Portaria MS nº 1.626 de 24/06/2010

Norma Federal - Publicado no DO em 25 jun 2010

Define recursos financeiros do Ministério da Saúde para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS.

O Ministro de Estado da Saúde, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição , e

Considerando a Portaria nº 3189/GM, de 18 de dezembro de 2009 , que dispõe sobre as diretrizes para a implementação do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS; e

Considerando a pactuação em reunião da Comissão Intergestores Tripartite de 27 de maio de 2010,

Resolve:

Art. 1º Definir novos recursos financeiros do Ministério da Saúde para a implementação do Programa de Formação de Profissional de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS, no exercício de 2010, no valor de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais), disponibilizados de acordo com os critérios para alocação orçamentária, constante do Anexo a esta Portaria.

Art. 2º Os recursos financeiros, de que trata esta Portaria, apoiarão as ações constantes dos Planos Estaduais de Formação Profissional do PROFAPS, pactuado na CIB, de acordo com as diretrizes constantes da Portaria nº 3.189/GM, de 18 de dezembro de 2009 , e seus anexos.

Art. 3º Os recursos financeiros de que trata a presente Portaria serão provenientes do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar a Funcional Programática 10 128 1436 8612 0001 - Formação de Profissionais Técnicos de Saúde e Fortalecimento das Escolas Técnicas/Centros Formadores do SUS.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ GOMES TEMPORÃO

ANEXO

Critérios para a alocação orçamentária referente ao Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS

A distribuição e alocação dos recursos federais aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS obedecerão aos critérios expostos no quadro que se segue.

O primeiro grupo de critérios trata da adesão às políticas setoriais de saúde que propõem a alteração do desenho tecno-assistencial em saúde e o número de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia. Quanto maior a adesão a esse grupo de políticas, maior será a necessidade de investimento na qualificação e desenvolvimento de profissionais para atuar numa lógica diferenciada. O peso desse grupo de critérios na distribuição dos recursos federais para o PROFAPS equivale a 30% (trinta por cento) do total. Os dados utilizados são da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SAS) e do CNES/DATASUS. Os seguintes critérios compõem este grupo:

C1: Cobertura das Equipes de Saúde da Família - 10% (dez por cento);

C2: Cobertura das Equipes de Saúde Bucal - 10% (dez por cento); e

C3: Cobertura de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia - 10% (dez por cento).

O segundo grupo de critérios trata da população total do Estado e do quantitativo de profissionais de saúde de nível fundamental e médio que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde. Quanto maior o número de profissionais e maior a população a ser atendida, maior será a necessidade de recursos para financiar as ações de formação e desenvolvimento desses profissionais. O peso desse grupo de critérios na distribuição dos recursos federais para o PROFAPS equivale a 30% (trinta por cento) do total. As bases de dados são do IBGE - população estimada para o ano anterior e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES/DATASUS, fevereiro de 2010. Os seguintes critérios compõem este grupo:

C4: Número de profissionais de saúde de nível fundamental e médio que prestam serviços para o SUS - 20% (vinte por cento); e

C5: População total do Estado - 10% (dez por cento).

O terceiro e último conjunto de critérios busca dar conta das iniquidades regionais. Os critérios utilizados nesse grupo são: o IDH-M e o inverso da concentração de instituições de ensino com cursos de formação técnica de nível médio na área da saúde. Quanto menor o IDH-M, maiores as barreiras sociais a serem enfrentadas para o atendimento à saúde da população e para a formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde. Por outro lado, quanto menor a concentração de instituições de ensino na área da saúde, maior a dificuldade e maior o custo para a formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde. Nesse sentido, maior recurso será destinado aos locais com menor disponibilidade de recursos para o enfrentamento do contexto local. O financiamento maior dessas áreas visa, ainda, desenvolver a capacidade pedagógica local. O peso desse grupo de critérios na distribuição dos recursos federais para o PROFAPS equivale a 40% (quarenta por cento) do total. As bases de dados utilizadas foram o IDH-M 2005 - PNUD e as informações do MEC/SISTEC e MS/RETSUS em relação à concentração de instituições de ensino. Os seguintes critérios compõem este grupo:

C6: IDH-M 2005 - 20% (vinte por cento); e

C7: Inverso da Concentração de Instituições de Ensino (instituições com cursos de formação técnica de nível médio na área da saúde - MEC/SISTEC e Escolas Técnicas do SUS - MS/RETSUS) - 20% (vinte por cento).

Quadro de Distribuição dos Pesos Relativos dos Critérios para a Alocação de Recursos Financeiros do Governo Federal para os Estados e Distrito Federal para o PROFAPS.

Impacto  Indicador Mensurável  Critério  Peso Relativo  Parcela do Teto Financeiro 
Propostas de Gestão do SUS   Cobertura de Equipes de Saúde da Família  C1  10  30%  
Cobertura de Equipes de Saúde Bucal  C2  10 
Cobertura de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia  C3  10 
Público Alvo e População   Nº de Profissionais de Saúde de nível fundamental e médio (presta serviço para o SUS)  C4  20  30%  
População Total do Estado  C5  10 
Iniqüidades Regionais   IDH-M (por faixa)  C6  20  40%  
Inverso da Concentração de Instituições de Ensino com cursos de formação técnica de nível médio na área da saúde  C7  20 
Fórmula para cálculo do Coeficiente Estadual: CE = [10.(C1 + C2 + C3) + 20.C4 + 10.C5 + 20.(C6 + C7)]/100   100  100% 

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Ministério da Saúde

Critérios e Valores para a Distribuição do Financiamento Federal do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS

RECURSO DE CUSTEIO

UF   Critérios para Alocação dos Recursos  
Cobertura das Equipes de Saúde da Família - ESF (C1)   Cobertura das Equipes de Saúde Bucal - ESB (C2)   Cobertura de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (C3)   Número de Profissionais de Saúde CNES/DATASUS fev 2010 (C4)   População Total - Estimativa 2008(C5)   IDH-M 2005 (C6) - Por Faixa   Concentração de Instituições de Ensino (C7)   Coeficiente Estadual (CE)   Teto Recursos  
Índice de Cobertura  Alcance da Meta  Coef.   Índice de Cobertura  Alcance da Meta  Coef.   Índice de Cobertura  Alcance da Meta   Coef.   Nº   Coef.   Nº   Coef.   Peso   Coef.   Nº   Inverso   Coef.   Em R$ 1,00   % Dist.  
AC   59,3   0,91  0,036  69,6  1,07  0,042  4,85  0,07  0,016  2.031  0,004  680.073  0,004  0,050  1,000  0,099  0,040  2.287.337,33  4,01 
AM   51,8   0,80  0,031  50,0  0,77  0,030  8,32  0,13  0,027  11.138  0,020  3.341.096  0,018  0,033  0,167  0,016  0,024  1.395.751,03  2,45 
AP   74,0   1,14  0,044  88,2  1,36  0,053  8,15  0,13  0,026  2.707  0,005  613.164  0,003  0,033  1,000  0,099  0,040  2.284.161,19  4,01 
PA   39,5   0,61  0,024  32,9  0,51  0,020  7,15  0,11  0,023  13.541  0,024  7.374.669  0,039  0,050  0,500  0,049  0,035  2.007.011,14  3,52 
RO   53,6   0,82  0,032  50,2  0,77  0,030  12,99  0,20  0,042  3.754  0,007  1.493.566  0,008  0,033  1,000  0,099  0,039  2.219.398,78  3,89 
RR   72,6   1,12  0,044  61,1  0,94  0,037  11,14  0,17  0,036  1.767  0,003  412.783  0,002  0,050  0,500  0,049  0,032  1.844.140,96  3,24 
TO   87,3   1,34  0,052  101,1  1,56  0,061  19,52  0,30  0,063  5.780  0,010  1.280.509  0,007  0,050  0,250  0,025  0,035  2.012.726,86  3,53 
N   50,8       48,7            40.718  0,072  15.195.860  0,080            0,247  14.050.527,29  24,65 
AL   72,4   1,11  0,044  70,0  1,08  0,042  9,59  0,15  0,031  7.395  0,013  3.127.557  0,016  0,067  1,000  0,099  0,049  2.792.663,56  4,90 
BA   56,7   0,87  0,034  57,0  0,88  0,035  12,19  0,19  0,039  34.242  0,061  14.505.266  0,076  0,050  0,200  0,020  0,045  2.537.397,72  4,45 
CE   69,2   1,06  0,042  76,2  1,17  0,046  7,09  0,11  0,023  15.698  0,028  8.451.359  0,045  0,050  51  0,020  0,002  0,031  1.793.210,13  3,15 
MA   80,1   1,23  0,048  77,5  1,19  0,047  8,09  0,12  0,026  14.598  0,026  6.305.539  0,033  0,067  0,250  0,025  0,039  2.215.742,61  3,89 
PB   95,2   1,46  0,057  92,7  1,43  0,056  11,62  0,18  0,037  8.402  0,015  3.742.606  0,020  0,050  0,250  0,025  0,035  1.992.844,59  3,50 
PE   67,8   1,04  0,041  72,1  1,11  0,044  7,81  0,12  0,025  22.673  0,040  8.757.198  0,046  0,050  0,143  0,014  0,036  2.076.622,08  3,64 
PI   97,5   1,50  0,059  99,1  1,52  0,060  13,11  0,20  0,042  7.189  0,013  3.119.697  0,016  0,067  0,200  0,020  0,038  2.140.637,13  3,76 
RN   77,1   1,19  0,046  95,0  1,46  0,057  14,71  0,23  0,047  9.710  0,017  3.106.430  0,016  0,050  0,333  0,033  0,037  2.096.263,65  3,68 
SE   85,6   1,32  0,051  84,4  1,30  0,051  12,85  0,20  0,041  5.126  0,009  1.999.374  0,011  0,050  0,500  0,049  0,037  2.115.889,05  3,71 
NE   71,6       74,0            125.033  0,222  53.115.026  0,280            0,347  19.761.270,53  34,67 
DF   12,7   0,20  0,008  1,9  0,03  0,001  1,60  0,02  0,005  11.488  0,020  2.558.372  0,013  0,017  0,333  0,033  0,017  952.869,11  1,67 
GO   57,0   0,88  0,034  57,7  0,89  0,035  16,59  0,26  0,053  15.310  0,027  5.845.146  0,031  0,017  0,500  0,049  0,034  1.936.083,20  3,40 
MS   58,3   0,90  0,035  82,7  1,27  0,050  12,71  0,20  0,041  6.083  0,011  2.336.058  0,012  0,017  1,000  0,099  0,039  2.225.304,81  3,90 
MT   63,4   0,97  0,038  57,5  0,88  0,035  17,41  0,27  0,056  8.907  0,016  2.957.732  0,016  0,033  0,250  0,025  0,029  1.664.929,69  2,92 
CO   50,3       51,5            41.788  0,074  13.697.308  0,072            0,119  6.779.186,81  11,89 
ES   50,4   0,78  0,030  52,5  0,81  0,032  12,39  0,19  0,040  10.031  0,018  3.453.648  0,018  0,017  0,250  0,025  0,024  1.358.815,92  2,38 
MG   66,3   1,02  0,040  49,3  0,76  0,030  12,04  0,19  0,039  63.797  0,113  19.852.798  0,105  0,017  20  0,050  0,005  0,048  2.750.553,50  4,83 
RJ   31,6   0,49  0,019  19,9  0,31  0,012  8,24  0,13  0,027  52.544  0,093  15.873.973  0,084  0,017  24  0,042  0,004  0,037  2.103.906,65  3,69 
SP   27,2   0,42  0,016  18,9  0,29  0,011  10,17  0,16  0,033  151.299  0,268  41.012.785  0,216  0,017  108  0,009  0,001  0,085  4.835.670,31  8,48 
SE   38,8       28,1            277.671  0,492  80.193.204  0,423            0,194  11.048.946,38  19,38 
PR   52,6   0,81  0,032  51,5  0,79  0,031  17,01  0,26  0,055  28.377  0,050  10.591.436  0,056  0,017  17  0,059  0,006  0,032  1.818.149,21  3,19 
RS   35,8   0,55  0,022  27,8  0,43  0,017  15,00  0,23  0,048  33.275  0,059  10.855.838  0,057  0,017  0,143  0,014  0,032  1.843.427,53  3,23 
SC   68,7   1,06  0,041  55,1  0,85  0,033  17,86  0,27  0,058  17.238  0,031  6.052.587  0,032  0,017  0,200  0,020  0,030  1.698.492,26  2,98 
S   49,5       42,9            78.890  0,140  27.499.861  0,145            0,094  5.360.069,00  9,40 
BR   65,0   25,59  1,000  65,0  25,42  1,000  65,00  4,77  1,000  564.100  1,000  189.701.259  1,000  60  1,000  294  10  1,000  1,000  57.000.000,00  100,00 

C1, C2 e C3 = Alcance da Meta /? (Índice de Cobertura Estadual/Meta Nacional)   Faixa IDH-M: 1: IDH-M>= 8 
C4 e C5 = População Estadual (nº)/População Total Brasil   2: 0,79>= IDH-M = 0,76 
C6 = Peso /? peso (IDH-M)   3: 0,75>= IDH-M = 0,71 
C7 = Inverso do nº de equipamentos de ensino no estado/nº total de equipamentos de ensino   4: IDH-M =___ 8 
C4 e C5 = População Estadual (nº)/População Total   2: 0,79>=___ IDH-M>=___ 0,76 
Brasil    
C6 = Peso /? peso   3: 0,75>=___ IDH-M>=___ 0,71 
(IDH-M)    
C7 = Inverso do nº de equipamentos de ensino no estado/nº total de equipamentos de ensino   4: IDH-M