Lei nº 6859 DE 07/07/2014
Norma Estadual - Rio de Janeiro - Publicado no DOE em 18 mai 2015
DERRUBADA DE VETO - Dispõe sobre organização e o funcionamento das cantinas escolares na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.
DERRUBADA DE VETO - DOE RJ de 18.05.2015
O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com o que dispõe o § 5º, combinado com o § 7º, do artigo 115 da Constituição Estadual, promulga as partes vetadas da Lei nº 6859 , de 07 de julho de 2014, oriunda do Projeto de Lei nº 2.631-A, de 2013.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Decreta:
(.....)
Art. 4º (.....)
§ 1º A permissão de uso poderá ser gratuita, a critério do Secretário de Estado de Educação ou do Presidente da FAETEC, conforme o caso, se o permissionário for instituição filantrópica sem fins lucrativos com título de utilidade pública estadual.
(.....)
(.....)
Art. 10. (.....)
§ 2º A outorga de uso de bem da SEEDUC ou FAETEC, conforme o caso, mediante autorização, devidamente justificada em processo administrativo próprio, poderá ser formalizada a título gratuito, por decisão do Secretário de Estado de Educação ou do Presidente da FAETEC, conforme o caso, se o autorizado for instituição filantrópica sem fins lucrativos com título de utilidade pública estadual.
(.....)
(.....)
Art. 11. Compete à SEEDUC ou FAETEC, conforme o caso:
I - estabelecer os dias e horários de funcionamento das cantinas escolares;
II - organizar e manter atualizado o cadastro dos permissionários e autorizatários;
III - supervisionar e fiscalizar a organização, o funcionamento e as instalações das cantinas escolares, bem como o cumprimento de suas finalidades;
IV - cobrar, acompanhar e fiscalizar:
a) O pagamento dos valores, referentes à permissão ou autorização e ao rateio, devidos pelos permissionários e autorizatários;
b) O cumprimento das normas relativas a posturas, segurança pública, limpeza urbana, vigilância sanitária e demais normas estabelecidas em legislação própria;
V - aplicar sanções pelo descumprimento de normas ou condições estabelecidas em Lei, no Regulamento das Cantinas, no edital de licitação ou no TPRU;
VI - elaborar o Regulamento das Cantinas;
VII - zelar pelo cumprimento do Regulamento das Cantinas e da legislação pertinente.
(.....)
(.....)
Art. 17. A fiscalização e a regulamentação do uso do espaço público das UEs são exercidas pela SEEDUC ou FAETEC, conforme o caso, com base na legislação em vigor e no Regulamento das Cantinas.
(.....)
(.....)
Art. 26. A cassação da permissão ou da autorização é aplicada por decisão do Secretário de Estado de Educação ou do Presidente da FAETEC, conforme o caso, que será comunicada ao permissionário, para que desocupe o imóvel no prazo assinado, mínimo de 30 (trinta) dias.
(.....)
(.....)
Art. 31. Fica assegurada a emissão de TPRU aos ocupantes das cantinas escolares da SEEDUC ou FAETEC, conforme o caso, que já exerçam suas atividades há cinco anos ou mais na data da publicação desta Lei, e que se adequarem às determinações previstas nesta Lei e no Regulamento das Cantinas no prazo de 120 (cento e vinte) dias.
(.....)
(.....)
Art. 33. Caberá às direções das UEs o acompanhamento e a fiscalização das determinações da presente Lei e o Regulamento das Cantinas, remetendo relatórios trimestrais ordinários ou extraordinários à SEEDUC ou FAETEC, conforme o caso, sempre que se fizer necessário.
(.....)
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 15 de maio de 2015.
DEPUTADO JORGE PICCIANI
Presidente Autoria:
Deputado ANDRÉ CORRÊA