Instrução Normativa MAPA nº 1 de 02/02/2006
Norma Federal - Publicado no DO em 03 fev 2006
Estabelece a demarcação da Zona de Produção Vitivinícola VALE DO SÃO FRANCISCO.
O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 42, parágrafo único, da Lei nº 7.678, de 8 de novembro de 1988, alterada pela Lei nº 10.970, de 12 de novembro de 2004, nos arts. 117, 118 e 119, do Decreto nº 99.066, de 8 de março de 1990, e o que consta do Processo nº 70010.000526/2005-79, resolve:
Art. 1º Estabelecer a demarcação da Zona de Produção Vitivinícola VALE DO SÃO FRANCISCO.
Art. 2º Fazem parte da Zona de Produção Vitivinícola VALE DO SÃO FRANCISCO o Município Casa Nova, localizado no Estado da Bahia, e os Municípios Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, localizados no Estado de Pernambuco.
Art. 3º As cultivares de uva Vitis Vinifera aptas para o cultivo na Zona de Produção Vitivinícola VALE DO SÃO FRANCISCO são:
I - tintas:
a) Alicante Bouschet;
b) Aragonez;
c) Brunelo;
d) Cabernet Sauvignon;
e) Gamay;
f) Grenache;
g) Monterico;
h) Mourvedre;
i) Ruby Cabernet;
j) Syrah, Petit Syrah ou Shyraz;
k) Tannat;
l) Tempranillo;
m) Touriga Nacional.
II - brancas:
a) Chardonnay;
b) Chenin Blanc;
c) Malvasia Bianca;
d) Moscato Itália, Itália;
e) Moscato Canelli;
f) auvignon Blanc;
g) Verdelho, Vedejo.
Art. 4º Os vinhos produzidos na Zona de Produção Vitivinícola VALE DO SÃO FRANCISCO são:
I - Vinho de Mesa de Viníferas;
II - Vinho Fino;
III - Vinho Licoroso;
IV - Vinho Espumante;
V - Vinho Moscatel Espumante;
VI - Vinho Frisante.
Art. 5º Por meio de ato normativo complementar, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ouvido o setor vitivinícola, poderá atualizar as informações expressas nos arts. 2º, 3º e 4º à medida que surgirem novas áreas de produção, novas variedades de uva e novos produtos na região do Vale do São Francisco.
Art. 6º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
ROBERTO RODRIGUES