Despacho ANP nº 197 de 29/01/2009

Norma Federal - Publicado no DO em 30 jan 2009

Publica extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto de construção da Estação de Compressão de gás natural de Taubaté da Transportadora Associada de Gás S/A., localizada no município de Taubaté/SP.

O SUPERINTENDENTE DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, SEUS DERIVADOS E GÁS NATURAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 206, de 9 de setembro de 2004, com base na Portaria ANP nº 170, de 26 de novembro de 1998, e tendo em vista o constante do Processo ANP nº 48610.013386/2008-23

Considerando:

- as informações, os estudos e o projeto referentes à construção da Estação de Compressão de gás natural de Taubaté da Transportadora Associada de Gás S/A. - TAG, localizada no município de Taubaté/SP, apresentados pela empresa Transportadora Associada de Gás S/A. - TAG;

- a solicitação feita pela Transportadora Associada de Gás S/A. - TAG por meio da Carta datada de 3 de outubro de 2008;

Resolve:

1. Publicar extrato (sumário) do memorial descritivo do projeto de construção da Estação de Compressão de gás natural de Taubaté da Transportadora Associada de Gás S/A., localizada no Município de Taubaté/SP, totalmente baseado nas informações, nos estudos e no projeto apresentados pela Transportadora Associada de Gás S/A. - TAG;

2. Indicar a "Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural" da ANP, com endereçamento à Avenida Rio Branco, 65 - 17º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20090-004, ou através do endereço eletrônico scm@anp.gov.br, para o encaminhamento, até 30 dias a partir da publicação, dos comentários e sugestões já referidos no caput do presente despacho;

3. Informar que a publicação do presente despacho não implica uma autorização prévia concedida pela ANP.

JOSÉ CESÁRIO CECCHI

ANEXO

Descrição Sucinta do Empreendimento

O Empreendimento consiste na implantação da Estação de Compressão de Taubaté, localizado no final do gasoduto Caraguatatuba - Taubaté (GASTAU) no Município de Taubaté/SP, que tem a finalidade de comprimir e transferir o gás residual proveniente dos gasodutos Campinas - Rio e GASTAU. A Estação consiste, também, na instalação de um Sistema de Gás Combustível que tem a finalidade de suprir gás combustível para as turbinas, motores dos geradores, queimadores dos aquecedores e para purga do sistema de descarga de emergência.

Aspectos técnicos do projeto

A Estação de Compressão foi projetada para operar nas condições de processo descritas na tabela 01.

TABELA 01- VALORES DE PROCESSO

 Condições de Entrada Condições de Saída 
Geral FLUIDO GÁS RESIDUAL GÁS RESIDUAL 
ESTADO FÍSICO GÁS GÁS 
Vazão (m3/dia)* NORMAL 7.500.000 a 20.000.000 7.500.000 a 20.000.000 
MÁXIMO 20.000.000 20.000.000 
MÍNIMO 7.500.000 7.500.000 
Pressão (kgf/cm2)** NORMAL 70 a 100 100 
MÁXIMO 100 100 
PROJETO 100 100 
Temperatura (ºC) OPERAÇÃO 20 a 30 50 
PROJETO 55 55 

* Condições de referencia para vazão: 1 ATM e 20ºC

** Pressão manométrica

Basicamente, a estação de compressão será constituída das seguintes instalações:

- Filtragem;

- Compressão;

- Resfriamento;

- Sistema de Gás Combustível;

- Sistema de Descarga de Emergência;

- Sistema de Ar Comprimido;

- Sistema de Drenagem Oleosa;

- Utilidades;

- Sistema de Combate a Incêndio.

A Estação de Compressão será provida de um módulo de filtragem para retenção das impurezas sólidas e partículas líquidas que estejam presentes no gás residual. Este sistema será constituído de dois ramais, sendo um reserva, onde cada ramal conterá um filtro com dois estágios. O sistema de filtragem terá um vaso atmosférico para coleta de condensado, que será encaminhado para o sistema de drenagem oleosa da Estação.

O módulo de compressão será constituído de 4 (quatro) turbo-compressores (sendo um reserva), acionados por turbinas a gás e operando em paralelo. O módulo será provido de 4 (quatro) resfriadores a ar instalados na descarga de cada turbo-compressor para resfriamento e controle da temperatura do gás residual comprimido. Os resfriadores serão acionados por motores elétricos.

A Estação de Compressão será constituída de um sistema de gás combustível para suprimento de gás residual para as turbinas a gás de acionamento dos turbo-compressores, motores dos geradores, queimadores dos aquecedores, partida das turbinas a gás e purga do sistema de descarga de emergência. Este sistema será constituído dos módulos de suprimento e filtragem, aquecimento, regulagem e limitação de pressão e sistema de medição de vazão.

O sistema de suprimento e filtragem do gás natural será constituído de 2 (dois) módulos de filtragem para retenção das impurezas sólidas e partículas líquidas que estejam presentes no gás residual. Cada sistema será constituído de dois ramais, sendo um reserva, onde cada ramal conterá um filtro com dois estágios. Um módulo filtrará o gás para alimentação das turbinas e o outro módulo filtrará o gás para purga do sistema de descarga de emergência, para alimentação dos queimadores dos aquecedores e para os motores dos geradores.

O módulo de aquecimento, composto por dois ramais, será utilizado para aquecer o gás a fim de compensar a queda de temperatura provocada pela redução de pressão nas válvulas de redução de pressão e garantir a temperatura requerida para alimentação das turbinas a gás e dos motores dos geradores. O módulo será do tipo indireto por banho líquido (água no casco e gás nas serpentinas) e será provido de duas serpentinas: uma para aquecimento do gás das turbinas e para o gás de partida e outra para aquecimento do gás para os motores dos geradores. Os aquecedores utilizarão o próprio gás residual como combustível.

O Sistema de Gás Combustível da Estação será provido de 3 (três) módulos de regulagem e limitação de pressão: um para alimentação das turbinas a gás, outro para alimentação do gás de partida das turbinas e outro para alimentação dos motores dos geradores e do gás de purga do sistema de descarga de emergência. O módulo para operação normal das turbinas possuirá 1 (uma) válvula reguladora para regular a pressão de entrega do gás e 1 (uma) válvula de bloqueio automática que garantirá que a pressão se mantenha dentro dos limites requeridos. O módulo para o gás de partida das turbinas possuirá 2 (duas) válvulas reguladoras em paralelo para regular a pressão de entrega do gás e 2 (duas) válvulas de bloqueio automático que garantirá que a pressão se mantenha dentro dos limites requeridos. O módulo para alimentação dos motores dos geradores e para o gás de purga possuirá 2 (duas) válvulas reguladoras em paralelo para regular a pressão de entrega do gás e 2 (duas) válvulas de bloqueio automático que garantirá que a pressão se mantenha dentro dos limites requeridos.

O Sistema de Gás Combustível da Estação de Compressão será provido de medição de gás em cada consumidor: gás de partida das turbinas, gás para operação normal das turbinas, gás para alimentação dos motores dos geradores e gás de purga. Cada módulo de medição será provido de medição de vazão por meio de placa de orifício, com correção de pressão e temperatura realizada em computador de vazão.

A Estação de Compressão será provida de um Sistema de Descarga de Emergência constituído de uma chaminé para dispersão dos gases aliviados das válvulas de alívio, dos alívios operacionais, da exaustão do gás de partida das turbinas de expansão e das válvulas de descarga de emergência (blow-down).

A Estação de Compressão será provida de um Sistema de Ar Comprimido para suprimento do gás de selagem dos compressores, dos atuadores das válvulas pneumáticas e ar de serviço, o qual será constituído de 3 (três) compressores de ar, sendo um reserva, um vaso separador, um vaso pulmão, 2 (duas) Secadoras de Ar, sendo uma reserva, e 5 (cinco) filtros de ar, sendo dois reserva.

A Estação de Compressão não será provida de sistema de tratamento de água oleosa. A drenagem oleosa e de água de chuva contaminada serão coletadas por caminhões e encaminhadas para uma Estação de Tratamento.

Os atuadores das válvulas de bloqueio automático (SDVs) e as válvulas de descarga de emergência (blow-down) utilizarão gás residual proveniente dos gasodutos Campinas - Rio e GASTAU.

A água industrial será coletada em poços e a água potável será fornecida em galões.

A Estação de Compressão será provida de 2 (dois) geradores acionados por motores a gás, sendo um reserva, para fornecer toda a carga elétrica necessária à Estação. A distribuição de energia elétrica será efetuada em 480 V a partir de um Centro de Distribuição de Cargas (CDC). A alimentação das cargas de menor potência será efetuada a partir de Centros de Controle de Motores (CCM). As cargas essenciais de automação (sistema de controle e monitoração, cargas de instrumentação e sistema de comunicação) e do sistema elétrico (disjuntores, relés de proteção, iluminação de emergência) serão alimentadas a partir de um Sistema de Alimentação Ininterrupta (UPS) em 120 VCA. As demais cargas auxiliares, tais como iluminação normal e resistores de aquecimento, serão supridas a partir de transformadores secos, trifásicos, tensão 480-220/127 V.

A Estação de Compressão será protegida contra descargas atmosféricas com a instalação de malha de aterramento e pára-raios.

A Estação será provida de um Sistema de Proteção de Incêndio constituído de detectores de fogo e gás e detectores de fumaça, extintores portáteis e fixos de água e CO2 e sistema de alarme de emergência.

A Estação de Compressão será dotada de um Sistema de Supervisão e Controle (SCADA) para a sua operação centralizada. Os equipamentos e as instalações da Estação poderão ser operados a partir das Consoles de Operação da própria Estação de Compressão ou remotamente a partir do Centro Nacional de Controle Operacional - CNCO da TRANSPETRO. O controle da pressão de descarga da Estação será por meio do controle da velocidade dos compressores, com intertravamento de segurança desligando os compressores e isolando a Estação em caso de pressão alta. A manutenção da operação da Estação, na eventual falta de comunicação com o SCADA ou na falha do CLP, requer que as seguintes malhas de controle sejam independentes e utilizem gás residual: (i) Controle de processo: (a) pressão do gás na entrada e na saída da Estação de Compressão, com controle da velocidade dos turbo-compressores, e (ii) Segurança e continuidade operacional: (a) bloqueio da vazão de gás e parada dos turbo-compressores, em caso de pressão muito alta na saída de gás da Estação de Compressão, pressão baixa de ar de instrumentos ou falha no sistema de energia elétrica, e (b) Bloqueio da vazão de gás, parada dos turbo-compressores e despressurização, em caso de detecção de fogo ou gás na Estação de Compressão.

Normas

As principais normas a serem utilizadas neste Ponto de Entrega são:

- Projeto - ASME B 31.8/ABNT NBR-12712

- Tubos - API 5L

- Instalações elétricas - IEC

- Flanges - ASME B 16.5/MSS SP-44

- Medição - AGA 3, 8 e 9

- Válvulas - API 6D

- Conexões - ASME B16.9/MSS SP-75

- Compressores - API 618

- Turbinas - API 616

Meio Ambiente

Este projeto ainda se encontra em processo de obtenção da Licença de Instalação (LI) do órgão ambiental competente.

Cronograma de execução

Atividade Previsão Início Previsão Fim 
Projeto Básico 04/2006 07/2008 
Licenciamento Ambiental 08/2007 02/2010 
Contratações 07/2005 07/2008 
Gerenciamento/Fiscalização 06/2005 03/2010 
Suprimentos 05/2007 06/2009 
Construção e Montagem 03/2009 01/2010 
Comissionamento/Testes/Pré-operação 01/2010 03/2010 
Partida 03/2010