Despacho ANP nº 1.304 de 08/12/2006
Norma Federal - Publicado no DO em 11 dez 2006
Publica um sumário do memorial do projeto pretendido, integralmente baseado nas informações e no projeto apresentados pela empresa Terminal Químico de Aratu S/A. - TEQUIMAR.
O SUPERINTENDENTE DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, SEUS DERIVADOS E GÁS NATURAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 206, de 9 de setembro de 2004, em cumprimento ao art. 5º da Portaria ANP nº 170, de 26 de novembro de 1998, tendo em vista o constante do Processo ANP nº 48610.009398/2006-91 e considerando:
- As informações e o projeto apresentados pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR a ANP, referentes à ampliação das instalações de tancagem e armazenamento e dos sistemas de recebimento e expedição do Terminal Intermodal de Santos - TIS, Porto de SANTOS, Bairro Alemoa, no município de Santos, estado de São Paulo; e
- A solicitação feita pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR a ANP, por intermédio de correspondência GER UC E Nº 31/2006, datada de 3 de outubro de 2006, para a obtenção de Autorização de Construção da ampliação do referido terminal, resolve:
1. Publicar um sumário do memorial do projeto pretendido, integralmente baseado nas informações e no projeto apresentados pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR (Anexo do presente despacho);
2. Indicar a "Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural" da ANP, com endereçamento à Av. Rio Branco, 65, 17º andar, Edifício Visconde de Itaboraí, Centro, 20.090-004, Rio de Janeiro - RJ ou através do endereço eletrônico scm@anp.gov.br, para o encaminhamento, até 30 dias a partir da publicação, de comentários e sugestões; e
3. Informar que a documentação apresentada pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR continua em processo de análise pela ANP e que a publicação do presente despacho não implica autorização prévia concedida pela ANP.
ANEXOSUMÁRIO DO PROJETO
Consta do Processo Administrativo nº 48610.009398/2006-91 da TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR, a solicitação da Autorização de Construção da ampliação do terminal aquaviário, localizado à Av. Eng. Augusto Barata, s/nº, Alemoa, Santos - SP, CEP 11.095-650, acompanhada dos documentos necessários para o atendimento das Portarias ANP nº 170, de 26.11.1998 e ANP nº 110, de 19.07.2002.
O Terminal de Intermodal de Santos - TIS destina-se ao armazenamento e movimentação de produtos das classes I a III e álcool combustível.
2. DETALHES DO EMPREENDIMENTO
2.1 GENERALIDADES
A ampliação da tancagem de álcool, com a construção de 7 novos tanques, aumentará a capacidade de armazenamento em 40 mil m3, passando o volume disponível de estocagem para 80 mil m3 após o término das obras.
O novo parque de combustíveis incluirá o acréscimo das instalações de recebimento do produto por caminhões e a conexão dos tanques ao sistema de expedição para navios (interligação com as motobombas de exportação B-2677 e B-2778) e a implantação de uma nova linha de interligação entre o parque de tanques de álcool e o CETRAN, com duas novas motobombas especificamente dimensionadas para essa função.
A ampliação está prevista para as áreas atualmente existentes entre os atuais parques de tanques Combustíveis - I e II, recebendo a designação de parques de combustíveis - III e IV respectivamente, onde serão construídas quatro novas plataformas de descarga para caminhões tipo bi-trem, a serem denominadas numericamente de XII, XIII, XIV e XV.
Os estudos que levaram a definição do volume individual de cada um dos novos tanques consideraram as projeções relativas à produção e exportação dos vários tipos de álcoois via Porto de Santos nos próximos anos, e, ainda, os dados estatísticos das exportações do período 1995-2005, as normas técnicas para implantação, os requisitos básicos para o licenciamento das instalações junto ao Corpo de Bombeiros, CETESB e ANP, e as movimentações previstas de produtos.
2.2 ESCOPO DA AMPLIAÇÃO
A ampliação da tancagem será constituída basicamente pelos sistemas:
2.2.1 Movimentação - Recebimento de álcool a partir de quatro novas plataformas com quatro motobombas para descarregamento de caminhões tipo bi-trem;
- Recebimento de caminhões via plataforma IX utilizando as motobombas e espaços existentes, em particular para dois novos tanques de capacidade de 3 mil m3;
- Expedição para navios via interligação dos novos tanques às linhas com DN 14", sucção das motobombas de exportação nas casas de bombas I e II;
- Interligação da tancagem de álcool com o CETRAN, com a instalação de duas novas motobombas para 300m3/h cada uma e a construção de uma nova linha de diâmetro nominal de 10 polegadas (10" HC - 4207 - C1F), a ser montada sobre os pipe-racks metálicos já existentes;
- Ampliação da tubulação do Sistema de Combate e Incêndios.
A ampliação do sistema incluirá a nova tancagem da ampliação e as novas plataformas de descarga de caminhões, XII à XV.
A nova tubulação estará localizada dentro das bacias de conteção de combustível.
2.2.2 Tanques Os tanques serão construídos conforme norma API-650 Std e dispostos dentro das bacias de contenção conforme NBR-17505.
Os tanques receberão selo flutuante interno e serão dotados de sistema de injeção de nitrogênio gasoso no espaço interno acima do selo por conexão no teto.
A distribuição da tancagem, no total de 7 (sete) tanques, será na forma:
- Quatro tanques com capacidade operacional individual de 6000m3.
- Dois tanques com capacidade operacional individual de 3000m3.
- Um tanque com capacidade operacional de 10000m3.
A tabela abaixo apresenta as características principais dos tanques.
Nº do Tanque | Diâmetro (m) | Altura (m) | Cap. Unit (m3) |
2642 | 14,150 | 19,10 | 3.000,00 |
2643 | 14,150 | 19,10 | 3.000,00 |
2644 | 27,000 | 17,50 | 10.000,00 |
2645 | 19,950 | 19,20 | 6.000,00 |
2646 | 19,950 | 19,20 | 6.000,00 |
2647 | 19,950 | 19,20 | 6.000,00 |
2648 | 19,950 | 19,20 | 6.000,00 |
TOTAL | 40.000,00 |
2.3. OBRAS CIVIS
Serão estaqueadas as fundações dos seguintes elementos estruturais: bases dos tanques, pisos e muros das bacias de contenção, bases de equipamentos, nova plataforma para caminhões bi-trem e casa de bombas e bases dos postes de iluminação. Os serviços de fundação deverão atender os requisitos da NBR 6122.
As bacias de contenção, onde serão instalados os tanques do parque de combustíveis III e IV, terão os pisos, muros e bases dos suportes de tubulação totalmente estaqueados.
Os pisos das bacias de contenção, muros, bases de suportes de tubulação, bases dos tanques, bases de equipamentos, assim como vertedouro e as canaletas de drenagem, casa de bombas e diques sob os canhões lançadores e recebedores de pig, serão construídos em concreto armado. Para as estruturas de concreto deverão ser atendidos os requisitos de NBR 6118.
2.4. PROCESSO
O escopo da disciplina no projeto de detalhamento da ampliação da tancagem define as novas interligações entre tubulações e equipamentos. Incluem-se neste item os cálculos de escoamento visando a seleção das novas motobombas da interligação da tancagem ao CETRAN.
As motobombas das novas plataformas foram calculadas e estão com as folhas de dados já emitidas. Será realizada revisão nos cálculos e emissão da correspondente atualização considerando alterações de posicionamento das bases dos equipamentos em estudo pela engenharia civil.
O projeto conceitual da ampliação do sistema de combate a incêndio já obteve a aprovação do Corpo de Bombeiros.
A vazão de descarregamento de caminhões bi-trem nas novas plataformas XII à XV está prevista para 120m3/h, devendo-se utilizar motobombas de modelos semelhantes as atuais existentes instaladas nas plataformas de carregamento do terminal, racionalizando os itens de peças de reposição em estoque, apenas ajustando a altura manométrica total (AMT) operacional dos equipamentos de acordo com as necessidades do novo sistema.
As motobombas da interligação ao CETRAN irão operar com vazões de 300m3/h. Elas serão instaladas em duas novas casas de bombas (CB-1A e CB-2A) ao lado das atuais CB-1 e CB-2, passando a atender separadamente aos parques de Combustíveis I - III e II - IV respectivamente. A tubulação de interligação DN 10" será lançada sobre os pipe-racks existentes.
2.5. OBRAS MECÂNICAS
O volume de trabalhos estará concentrado na fabricação e montagem de sete tanques de armazenamento, com teto em domo - tipo umbrela, autoportante.
Os tanques serão do tipo cilíndrico vertical sendo projetados conforme código normativo API-650 STD. O material de fabricação será aço carbono (tipicamente ASTM A-36 e/ou A-283 gr.C).
Os tanques irão ser dotados de selo flutuante interno para redução de eventuais emanações de vapor de álcool para a atmosfera, e com injeção de nitrogênio gasoso pelos tetos para inertização da fase vapor.
Os recursos operacionais e de controle a serem instalados nos tanques, nas operações de recebimento e expedição, tais como controle de nível, temperatura e inspeção serão tipicamente os modelos implantados nos tanques existentes e em operação (TQs 2628 à 2633).
O parque de tanques será construído segundo a atual versão da norma Brasileira NBR 17505 obedecendo igualmente as legislações vigentes da ANP e da CETESB.
Ainda dentro das chamadas obras mecânicas ter-se-á o reposicionamento do atual vaso de LGE. Pois atualmente o vaso de LGE esta instalado na bacia de combustível III (a instalar), sendo então necessário sua relocação de 3 metros, para permitir a construção da bacia de contenção dos novos tanques.
2.6. OBRAS MONTAGEM DE TUBULAÇÕES
Os novos tanques terão arranjo de tubulações e independentes dos tanques já existentes, possibilitando a segregação de produtos de diferentes especificações.
As tubulações serão do tipo pigáveis, i.é, possuirão canhões de recebimento e lançamento de pigs conectados com linhas de injeção de nitrogênio, válvulas pigáveis, TÊs das derivações laterais de fluxo gradeados, raios de curvatura 3D e demais características necessárias ao bom desenvolvimento das operações de pigging.
As tubulações estarão apoiadas sobre dormentes com inserts nas tubovias próximas aos pisos ou sobre vigas metálicas em pipe-racks quando em nível de travessias de ruas e/ou áreas já construídas.
Os suportes de tubulação serão típicos e projetados em aço estrutural ASTM A-36 para apoio simples, apoio com guia e ou ancoragem, funções que serão definidas no projeto executivo.
2.7. OBRAS MONTAGEM ELÉTRICA E DE INSTRUMENTAÇÃO
As obras serão compostas das instalações de alimentação de energia elétrica para equipamentos, comando e sinais de controle, acréscimo de equipamentos (transformadores, disjuntores, painéis, iluminação, etc.) na subestação e CCM na casa de controle operações.
Haverá acréscimo de hardware no sistema Fieldbus, instalação dos equipamentos, eletrodutos, cablagem, instrumentos, chaves, sistema de aterramento, SPDA, entre outros, obedecendo-se as normas da ABNT.
Todas as instalações de armazenamento, movimentação, recepção, expedição, serão dotadas de sistemas de aterramento elétrico, e de proteção contra descargas atmosféricas, atendendo a legislação brasileira vigente nesta data MTB nº 3.214, NR-10 e ABNT NBR 17505.
3. MEIO AMBIENTE
O TIS já se encontra em operação, possuindo Licença de Operação concedida pela CETESB e Autorização de Operação da ANP. Quanto às obras de ampliação, a empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR informou que o processo de licenciamento ambiental está em andamento. Entretanto, a apresentação pela empresa de cópia autenticada de Licença de Instalação à ANP é requisito para a concessão da Autorização de Construção da ampliação do Terminal.
4. CRONOGRAMA
Consta no processo o cronograma físico-financeiro, indicando que a implantação do Terminal terá duração total de 14 meses, iniciando-se em setembro de 2006 pelas atividades relativas a projetos, e inclui os serviços: projeto civil, mecânico, tubulações, elétrico e instrumentação, compra de materiais e equipamentos, projeto, fabricação e montagem dos tanques, construção civil, montagem eletromecânica e sistema de combate a incêndio, fabricação e montagem de estruturas metálicas, obras e serviços complementares, testes de pré-operação e arqueação.
PAULO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA