Portaria CGZA nº 14 de 12/01/2006

Norma Federal - Publicado no DO em 17 jan 2006

Aprova o Zoneamento Agrícola para a cultura do caju no Estado do Piauí, ano-safra 2005/2006.

O COORDENADOR-GERAL DE ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO, SUBSTITUTO, no uso de suas atribuições e competências estabelecidas pelas Portarias nº 440, de 24 de outubro de 2005, publicada no Diário Oficial da União de 25 de outubro de 2005, e nº 17, de 6 de janeiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 9 de janeiro de 2006, resolve:

Art. 1º Aprovar o Zoneamento Agrícola para a cultura do caju no Estado do Piauí, ano-safra 2005/2006.

Art. 2º Esta Portaria tem vigência específica para o ano-safra definido no art. 1º e entra em vigor na data de sua publicação.

RONIR CARNEIRO

ANEXO

1. NOTA TÉCNICA

A cajucultura tem um papel importante na sócio-economia do Estado do Piauí, pelo fato de o cajueiro ser uma das culturas cuja época da colheita absorve maior consumo de mão-de-obra no período de entressafra das culturas de subsistência, e pela importância da castanha de caju como produto de exportação.

Até a década de 60, o cajueiro era cultivado no Estado, quase sempre em regime extrativista.

Atualmente, o Piauí conta com aproximadamente 150.000 hectares de cajueiro dos quais grande parte ainda é do cajueiro comum. Através da substituição de copas, os pomares velhos e improdutivos estão, paulatinamente, em processo de recuperação. Os novos campos já são plantados com mudas do cajueiro anão precoce e concorrerão para o aumento da produtividade, desde que os cultivos ocorram nas áreas de boa aptidão pedoclimática e obedeçam às práticas culturais corretas.

No zoneamento agrícola do cajueiro para o Estado do Piauí, foram definidos e analisados os seguintes parâmetros: Profundidade do solo superior a 1,50m; Lençol freático de 2,5 a 8,0m; Precipitação pluviométrica anual variando de 500 e 1500mm; Temperatura média mensal entre 15 a 42ºC; Umidade relativa do ar variando de 40 a 85%; Altitude variando de 0 a 600m; Relevo variando de 0 a 30% de declividade; Estresse hídrico de 3 a 7 meses por ano.

2. TIPOS DE SOLO APTOS AO CULTIVO

O zoneamento de risco climático para o Estado do Piauí, contempla como aptos ao plantio de caju os solos Tipos 2 e 3, especificados na Instrução Normativa nº 10, de 14 de junho de 2005, publicada no DOU de 16 de junho de 2005, Seção 1, página 12, alterada para Instrução Normativa nº 12, através de retificação publicada no DOU de 17 de junho de 2005, Seção 1, página 6, que apresentam as seguintes características: Tipo 2: solos com teor de argila entre 15 e 35% e menos de 70% areia, com profundidade igual ou superior a 50cm; Tipo 3: a) solos com teor de argila maior que 35%, com profundidade igual ou superior a 50cm; b) solos com menos de 35% de argila e menos de 15% de areia (textura siltosa), com profundidade igual ou superior a 50cm.

NOTA: áreas/solos não indicados para o plantio: áreas: de preservação obrigatória, de acordo com a Lei nº 4.771 do Código Florestal; solos que apresentem teor de argila inferior a 10% nos primeiros 50cm de solo; solos que apresentem profundidade inferior a 50cm; solos que se encontram em áreas com declividade superior a 45%; e solos muito pedregosos, isto é, solos nos quais calhaus e matacões (diâmetro superior a 2mm) ocupam mais de 15% da massa e/ou da superfície do terreno.

3. PERÍODO DE PLANTIO

De dezembro a abril

4. CULTIVARES INDICADAS

Ficam indicadas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do caju no Estado do Piauí, as cultivares de caju registradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendidas as indicações das regiões de adaptação, em conformidade com as recomendações dos respectivos obtentores/detentores (mantenedores).

5. RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS APTOS AO CULTIVO E PERÍODOS INDICADOS PARA PLANTIO

A relação de municípios do Estado do Piauí aptos ao cultivo, suprimidos todos os outros, onde a cultura não é recomendada, foi calcada em dados disponíveis por ocasião da sua elaboração. Se algum município mudou de nome ou foi criado um novo, em razão de emancipação de um daqueles da listagem abaixo, todas as recomendações são idênticas às do município de origem até que nova relação o inclua formalmente.

A época de plantio indicada para cada município, não será prorrogada ou antecipada. No caso de ocorrer algum evento atípico que impeça plantio nas épocas indicadas, recomenda-se aos produtores não efetivarem a implantação da lavoura nesta safra.

MUNICÍPIOS Períodos 
Agricolândia Jan-mar 
Água Branca Jan-mar 
Alagoinha do Piauí Jan-mar 
Alegrete do Piauí Jan-mar 
Alto Longa Fev-mar 
Altos Fev-mar 
Alvorada do Gurgueia Dez-mar 
Amarante Jan-mar 
Angical do Piauí Jan-mar 
Anísio de Abreu Jan-mar 
Antônio Almeida Jan-mar 
Aroazes Jan-mar 
Arraial Jan-mar 
Assunção do Piauí Jan-mar 
Avelino Lopes Dez-mar 
Baixa Grande do Ribeiro Dez-mar 
Barra D'alcântara Fev-mar 
Barras Fev-abr 
Barreiras do Piauí Dez-fev 
Barro Duro Jan-mar 
Bela Vista do Piauí Jan-mar 
Belém do Piauí Jan-mar 
Beneditinos Fev-mar 
Bertolínia Dez-mar 
Boa Hora Fev-mar 
Bocaina Jan-mar 
Bom Jesus Jan-mar 
Bom Princípio do Piauí Fev-abr 
Bonfim do Piauí Dez-mar 
Boqueirão do Piauí Fev-mar 
Brasileira Fev-abr 
Brejo do Piauí Dez-mar 
Buriti dos Lopes Mar-abr 
Buriti dos Montes Fev-abr 
Cabeceiras do Piauí Fev-abr 
Cajueiro da Praia Fev-abr 
Campinas do Piauí Jan-mar 
Campo Alegre do Fidalgo Dez-mar 
Campo Grande do Piauí Jan-mar 
Campo Maior Fev-abr 
Canavieira Jan-mar 
Canto do Buriti Jan-mar 
Capitão de Campos Fev-mar 
Caracol Jan-mar 
Castelo do Piauí Fev-mar 
Cocal de Telha Jan-mar 
Coivaras Jan-mar 
Colônia do Gurgueia Jan-mar 
Colônia do Piauí Jan-mar 
Conceição do Canindé Jan-mar 
Coronel José Dias Jan-mar 
Corrente Jan-mar 
Cristalândia do Piauí Dez-fev 
Cristino Castro Dez-mar 
Curimatá Dez-mar 
Currais Dez-mar 
Demerval Lobão Jan-mar 
Dirceu Arcoverde Jan-mar 
Dom Expedito Lopes Jan-mar 
Elesbão Veloso Jan-mar 
Eliseu Martins Dez-mar 
Fartura do Piauí Dez-mar 
Flores do Piauí Dez-mar 
Floresta do Piauí Jan-mar 
Floriano Jan-mar 
Francinópolis Fev-mar 
Francisco Ayres Jan-mar 
Francisco Santos Jan-mar 
Geminiano Jan-mar 
Gilbués Dez-fev 
Guadalupe Jan-mar 
Guaribas Jan-mar 
Hugo Napoleão Jan-mar 
Ilha Grande Mar-abr 
Inhuma Jan-mar 
Ipiranga do Piauí Jan-mar 
Isaías Coelho Jan-mar 
Itainópolis Jan-mar 
Itaueira Jan-mar 
Jaicós Jan-mar 
Jardim do Mulato Jan-mar 
Jerumenha Jan-mar 
João Costa Jan-mar 
José de Freitas Fev-abr 
Juazeiro do Piauí Fev-abr 
Júlio Borges Jan-mar 
Jurema Jan-mar 
Lagoa Alegre Fev-abr 
Lagoa do Piauí Jan-mar 
Lagoa do Sítio Jan-mar 
Lagoinha do Piauí Fev-mar 
Landri Sales Jan-mar 
Luís Correia Fev-abr 
Manoel Emídio Jan-mar 
Marcos Parente Jan-mar 
Miguel Alves Fev-mar 
Miguel Leão Jan-mar 
Milton Brandão Fev-mar 
Monsenhor Gil Jan-mar 
Monsenhor Hipólito Jan-mar 
Monte Alegre do Piauí Dez-fev 
Morro Cabeça no Tempo Jan-mar 
Murici dos Portelas Mar-abr 
Nazaré do Piauí Jan-mar 
Nossa Senhora de Nazaré Fev-abr 
Nossa Senhora dos Remédios Fev-abr 
Novo Oriente do Piauí Fev-mar 
Oeiras Jan-mar 
Olho D'água do Piauí Jan-mar 
Padre Marcos Jan-mar 
Paes Landim Jan-mar 
Pajeú do Piauí Jan-mar 
Palmeira do Piauí Jan-mar 
Palmeirais Jan-mar 
Paquetá Jan-mar 
Paranaguá Dez-fev 
Parnaíba Mar-abr 
Passagem Franca do Piauí Fev-mar 
Patos do Piauí Jan-mar 
Pavussu Jan-mar 
Pedro II Fev-mar 
Pedro Laurentino Jan-mar 
Petrônio Portela Jan-mar 
Picos Jan-mar 
Pimenteiras Fev-mar 
Pio IX Fev-mar 
Piripiri Fev-abr 
Porto Alegre do Piauí Jan-mar 
Prata do Piauí Fev-mar 
Redenção do Gurgueia Jan-mar 
Regeneração Jan-mar 
Riacho Frio Jan-mar 
Ribeira do Piauí Jan-mar 
Ribeiro Gonçalves Jan-mar 
Rio Grande do Piauí Jan-mar 
Santa Cruz do Piauí Jan-mar 
Santa Cruz dos Milagres Fev-mar 
Santa Filomena Jan-mar 
Santa Luz Jan-mar 
Santa Rosa do Piauí Jan-mar 
Santo Antônio de Lisboa Jan-mar 
Santo Inácio do Piauí Jan-mar 
São Braz do Piauí Jan-mar 
São Félix do Piauí Fev-mar 
São Francisco de Assis do Piauí Jan-mar 
São Francisco do Piauí Jan-mar 
São Gonçalo do Gurgueia Dez-fev 
São Gonçalo do Piauí Jan-mar 
São João da Canabrava Jan-mar 
São João da Serra Fec-mar 
São João da Varjota Jan-mar 
São João do Piauí Jan-mar 
São José do Peixe Jan-mar 
São José do Piauí Jan-mar 
São Julião Jan-mar 
São Lourenço do Piauí Jan-mar 
São Miguel da Baixa Grande Fev-mar 
São Miguel do Fidalgo Jan-mar 
São Miguel do Tapuio Fev-mar 
São Pedro do Piauí Jan-mar 
São Raimundo Nonato Jan-mar 
Sebastião Barros Dez-fev 
Sebastião Leal Jan-mar 
Sigefredo Pacheco Fev-mar 
Simplício Mendes Jan-mar 
Socorro do Piauí Jan-mar 
Sussuapara Jan-mar 
Tamboril do Piauí Jan-mar 
Tanque do Piauí Jan-mar 
Teresina Fev-mar 
União Fev-abr 
Uruçuí Jan-mar 
Valença do Piauí Fev-mar 
Várzea Branca Jan-mar 
Várzea Grande Jan-mar 
Vera Mendes Jan-mar 
Vila Nova do Piauí Jan-mar 
Wall Ferraz Jan-mar