Levantamento de necessidade de sistemas para apoio administrativo Levantamento realizado  1  06/2012  
M28  Reformulação da Intranet  Reformulação realizada  100%  12/2012  
M29  Desenvolvimento de sistema de apoio à auditoria interna  Sistema desenvolvido  100%  12/2012  
M30  Desenvolvimento de sistema de gestão documental e arquivo  Sistema desenvolvido  100%  12/2012  
M31  Desenvolvimento de sistema de gestão patrimonial  Sistema desenvolvido  100%  12/2012  

Meta  Necessidade 14: Auxilio à gestão documental  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M32  Implementação de gestão eletrônica de documentos  Gestão eletrônica implementada  100%  12/2012  
M33  Contratação de out-sourcing de impressão e digitalização  Contratação realizada  2  12/2011 

Meta  Necessidade 15: Promoção do aumento do nível de maturidade na adesão dos padrões de governo de interoperabilidade e acessibilidade (e-PING e e-MAG).  
 Descrição  Indicador  Valor  Prazo  
M34  Implementação de padrões de interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) Padrões implementados  100%  12/2012  
M35  Implantação do modelo de acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG)  Modelo implantado  100%  12/2012  

Tabela 13 - Plano de Metas