Despacho ANP nº 858 de 28/04/2009

Norma Federal - Publicado no DO em 29 abr 2009

Publica extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto de construção do Ponto de Entrega UTE Linhares da Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG, localizado no município de Linhares/ES, totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG.

O SUPERINTENDENTE DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, SEUS DERIVADOS E GÁS NATURAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 206, de 9 de setembro de 2004, com base na Portaria ANP nº 170, de 26 de novembro de 1998, e tendo em vista o constante do Processo ANP nº48610.000880/2009-17 considerando:

- as informações, os estudos e o projeto referente à construção do Ponto de Entrega UTE

Linhares da Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG, localizado no município de Linhares/ES;

- a solicitação feita pela Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG por meio da Carta datada de 15 de janeiro de 2009;

Resolve:

1. Publicar extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto de construção do Ponto de Entrega UTE Linhares da Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG, localizado no município de Linhares/ES, totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG;

2. Indicar a "Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural" da ANP, com endereçamento à Avenida Rio Branco, 65 - 17º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20.090-004, ou através do endereço eletrônico scm@anp.gov.br, para o encaminhamento, até 30 dias a partir da publicação, dos comentários e sugestões já referidos no caput do presente despacho;

3. Informar que a publicação do presente despacho não implica uma autorização prévia concedida pela ANP.

JOSÉ CESÁRIO CECCHI

ANEXO

Descrição Sucinta do Empreendimento

O empreendimento consiste na implantação do Ponto de Entrega UTE Linhares, localizado no município de Linhares/ES, que tem a finalidade de regular a pressão do gás e medir as variáveis usadas para calcular a vazão e o volume de gás transferido para BR-ES Distribuidora. A instalação terá interligação com o gasoduto Cacimbas-Vitória. O Ponto de Entrega será dotado de sistemas de filtragem, aquecimento, regulagem e limitação de pressão, medição de vazão, suprimento de gás para equipamentos e instrumentos, sistema de controle local, interligação com Sistema Supervisório e utilidades.

Aspectos técnicos do projeto

O Ponto de Entrega foi projetado para operar nas condições de processo descritas na Tabela 01.

TABELA 01 - VALORES DE PROCESSO

 Condições de Entrada Condições de Saída 
Geral FLUIDO GÁS NATURAL GÁS NATURAL 
ESTADO FÍSICO GÁS GÁS 
Vazão (m3/dia)* NORMAL 1.100.000 1.100.000 
MÁXIMO 1.300.000 1.300.000 
MÍNIMO 130.000 130.000 
Pressão (kgf/cm2)** NORMAL 40 a 100 34 a 36 
MÁXIMO 100 44 
PROJETO 100 51 
Temperatura (ºC) OPERAÇÃO 20 a 30 5 a 30 
PROJETO 55 0/50 

* Condições de referência para vazão: 1 ATM e 20ºC

** Pressão manométrica

Basicamente, o ponto de entrega será constituído das seguintes instalações:

Filtragem;

Aquecimento;

Regulagem e limitação de pressão;

Medição de vazão;

Suprimento de gás para equipamentos e instrumentos;

Sistema de controle local;

Interligação com Sistema de Supervisão;

Utilidades.

O ponto de entrega possuirá um módulo de filtragem constituído de dois ramais, sendo um reserva, onde cada ramal conterá um filtro com dois estágios, sendo o primeiro estágio constituído de um filtro do tipo ciclone e o segundo constituído de um filtro do tipo cartucho.

Será instalado um sistema de aquecimento, composto por dois ramais com aquecedores do tipo indireto por banho líquido, utilizando o próprio gás natural como combustível. A temperatura do gás na saída do ponto de entrega será mantida em 20ºC, em condições normais de operação, e em 5ºC no caso de falha em um dos aquecedores. Em caso de falha de um aquecedor o fornecimento de combustível para o aquecedor será bloqueado.

Haverá um módulo de regulagem e limitação de pressão para manter a pressão do gás natural dentro dos limites estabelecidos para a distribuição. Este sistema possuirá dois ramais, onde cada ramal possuirá uma válvula reguladora ativa e uma monitora para regular a pressão de entrega do gás, além de uma válvula de bloqueio automático que garantirá que a pressão se mantenha dentro dos limites requeridos.

Para a medição da vazão de gás natural, será instalado um módulo de medição formado por dois ramais. A medição será por meio de medidor ultra-sônico, com correção de pressão e temperatura realizada em computador de vazão.

A operação do Ponto de Entrega, na eventual falta de comunicação com o SCADA ou na falha do CLP, será mantida por meio das seguintes malhas de controle independentes que deverão operar utilizando gás natural: (i) Controle de processo: (a) Temperatura do gás na saída do Ponto de Entrega, (b) Temperatura do gás na saída dos aquecedores, (c) Pressão do gás na saída do Ponto de Entrega com válvulas reguladoras ativa e monitora e (d) Pressão do gás combustível nos aquecedores; e (ii) Segurança e continuidade operacional: (a) Bloqueio da vazão de gás no tramo de regulagem e limitação de pressão, em caso de falha em ambas as válvulas reguladoras, (b) Bloqueio do sistema de suprimento de gás para equipamentos e instrumentos, em caso de falha em ambas as válvulas reguladoras do sistema, e (c) Bloqueio do gás combustível dos aquecedores em caso de nível de água muito baixo ou desligamento do piloto ou temperatura muito alta da mistura.

O ponto de entrega recebe do Sistema de Supervisão (SCADA) sinais de comando e a ele transmite sinais de estado e valores de variáveis. Serão também transmitidas algumas informações de variáveis de utilidades tais como: baixa tensão nas baterias e falha no suprimento de energia.

A energia elétrica para iluminação, instrumentação e telecomunicação será suprida pela concessionária local. Alternativamente, poderão ser utilizados termogeradores ou microturbinas. Será instalado um sistema ininterrupto de energia (UPS), com baterias, para suprir o sistema SCADA por pelo menos três horas, em caso de falha no fornecimento de energia local. O ponto de entrega será protegido contra descargas atmosféricas com instalação de malha de aterramento e pára-raios. Haverá sistema de água de abastecimento das instalações sanitárias, com alimentação através de carros-pipas e cisterna. A água para os aquecedores será fornecida por reservatórios portáteis por ocasião de manutenção programada.

Normas

As principais normas a serem utilizadas neste Ponto de Entrega são:

-Projeto - ASME B 31.8/ABNT NBR-12.712

-Tubulação - Petrobras N-76/API 5L

-Elétrica - IEC

-Flanges - ASME B 16.5

-Medição - AGA 9

-Válvulas - API 6D

Meio Ambiente

Este projeto ainda se encontra em processo de obtenção da Licença de Instalação (LI) do órgão ambiental competente.

Cronograma de execução

Atividade Previsão Início Previsão Fim 
Projeto Conceitual 07/2008 08/2008 
Projeto Básico 08/2008 03/2009 
Aquisição de Área 09/2008 06/2010 
Licenciamento Ambiental 11/2008 06/2010 
Contratações 11/2008 07/2009 
EPC (Projeto, Suprimento e C&M) 07/2009 06/2010 
Completação Mecânica 06/2010 
Comissionamento/Testes/Pré-operação 06/2010 07/2010 
Partida 07/2010