Lei nº 11450 DE 20/04/2021
Norma Estadual - Maranhão - Publicado no DOE em 20 abr 2021
Dispõe sobre a obrigatoriedade de informar à gestante o direito ao acompanhante durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto no âmbito do Estado do Maranhão.
O Governador do Estado do Maranhão,
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa do Estado decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam obrigados os médicos obstetras a informarem à gestante, na primeira e última consultas pré-natal, sobre o seu direito à presença de acompanhante durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto.
Art. 2º Deverá constar, nos exames de Beta HCG, o seguinte aviso:
"É direito da parturiente ter um acompanhante no momento do trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato, conforme Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005."
Parágrafo único. A informação a que se refere este artigo deverá estar disposta de forma visível e legível.
Art. 3º Os hospitais e clínicas deverão informar às parturientes, por escrito, no ato da entrada, ao preencherem os formulários de internação, sobre o direito de serem assistidas por pessoa, por ela indicada, no pré-parto, parto e pós-parto.
Parágrafo único. Em caso de recusa ao acompanhante por parte da parturiente, deverá ser informado o motivo em formulário.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da presente Lei pertencerem que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Excelentíssimo Senhor Secretário-Chefe da Casa Civil a faça publicar, imprimir e correr.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, EM SÃO LUÍS, 20 DE ABRIL DE 2021, 200º DA INDEPENDÊNCIA E 133º DA REPÚBLICA.
FLÁVIO DINO
Governador do Estado do Maranhão
MARCELO TAVARES SILVA
Secretário-Chefe da Casa Civil