Despacho ANP nº 850 de 18/08/2008
Norma Federal - Publicado no DO em 20 ago 2008
Publica extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto do Ponto de Entrega de gás natural denominado Estação de Entrega REPAR Tipo VI, interligado ao Gasoduto Bolívia - Brasil (GASBOL), totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG à ANP.
A SUPERINTENDENTE ADJUNTA DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, SEUS DERIVADOS E GÁS NATURAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 206, de 9 de setembro de 2004, com base na Portaria ANP nº 170, de 26 de novembro de 1998, e tendo em vista o constante do Processo ANP nº 48610.009311/2008-48, considerando:
- as informações, os estudos e o projeto referente à implantação do Ponto de Entrega de gás natural denominado Estação de Entrega REPAR Tipo VI, interligado ao Gasoduto Bolívia - Brasil (GASBOL), localizado no km 478,4 do Trecho Sul do Gasoduto Bolívia - Brasil, no município de Araucária - PR, projeto este apresentado pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG;
- a solicitação feita pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG, através de correspondência TBG/DSP 0083/2008 datada de 4 de julho de 2008, resolve:
1. Publicar extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto do Ponto de Entrega de gás natural denominado Estação de Entrega REPAR Tipo VI, interligado ao Gasoduto Bolívia - Brasil (GASBOL), localizado no km 478,4 do Trecho Sul do Gasoduto Bolívia - Brasil, no município de Araucária - PR, totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG à ANP, que faz parte do Anexo do presente despacho;
2. Indicar a "Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural" da ANP, com endereçamento à Avenida Rio Branco, 65 - 17º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20090-004, ou através do endereço eletrônico scm@anp.gov.br, para o encaminhamento, até 30 dias a partir da publicação, dos comentários e sugestões já referidos no caput do presente despacho;
3. Informar que a publicação do presente despacho não implica uma autorização prévia concedida pela ANP.
ANA BEATRIZ STEPPLE DA SILVA BARROS
ANEXODESCRIÇÃO SUCINTA DO EMPREENDIMENTO
Este empreendimento consiste na implantação do Ponto de Entrega de gás natural denominado Estação de Entrega REPAR Tipo VI, interligado ao Gasoduto Bolívia - Brasil, localizado no km 478,4 do Trecho Sul do Gasoduto Bolívia - Brasil, no município de Araucária - PR.
O gás natural é retirado da linha tronco através da derivação de entrada para a estação de entrega, passando inicialmente, por um filtro ciclone que separa e acumula sólidos e líquidos e a seguir pelos filtros cartuchos (que retêm partículas maiores que 5µm). Cada um dos filtros cartuchos está a montante e em série com o respectivo aquecedor e os dois conjuntos operam simultaneamente, em paralelo.
Para evitar que a queda de temperatura que acompanha a redução de pressão do gás natural (efeito Joule-Thompson) venha a causar formação de hidratos com entupimento e dano a tubulações e acessórios, o gás é aquecido a montante das válvulas redutoras de pressão.
O controle de aquecimento é feito através de uma válvula de três vias que direciona parte da corrente de gás para uma serpentina imersa em água quente no aquecedor e o restante para um by-pass do aquecedor. As duas correntes se misturam na saída do aquecedor.
A água do aquecedor é mantida a uma temperatura de 70~90ºC pelos gases de saída de um queimador de gás.
A pressão do gás é reduzida e controlada dentro de limites estabelecidos para transferência à rede de distribuição em 35,0 kgf/cm2g.
Para a medição da vazão de gás são utilizados medidores de vazão ultrassônicos e medidores de pressão e temperatura, sendo então feita a correção para as condições padrão de medição (20ºC e 1 atm).
A vazão máxima de operação da estação é de 3.363.000 Nm3/d @ 20ºC e 1 atm.
ASPECTOS TÉCNICOS DO PROJETO
O Ponto de Entrega é constituído das seguintes instalações:
Tomada de Gás da Linha Tronco
O gás transferido pela estação de entrega é tomado de uma derivação com válvula de bloqueio manual instalada no gasoduto e tubulação enterrada na maior extensão possível, com proteção catódica, junta de isolamento na entrada da estação de entrega e transmissor de potencial eletrolítico tubo-solo.
Sistema de Filtragem
Ao entrar na estação, o gás passa por um filtro ciclone para retirada de eventuais líquidos e condensados; em seguida, o gás passa por filtros cartucho que operam em paralelo, para retirada de partículas sólidas maiores que 5 µm. Cada filtro cartucho é dimensionado para 100% de capacidade da vazão máxima instantânea da estação de entrega e dotado de alarme de alta pressão diferencial. A
jusante dos filtros cartucho existem válvulas de bloqueio automáticas que fecham em caso de anormalidades ou através de comando da Central de Supervisão e Controle do Gasoduto na Sede da TBG, no Rio de Janeiro.
Sistema de Aquecimento
O Sistema de Aquecimento é composto por dois aquecedores, cada um com capacidade para 50% da carga térmica máxima e com capacidade para 100% da vazão máxima da estação, normalmente ambos operando simultaneamente.
Os aquecedores são do tipo flamotubulares indiretos a banho de água, usando gás natural como combustível.
Sistema de Controle de Pressão
É composto por dois tramos de redução e controle de pressão operando em hot-standby, que mantém a pressão de entrega estabilizada em 35 kgf/cm2g.
Cada tramo é dotado de:
a) uma válvula de bloqueio automático com piloto de alta pressão;
b) duas válvulas de controle de pressão, sendo uma "falhafecha" operando como monitora e outra "falha-abre" operando como reguladora ativa;
c) uma válvula de alívio de pressão para prevenir excessos em decorrência de vazamento de válvula de bloqueio;
d) um manômetro;
e) duas válvulas de bloqueio manual, tipo esfera;
f) uma válvula de retenção;
g) duas figuras oito;
h) válvulas de dreno e ventilação.
Sistema de Medição de Vazão
É composto por dois tramos de medição de vazão, sendo um utilizado como reserva e também para aferir o medidor do tramo ativo quando colocados em série. Cada tramo tem capacidade de medição de 100% da vazão máxima prevista para a estação de entrega.
Cada tramo é dotado de:
a) um retificador de fluxo;
b) um medidor de vazão ultrassônico montado após o retificador de fluxo;
c) duas válvulas de bloqueio tipo esfera para alinhamento do tramo;
d) duas figuras oito;
e) um sensor de temperatura;
f) um sensor multivariável (MVS) que recebe o sinal do sensor de temperatura e mede a pressão do tramo, transmitindo ao computador de vazão.
Sistema de Gás para Utilidades
A tomada de alimentação de gás para utilidades e instrumentos está localizada no header a jusante do sistema de controle de pressão.
O sistema possui uma estação de redução de pressão com dois tramos contendo válvulas reguladoras e monitoras, bloqueio automático e alívio, e um tramo de medição com medidor de deslocamento positivo tipo lóbulos, com correção de pressão e temperatura, e válvulas de bloqueio para prover gás combustível e de instrumentos.
Sistema de Controle Local
A estação de entrega possui sistema de controle local constituído de um controlador lógico programável (CLP) e malhas independentes de controle pneumático a gás natural. Esta configuração visa manter a estação de entrega operando na eventual ausência de alimentação elétrica.
Interligação com o sistema supervisório
A estação de entrega recebe do sistema supervisório (SCADA)
sinais de comando e a ele transmite sinais de estado e medição de variáveis. A interligação com o SCADA é feita pelo CLP através do sistema de comunicação via fibra óptica com ELOS (Estação Local de Operação e Supervisão) da Estação de Compressão de Araucária, em rede Ethernet.
MEIO AMBIENTE
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA concedeu ao projeto a Licença de Instalação nº 528/2008, de 8 de julho de 2008, com validade pelo período de 24 meses.
NORMAS
As principais normas a serem utilizadas neste ponto de entrega são:
- Norma Petrobras N-38 - Critérios para projetos de drenagem, segregação, escoamento e tratamento preliminar de efluentes líquidos de instalações terrestres;
- Norma Petrobras N-57 - Projeto Mecânico de Tubulação Industrial;
- Norma Petrobras N-108 - Suspiros e Drenos para tubulações e equipamentos;
- Norma Petrobras N-115 - Montagem de tubulações metálicas;
- Norma Petrobras N-133 - Soldagem - Procedimento;
- Norma Petrobras N- 279 - Projeto de estruturas Metálicas;
- Norma Petrobras N-293 - Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas;
- Norma Petrobras N-1744 - Projeto de oleodutos e gasodutos terrestres;
- NBR-6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento;
- Norma Petrobras N-76 - Materiais para tubulações para instalações de refino e transporte;
- Norma Petrobras N-464 - Construção, montagem e condicionamento de duto terrestre;
- ASME/ANSI-B31.8 - Gas Transmission and Distribution Piping System;
- NBR-5410 - Instalações elétricas de baixa tensão;
- NBR-5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas;
- Norma Petrobras N-1614 - Construção, montagem e condicionamento de equipamentos elétricos;
- Norma Petrobras N-2167 - Classificação de áreas para instalações elétricas em unidades de transporte de petróleo, gás e derivados;
- Norma Petrobras N-858 - Construção, montagem e condicionamento de instrumentação;
- Norma Petrobras N-1882 - Critérios para elaboração de projetos de instrumentação;
- Norma Petrobras N-2247 - Válvulas esfera em aço para uso geral e fire-safe;
- Norma Petrobras N-2668 - Válvulas industriais.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividade | Previsão Início | Previsão Fim |
Licenciamento Ambiental | Mai/2007 | Ago/2008 |
Projeto | Abr/2007 | Ago/2007 |
Fornecimento de Equipamentos, Instrumentos e Materiais | Out/2008 | Jun/2009 |
Construção e Montagem | Nov/2008 | Ago/2009 |
Comissionamento e Pré-Operação | Jul/2009 | Set/2009 |
As Built | Ago/2009 | Set/2009 |
Partida | Dez/2009 | Dez/2009 |