Portaria CTI nº 1 de 09/09/2009
Norma Federal - Publicado no DO em 10 set 2009
Torna público o resumo do Plano de Metas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, com as metas, ações e prazos referentes ao processo de transição para modelo de Governança definido pela Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI).
O COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria INCRA/P/nº 97/2009, de 02 de Abril de 2009 e publicada no DOU nº 64, Seção II, pg. 37 de 03 de abril de 2009,
Resolve:
Art. 1º Publicar, resumidamente, as metas, ações e respectivos prazos de implementação, na forma do ANEXO desta portaria, com vistas a dar conhecimento da estratégia de adequação deste ministério às normas de contratação de serviços de TI no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática - SISP.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
GERALDO FERREIRA SOARES
Coordenador
ANEXO IPLANO DE METAS (RESUMO, CONFORME PORTARIA SLTI/MP Nº 08/2009)
1. Meta: Revisão do PDTI
1.1. Prazo da meta: 31.12.2009
1.2. Ações para alcance da meta:
1.2.1. Definição de abrangência do PDTI.
1.2.2. Alocação da equipe de elaboração do PDTI.
1.2.3. Identificação dos documentos de referência.
1.2.4. Padronização das fichas de inventário e envio das fichas às Superintendências Regionais e Unidades Avançadas, com prazo para preenchimento e reenvio à DET.
1.2.5. Identificação de princípios, diretrizes, necessidades e demandas.
1.2.6. Elaboração do inventário das necessidades (de informação e de sistemas de informação; de serviços de TI; de atualização do parque computacional; de contratação de serviços; das necessidades de pessoal).
1.2.7. Definição das diretrizes de priorização e de alocação orçamentária (priorização das necessidades, priorização das metas e ações, planejamento e execução das ações, identificação dos riscos).
1.2.8. Definição de ações de tratamento de riscos.
1.2.9. Definição de critérios de alocação de recursos humanos.
1.2.10. Elaboração da minuta do PDTI e sua submissão à autoridade máxima para aprovação e publicação.
2. Meta: Elaboração de Política de Segurança
2.1. Prazo da meta: 30.09.2010
2.2. Ações para alcance da meta:
2.2.1. Inserção da elaboração da política como necessidade no PDTI.
2.2.2. Reunião e análise de documentos de referência (Gabinete de Segurança Institucional) para embasamento da política.
2.2.3. Revisão de documentos já elaborados no Instituto e da Portaria nº 70.
2.2.4. Elaboração e publicação de portarias estipulando a política de segurança de TI.
2.2.5. Divulgação da política entre as unidades do INCRA.
3. Meta: Padronização e Melhoria do Processo de TI
3.1. Prazo da meta: 30.12.2010
3.2. Ações para alcance da meta:
3.2.1. Fortalecimento dos acordos de cooperação técnica e parcerias para melhoria de processos.
3.2.2. Seleção e estudo dos modelos, padrões e melhores práticas de gestão de serviços de TI a serem adotadas e adaptadas, visando conformidade com a IN04/2008 e EGTI.
3.2.3. Definição e implantação de processo de planejamento da contratação de TI.
3.2.4. Definição e implantação de processo de seleção de fornecedores de TI.
3.2.5. Definição e implantação de processo de gestão de contratos de TI.
3.2.6. Integração dos processos implantados mantendo a rastreabilidade com os modelos de referência e a melhoria contínua desses processos.
3.2.7. Construção e implantação de acervo automatizado de processos e respectivo modelo de gerência para acelerar a criação de cultura de gestão por processos no âmbito do INCRA.
3.2.8. Elaboração e publicação de portarias estipulando a política de padronização do ambiente de TI.
3.2.9. Divulgação da padronização e melhoria da TI junto às Superintendências Regionais do INCRA.
4. Meta: Treinamentos específicos para gestão de TI
4.1. Prazo da meta: 31.12.2010
4.2. Ações para alcance da meta:
4.2.1. Capacitação da equipe da DET e NTI nos cursos da SLTI- ENAP.
4.2.2. Capacitação da equipe da DET e NTI em cursos de gestão de contratos.
4.2.3. Capacitação de funcionários da DET e NTI em ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
4.2.4. Capacitação de funcionários da DET e NTI em COBIT (Control Objectives for Information and related Technology).
4.2.5. Capacitação de funcionários da DET e NTI em MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).
4.2.6. Capacitação de funcionários da DET e NTI em BSC (Balanced Scorecard).
4.2.7. Capacitação de funcionários da DET e NTI em BPMN (Business Process Modeling Notation).