Despacho ANP nº 1.304 de 08/12/2006

Norma Federal - Publicado no DO em 11 dez 2006

Publica um sumário do memorial do projeto pretendido, integralmente baseado nas informações e no projeto apresentados pela empresa Terminal Químico de Aratu S/A. - TEQUIMAR.

O SUPERINTENDENTE DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, SEUS DERIVADOS E GÁS NATURAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 206, de 9 de setembro de 2004, em cumprimento ao art. 5º da Portaria ANP nº 170, de 26 de novembro de 1998, tendo em vista o constante do Processo ANP nº 48610.009398/2006-91 e considerando:

- As informações e o projeto apresentados pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR a ANP, referentes à ampliação das instalações de tancagem e armazenamento e dos sistemas de recebimento e expedição do Terminal Intermodal de Santos - TIS, Porto de SANTOS, Bairro Alemoa, no município de Santos, estado de São Paulo; e

- A solicitação feita pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR a ANP, por intermédio de correspondência GER UC E Nº 31/2006, datada de 3 de outubro de 2006, para a obtenção de Autorização de Construção da ampliação do referido terminal, resolve:

1. Publicar um sumário do memorial do projeto pretendido, integralmente baseado nas informações e no projeto apresentados pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR (Anexo do presente despacho);

2. Indicar a "Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural" da ANP, com endereçamento à Av. Rio Branco, 65, 17º andar, Edifício Visconde de Itaboraí, Centro, 20.090-004, Rio de Janeiro - RJ ou através do endereço eletrônico scm@anp.gov.br, para o encaminhamento, até 30 dias a partir da publicação, de comentários e sugestões; e

3. Informar que a documentação apresentada pela empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR continua em processo de análise pela ANP e que a publicação do presente despacho não implica autorização prévia concedida pela ANP.

ANEXO
SUMÁRIO DO PROJETO

Consta do Processo Administrativo nº 48610.009398/2006-91 da TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR, a solicitação da Autorização de Construção da ampliação do terminal aquaviário, localizado à Av. Eng. Augusto Barata, s/nº, Alemoa, Santos - SP, CEP 11.095-650, acompanhada dos documentos necessários para o atendimento das Portarias ANP nº 170, de 26.11.1998 e ANP nº 110, de 19.07.2002.

O Terminal de Intermodal de Santos - TIS destina-se ao armazenamento e movimentação de produtos das classes I a III e álcool combustível.

2. DETALHES DO EMPREENDIMENTO

2.1 GENERALIDADES

A ampliação da tancagem de álcool, com a construção de 7 novos tanques, aumentará a capacidade de armazenamento em 40 mil m3, passando o volume disponível de estocagem para 80 mil m3 após o término das obras.

O novo parque de combustíveis incluirá o acréscimo das instalações de recebimento do produto por caminhões e a conexão dos tanques ao sistema de expedição para navios (interligação com as motobombas de exportação B-2677 e B-2778) e a implantação de uma nova linha de interligação entre o parque de tanques de álcool e o CETRAN, com duas novas motobombas especificamente dimensionadas para essa função.

A ampliação está prevista para as áreas atualmente existentes entre os atuais parques de tanques Combustíveis - I e II, recebendo a designação de parques de combustíveis - III e IV respectivamente, onde serão construídas quatro novas plataformas de descarga para caminhões tipo bi-trem, a serem denominadas numericamente de XII, XIII, XIV e XV.

Os estudos que levaram a definição do volume individual de cada um dos novos tanques consideraram as projeções relativas à produção e exportação dos vários tipos de álcoois via Porto de Santos nos próximos anos, e, ainda, os dados estatísticos das exportações do período 1995-2005, as normas técnicas para implantação, os requisitos básicos para o licenciamento das instalações junto ao Corpo de Bombeiros, CETESB e ANP, e as movimentações previstas de produtos.

2.2 ESCOPO DA AMPLIAÇÃO

A ampliação da tancagem será constituída basicamente pelos sistemas:

2.2.1 Movimentação - Recebimento de álcool a partir de quatro novas plataformas com quatro motobombas para descarregamento de caminhões tipo bi-trem;

- Recebimento de caminhões via plataforma IX utilizando as motobombas e espaços existentes, em particular para dois novos tanques de capacidade de 3 mil m3;

- Expedição para navios via interligação dos novos tanques às linhas com DN 14", sucção das motobombas de exportação nas casas de bombas I e II;

- Interligação da tancagem de álcool com o CETRAN, com a instalação de duas novas motobombas para 300m3/h cada uma e a construção de uma nova linha de diâmetro nominal de 10 polegadas (10" HC - 4207 - C1F), a ser montada sobre os pipe-racks metálicos já existentes;

- Ampliação da tubulação do Sistema de Combate e Incêndios.

A ampliação do sistema incluirá a nova tancagem da ampliação e as novas plataformas de descarga de caminhões, XII à XV.

A nova tubulação estará localizada dentro das bacias de conteção de combustível.

2.2.2 Tanques Os tanques serão construídos conforme norma API-650 Std e dispostos dentro das bacias de contenção conforme NBR-17505.

Os tanques receberão selo flutuante interno e serão dotados de sistema de injeção de nitrogênio gasoso no espaço interno acima do selo por conexão no teto.

A distribuição da tancagem, no total de 7 (sete) tanques, será na forma:

- Quatro tanques com capacidade operacional individual de 6000m3.

- Dois tanques com capacidade operacional individual de 3000m3.

- Um tanque com capacidade operacional de 10000m3.

A tabela abaixo apresenta as características principais dos tanques.

Nº do Tanque Diâmetro (m) Altura (m) Cap. Unit (m3) 
2642 14,150 19,10 3.000,00 
2643 14,150 19,10 3.000,00 
2644 27,000 17,50 10.000,00 
2645 19,950 19,20 6.000,00 
2646 19,950 19,20 6.000,00 
2647 19,950 19,20 6.000,00 
2648 19,950 19,20 6.000,00 
TOTAL   40.000,00 

2.3. OBRAS CIVIS

Serão estaqueadas as fundações dos seguintes elementos estruturais: bases dos tanques, pisos e muros das bacias de contenção, bases de equipamentos, nova plataforma para caminhões bi-trem e casa de bombas e bases dos postes de iluminação. Os serviços de fundação deverão atender os requisitos da NBR 6122.

As bacias de contenção, onde serão instalados os tanques do parque de combustíveis III e IV, terão os pisos, muros e bases dos suportes de tubulação totalmente estaqueados.

Os pisos das bacias de contenção, muros, bases de suportes de tubulação, bases dos tanques, bases de equipamentos, assim como vertedouro e as canaletas de drenagem, casa de bombas e diques sob os canhões lançadores e recebedores de pig, serão construídos em concreto armado. Para as estruturas de concreto deverão ser atendidos os requisitos de NBR 6118.

2.4. PROCESSO

O escopo da disciplina no projeto de detalhamento da ampliação da tancagem define as novas interligações entre tubulações e equipamentos. Incluem-se neste item os cálculos de escoamento visando a seleção das novas motobombas da interligação da tancagem ao CETRAN.

As motobombas das novas plataformas foram calculadas e estão com as folhas de dados já emitidas. Será realizada revisão nos cálculos e emissão da correspondente atualização considerando alterações de posicionamento das bases dos equipamentos em estudo pela engenharia civil.

O projeto conceitual da ampliação do sistema de combate a incêndio já obteve a aprovação do Corpo de Bombeiros.

A vazão de descarregamento de caminhões bi-trem nas novas plataformas XII à XV está prevista para 120m3/h, devendo-se utilizar motobombas de modelos semelhantes as atuais existentes instaladas nas plataformas de carregamento do terminal, racionalizando os itens de peças de reposição em estoque, apenas ajustando a altura manométrica total (AMT) operacional dos equipamentos de acordo com as necessidades do novo sistema.

As motobombas da interligação ao CETRAN irão operar com vazões de 300m3/h. Elas serão instaladas em duas novas casas de bombas (CB-1A e CB-2A) ao lado das atuais CB-1 e CB-2, passando a atender separadamente aos parques de Combustíveis I - III e II - IV respectivamente. A tubulação de interligação DN 10" será lançada sobre os pipe-racks existentes.

2.5. OBRAS MECÂNICAS

O volume de trabalhos estará concentrado na fabricação e montagem de sete tanques de armazenamento, com teto em domo - tipo umbrela, autoportante.

Os tanques serão do tipo cilíndrico vertical sendo projetados conforme código normativo API-650 STD. O material de fabricação será aço carbono (tipicamente ASTM A-36 e/ou A-283 gr.C).

Os tanques irão ser dotados de selo flutuante interno para redução de eventuais emanações de vapor de álcool para a atmosfera, e com injeção de nitrogênio gasoso pelos tetos para inertização da fase vapor.

Os recursos operacionais e de controle a serem instalados nos tanques, nas operações de recebimento e expedição, tais como controle de nível, temperatura e inspeção serão tipicamente os modelos implantados nos tanques existentes e em operação (TQs 2628 à 2633).

O parque de tanques será construído segundo a atual versão da norma Brasileira NBR 17505 obedecendo igualmente as legislações vigentes da ANP e da CETESB.

Ainda dentro das chamadas obras mecânicas ter-se-á o reposicionamento do atual vaso de LGE. Pois atualmente o vaso de LGE esta instalado na bacia de combustível III (a instalar), sendo então necessário sua relocação de 3 metros, para permitir a construção da bacia de contenção dos novos tanques.

2.6. OBRAS MONTAGEM DE TUBULAÇÕES

Os novos tanques terão arranjo de tubulações e independentes dos tanques já existentes, possibilitando a segregação de produtos de diferentes especificações.

As tubulações serão do tipo pigáveis, i.é, possuirão canhões de recebimento e lançamento de pigs conectados com linhas de injeção de nitrogênio, válvulas pigáveis, TÊs das derivações laterais de fluxo gradeados, raios de curvatura 3D e demais características necessárias ao bom desenvolvimento das operações de pigging.

As tubulações estarão apoiadas sobre dormentes com inserts nas tubovias próximas aos pisos ou sobre vigas metálicas em pipe-racks quando em nível de travessias de ruas e/ou áreas já construídas.

Os suportes de tubulação serão típicos e projetados em aço estrutural ASTM A-36 para apoio simples, apoio com guia e ou ancoragem, funções que serão definidas no projeto executivo.

2.7. OBRAS MONTAGEM ELÉTRICA E DE INSTRUMENTAÇÃO

As obras serão compostas das instalações de alimentação de energia elétrica para equipamentos, comando e sinais de controle, acréscimo de equipamentos (transformadores, disjuntores, painéis, iluminação, etc.) na subestação e CCM na casa de controle operações.

Haverá acréscimo de hardware no sistema Fieldbus, instalação dos equipamentos, eletrodutos, cablagem, instrumentos, chaves, sistema de aterramento, SPDA, entre outros, obedecendo-se as normas da ABNT.

Todas as instalações de armazenamento, movimentação, recepção, expedição, serão dotadas de sistemas de aterramento elétrico, e de proteção contra descargas atmosféricas, atendendo a legislação brasileira vigente nesta data MTB nº 3.214, NR-10 e ABNT NBR 17505.

3. MEIO AMBIENTE

O TIS já se encontra em operação, possuindo Licença de Operação concedida pela CETESB e Autorização de Operação da ANP. Quanto às obras de ampliação, a empresa TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A. - TEQUIMAR informou que o processo de licenciamento ambiental está em andamento. Entretanto, a apresentação pela empresa de cópia autenticada de Licença de Instalação à ANP é requisito para a concessão da Autorização de Construção da ampliação do Terminal.

4. CRONOGRAMA

Consta no processo o cronograma físico-financeiro, indicando que a implantação do Terminal terá duração total de 14 meses, iniciando-se em setembro de 2006 pelas atividades relativas a projetos, e inclui os serviços: projeto civil, mecânico, tubulações, elétrico e instrumentação, compra de materiais e equipamentos, projeto, fabricação e montagem dos tanques, construção civil, montagem eletromecânica e sistema de combate a incêndio, fabricação e montagem de estruturas metálicas, obras e serviços complementares, testes de pré-operação e arqueação.

PAULO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA