Portaria INMETRO nº 130 DE 23/03/2022
Norma Federal - Publicado no DO em 02 dez 2022
Ret. - Aprova o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Instalação de Sistemas de Gás Natural Veicular - Consolidado.
RETIFICAÇÃO - DOU de 02.12.2022 No item 6.3.1.8 do Anexo I da Portaria Inmetro nº 130, de 23 de março de 2022, publicada no Diário Oficial da União de 29 de março de 2022, páginas 53 a 66, seção 1,
Onde se lê:
"6.3.1.8 Para ambas as instalações, externas ou interna, de suporte do cilindro(s), em qualquer posição ou configuração, devem ser aplicadas, no mínimo, 2 (duas) cintas posicionadas nas extremidades do corpo do cilindro, de forma equidistante, a uma distância mínima das suas calotas, correspondente à largura das cintas. A distância máxima das cintas às calotas deve ser correspondente a no máximo, à altura da válvula do cilindro, na condição de instalada, medida a partir do pescoço do cilindro (Figura Ilustrativa 3).
Leia-se:
"6.3.1.8 Para ambas as instalações, externas ou interna, de suporte do(s) cilindro(s), em qualquer posição ou configuração, devem ser verificadas as aplicações de, no mínimo, 2 (duas) cintas posicionadas nas extremidades do corpo do cilindro, de forma equidistante, a uma distância mínima das suas calotas, correspondente à largura das cintas. A tolerância na medida do offset entre os eixos de simetrias verticais ao comprimento do corpo cilindro e à medida de equidistância entre as cintas deve ser, no máximo, à soma das medidas das alturas da válvula e do pescoço do cilindro (quando aplicável, para cilindros com pescoço) (Figura Ilustrativa 3).
Nota 1: No caso da instalação de mais de 2 (duas) cintas, deve ser considerada a medida de equidistância entre as cintas internas, mais próximas ao eixo de simetria vertical do cilindro.
Nota 2: Para o cumprimento do requisito de equidistância das cintas, o suporte do(s) cilindro(s) não pode sofrer nenhum tipo de modificação na sua estrutura original.
X = distância do eixo de simetria vertical ao comprimento do cilindro à base de cada calota;
W = distância do eixo de simetria vertical ao comprimento do cilindro à face interna de cada cinta;
Z = offset (diferença entre o eixo de simetria vertical ao comprimento do corpo cilindro e à medida de equidistância entre as faces internas das cintas);
Y = altura da válvula + altura do pescoço do cilindro (quando aplicável, para cilindros com pescoço).".