Portaria INEP nº 154 de 05/09/2008
Norma Federal - Publicado no DO em 09 set 2008
Dispõe sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; a Portaria Ministerial nº 2.051, de 9 de julho de 2004, a Portaria Normativa nº 3, de 1º de abril de 2008, e considerando as definições estabelecidas pelas Comissões Assessoras de Avaliação da Área de Formação Geral , nomeada pela Portaria Inep nº 95, de 24 de junho de 2008 e da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Tecnologia em Alimentos, nomeada pela Portaria Inep nº 137, de 12 de agosto de 2008,
Resolve:
Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.
Art. 2º A prova do Enade 2008, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico da área de Tecnologia em Alimentos.
Art. 3º No componente de Formação Geral será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Além do domínio de conhecimentos e de níveis diversificados de habilidades e competências para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos das IES evidenciem a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas.
§ 1º As questões do componente de Formação Geral versarão sobre alguns dentre os seguintes temas:
I - sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão;
II - exclusão e minorias;
III - biodiversidade;
IV - ecologia;
V - mapas sócio e geopolítico;
VI - globalização;
VII - arte, cultura e filosofia;
VIII - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança e desenvolvimento sustentável;
IX - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
X - relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver);
XI - vida urbana e rural;
XII - inclusão/exclusão digital;
XIII - democracia e cidadania;
XIV - violência;
XV - terrorismo;
XVI - avanços tecnológicos;
XVII - relações de trabalho;
XVIII - tecnociência;
XIX - propriedade intelectual;
XX - diferentes mídias e tratamento da informação.
§ 2º No componente de Formação Geral, serão verificadas as capacidades de:
I - ler e interpretar textos;
II - analisar e criticar informações;
III - extrair conclusões por indução e/ou dedução;
IV - estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
V - detectar contradições;
VI - fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências;
VII - questionar a realidade;
VIII - argumentar coerentemente.
§ 3º No componente de Formação Geral os estudantes deverão mostrar competência para:
I - projetar ações de intervenção;
II - propor soluções para situações-problema;
III - construir perspectivas integradoras;
IV - elaborar sínteses;
V - administrar conflitos.
§ 4º O componente de Formação Geral do Enade 2008 terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas.
§ 5. As questões discursivas avaliarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
Art. 4º A prova do Enade 2008, no componente específico da área de Tecnologia em Alimentos, terá por objetivos:
I - aferir a aquisição de habilidades e o desenvolvimento de competências, como forma de avaliar o atendimento aos conteúdos programáticos necessários para a consolidação da formação profissional do Tecnólogo em Alimentos;
II - a disseminação de discussões no âmbito dos cursos de graduação envolvendo habilidades e competências de compreensão e análise crítica sobre temas e questões ao longo do processo formativo do aluno;
III - oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas para a melhoria da educação superior de Tecnologia em Alimentos;
IV - estimular as instituições de educação superior a promoverem a utilização de dados e informações do Enade para avaliar e aprimorar seus projetos pedagógicos, visando melhoria da qualidade da formação do profissional de Tecnologia em Alimentos;
V - contribuir para a expansão da cultura da avaliação institucional no âmbito dos cursos de graduação em Tecnologia;
VI - estimular as instituições de educação superior a promoverem o aprimoramento das condições do processo de ensino-aprendizagem e do ambiente acadêmico dos cursos de Tecnologia em Alimentos.
Art. 5º A prova do Enade 2008, no componente específico da área de Tecnologia em Alimentos, tomará como referência o perfil do profissional, a saber, o Tecnólogo em Alimentos que planeja, elabora, gerencia e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação dos alimentos. Este profissional ainda supervisiona as várias fases dos processos de industrialização dos alimentos, desenvolve novos produtos, coordena programas, pesquisas e trabalhos nas áreas de conservação, controle de qualidade e otimização dos processos industriais do setor na perspectiva de viabilidade econômica e preservação ambiental.
Art. 6º A prova do Enade 2008, no componente específico da área de Tecnologia em Alimentos, avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, as seguintes habilidades e competências:
I - planejar, executar e supervisionar de forma consciente o processo de industrialização de alimentos, conhecendo as etapas e parâmetros de processo;
II - supervisionar, orientar e controlar desde a seleção das matérias-primas até o produto acabado;
III - conhecer as diferentes operações unitárias e equipamentos envolvidos nos processos de industrialização dos alimentos, sabendo intervir na melhoria dos processos e dos produtos;
IV - desenvolver e/ou adaptar tecnologias visando à produtividade e competitividade com responsabilidade social e ambiental;
V - desenvolver novos produtos e processos em consonância com a legislação vigente;
VI - Garantir que os alimentos produzidos sejam seguros do ponto de vista químico, físico e microbiológico.
VII - planejar, executar e controlar a qualidade físico-química, microbiológica e sensorial da matéria-prima, insumos, produtos e processos da indústria de alimentos.
VIII - acompanhar, controlar e supervisionar os processos de higienização na indústria de alimentos;
IX - aplicar os processos físicos, químicos, bioquímicos e microbiológicos inerentes à moderna tecnologia de alimentos;
X - aprimorar com técnica e tecnologia a área de alimentos, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação, com consciência de seu papel social;
XI - aplicar métodos e técnicas que garantam a conservação dos produtos alimentícios.
Art. 7º A prova do Enade 2008, no componente específico da área de Tecnologia em Alimentos, tomará como referencial os seguintes conteúdos:
I - Química geral e analítica:
a) funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos;
b) reações e equações iônicas;
c) estequiometria;
d) preparo, mistura e diluição de soluções;
e) equilíbrio químico em soluções;
f) análise gravimétrica;
g) análise volumétrica: neutralização, oxi-redução, precipitação, complexação.
II - Química orgânica:
a) átomo de carbono. Cadeias carbônicas. Radicais livres;
b) funções orgânicas;
c) principais reações: adição, eliminação, substituição, condensação, esterificação, hidrólise.
III - Conservação de alimentos:
a) fundamentos da preservação dos alimentos;
b) conservação pelo uso do frio;
c) conservação pelo uso do calor;
d) conservação por adição de solutos;
e) conservação pelo controle de umidade;
f) conservação pelo uso da fermentação;
g) conservação pelo uso de aditivos;
h) conservação pelo uso de novas tecnologias.
IV - Higiene e legislação:
a) conceitos de segurança alimentar;
b) limpeza e sanitização;
c) controle de infestações;
d) boas Práticas de Fabricação (BPF);
e) legislação aplicada a alimentos.
V - Microbiologia geral e de alimentos:
a) morfologia e arranjo celular de microrganismos;
b) técnicas de visualização e diferenciação de microrganismos;
c) meios de cultura;
d) curva de crescimento. Fatores que interferem no crescimento;
e) métodos de controle de microrganismos.
f) principais alterações nos alimentos causadas por microrganismos;
g) microrganismos indicadores;
h) microrganismos patogênicos e de interesse em alimentos;
i) infecções, intoxicações e toxinfecções.
VI - Bioquímica e química de alimentos:
a) definição, estrutura, nomenclatura, classificação, propriedades físico-químicas e funcionais da água, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais, pigmentos;
b) enzimas: estrutura, catálise enzimática, mecanismo, controle, principais reações e utilização na indústria de alimentos;
c) metabolismo: anabolismo e catabolismo;
d) reações químicas de importância em alimentos: escurecimento não enzimáticos, autoxidação, fotoxidação, hidrólise química.
VII - Operações unitárias:
a) moagem;
b) peneiramento;
c) centrifugação;
d) filtração;
e) cristalização;
f) secagem;
g) destilação;
h) liofilização;
i) evaporação;
j) resfriamento e congelamento.
VIII - Química analítica instrumental:
a) refratometria, potenciometria;
b) espectroscopia de absorção molecular nas regiões ultravioleta, visível e infravermelho;
c) espectroscopia de emissão de chama e absorção atômica. Espectroscopia de fluorescência atômica;
d) cromatografia líquida e gasosa;
e) espectrometria de Massa.
IX - Tecnologia de leite e derivados:
a) composição e propriedades físico-químicas do leite;
b) microbiologia do leite;
c) obtenção higiênica do leite;
d) testes de plataforma;
e) beneficiamento de leites de consumo;
f) processamento tecnológico do leite: leite evaporado e concentrado, leite em pó, leite condensado, queijos, fermentados lácteos, manteiga, sorvetes;
g) controle de qualidade de leites e seus derivados.
X - Tecnologia de carnes e derivados:
a) fisiologia muscular;
b) contração e relaxamento muscular;
c) transformação do músculo em carne;
d) ABATE de animais para consumo humano;
e) cortes comerciais DE CARCAÇA de animais de abate;
f) tipos de desossa: convencional, à quente e mecânica;
g) parâmetros de qualidade da carne fresca e produtos;
h) métodos de conservação: frio, cura e defumação;
i) ingredientes e Aditivos;
j) processamento tecnológico da carne: embutidos crus, cozidos, fermentados.
XI - Tecnologia de frutas e hortaliças:
a) pré-processamentos; Recepção e controle da matéria-prima para produção de derivados de frutas e hortaliças;
b) processos produtivos de derivados de frutas e hortaliças;
c) sucos, concentrados, conservas, doces, desidratados.
XII - Tecnologia de óleos e gorduras:
a) transporte e armazenamento das matérias-primas oleaginosas;
b) secagem e beneficiamento de grãos;
c) extração de óleos e gorduras;
d) refino e hidrogenação;
e) alteração de óleos e gorduras;
f) armazenagem e unidades armazenadoras.
XIII - Tecnologia de cereais, raízes e tubérculos:
a) variedades, caracterização, estrutura e composição química;
b) armazenamento, beneficiamento e processamento da matéria-prima;
c) produtos de panificação e massas alimentícias: ingredientes, aditivos, processos de produção e equipamentos.
XIV - Tecnologia de bebidas:
a) processamento de bebidas gaseificadas não alcoólicas;
b) processamento de bebidas alcoólicas fermentadas e destiladas;
c) qualidade de água.
XV - Análise de alimentos:
a) métodos e técnicas de análise em alimentos;
b) composição centesimal de alimentos;
c) acidez e pH;
d) densimetria;
e) refratometria.
XVI - Análise sensorial:
a) princípios da percepção sensorial. Os sentidos do gosto, olfato, audição, visão e tato;
b) painel Sensorial: Seleção e treinamento de provadores, avaliação dos provadores;
c) métodos discriminatórios de diferença: duo trio, triangular, pareado, ordenação e diferença escalar de um controle ou comparação múltipla;
d) princípios dos métodos descritivos: Perfil de sabor, Perfil de textura, Análise Descritiva Quantitativa (ADQ);
e) métodos de testes afetivos - Preferência/Aceitação: comparação pareada e ordenação, testes de classificação da aceitação em consumidores: escalas hedônica e de atitude.
XVII - Nutrição:
a) conceitos básicos em alimentação e nutrição;
b) propriedades, funções e fontes de nutrientes na alimentação humana;
c) valor nutricional e calórico dos diferentes alimentos: glicídios, lipídios, vitaminas, proteínas, sais minerais e água;
d) alimentos funcionais e para fins especiais.
XVIII - Embalagem:
a) tipos de embalagens: plásticas, metálicas, de vidro, celulósicas e suas aplicações;
b) novas embalagens;
c) seleção da embalagem e estabilidade dos alimentos;
d) controle da qualidade das embalagens.
XIX - Estatística aplicada:
a) medida de tendência central e de variabilidade;
b) noções de probabilidade;
c) modelos de distribuição: discreta e contínua;
d) amostragem;
e) teste de hipóteses;
f) análise de variância (ANOVA);
g) comparações de médias;
h) regressão linear.
XX - Gestão e planejamento:
a) fundamento de administração;
b) estratégia e competitividade;
c) custos: viabilidade econômica;
d) gestão de recursos humanos;
e) planejamento e controle da produção;
f) otimização da produção;
g) noções de empreendedorismo;
h) plano de negócio.
XXI - Gestão e controle de qualidade:
a) princípios da qualidade;
b) padronização e Normatização;
c) ferramentas de Controle e Melhoria da Qualidade;
d) sistemas de controle de qualidade: série ISO;
e) organização, planejamento, implantação e avaliação de programas de controle de qualidade na indústria de alimentos;
f) análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC).
XXII - Efluentes e resíduos na indústria de alimentos:
a) classificação geral dos efluentes e resíduos;
b) classificação das indústrias em relação aos resíduos e efluentes;
c) métodos gerais de tratamento de efluentes sólidos, líquidos e gasosos na indústria.
d) normas gerais de disposição de resíduos;
e) gestão Ambiental Integrada: impactos ambientais, monitoramento ambiental;
f) gestão ambiental da empresa e tecnologias mais limpas;
g) proteção ambiental integrada: prevenção de poluição causada por produtos e processos, desde a obtenção da matéria-prima até o descarte do produto e embalagens.
Art. 8º A prova do Enade 2008 terá, em seu componente específico da área de Tecnologia em Alimentos, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Art. 9º A Comissão Assessora de Avaliação da área de Tecnologia em Alimentos e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral subsidiarão a banca de elaboração com informações adicionais sobre a prova do Enade 2008.
Art. 10. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
REYNALDO FERNANDES