Despacho ANP nº 263 de 01/04/2008

Norma Federal - Publicado no DO em 02 abr 2008

Publica extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto de construção da Estação de Compressão localizada no Município de Prado, no Estado da Bahia, pela Transportadora Gasene S.A.

O SUPERINTENDENTE DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, SEUS DERIVADOS E GÁS NATURAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 206, de 9 de setembro de 2004, com base na Portaria ANP nº 170, de 26 de novembro de 1998, e tendo em vista o constante do Processo ANP nº 48610.002087/2008-63, considerando:

- as informações, os estudos e o projeto de construção da Estação de Compressão localizada no Município de Prado, no Estado da Bahia, integrante do Gasoduto Cacimbas-Catu (GASCAC), apresentados pela Transportadora Gasene S.A;

- a solicitação feita pela Transportadora Gasene S.A, através de Carta datada de 15 de fevereiro de 2008; resolve:

1. Publicar extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto de construção da Estação de Compressão localizada no Município de Prado, no Estado da Bahia, totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Gasene S.A, que faz parte do Anexo do presente despacho;

2. Indicar a "Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural" da ANP, com endereçamento à Avenida Rio Branco, 65 - 17º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20090-004, ou através do endereço eletrônico scm@anp.gov.br, para o encaminhamento, até 30 dias a partir da publicação, dos comentários e sugestões já referidos no caput do presente despacho;

3. Informar que a publicação do presente despacho não implica uma autorização prévia concedida pela ANP;

JOSÉ CESÁRIO CECCHI

ANEXO
DESCRIÇÃO SUCINTA DO EMPREENDIMENTO

O empreendimento consiste na construção da Estação de Compressão de Prado/BA, localizada no km 266 do Gasoduto Cacimbas-Catu (GASCAC), no Estado da Bahia, com a finalidade de comprimir e transferir o gás residual proveniente deste Gasoduto.

Basicamente, a Estação de Compressão de Prado/BA será constituída das seguintes instalações: Filtragem; Compressão; Resfriamento; Sistema de Gás Combustível; Sistema de Descarga de Emergência; Sistema de Compressão de Ar; Sistema de Drenagem Oleosa; Utilidades e Sistema de Proteção de Incêndio. A instalação do Sistema de Gás Combustível tem a finalidade de suprir gás combustível para as turbinas, para os motores dos geradores, para os queimadores dos aquecedores e para a purga do sistema de descarga de emergência, e é constituído de equipamentos de filtragem, aquecimento, regulagem e medição das variáveis usadas para calcular a vazão e o volume de gás consumido.

A Estação de Compressão de Prado/BA foi projetada para operar com vazão máxima de 20.000.000 m³/dia de gás natural e pressão de saída de 100 kgf/cm². Na tabela 01, a seguir, são apresentados os principais valores de processo desta instalação:

TABELA 01 - VALORES DE PROCESSO

Geral FLUIDO Condições de Entrada Condições de Saída 
GÁS NATURAL GÁS NATURAL 
ESTADO FÍSICO GÁS GÁS 
Vazão (mil m3/dia)* NORMAL 7.000 a 20.000 7.000 a 20.000 
MÁXIMO 20.000 20.000 
MÍNIMO 7.000 7.000 
Pressão (kgf/cm2) NORMAL 50 a 60 100 
MÁXIMO 85 100 
PROJETO 100 100 
Temp (ºC) OPERAÇÃO 20 a 30 45 
PROJETO 55 55 

* Condições de referência para vazão: 1 atm e 20º C.

ASPECTOS TÉCNICOS DO PROJETO

A Estação de Compressão de Prado/BA será provida de um módulo de filtragem para retenção das impurezas sólidas e partículas líquidas que estejam presentes no gás residual. Este sistema será constituído de dois ramais, sendo um reserva, onde cada ramal conterá um filtro com dois estágios. O sistema de filtragem terá um vaso atmosférico para coleta de condensado. O condensado será encaminhado para o sistema de drenagem oleosa da Estação.

O módulo de compressão desta Estação será constituído de 4 (quatro) turbo-compressores (sendo um reserva), acionados por turbinas a gás e operando em paralelo. O módulo será provido de 4 (quatro) resfriadores a ar instalados na descarga de cada turbo-compressor para resfriamento e controle da temperatura do gás residual comprimido. Os resfriadores serão acionados por motores elétricos.

A Estação de Compressão de Prado/BA será constituída de um Sistema de Gás Combustível para suprimento de gás residual para as turbinas a gás de acionamento dos turbo-compressores, para os motores dos geradores, para os queimadores dos aquecedores, para o gás de partida das turbinas a gás, e gás para purga do sistema de descarga de emergência. O Sistema de Gás Combustível será constituído de módulos de suprimento e filtragem de gás combustível, aquecimento, regulagem e limitação de pressão, e medição de vazão, que estão detalhados a seguir.

O suprimento de gás combustível para alimentação das turbinas à gás será proveniente do gás residual da sucção dos compressores após o sistema de filtragem. De modo a garantir a continuidade de fornecimento do gás, a alimentação dos motores dos geradores, do gás de purga do sistema de gás emergência e do gás combustível para os queimadores dos aquecedores será proveniente do Gasoduto Cacimbas-Catu. O sistema será constituído de 2 (dois) módulos de filtragem para retenção das impurezas sólidas e partículas líquidas que estejam presentes no gás residual. Cada sistema será constituído de dois ramais, sendo um reserva, onde cada ramal conterá um filtro com dois estágios. Um módulo filtrará o gás para alimentação das turbinas e o outro módulo filtrará o gás para a purga do sistema de descarga de emergência, para alimentação dos queimadores dos aquecedores e para os motores dos geradores.

O módulo de aquecimento, composto por dois ramais, será utilizado para aquecer o gás a fim de compensar a queda de temperatura provocada pela redução de pressão nas válvulas de redução de pressão e garantir a temperatura requerida para alimentação das turbinas a gás e dos motores dos geradores. O módulo de aquecimento será do tipo indireto por banho líquido (água no casco e gás nas serpentinas) e será provido de duas serpentinas: uma para aquecimento do gás das turbinas e para o gás de partida e outra para aquecimento do gás para os motores dos geradores. Os aquecedores utilizarão o próprio gás residual como combustível.

O Sistema de Gás Combustível da Estação de Compressão de Prado/BA será provido de 3 (três) módulos de regulagem e limitação de pressão: um para alimentação das turbinas a gás, outro para alimentação do gás de partida das turbinas e outro para alimentação alimentação dos motores dos geradores e do gás de purga do sistema de descarga de emergência. Os módulos de regulagem e limitação de pressão têm o objetivo de manter a pressão do gás residual dentro dos limites estabelecidos para operação normal das turbinas, para o gás de partida e para os motores dos geradores.

O módulo de regulagem e limitação para operação normal das turbinas possuirá 1 (uma) válvula reguladora para regular a pressão de entrega do gás e 1 (uma) válvula de bloqueio automática que garantirá que a pressão se mantenha dentro dos limites requeridos. O módulo de regulagem e limitação para o gás de partida das turbinas possuirá 2 (duas) válvulas reguladoras em paralelo para regular a pressão de entrega do gás e 2 (duas) válvulas de bloqueio automático que garantirão que a pressão se mantenha dentro dos limites requeridos. O módulo de regulagem e limitação para alimentação dos motores dos geradores e para o gás de purga possuirá 2 (duas) válvulas reguladoras em paralelo para regular a pressão de entrega do gás e 2 (duas) válvulas de bloqueio automático que garantirão que a pressão se mantenha dentro dos limites requeridos.

O Sistema de Gás Combustível da Estação de Compressão de Prado/BA será provido de medição de gás em cada consumidor: gás de partida das turbinas, gás para operação normal das turbinas, gás para alimentação dos motores dos geradores e gás de purga. Cada módulo de medição será provido de medição de vazão por meio de placa de orifício, com correção de pressão e temperatura realizada em computador de vazão.

A Estação de Compressão será provida de um Sistema de Descarga de Emergência constituído de uma chaminé para dispersão dos gases aliviados das válvulas de alívio, dos alívios operacionais, da exaustão do gás de partida das turbinas de expansão e das válvulas de descarga de emergência ("blow-down"). O Sistema de Descarga de Emergência será provido de facilidades para injeção de gás para purga, de modo a evitar a entrada de ar no sistema, e de um vaso coletor de condensados. O gás de purga será proveniente do Sistema de Gás Combustível.

A Estação de Compressão de Prado/BA será provida de um Sistema de Compressão de Ar para suprimento do gás de selagem dos compressores, dos atuadores das válvulas pneumáticas e de ar de serviço. O Sistema de Compressão de Ar será constituído de 3 (três) compressores de ar, sendo um reserva, um vaso separador, um vaso pulmão, 2 (duas) Secadoras de Ar, sendo uma reserva, e 5 (cinco) filtros de ar, sendo dois reservas.

A Estação de Compressão não será provida de sistema de tratamento de água oleosa. A drenagem oleosa e de água de chuva contaminada serão coletadas por caminhões e encaminhadas para uma Estação de Tratamento.

A Estação de Compressão será provida de utilidades de gás para instrumentos, água potável e industrial, e energia elétrica. Os atuadores das válvulas de bloqueio automático ("shut-down") e as válvulas de descarga de emergência ("blow-down") utilizarão gás residual proveniente do Gasoduto Cacimbas-Catu (após a descarga da Estação de Compressão).

A Estação de Compressão será provida de 2 (dois) geradores acionados por motores a gás, sendo um reserva, para fornecer toda a carga elétrica necessária à Estação de Compressão. A distribuição de energia elétrica será efetuada em 480 V a partir de um Centro de Distribuição de Cargas (CDC). A alimentação das cargas de menor potência será efetuada a partir de Centros de Controle de Motores (CCM). As cargas essenciais de automação (sistema de controle e monitoração, cargas de instrumentação e sistema de comunicação) e do sistema elétrico (disjuntores, relés de proteção, iluminação de emergência) serão alimentadas a partir de um Sistema de Alimentação Ininterrupta (UPS) em 120 Vac. Demais cargas auxiliares, tais como iluminação normal e resistores de aquecimento, serão supridas a partir de transformadores secos, trifásicos, tensão 480-220/127 V. A Estação de Compressão será protegida contra descargas atmosféricas com a instalação de malha de aterramento e pára-raios.

A Estação de Compressão será provida de um Sistema de Proteção de Incêndio constituído de detectores de fogo e gás e detectores de fumaça, extintores portáteis e fixos de água e CO2 e sistema de alarme de emergência. Cada compressor possuirá também detectores independentes.

A Estação de Compressão será dotada de um Sistema de Supervisão e Controle (SCADA) para a sua operação centralizada. Os equipamentos e as instalações da Estação de Compressão poderão ser operados a partir das Consoles de Operação da própria Estação de Compressão ou remotamente a partir do Centro Nacional de Controle Operacional - CNCO da TRANSPETRO.

O controle da pressão de descarga da Estação será por meio do controle da velocidade dos compressores, com intertravamento de segurança desligando os compressores e isolando a Estação em caso de pressão alta.

Visando manter a operação da Estação de Compressão na eventual falta de comunicação com o SCADA ou na falha do CLP, as seguintes malhas de controle são independentes e operam utilizando gás residual:

1. Controle de processo:

- Pressão do gás na entrada e na saída da Estação de Compressão, com controle da velocidade dos turbo-compressores.

2. Segurança e continuidade operacional:

- Bloqueio da vazão de gás e parada dos turbo-compressores, em caso de pressão muito alta na saída de gás da Estação de Compressão, pressão baixa de ar de instrumentos ou falha no sistema de energia elétrica; e

- Bloqueio da vazão de gás, parada dos turbo-compressores e despressurização, em caso de detecção de fogo ou gás na Estação de Compressão.

NORMAS

As principais normas utilizadas no projeto desta Estação de Compressão são:

Projeto - ABNT NBR-12712 / ASME B 31.8

Tubos - API 5L

Compressor - API 618

Turbina - API 616

Elétricas - IEC

Flanges - ASME B 16.5 e MSS SP-44

Medição - AGA-9

Válvulas - API 6D

Conexões - MSS SP-75

ASME - Seções VIII e IX

MEIO AMBIENTE

Este projeto está em processo de licenciamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atividade Previsão Início Previsão Fim 
Projeto Básico Dez/2006 Jun/2007 
Suprimento de Materiais Mai/2007 Dez/2008 
Construção e Montagem Mai/2008 Jun/2009 
Completação Mecânica Mai/2009 Mai/2009 
Pré Operação/Partida Jun/2009 Ago/2009