Instrução Normativa FMC nº 1 de 18/04/2011

Norma Municipal - Belo Horizonte - MG - Publicado no DOM em 19 abr 2011

Estabelece os procedimentos relativos aos projetos culturais beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura no Edital para Seleção de Projetos Culturais de 2010.

A Presidente da Fundação Municipal de Cultura, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto na Lei Municipal nº 6.498, de 29 de dezembro de 1993, no Decreto Municipal nº 11.103, de 5 de agosto de 2002, e no Edital para Seleção de Projetos Culturais/2010 publicado no DOM de 19.11.2010.

Resolve:

Art. 1º Os Empreendedores de projetos culturais aprovados no processo seletivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), referentes ao Edital de 2010, conforme resultado constante do Anexo Único desta Instrução Normativa, deverão obedecer aos procedimentos a seguir dispostos:

I - DA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO - FUNDO DE PROJETOS CULTURAIS (FPC) OU DE ENQUADRAMENTO - INCENTIVO FISCAL (IF)

1. Para receber o Certificado de Participação (FPC) ou de Enquadramento (IF), o empreendedor deverá comparecer pessoalmente, ou por procurador, designado mediante procuração com firma reconhecida, à Assessoria da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Assessoria da LMIC) da Fundação Municipal de Cultura (FMC), situada na Rua Sapucaí, 571, 5º andar, Bairro Floresta, portando a documentação exigida e dentro do prazo estabelecido conforme itens 2 e 3 abaixo.

2. Documentação necessária para obtenção do Certificado de Participação (FPC) ou de Enquadramento (IF):

2.1 Empreendedor Pessoa Física:

a) Cópia da Ficha de Inscrição Municipal (FIC), cadastramento na Gerência de Atendimento ao Contribuinte (GEATCON) na Rua Espírito Santo, 593, térreo, Bairro Centro;

b) Certidão de Quitação Plena Municipal (CND), para sua emissão é necessário acessar o site: www.fazenda.pbh.gov.br - validade de 1 (um) mês;

c) Cópia da comprovação de Inscrição no INSS, ou PIS ou PASEP (é necessária a apresentação de apenas um dos três comprovantes citados).

2.2 Empreendedor Pessoa Jurídica:

Cópia da Inscrição no Sistema Único de Cadastro de Fornecedores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (SUCAF), modalidade inscrição, emitida pela Gerência de Cadastro de Fornecedores, situada na Rua Espírito santo, 605, 14º andar, centro, telefone 3277-4677. As informações sobre este documento também podem ser obtidas no site www.pbh.gov.br/sucaf ou na Rua Caetés, 342, centro (BH Resolve), de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 19 horas (este documento deverá ser renovado periodicamente).

2.3 Não serão aceitos, em hipótese alguma, os protocolos de solicitação dos documentos acima exigidos. O empreendedor deverá estar atento aos prazos necessários para a emissão dos mesmos.

3. O prazo para apresentação da documentação no subitem 2.1 (pessoa física) e 2.2 (pessoa jurídica), e para a retirada do Certificado de Participação (FPC) ou de Enquadramento (IF) na Assessoria da LMIC será de 2/05/2011 até 20/05/2011, na Rua Sapucaí, 571, 5º andar, Bairro Floresta, de segunda a sexta-feira, no horário das 10 às 17 horas.

4. O Empreendedor que não entregar a documentação completa até a data estabelecida no subitem 3 não receberá o Certificado e perderá o direito de receber o benefício.

II - DOS PROJETOS APROVADOS NO FUNDO DE PROJETOS CULTURAIS (FPC)

1. Após o recebimento do Certificado de Participação, no prazo de até 31.05.2011, o empreendedor deverá providenciar a abertura de conta corrente vinculada exclusivamente ao projeto cultural beneficiado pela LMIC e informar, em formulário fornecido pela Assessoria da LMIC, os dados relativos à conta específica do projeto (banco, agência e nº da conta). A conta deverá ser aberta em um dos bancos indicados pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Qualquer agência do Banco do Brasil ou Banco Bonsucesso, Agência 0001 - Rua Alvarenga Peixoto, 974, 7º andar, Santo Agostinho), onde toda e qualquer movimentação financeira relativa ao projeto cultural deverá ser realizada.

2. Para efeito de prestação de contas, o empreendedor deverá estar apto a movimentar a conta corrente por meio de emissão de cheques.

3. Após a abertura da conta corrente, o empreendedor deverá comparecer pessoalmente à Assessoria da LMIC, até o dia 10.06.2011, para assinatura do Termo de Compromisso. O empreendedor que não comparecer até a data estabelecida terá seu benefício cancelado.

4. O Certificado de Participação do FPC terá validade de 16 (dezesseis) meses, contados a partir do depósito da 1ª parcela. O número de parcelas será definido conforme cronograma físico-financeiro proposto no Formulário de Apresentação de Projetos, considerando também a especificidade do projeto.

III - DOS PROJETOS APROVADOS NO INCENTIVO FISCAL (IF)

1. O Certificado de Enquadramento no Incentivo Fiscal (IF) terá validade de 10 (dez) meses, contados a partir da data de publicação do resultado no DOM, ou seja, até 28 de fevereiro de 2012.

2. Formalizada a captação, a partir do primeiro repasse, o empreendedor terá até 14 (quatorze) meses para concluir o processo de captação, realizar o projeto e entregar a prestação de contas.

3. O cronograma máximo de execução do projeto será de até 24 (vinte e quatro) meses, sendo vedada a sua prorrogação.

4. O procedimento para efetivação do incentivo fiscal dependerá da apresentação da seguinte documentação, fornecida pelo empreendedor e incentivador:

4.1. Documentação do empreendedor:

a) Declaração de Não Parentesco, devidamente assinada pelo empreendedor, com firma reconhecida, em que comprova não possuir com o incentivador relação de matrimônio ou união estável, nem parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive;

b) Cópia do Certificado de Enquadramento emitido pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura.

4.1.1. O empreendedor deverá proceder à abertura da conta corrente, somente após a efetivação da captação, em um dos bancos indicados pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. (Qualquer agência do Banco do Brasil ou Banco Bonsucesso, Agência 0001 - Rua Alvarenga Peixoto, 974- 7º andar, Santo Agostinho), onde toda e qualquer movimentação financeira relativa ao projeto cultural deverá ser realizada.

4.1.2. Para efeito de prestação de contas, o empreendedor deverá estar apto a movimentar a conta corrente por meio de emissão de cheques.

4.2. Documentação do Incentivador:

a) Formulário de Requerimento para Cadastramento de Incentivo Fiscal, fornecido pela Assessoria da LMIC, devidamente preenchido, assinado pelo representante legal da empresa, com firma reconhecida, em duas vias, sendo uma original;

b) Certidão de Quitação Plena Municipal (CND) do incentivador, para sua emissão é necessário acessar o site: http://www.pbh.gov.br. Este documento tem validade de 1 (um) mês após a emissão;

c) Cópia do comprovante de inscrição e situação cadastral no CNPJ;

d) Guias de recolhimento do ISSQN (original e cópia) quitadas junto ao Município de Belo Horizonte nos últimos 12 meses, relativas aos serviços prestados pela empresa incentivadora e/ou prova de recolhimento do ISSQN devido ao Município que tiver sido retido na fonte, por meio de comprovantes e guias de recolhimento fornecidos pelo tomador dos serviços por ele prestados;

Obs: Os originais das Guias de ISSQN e a cópia do requerimento serão devolvidos após conferência de toda a documentação pela Assessoria da LMIC.

e) Cópia do contrato social registrado ou qualquer documento legal que identifique o representante legal da empresa incentivadora.

4.3. A documentação relativa ao Incentivo Fiscal deverá ser entregue na Assessoria da LMIC, mediante agendamento pelo telefone 3277-4640. O incentivo fiscal será liberado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a emissão do Termo de Compromisso e do Certificado de Incentivo Fiscal, com as assinaturas das partes envolvidas.

4.4. O empreendedor deverá comunicar à Assessoria da LMIC qualquer alteração ou descumprimento do Termo de Incentivo Fiscal e Certificado de Incentivo Fiscal, sob pena de seu cancelamento.

IV - DA GESTÃO DOS PROJETOS CULTURAIS

1. Dos projetos aprovados no Fundo de Projetos Culturais (FPC)

a) A gestão dos projetos aprovados no Fundo de Projetos Culturais deverá contemplar os seguintes itens:

a.1) As cláusulas mencionadas no Termo de Compromisso;

a.2) O número de parcelas e o valor do desembolso;

a.3) Adequação do cronograma de execução à aprovação do projeto pela CMIC;

a.4) Planilha de readequação orçamentária, se houver alteração de rubricas e/ou valores;

a.5) Prazos estipulados no Manual de Gestão de Projetos para entregar a prestação de contas parcial e final;

a.6) Prazo para cumprimento da contrapartida sociocultural.

b) As alterações propostas para a realização do projeto, tais como mudança no cronograma de execução do projeto e/ou alteração de rubricas orçamentárias deverão ser encaminhadas à Assessoria da LMIC antes da realização de qualquer despesa. São vedadas quaisquer alterações que modifiquem a essência do projeto aprovado pela CMIC;

c) O empreendedor deverá apresentar a prestação de contas parcial, comprovando no mínimo 60% (sessenta por cento) das despesas;

d) Após a entrega da prestação de contas, o empreendedor terá um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da sua análise, para sanar qualquer pendência apurada pela Assessoria da LMIC.

2. Dos projetos aprovados no Incentivo Fiscal (IF)

a) A gestão dos projetos aprovados no Incentivo Fiscal deverá seguir os seguintes itens:

a.1) As cláusulas mencionadas no Termo de Compromisso e Certificado de Incentivo Fiscal;

a.2) Número e valores dos repasses do incentivo estabelecidos no Termo de Compromisso e no Certificado de Incentivo Fiscal;

a.3) Adequação do cronograma de execução proposto à aprovação do projeto pela CMIC;

a.4) Planilha de readequação orçamentária, se houver alteração de rubricas e/ou valores;

a.5) Prazos estipulados no Manual de Gestão de Projetos para entregar a prestação de contas parcial e final;

a.6) Prazo para cumprimento da contrapartida sociocultural.

b) As alterações propostas para a realização do projeto, tais como mudança no cronograma de execução do projeto e/ou alteração de rubricas orçamentárias deverão ser encaminhadas à Assessoria da LMIC antes da realização de qualquer despesa. São vedadas quaisquer alterações que modifiquem a essência do projeto aprovado pela CMIC;

c) Após a entrega da prestação de contas, o empreendedor terá um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da sua análise, para sanar qualquer pendência apurada pela Assessoria da LMIC.

V - DA CONTRAPARTIDA SOCIOCULTURAL

1. A contrapartida sociocultural, obrigatória para ambas as modalidades, é uma ação a ser desenvolvida pelo projeto, mediante assinatura de Termo de Acordo entre o empreendedor e a Fundação Municipal de Cultura, representada pela Diretoria de Ação Cultural (telefone 3277-9778).

2. O empreendedor que não levar a efeito o estabelecido no Termo de Acordo da Contrapartida estará sujeito às mesmas sanções previstas no item VI, subitem 8 desta Instrução Normativa.

VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Qualquer solicitação ou comunicação do empreendedor referente ao seu projeto deverá ser protocolada na Assessoria da LMIC, pelo empreendedor ou procurador por ele constituído.

2. O empreendedor deverá informar eventuais mudanças de endereço, telefone e e-mail, não se responsabilizando a Assessoria da LMIC por correspondências enviadas e não recebidas.

3. O Manual de Gestão de Projetos Culturais e os formulários referentes à prestação de contas, de acompanhamento e avaliação, bem como de readequação orçamentária estarão disponíveis no site: www.pbh.gov.br/cultura.

4. É obrigatório o uso das logomarcas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) em todos os materiais de divulgação produzidos para os projetos incentivados, conforme modelo e orientações fornecidos pela Assessoria de Comunicação da FMC (ASCOM), telefone 3277-4621. Para tanto, o empreendedor deverá fazer o download das logomarcas no site www.pbh.gov.br/cultura ou solicitar à ASCOM/FMC.

5. Todo e qualquer material de divulgação relativo a projeto incentivado pela LMIC deverá ser previamente encaminhado, com a respectiva cópia, para análise e aprovação pela ASCOM/FMC, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas antes da impressão final.

6. A divulgação por meio de release deve conter a frase "Projeto beneficiado com os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura" no corpo da matéria.

7. O material para divulgação dos eventos relacionados aos projetos beneficiados pela LMIC, na Agenda da FMC - "Programe BH", deverá ser entregue à ASCOM/FMC até o dia 10 (dez) do mês anterior ao evento, limitado ao espaço disponível na Agenda.

8. O empreendedor que não comprovar, nos termos da legislação específica, a correta aplicação dos recursos transferidos, ficará sujeito à restituição do valor do incentivo respectivo, corrigido pela variação aplicável aos tributos municipais, acrescido de 10% (dez por cento), será ainda excluído da participação em quaisquer projetos culturais beneficiados pela Legislação Municipal no prazo de 8 (oito) anos, sem prejuízo das penalidades criminais e civis cabíveis e inscrição na Dívida Ativa.

9. O empreendedor deverá fornecer à CMIC 12 (doze) exemplares de todos os produtos e materiais resultantes do projeto incentivado, bem como aqueles relacionados à divulgação e distribuição. Em se tratando de eventos, os convites deverão ser enviados à Assessoria da LMIC com antecedência mínima de 3 (três) dias.

10. A Assessoria da LMIC convocará os empreendedores dos projetos aprovados no Edital 2010 em data e horário a serem oportunamente divulgados, para participar do Curso de Gestão de Projetos Culturais.

11. Quaisquer informações sobre projetos culturais beneficiados pela LMIC somente poderão ser obtidas pelo empreendedor ou procurador por ele constituído, na Assessoria da LMIC, na Rua Sapucaí, nº 571, 5º andar - Bairro Floresta, ou pelo telefone 3277-4640, de segunda a sexta-feira, no horário das 10 às 17 horas.

Art. 2º Cabe à Assessoria da LMIC tomar as medidas necessárias para o cumprimento do disposto nesta Instrução Normativa.

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

Belo Horizonte, 18 de abril de 2011

Thaïs Velloso Cougo Pimentel

Presidente

ANEXO I

FUNDO DE PROJETOS CULTURAIS/FPC

Nº Projeto
Nome do Projeto
Empreendedor
Valor Aprovado
004/2010
POESIA NA PRAÇA SETE - 5 EDIÇÃO
ROGÉRIO SALGADO DA SILVA
R$ 34.000,00
015/2010
MANUTENÇÃO CIA. AÇÃO CÊNICA
COMPANHIA PRODUZ AÇÃO CÊNICA
R$ 60.000,00
029/2010
CIRCULAÇÃO "1999=10" - DO TEATRO AO ESPAÇO PÚBLICO
PATRICIA COSTA SIQUEIRA DE CARVALHO
R$ 35.000,00
035/2010
MULHERCAMAMESAEBANHO
PAOLA RETTORE
R$ 70.000,00
036/2010
JOANA
DANIEL PINHEIRO LIMA
R$ 62.000,00
042/2010
ATELIER ABERTO - LABORATÓRIO DE ARTES
CONTATO - CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE
R$ 75.000,00
045/2010
CD DONO DO TEMPO
JORGE SEBASTIÃO DOS SANTOS
R$ 40.000,00
058/2010
APARECEU A MARGARIDA: "AULAS" PELOS CENTROS CULTURAIS E TEMPORADA PARA OS PROFESSORES E ALUNOS DA REDE DE BELO HORIZONTE
MICHELLE CRISTINA ALVES SILVA
R$ 60.000,00
082/2010
DUOLOGIA DA INCOMUNICABILIDADE DO AMOR
CRISTIANO TORRES AZZI
R$ 71.000,00
098/2010
"CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA" APRESENTA "AQUARELA MINEIRA DE CARMEM MIRANDA"
SILVANA VILELA RIBEIRO
R$ 70.000,00
100/2010
GUIA PRÁTICO DE DIVULGAÇÃO CULTURAL - PUBLICAÇÃO DE E-BOOK
BEATRIZ MARTINS DE CASTRO MORAIS
R$ 26.000,00
103/2010
GRAFFITI 76% QUADRINHOS
FABIANO AZEVEDO BARROSO
R$ 60.000,00
106/2010
OS IRMÃOS SIAMESES
JAIR GOMES DA SILVA
R$ 70.000,00
111/2010
CD DUO INSTRUMENTALIS
MILITZA FRANDO E SOUZA
R$ 40.000,00
115/2010
ORGANIZAÇÃO E CRIAÇÃO DA MEMÓRIA DOS 25 ANOS DE FOTOGRAFIAS NOS PALCOS E RUAS DE BH
GUTO MUNIZ
R$ 60.000,00
120/2010
DANÇA MULTIPLEX
MARGARET DE ASSIS ARANTES
R$ 70.000,00
155/2010
RADA SHORT COURSES 2011 - MUSICAL THEATRE
MARCELO FERNANDES CUNHA
R$ 9.000,00
168/2010
ORQUESTRA "SINFONIETTA DE BELO HORIZONTE" - UM CAMINHO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DIFUSÃO DE BENS CULTURAIS EM NOSSA CIDADE
RONALDO CADEU DE OLIVEIRA
R$ 85.000,00
181/2010
MÚSICA DE PALAVRAS
MARTA CARDOSO CASTELLO BRANCO GARZON
R$ 29.000,00
183/2010
HORIZONTES PERIFÉRICOS
SÉRGIO HENRIQUE CARVALHO VILAÇA
R$ 100.000,00
192/2010
4º ENCONTRO MINEIRO DE FLAGGERS
ANDRÉ LUIZ DE MENEZES DUARTE
R$ 19.000,00
198/2010
GRUPO DE COCO OURICURI - CIRCULAÇÃO
MARIA TEREZA DANTAS MOURA
R$ 40.000,00
210/2010
PEDRO E O LOBO: CONCERTOS DIDÁTICOS NOS CENTROS CULTURAIS DE BELO HORIZONTE
EDILSON ASSUNÇÃO ROCHA
R$ 80.000,00
218/2010
O HOMEM QUE CHOVIA - CD/AUDIOBOOK
ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAIXA DE FÓSFOROS
R$ 50.000,00
224/2010
ORQUESTRA ESCOLA CRIARTE 2011
ORQUESTRA ESCOLA CRIARTE
R$ 85.000,00
231/2010
O TEMPLO DE CADA UM
FERNANDA DE OLIVEIRA GOMES
R$ 74.000,00
240/2010
CURSO CULTURAL ARTE E INCLUSÃO SOCIAL
SHELMER JOSÉ QUEIROGA FILHO
R$ 30.000,00
241/2010
2º CONCURSO DE COMPOSIÇÃO E ARRANJO PARA ORQUESTRA DE SOPROS
ALEXANDRE FERNANDES GUIMARÃES
R$ 70.000,00
248/2010
CINECLUBE CURTA CIRCUITO
ASSOCIAÇÃO CURTA MINAS/ABD-MG
R$ 80.000,00
250/2010
HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA - ANO 2
HUDSON CARLOS DE OLIVEIRA
R$ 40.000,00
264/2010
BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS: A COMUNIDADE PEDE A PALAVRA
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DA RMBH
R$ 130.000,00
266/2010
FAVELA É ISSO AÍ - MANUTENÇÃO E AÇÕES CULTURAIS
FAVELA É ISSO AÍ
R$ 74.000,00
306/2010
MOBILIARIO DA SALA SERGIO MAGNANI
FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
R$ 70.000,00
313/2010
CIRCULAÇÃO DO ESPETÁCULO A CASA DO SOL
ELBA ROCHA VIEIRA
R$ 50.000,00
317/2010
CIRCULAÇÃO DO ESPETACULO CUIDADO: FRAGIL!
ALEXANDRE MAURO TOLEDO
R$ 30.000,00
332/2010
BATIDA DE ÔNIBUS
MARCELO REIS MORAIS
R$ 40.000,00
336/2010
NÚCLEOS DE PESQUISA DO GALPÃO CINE HORTO
ASSOCIAÇÃO GALPÃO
R$ 40.000,00
340/2010
"ELEGIA AO VIOLÃO" NOS CENTROS CULTURAIS
RICARDO MARÇAL DE SOUZA E SILVA
R$ 26.000,00
345/2010
ECUM - CENTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS - ANO 03
GUILHERME PERPÉTUO MARQUES
R$ 70.000,00
348/2010
BANDA DE CÁ, BANDA DE LÁ - UMBANDA PARA CRIANÇAS
MARIANA RAMOS DE MORAIS
R$ 54.000,00
351/2010
GRAVAÇÃO DE CD - CARLA GOMES
CARLA DA CONCEIÇÃO GOMES
R$ 70.000,00
371/2010
FAMÍLIA - FINALIZAÇÃO DO LONGA- METRAGEM
GUILHERME FRANKLIN REIS
R$ 64.000,00
377/2010
A FÁBRICA - PESQUISA E ESCOPO DO CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICA
ASSOCIAÇÃO FABRICARTE
R$ 70.000,00
390/2010
CINECLUBE SABOTAGE: PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE MÍDIA JOVEM NO BAIRRO TAQUARIL
OFICINA DE IMAGENS - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
R$ 80.000,00
391/2010
VOZES DA AMÉRICA
STANLEY LEVI NAZARENO FERNANDES
R$ 55.000,00
397/2010
TRAVESSÃO - COLETIVOS EM CONVERSA. ANO 2
NIAN PISSOLATI LOPES
R$ 54.000,00
399/2010
GUARDA DE MOÇAMBIQUE E CONGO TREZE DE MAIO DE NS ROSÁRIO
GUARDA DE MOÇAMBIQUE TREZE DE MAIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
R$ 45.000,00
401/2010
FORUMDOC.BH.2011 - 15º FESTIVAL DO FILME DOCUMENTÁRIO E ETNOGRÁFICO DE BELO HORIZONTE
FLÁVIA MESQUITA CAMISASCA
R$ 80.000,00
402/2010
CD MARCOS FREDERICO
MARCOS FREDERICO GOMES SOARES
R$ 70.000,00
409/2010
O SONEMISTA
CRISTIANO ABUD BARBOSA
R$ 67.000,00
413/2010
BIBLIOTECA DE PORMENORES
FELIPE SOARES DILLY
R$ 71.000,00
427/2010
GRUPO DIAPASÃO - FINALIZAÇÃO DO CD
RODRIGO LANA DE MENDONÇA
R$ 24.000,00
429/2010
FESTIVAL DA NOVA CANÇÃO MINEIRA
ALEXANDRE CAMPOS AMARAL ANDRÉS
R$ 80.000,00
444/2010
GRAVAÇÃO DO CD SOLO DE IRENE BERTACHINI
IRENE PÉREZ BERTACHINI
R$ 40.000,00
448/2010
DRAMATURGIA EM DANÇA
MARCELLE FERREIRA LOUZADA
R$ 70.000,00
458/2010
SIMBIO 2011
KEYLA PITANGA MONADJEMI
R$ 85.000,00
470/2010
CD EDUARDO BÉRTOLA
RAFAEL CARNEIRO NASSIF
R$ 62.100,00
479/2010
TALISMÃ
GLÊNIO ARAÚJO VILELA
R$ 75.000,00
490/2010
SEM JUÍZO
ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA
R$ 19.000,00
491/2010
A TIPOGRAFIA EM LIVROS DE ARTISTA
AMIR BRITO CADÔR
R$ 25.000,00
495/2010
REIMAGINANDO BH: A FORMAÇÃO DO AGLOMERADO DA SERRA
LUCAS SANTOS JUNQUEIRA
R$ 100.000,00
500/2010
IDEIA DE IMAGEM
MARIA DE LOURDES TAVARES HERRMANN
R$ 70.000,00
502/2010
ARTE TRANSVERSAL/3ª EDIÇÃO: INTERAÇÃO
RODRIGO CAMPOS ROCHA
R$ 97.000,00
506/2010
COGUMELO 30 ANOS - CATÁLOGO HISTÓRICO COMPLETO DA GRAVADORA
JOÃO EDUARDO DE FARIA NETO
R$ 40.000,00
510/2010
BEM ACOMPANHADA-- GRAVAÇÃO DE CD
MILENA FERNANDES TORRES
R$ 70.000,00
523/2010
KIKO KLAUS - GRAVAÇÃO DE DVD COM LANÇAMENTO
CARLOS FREDERICO DE C. KLAUS FILHO
R$ 65.000,00
535/2010
PALAVRAS A OLHOS VENDO - ESCRITOS SOBRE ESCRITAS
RICARDO JOSÉ ALEIXO DE BRITO
R$ 24.000,00
545/2010
MÚSICA ELETRÔNICA - UMA EXPERIÊNCIA DE LIBERDADE
DANIEL ALBINATI MAGALHÃES
R$ 30.000,00
548/2010
CINEMA LEGAL
MÔNICA CERQUEIRA
R$ 22.000,00
558/2010
BOLSA DE ESTUDOS PARA O BREAD AND PUPPET
RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA NETO
R$ 13.000,00
575/2010
PUBLICAÇÃO DO LIVRO ANAERÓBICA
BRUNO RAFAEL MARQUES BRUM
R$ 10.900,00
576/2010
TUDESTÓRIA
LUHAN DIAS SOUZA
R$ 52.000,00
597/2010
PULSÃO ESCÓPICA
JOÃO CASTILHO
R$ 64.000,00
609/2010
CAFÉ DAS ARTES
INSTITUTO DUBEM
R$ 85.000,00
614/2010
6ª SEMANA INTERPLANETÁRIA DE PALHAÇOS - COLETIVO DE PALHAÇOS
THIAGO ARAÚJO
R$ 80.000,00
618/2010
BLOCO DA CIDADE
ALEXANDRE SILVA COSTA
R$ 80.000,00
623/2010
COARQUITETURA - INSTALAÇÕES TEMPORÁRIAS, EXPOSIÇÕES DE PROJETOS, PALESTRAS E OFICINAS NA CASA DO BAILE
FERNANDO MACULAN ASSUMPÇÃO
R$ 88.000,00
625/2010
ASSOCIAÇÃO IMAGEM COMUNITÁRIA/PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DE GRUPOS E COLETIVOS CULTURAIS DE PERIFERIAS EM HORIZONTE
ASSOCIAÇÃO IMAGEM COMUNITÁRIA
R$ 93.000,00
630/2010
TEIA 10 ANOS - DVDs E PUBLICAÇÃO COMEMORATIVA
ASSOCIAÇÃO TEIA
R$ 113.000,00
639/2010
OBSERVATÓRIO DA DIVERSIDADE CULTURAL- MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES REGULARES
OBSERVATÓRIO DA DIVERSIDADE CULTURAL
R$ 93.000,00
652/2010
HISTÓRIAS DO NORDESTE DE BH
REDE DE MEMÓRIA DOS AGENTES CULTURAIS
R$ 74.000,00
657/2010
CINE BECO CINECLUBE
ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DO BECO
R$ 80.000,00
664/2010
ROCK BRASIL - 50 ANOS EM 500 CAPAS
MARCELO GOMES DOLABELA
R$ 20.000,00
668/2010
DERIVA
KRISTOFF SILVA
R$ 70.000,00
676/2010
INTERVENÇÃO DE GRAFFITI - A PRODUÇÃO DE COLETIVA E A DIFUSÃO DAS ARTES ATRAVÉS DO GRAFFITI
WARLEY FABIANO SANTOS
R$ 102.000,00
686/2010
"DANÇA PARA TODOS"
CONSUELO ALVES ROSA
R$ 80.000,00
691/2010
SINGULAR
RENATA MARA FONSECA DE ALMEIDA
R$ 80.000,00
716/2010
CASA
JOSÉ RICARDO DE ALMEIDA ALVES JUNIOR
R$ 74.000,00
731/2010
"INSTALAÇÃO MUSICAL - EXPLORANDO NOVAS POSSIBILIDADES SENSORIAIS NA MÚSICA"
RUBENS DE OLIVEIRA AREDES
R$ 70.000,00
741/2010
MEMÓRIA ORAL E MUSICAL DE BH
ACIR BENEDITO ANTÃO
R$ 70.000,00
749/2010
TRILILILI PARALELÁ: ENCANTO E PENSAMENTO DA POESIA
FRANCIRENE GRIPP DE OLIVEIRA
R$ 16.000,00
781/2010
CONVERSAS
MARCOS CESAR DE SENNA HILL
R$ 68.000,00
784/2010
RESIDÊNCIA TEATRAL NO BAIRRO LAGOINHA
ROGÉRIO LOPES DA SILVA PAULINO
R$ 70.000,00
785/2010
DO MORRO AO ASFALTO - FESTIVAL DE SAMBA NOS AGLOMERADOS DE BH (5ª EDIÇÃO)
ULTRAPÁSSARO - AGÊNCIA CULTURAL
R$ 80.000,00
802/2010
MULHER À TARDE - FINALIZAÇÃO
AFFONSO UCHOA ALONSO RODRIGUES
R$ 49.000,00
807/2010
GERALDO, FOTOGRAMAS DE UMA VIDA
JOSÉ RICARDO DA COSTA MIRANDA JUNIOR
R$ 109.000,00
814/2010
PERPENDICULAR- CASA E RUA
WAGNER ROSSI CAMPOS
R$ 58.000,00
817/2010
PARKINSON
MARCELLA JACQUES GUIMARÃES
R$ 56.000,00

INCENTIVO FISCAL/IF

Nº Projeto
Nome do Projeto
Empreendedor
Valor Aprovado
001/2010
INDIE 2011 - MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL
ZETA FILMES LDTA
R$ 80.000,00
002/2010
FID 15 ANOS - PROGRAMA CIRCULANDO GRANDE BH
CARLA MARIA LOBO BASTOS
R$ 80.000,00
016/2010
11º FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO
AGENTZ PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA
R$ 80.000,00
026/2010
FESTIVAL 200 ANOS DE LISZT
KARMIM PROMOÇÕES LTDA
R$ 80.000,00
031/2010
TEATRO NO CENTRO
GRUPO TEATRAL ESPANCA LTDA
R$ 80.000,00
034/2010
FOTO EM PAUTA 2011
EUGÊNIO SÁVIO LESSA BAPTISTA
R$ 55.000,00
054/2010
SAVASSI FESTIVAL 2011
INSTITUTO CIDADES CRIATIVAS
R$ 80.000,00
055/2010
MOSTRA INTERNACIONAL DE DESIGN 2011
NATACHA SILVA ARAÚJO RENA
R$ 85.000,00
060/2010
PROJETO INTEGRAR ARTE-AUTORES NACIONAIS - FLICTS 2011
MARIA MAZARELO TEIXEIRA
R$ 60.000,00
070/2010
CIRCO PARA TODOS - CIRCULAÇÃO 2011
DAYVSON RICARDO MATEUS SIMÕES
R$ 60.000,00
081/2010
BIBLIOTECA SEMPRE UM PAPO- ANO III
ASSOCIAÇÃO CULTURAL SEMPRE UM PAPO
R$ 70.000,00
088/2010
38ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA DE MG
SINDICATO DOS PRODUTORES DE ARTES CÊNICAS DE MINAS GERAIS
R$ 80.000,00
099/2010
ESPAÇONAVE.ORG - REDE DE EMPREENDEDORES CULTURAIS
RAFAELA CAPPAI DE CASTRO MORAIS
R$ 80.000,00
104/2010
BURACO BRANCO
ESTEVÃO MACHADO GONTIJO
R$ 96.000,00
118/2010
MESTRE SAUL MARTIS: SUA VIDA SUA OBRA
SILVIA MUNIZ VILLANI
R$ 51.000,00
129/2010
GRUPO DE DANÇA 1º ATO- DANÇANDO NA ESCOLA
GRUPO DE DANÇA PRIMEIRO ATO
R$ 70.000,00
144/2010
CRIAÇÃO E ESTREIA NOVO ESPETÁCULO QUIK CIA DE DANÇA
RODRIGO GOMES DA SILVA
R$ 70.000,00
167/2010
MOSTRA CINE BH 2011
UNIVERSO PRODUÇÃO LTDA
R$ 80.000,00
169/2010
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS 2011
ADRIANA MARIA FOCAS MEIRELLES
R$ 80.000,00
184/2010
ENCONTRO MUSICAL -CONCERTOS PARA A JUVENTUDE (ORQUESTRA UIRAPURU)
MARISA MORAES
R$ 70.000,00
203/2010
TURNÊ CD HISTÓRIA QUE DÁ SAMBA
RICARDO DE SOUZA MACIEL
R$ 70.000,00
215/2010
VERÃO ARTE COMTEMPORÂNEA 2012
IONE TIBURCIO MEDEIROS
R$ 80.000,00
219/2010
TEATRO ANDANTE 20 ANOS
GRUPO TEATRO ANDANTE
R$ 70.000,00
221/2010
ROTA RAIZ-LIVRO
PEDRO DAVID DE OLIVEIRA CASTELLO
R$ 80.000,00
254/2010
MUSEU DE ARTES E OFICIOS- AÇÃO EDUCATIVA 2011
INSTITUTO CULTURAL FLÁVIO GUTIERREZ
R$ 105.000,00
257/2010
GAFIEIRA EM BH - DOS SALÕES DA SOCIEDADE AO MONTANHÊS
IDEAR PRODUÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA LTDA
R$ 80.000,00
289/2010
O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ
CLÁUDIO DE OLIVEIRA CASTANHEIRA
R$ 60.000,00
295/2010
HORIZONTES URBANOS
WAGNER LUIZ GOMES TAMEIRÃO
R$ 80.000,00
315/2010
TEATRO - O FILME
CIA CLARA DE TEATRO
R$ 104.000,00
320/2010
A HISTÓRIA DO CINEMA MUDO AO VIVO
ANA CRISTINA NUNES DE GUSMÃO
R$ 80.000,00
325/2010
FAMÍLIA SILVA TEATRO DE BONECOS ATIVIDADES 2011
ROBERTO FERREIRA DA SILVA
R$ 50.000,00
327/2010
5º FESTIVAL DE ARTE DIGITAL - FAD 2011
HENRIQUE ROSCOE CORREA PINTO
R$ 80.000,00
357/2010
FRITO NA HORA - MONTE SEU PRATO
MARIA MILAGROS VAZQUEZ
R$ 70.000,00
373/2010
13º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE
INSTITUTO CULTURAL SÉRGIO MAGNANI
R$ 80.000,00
394/2010
CASA DE CANDONGAS - PROGRAMAÇÃO 2011
COMPANHIA CANDONGAS E OUTRAS FIRULAS
R$ 60.000,00
395/2010
LEITURA PARA TODOS
MARIA ANTONIETA PEREIRA
R$ 119.000,00
407/2010
COLEÇÃO "BH - A CIDADE DE CADA UM"
JOSÉ EDUARDO SILVA GONÇALVES
R$ 88.000,00
466/2010
ALDEIA TEATRO DE BONECOS - ESPETÁCULOS E OFICINAS
ANA CRISTINA SANTOS FERNANDES
R$ 60.000,00
494/2010
MÚSICA, POESIA E DRAMA: A PRÉ-HISTÓRIA DA ÓPERA NA ITÁLIA RENASCENTISTA
NAS MONTANHAS PRODUÇÕES LTDA
R$ 40.000,00
501/2010
PROGRAMAÇÃO SALÃO DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL
CÂMARA MINEIRA DO LIVRO
R$ 111.000,00
503/2010
1,2 NA DANÇA 2011
JACQUELINE ALVES DE CASTRO
R$ 80.000,00
511/2010
MANUTENÇÃO CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA
GRUPO DE DANÇA CAMALEÃO
R$ 70.000,00
533/2010
CURTA-METRAGEM PARÊNTESES
GUSTAVO PAINS MOREIRA
R$ 69.000,00
539/2010
CAFÉ DOS ESCRITORES
ANIBAL HENRIQUE PROMOÇÕES CULTURAIS LTDA
R$ 110.000,00
551/2010
VERONEZ E SEU CONJUNTO - FICA COMIGO ESSA NOITE, PARA VER E OUVIR AMANDO
MARCELO HENRIQUE VERONEZ
R$ 70.000,00
560/2010
DUELO DE MC'S NACIONAL
ROGER CÂNDIDO FERREIRA
R$ 70.000,00
592/2010
MIMULUS, BELO HORIZONTE, 2011
ASSOCIAÇÃO CULTURAL MIMULUS
R$ 70.000,00
640/2010
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AUDIOVISUAL IMAGEM DOS POVOS - ATELIÊ PRODUIRE AU SUD DE CO-PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA INTERNACIONAL
ADYR ASSIS D'ASSUMPÇÃO JÚNIOR
R$ 80.000,00
644/2010
CLARA NEGRA
JÚLIA DIAS MOREIRA
R$ 70.000,00
674/2010
FLAMING NIGHT 201- 4 ANOS DE MOSTRA CULTURAL INDEPENDENTE
RAFAELA MAINI
R$ 80.000,00
682/2010
ARMATRUX: MOSTRA COMEMORATIVA DE 20 ANOS
GRUPO DE TEATRO ARMATRUX
R$ 50.000,00
684/2010
FESTEJO DO TAMBOR MINEIRO - 9ª EDIÇÃO
NAPELE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA
R$ 80.000,00
752/2010
COPO LAGOINHA- GRAVAÇÃO E LANÇAMENTO DO CD "COPO LAGOINHA"
FERNANDO SCHNEIDER DE LAURENTYS
R$ 50.000,00
772/2010
FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO DE BELO HORIZONTE - ANO 6
SEIS CORDAS - PRODUÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS
R$ 80.000,00
779/2010
GRAVAÇÃO E LANÇAMENTO DO SEGUNDO DISCO DA BANDA GRAVIOLA E LIXO POLIFÔNICO
LUIS GRABRIEL FERREIRA LOPES
R$ 70.000,00
791/2010
TRANSBORDA- FESTIVAL DE ARTES TRANSVERSAIS 2011
LUCAS DE ÁVILA CARVALHO FLEURY MORTIMER
R$ 80.000,00
800/2010
MÃO NA LUVA - FINALIZAÇÃO 35MM
SALA 2 CINE VIDEO LTDA
R$ 119.000,00
806//2010
CD BLEFE
OSCAR RIBEIRO NEVES
R$ 70.000,00
808/2010
FESTA DO SAMBA
JOSIANE CRISTINA COSTA
R$ 80.000,00
832/2010
ANGUS STEREO CLUBE - CD E LANÇAMENTO
ANDRÉ LIMA DE CARVALHO SILVEIRA
R$ 60.000,00
839/2010
REVITALIZAÇÃO DAS FACHADAS DO HOSPITAL SÃO LUCAS
FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE
R$ 140.000,00