Despacho ANP nº 486 de 20/05/2008
Norma Federal - Publicado no DO em 21 mai 2008
Publica extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto da Estação de Medição Paulínia - Jacutinga, localizada na área da Refinaria do Planalto (REPLAN) da Petrobras, no Município de Paulínia - SP, totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG.
O SUPERINTENDENTE DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, SEUS DERIVADOS E GÁS NATURAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 206, de 9 de setembro de 2004, com base na Portaria ANP nº 170, de 26 de novembro de 1998, e tendo em vista o constante do Processo ANP nº 48610.004555/2008-34, considerando:
- as informações, os estudos e o projeto referente à implantação da Estação de Medição Paulínia - Jacutinga, localizada na área da Refinaria do Planalto (REPLAN) da Petrobras, no Município de Paulínia - SP, projeto este apresentado pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG;
- a solicitação feita pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG, através de correspondência TBG/DSP 0045/2008 datada de 14 de abril de 2008, resolve:
1. Publicar extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto da Estação de Medição Paulínia - Jacutinga, localizada na área da Refinaria do Planalto (REPLAN) da Petrobras, no Município de Paulínia - SP, totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. - TBG à ANP, que faz parte do Anexo do presente despacho;
2. Indicar a "Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural" da ANP, com endereçamento à Avenida Rio Branco, 65 - 17º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20090-004, ou através do endereço eletrônico scm@anp.gov.br, para o encaminhamento, até 30 dias a partir da publicação, dos comentários e sugestões já referidos no caput do presente despacho;
3. Informar que a publicação do presente despacho não implica uma autorização prévia concedida pela ANP.
JOSÉ CESÁRIO CECCHI
ANEXODESCRIÇÃO SUCINTA DO EMPREENDIMENTO
Este empreendimento consiste na implantação da Estação de Medição Paulínia - Jacutinga, localizada na área da Refinaria do Planalto (REPLAN) da Petrobras, no Município de Paulínia - SP.
As estações de medição (EMED) são utilizadas para medir energia e volume padrão do gás transferido entre trechos operados por empresas distintas.
O gás natural é medido em volume padrão e energia, a 20 ºC e 1 atm.
A EMED Paulínia-Jacutinga é composta basicamente por:
- Dois ramais (tramos) de medição com diâmetro nominal de 6 polegadas, com medidores ultrassônicos, com uma linha de interligação entre os mesmos provida de válvula de bloqueio e de retenção;
- Válvulas - com flanges cegos - de derivação para permitir a instalação futura de um 3º tramo de medição sem necessidade de interromper a operação;
- Tubulação de interligação a montante, com a tubulação da TBG, dentro da estação de medição existente do Gasoduto Bolívia-Brasil;
- Tubulação principal ("HEADER") de descarga, para interligação com o gasoduto Paulínia-Jacutinga, da PETROBRAS.
- Sistema de supervisão e controle local, interligado ao sistema supervisório da TBG.
A tomada de gás natural para a EMED Paulínia-Jacutinga se inicia na válvula existente de 12" na linha de entrada da EMED REPLAN, por meio de instalação de redução 12" x 8" e figura "8".
A pressão do gás é a mesma do gasoduto, ou seja, 100 kgf/cm2g (máxima). A vazão de gás é medida por medidores ultrassônicos e corrigida para as condições padrão de medição através de computadores de vazão, que recebem também os sinais da medição de pressão e de temperatura.
A estação está dimensionada para a capacidade de 1,2 MM
m3/dia (20ºC e 1 atm) com espera para expansão futura.
Tomada da EMED REPLAN
O gás a ser transferido pela EMED REPLAN é tomado de uma espera flangeada, existente, com válvula de 12" na linha de alimentação da EMED REPLAN por meio de conexão de redução e figura oito.
Sistema de Medição de Vazão
O sistema de medição de vazão é composto basicamente por dois ramais principais de medição de vazão, sendo um utilizado como reserva e também para aferir o medidor do tramo ativo - o que é feito periodicamente colocando-se os dois tramos em série por meio de manobra nas válvulas. Cada ramal tem capacidade de medição de 100% da vazão máxima prevista para a estação de medição.
Cada ramal é dotado de:
- um medidor ultrassônico montado após a válvula automática de bloqueio;
- uma válvula automática de controle de vazão e bloqueio;
- duas válvulas manuais de bloqueio tipo esfera para alinhamento do tramo;
- duas figuras oito;
- dois transmissores multivariáveis (MVS);
- dois RTD com poço termométrico;
- válvulas de dreno e respiro.
Há também uma linha entre os dois tramos com uma válvula manual tipo esfera e uma válvula de retenção, de modo a propiciar o alinhamento dos tramos em série.
Os dados de vazão, pressão e temperatura são coletados e registrados pelo Computador de Vazão que realiza a correção, do volume entregue, para as condições das bases contratuais (20ºC e 1 atm), utilizando a norma AGA-7. Para o cálculo de supercompressibilidade é utilizada a norma AGA-8.
Sistema de Supervisão e Controle e Interligação com Sistema Supervisório
A estação de medição possui sistema de supervisão e controle local constituído de um controlador lógico programável (CLP), o qual executa as seguintes funções:
a) recebe sinais de controle do SCADA através de sistema de comunicação satelital (VSAT) e os transmite às malhas ou elementos finais de controle;
b) coleta os sinais do campo (sensores, chaves, etc) e do sistema de energia elétrica (falta de energia, baixa carga das baterias) e transmite ao sistema SCADA através do sistema de comunicação satelital;
c) recebe sinais do Computador de Vazão e os transmite ao sistema SCADA através do sistema de comunicação satelital;
d) envia informações ao cliente, tais como: temperatura, pressão e vazão.
e) recebe informações do cliente, tais como: cromatografia, posição de válvulas,etc.
A EMED recebe de sistema de supervisão e controle remoto (SCADA) sinais de comando e a ele transmite sinais de estado e medição de variáveis.
A interligação com o SCADA é feita pelo CLP através de interligação ao sistema de comunicação satelital.
Utilidades - Energia elétrica
Os equipamentos da Estação de Medição são alimentados por um Sistema Ininterrupto de Alimentação Elétrica (UPS). Este sistema é alimentado a partir da tensão de 220 VAC disponível no abrigo da Estação de Entrega (EE REPLAN) / Estação de Medição (EMED REPLAN) existente, da TBG, na mesma área.
NORMAS
As principais normas a serem utilizadas neste ponto de entrega são:
- API Std1104 - Welding of Pipelines and Related Facilities;
- ASME/ANSI-B31.3 - Chemical Plants & Petroleum Refinery Piping;
- ASME/ANSI-B31.8 - Gas Transmission and Distribution Piping System;
- NBR-5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas;
- NBR-9518 - Equipamentos Elétricos para Atmosferas Explosivas;
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|
| |||
|
|
| |||
|
|
| |||
|
|
| |||
|
|
| |||
|
|
| |||
|
|
| |||
|
| Mai/2009 |