Decreto nº 10.233 de 05/05/2000

Norma Municipal - Belo Horizonte - MG - Publicado no DOM em 06 mai 2000

Adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas/Fiscal - CNAE/Fiscal para classificar as atividades econômicas praticadas no âmbito do Município, aprova o Código de Atividades Econômicas de Profissionais Autônomos e dá nova redação ao art. 7º do Decreto nº 6.492, de 26.03.90.

O Prefeito de Belo Horizonte, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista especialmente o art. 108, VII, da Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e o disposto no art. 337 da Lei nº 1.310, de 31 de dezembro de 1966, e considerando:

- a necessidade de assegurar a correta classificação das atividades econômicas de conformidade com padrões estabelecidos nacional e internacionalmente de forma a permitir à administração tributária um melhor gerenciamento;

- que a CNAE-Fiscal, elaborada com a participação de representantes dos Estados e dos Municípios sob a coordenação da Secretaria da Receita Federal e orientação do IBGE, possibilita a padronização da codificação das atividades econômicas, concorrendo para maior integração das três esferas de governo e intercâmbio de informações.

Decreta:

Art. 1º Para efeito de inscrição no Cadastro Municipal de Contribuintes de Tributos Mobiliários - CMC, bem como para a Consulta Prévia de Localização e emissão do Alvará de Localização e Funcionamento - ALF, as atividades econômicas no âmbito do Município serão codificadas, salvo as hipóteses previstas no art. 3º deste Decreto, em conformidade com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE Subclasses, aprovada pela Resolução IBGE/CONCLA nº 01, de 04.09.2006, retificada pela Resolução IBGE/CONCLA nº 02, de 15.12.2006 e pela Resolução IBGE/CONCLA nº 01/2007, de 16.05.2007, reproduzida com as subdivisões dos códigos das subclasses adotadas, para atender às peculiaridades das atividades sujeitas às obrigações impostas pelos sistemas tributário e de licenciamento de atividades econômicas do Município de Belo Horizonte. (Redação dada ao caput pelo Decreto nº 13.396, de 27.11.2008, DOM Belo Horizonte de 27.11.2008, com efeitos a partir de 01.12.2008)

Nota:Redação Anterior:
  "Art. 1º Para efeito de inscrição no Cadastro Mobiliário, gestor do sistema de processamento de dados denominado Cadastro Municipal de Contribuintes de Tributos Mobiliários, as atividades econômicas exercidas no âmbito do Município serão codificadas, salvo as hipóteses previstas no art. 2º e 3º deste Decreto, de conformidade com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Fiscal / CNAE-Fiscal, aprovada pela Resolução IBGE / CONCLA nº1, DE 25.06.98, reproduzida com subdivisões dos códigos das subclasses adotadas, para atender às peculiaridades das atividades sujeitas às obrigações impostas pelo sistema tributário do município de Belo Horizonte, no Anexo I deste Decreto."

§ 1º (Revogado pelo Decreto nº 14.044, de 22.07.2010, DOM Belo Horizonte de 23.07.2010, com efeitos a partir de 21.07.2010)

Nota:Redação Anterior:
  "§ 1º As atividades econômicas passíveis de licenciamento no Município de Belo Horizonte são as constantes da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo vigente definidas em Portaria Conjunta da Secretaria Municipal de Finanças e da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas. (Redação dada ao parágrafo pelo Decreto nº 13.396, de 27.11.2008, DOM Belo Horizonte de 27.11.2008, com efeitos a partir de 01.12.2008)"
  "§ 1º Ocorrendo alterações da Classificação Nacional de Atividades Econômicas / Fiscal - CNAE / Fiscal, serão as mesmas automaticamente incorporadas ao Anexo I deste Decreto."

§ 2º (Revogado pelo Decreto nº 14.044, de 22.07.2010, DOM Belo Horizonte de 23.07.2010, com efeitos a partir de 21.07.2010)

Nota:Redação Anterior:
  "§ 2º O Secretário Municipal de Finanças e o Secretário Municipal de Políticas Urbanas, para atender as peculiaridades do Município, poderão, por meio de Portaria, estabelecer conjuntamente novas subdivisões dos códigos das Subclasses adotadas na CNAE Subclasses. (Redação dada ao parágrafo pelo Decreto nº 13.396, de 27.11.2008, DOM Belo Horizonte de 27.11.2008, com efeitos a partir de 01.12.2008)"
  "§ 2º O Secretário Municipal da Fazenda, por meio de Portaria, poderá estabelecer novas subdivisões dos códigos das subclasses adotadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas / Fiscal - CNAE / Fiscal, constante do Anexo I deste Decreto."

§ 3º (Revogado pelo Decreto nº 14.044, de 22.07.2010, DOM Belo Horizonte de 23.07.2010, com efeitos a partir de 21.07.2010)

Nota:Redação Anterior:
  "§ 3º O Secretário Municipal de Finanças e o Secretário Municipal de Políticas Urbanas, por meio de portaria, deverão criar conjuntamente uma comissão paritária de ambas as Secretarias, para analisar e propor novas subdivisões dos códigos das Subclasses adotadas na CNAE Subclasses. (NR) (Parágrafo acrescentado pelo Decreto nº 13.396, de 27.11.2008, DOM Belo Horizonte de 27.11.2008, com efeitos a partir de 01.12.2008)"

Art. 2º (Revogado pelo Decreto nº 12.109, de 14.07.2005, DOM Belo Horizonte de 15.07.2005, com efeitos a partir de 11.07.2005)

Nota:Redação Anterior:
  "Art. 2º Para efeito de inscrição no Cadastro Mobiliário, gestor do sistema de processamento de dados denominado Cadastro Municipal de Contribuintes de Tributos Mobiliários, as atividades econômicas exercidas, no âmbito do Município, por profissionais autônomos, serão codificadas de conformidade com o Código de Atividades Econômicas de Profissionais Autônomos, aprovado pelo Anexo II deste Decreto, cuja atualização e alteração poderá ser estabelecida mediante Portaria do Secretário Municipal da Fazenda."

Art. 3º Fica mantida a classificação efetuada de conformidade com o Código de Atividades Econômicas aprovado pelo art. 35 do Decreto nº 2.395, de 07 de agosto de 1973, revisto nos termos da Portaria SMFA nº 011, de 10 de Junho de 1991, em relação às pessoas físicas e jurídicas cadastradas até a data de entrada em vigor do presente Decreto.

Parágrafo único. A repartição fazendária competente procederá à oportuna substituição da classificação das atividades econômicas das pessoas físicas e jurídicas a que se refere este artigo, pela respectiva classificação constante do Código de Atividades Econômicas de Profissionais Autônomos e Classificação Nacional de Atividades Econômicas / Fiscal - CNAE / Fiscal, adotadas nos termos deste Decreto, por ocasião da obtenção de dados e informações cadastrais atualizados e necessários à efetivação deste procedimento.

Art. 4º O art. 7º do Decreto nº 6.492, de 26 de março de 1990, com a redação dada pelo art. 2º do Decreto nº 6.890, de 21 de junho de 1991, passa a vigorar com a seguinte redação:

" art. 7º São obrigadas a escriturar o Livro de Registro de Entradas de Serviços, ou a emitir a Nota Fiscal de Entrada de Serviços, as empresas que exerçam as atividades abaixo relacionadas, em cujo estabelecimento ocorra a entrada de bens com vinculação de qualquer natureza à efetiva ou potencial prestação de serviços:

SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES COM INTERNAÇÃO (Hospitais, sanatórios, casas de repouso, casas de saúde, clínicas e policlínicas com internação, maternidade etc.)

SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES SEM INTERNAÇÃO (Ambulatórios, bancos de sangue, clínicas de consulta médica, psicológica, psiquiátrica e demais especialidades, pequenas cirurgias sem internação, fisioterapia e demais terapias etc.)

SERVIÇOS DE LABORATÓRIOS E EXAMES AUXILIARES (Análises clínicas, radiologia, radiografia, abreugráfia, ultra-sonografia, fonoaudiologia, espermografia, tomográfia, radiobiologia, próteses etc.)

PLANOS DE SAÚDE CLÍNICAS DENTÁRIAS

LABORATÓRIOS DE PRÓTESE DENTÁRIA

HOSPITAIS E CLÍNICAS VETERINÁRIAS

OUTROS SERVIÇOS RELATIVOS A ANIMAIS (Guarda, alojamento, alimentação, amestramento, adestramento, embelezamento, tratamento do pêlo e unha, aplicação de vacinas e medicamentos etc.)

SERVIÇOS DE DESTREZA FÍSICA

(Ginástica, musculação, natação, judô e demais práticas esportivas etc.)

HOTÉIS

PENSÕES, HOSPEDARIAS, POUSADAS, DORMITÓRIOS E "CAMPING"

HOSPEDAGEM INFANTIL

(Creche, Berçário, hotelzinho etc.)

HOSPEDAGEM PARA IDOSOS

(Asilo, residência e recreação para idosos etc.)

"APART-HOTEL"

ALOJAMENTOS NÃO ESPECIFICADOS

AGÊNCIAS DE TURISMO

(Agenciamento de pacotes turísticos)

AGENCIAMENTO DE SERVIÇOS AUXILIARES DE TURISMO

(Agenciamento de reservas e acomodações, vendas de passagens etc.)

ENSINO PRÉ-ESCOLAR

(Pré- Primário, maternal etc.)

ENSINO DE PRIMEIRO GRAU

(Educação Fundamental )

ENSINO DE SEGUNDO GRAU

(Educação Média, Profissionalizante etc.)

ENSINO SUPERIOR

(Graduação, extensão, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado etc.)

CURSOS PREPARATÓRIOS E AUXILIARES

(Pré- Vestibular, supletivo, concursos, aulas particulares, deveres de casa etc.)

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

(Auxiliar de enfermagem, datilografia, torneiro mecânico etc.)

CURSOS DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL

(Idiomas, artes, música, teatro, dança etc.)

CURSOS DE UTILIDADES DOMÉSTICAS

("Tricot", "crochet", bordados, corte e costura, culinária, preparo de alimentos etc.)

AUTO-ESCOLA

(Centro de Formação de Condutores, cursos de pilotagem etc.)

CURSOS LIVRES NÃO ESPECIFICADOS

INSTALAÇÕES DE ACESSÓRIOS E COMPLEMENTOS EM BENS MÓVEIS

(Em veículos, máquinas, equipamentos e aparelhos, colocação de vidros e molduras em quadros etc.)

OFICINA MECÂNICA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

(Manutenção e reparação de automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas, trens, aeronaves, barcos etc.)

OFICINA DE ELETRICIDADE PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES

(Manutenção e reparação de automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas, trens, aeronaves, barcos etc.)

LANTERNAGEM E PINTURA DE VEÍCULOS

REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPONENTES, PEÇAS E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS

(Alinhamento e balanceamento, polimento e recuperação de rodas, conserto de radiadores, reparação de freios, capotaria, borracharia, reparação de carrocerias, reparação de "trailers" etc.)

LAVAGEM, LUBRIFICAÇÃO, LIMPEZA, POLIMENTO E TROCA DE ÓLEO EM VEÍCULOS

REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BICICLETAS, TRICICLOS, CHARRETES, CARROÇAS E DEMAIS VEÍCULOS DE TRAÇÃO HUMANA OU ANIMAL

RECONDICIONAMENTO DE PEÇAS OU MOTORES (Retifica)

OFICINA DE MÁQUINAS, APARELHOS E EQUIPAMENTOS

(Reparação, conservação e manutenção de máquinas, aparelhos, equipamentos e peças em geral)

REPARAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE MÓVEIS, ESTOFADOS E CONGÊNERES

(Reparação, conservação e manutenção de móveis em geral)

REPARAÇÃO, RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE INSTRUMENTOS, UTENSÍLIOS E OBJETOS DE QUALQUER NATUREZA

REPARAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ARTIGOS E ACESSÓRIOS DO VESTUÁRIO, CALÇADOS, ARTIGOS DE VIAGEM, CAMA, MESA, BANHO E CONGÊNERES

(Tinturaria, lavanderia, reparação de calçados e bolsas etc.)

SERVIÇOS METALÚRGICOS

(Solda, torneamento, corte de metais, ferros e aços, laminação, serralheria, cromagem, niquelagem, zincagem, oxidação, usinagem, anodização, fundição, funilaria, prensagem e tratamento de chapas, trefilação e estiramento de ferro e aço, tratamento térmico e anticorrosivo, confecção de chaves e fechaduras etc.)

LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO E/OU ESTÚDIO FOTOGRÁFICO

(Revelação, ampliação de filmes e fotografias, microfilmagem, montagem, retoques, serviços de fotos em estúdio, domicílio, locais e eventos de qualquer natureza etc.)

REPRODUÇÃO DE SONS E IMAGENS

(Gravação de videoteipes, videocassetes, discos; estúdios cinematográficos, estúdios, fonográficos, filmagem e congêneres)

GRÁFICA

OUTROS SERVIÇOS DE COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO

(Clicheria, fotolitográfia, fotocomposição, serigrafia, impressão de estampas etc.)

SERVIÇOS EDITORIAIS

(Pautação e/ou douração, revisão, criação, ilustração, encadernação etc.)

SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

(Consultoria e/ou Assessoria em sistemas de informática, processamento de dados, programação, cópias de arquivos, emissão de mala direta etc.)

ADMINISTRAÇÃO DE CONSÓRCIOS

ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS

ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

ADMINISTRAÇÃO DE LINHAS TELEFÔNICAS

LOCAÇÃO DE LINHAS TELEFÔNICAS

ADMINISTRAÇÃO DE BENS E NEGÓCIOS NÃO ESPECIFICADOS

CORRETAGEM DE IMÓVEIS (Corretagem e avaliação de imóveis)

INTERMEDIAÇÃO DE BENS MÓVEIS

(Agenciamento e distribuição de bens móveis, exceto a representação comercial)

AGENCIAMENTO OU CORRETAGEM DE LOTERIAS, PULES E/OU CUPONS DE APOSTAS

AGENCIAMENTO OU CORRETAGEM DE SEGUROS

AGENCIAMENTO OU CORRETAGEM DE PLANOS PREVIDENCIÁRIOS E DE SAÚDE

COBRANÇA

AGENCIAMENTO FUNERÁRIO

(Serviços diversos de funerárias )

AGENCIAMENTO OU CORRETAGEM DE COTAS, TÍTULOS E CÂMBIO

AGENCIAMENTO DE TRANSPORTES E CARGAS

SERVIÇOS DE DESPACHOS

INTERMEDIAÇÃO DE DIREITOS E SERVIÇOS NÃO ESPECIFICADOS

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA

(Recrutamento, seleção e encaminhamento de mão-de-obra)

LOCAÇÃO DE MARCAS E PATENTES ("franquia empresarial")

ARMAZENAMENTO, DEPÓSITO, CARGA E DESCARGA DE BENS

ADMINISTRAÇÃO DE SEGUROS E CO-SEGUROS

LABORATÓRIOS DE ANÁLISES TÉCNICAS

CONSULTORIA TÉCNICA E PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL E DE ARQUITETURA

CONSULTORIA TÉCNICA E PROJETOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA

CONSULTORIA TÉCNICA E PROJETOS DE ENGENHARIA MECÂNICA, METALÚRGICA, QUÍMICA E INDUSTRIAL

CONSULTORIA TÉCNICA E PROJETOS DE ENGENHARIA DE MINAS E GEOLOGIA."(NR)

Art. 5º Este Decreto entra em vigor 10 (dez) dias após a data de sua publicação.

Art. 6º Revogam-se as disposições contrárias, especialmente o art. 137 do Regulamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, baixado pelo Decreto nº 4.032, de 17 de setembro de 1981.

Belo Horizonte, 05 de Maio de 2000

Célio de Castro

Prefeito de Belo Horizonte

Paulo Emílio Coelho Lott

Secretário Municipal de governo

Fernando Damata Pimentel

Secretário Municipal da Fazenda.

ANEXO I - (Redação dada ao anexo pela Portaria SMF nº 2, de 22.12.2006, DOM Belo Horizonte de 28.12.2006)

CNAE / Sb / Descrição da Atividade

0111-3/01 - 00 - Cultivo de arroz

0111-3/02 - 00 - Cultivo de milho

0111-3/03 - 00 - Cultivo de trigo

0111-3/99 - 00 - Cultivo de outros cereais para grãos

0112-1/01 - 00 - Cultivo de algodão herbáceo

0112-1/02 - 00 - Cultivo de juta

0112-1/99 - 00 - Cultivo de outras fibras de lavoura temporária não especificadas anteriormente

0113-0/00 - 00 - Cultivo de cana-de-açúcar

0114-8/00 - 00 - Cultivo de fumo

0115-6/00 - 00 - Cultivo de soja

0116-4/01 - 00 - Cultivo de amendoim

0116-4/02 - 00 - Cultivo de girassol

0116-4/03 - 00 - Cultivo de mamona

0116-4/99 - 00 - Cultivo de outras oleaginosas de lavoura temporária não especificadas anteriormente

0119-9/01 - 00 - Cultivo de abacaxi

0119-9/02 - 00 - Cultivo de alho

0119-9/03 - 00 - Cultivo de batata inglesa

0119-9/04 - 00 - Cultivo de cebola

0119-9/05 - 00 - Cultivo de feijão

0119-9/06 - 00 - Cultivo de mandioca

0119-9/07 - 00 - Cultivo de melão

0119-9/08 - 00 - Cultivo de melancia

0119-9/09 - 00 - Cultivo de tomate rasteiro

0119-9/99 - 00 - Cultivo de outras plantas de lavoura temporária não especificadas anteriormente

0121-1/01 - 00 - Horticultura, exceto morango

0121-1/02 - 00 - Cultivo de morango

0122-9/00 - 00 - Cultivo de flores e plantas ornamentais

0131-8/00 - 00 - Cultivo de laranja

0132-6/00 - 00 - Cultivo de uva

0133-4/01 - 00 - Cultivo de açaí

0133-4/02 - 00 - Cultivo de banana

0133-4/03 - 00 - Cultivo de caju

0133-4/04 - 00 - Cultivo de cítricos, exceto laranja

0133-4/05 - 00 - Cultivo de coco-da-baia

0133-4/06 - 00 - Cultivo de guaraná

0133-4/07 - 00 - Cultivo de maçã

0133-4/08 - 00 - Cultivo de mamão

0133-4/09 - 00 - Cultivo de maracujá

0133-4/10 - 00 - Cultivo de manga

0133-4/11 - 00 - Cultivo de pêssego

0133-4/99 - 00 - Cultivo de frutas de lavoura permanente não especificadas anteriormente

0134-2/00 - 00 - Cultivo de café

0135-1/00 - 00 - Cultivo de cacau

0139-3/01 - 00 - Cultivo de chá-da-índia

0139-3/02 - 00 - Cultivo de erva-mate

0139-3/03 - 00 - Cultivo de pimenta do reino

0139-3/04 - 00 - Cultivo de plantas para condimento, exceto pimenta-do-reino

0139-3/05 - 00 - Cultivo de dendê

0139-3/06 - 00 - Cultivo de seringueira

0139-3/99 - 00 - Cultivo de outras plantas de lavoura permanente não especificadas anteriormente

0141-5/01 - 00 - Produção de sementes certificadas, exceto forrageiras para pasto

0141-5/02 - 00 - Produção de sementes certificadas de forrageiras para formação de pasto

0142-3/00 - 00 - Produção de mudas e outras formas de propagação vegetal, certificadas

0151-2/01 - 00 - Criação de bovinos para corte

0151-2/02 - 00 - Criação de bovinos para corte

0151-2/03 - 00 - Criação de bovinos para leite

0152-1/01 - 00 - Criação de bufalinos

0152-1/02 - 00 - Criação de eqüinos

0152-1/03 - 00 - Criação de asininos e muares

0153-9/01 - 00 - Criação de caprinos

0153-9/02 - 00 - Criação de ovinos, inclusive para produção de lã

0154-7/00 - 00 - Criação de suínos

0155-5/01 - 00 - Criação de frangos para corte

0155-5/02 - 00 - Criação de pintos de um dia

0155-5/03 - 00 - Criação de outros galináceos, exceto para corte

0155-5/04 - 00 - Criação de aves, exceto galináceos

0155-5/05 - 00 - Produção de ovos

0159-8/01 - 00 - Apicultura

0159-8/02 - 00 - Criação de animais de estimação

0159-8/03 - 00 - Criação de escargô

0159-8/04 - 00 - Criação de bicho-da-seda

0159-8/99 - 00 - Criação de outros animais não especificados anteriormente

0161-0/01 - 00 - Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas

0161-0/02 - 00 - Serviço de poda de árvores para lavouras

0161-0/03 - 00 - Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita

0161-0/99 - 00 - Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente

0162-8/01 - 00 - Serviço de inseminação artificial em animais

0162-8/02 - 00 - Serviço de tosquiamento de ovelhas

0162-8/03 - 00 - Serviço de manejo de animais

0162-8/99 - 00 - Atividades de apoio à pecuária não especificadas anteriormente

0163-6/00 - 00 - Atividades de pós-colheita

0170-9/00 - 00 - Caça e serviços relacionados

0210-1/01 - 00 - Cultivo de eucalipto

0210-1/02 - 00 - Cultivo de acácia-negra

0210-1/03 - 00 - Cultivo de pinus

0210-1/04 - 00 - Cultivo de teca

0210-1/05 - 00 - Cultivo de espécies madeireiras, exceto eucalipto, acácia-negra, pinus e teca

0210-1/06 - 00 - Cultivo de mudas em viveiros florestais

0210-1/07 - 00 - Extração de madeiras em florestas plantadas

0210-1/08 - 00 - Produção de carvão vegetal - florestas plantadas

0210-1/09 - 00 - Produção de casca de acácia negra

0210-1/99 - 00 - Produção de produtos não-madeireiros não especificados anteriormente em florestas plantadas

0220-9/01 - 00 - Extração de madeiras em florestas nativas

0220-9/02 - 00 - Produção de carvão vegetal - florestas nativas

0220-9/03 - 00 - Coleta de castanha-do-pará em florestas nativas

0220-9/04 - 00 - Coleta de látex em florestas nativas

0220-9/05 - 00 - Coleta de palmito em floretas nativas

0220-9/99 - 00 - Coleta de produtos não-madeireiros não especificados anteriormente em florestas nativas

0230-6/00 - 00 - Atividades de apoio à produção florestal

0311-6/01 - 00 - Pesca de peixes em água salgada

0311-6/02 - 00 - Pesca de crustáceos e moluscos em água salgada

0311-6/03 - 00 - Coleta de outros produtos marinhos

0311-6/04 - 00 - Atividades de apoio à pesca em água salgada

0312-4/01 - 00 - Pesca de peixes em água doce

0312-4/02 - 00 - Pesca de crustáceos e moluscos em água doce

0312-4/03 - 00 - Coleta de outros produtos aquáticos de água doce

0312-4/04 - 00 - Atividades de apoio à pesca em água doce

0321-3/01 - 00 - Criação de peixes em água salgada e salobra

0321-3/02 - 00 - Criação de camarões em água salgada e salobra

0321-3/03 - 00 - Criação de ostras e mexilhões em água salgada e salobra

0321-3/04 - 00 - Criação de peixes ornamentais em água salgada e salobra

0321-3/05 - 00 - Atividades de apoio à aqüicultura em água salgada e salobra

0321-3/99 - 00 - Cultivos e semicultivos da aqüicultura em água salgada e salobra não especificados anteriormente

0322-1/01 - 00 - Criação de peixes em água doce

0322-1/02 - 00 - Criação de camarões em água doce

0322-1/03 - 00 - Criação de ostras e mexilhões em água doce

0322-1/04 - 00 - Criação de peixes ornamentais em água doce

0322-1/05 - 00 - Ranicultura

0322-1/06 - 00 - Criação de jacaré

0322-1/07 - 00 - Atividades de apoio à aqüicultura em água doce

0322-1/99 - 00 - Cultivos e semicultivos da aqüicultura em água doce não especificados anteriormente

0500-3/01 - 00 - Extração de carvão mineral

0500-3/02 - 00 - Beneficiamento de carvão mineral

0600-0/01 - 00 - Extração de petróleo e gás natural

0600-0/02 - 00 - Extração e beneficiamento de xisto

0600-0/03 - 00 - Extração e beneficiamento de areias betuminosas

0710-3/01 - 00 - Extração de minério de ferro

0710-3/02 - 00 - Pelotização, sintetização e outros beneficiamentos de minério de ferro

0721-9/01 - 00 - Extração de minério de alumínio

0721-9/02 - 00 - Beneficiamento de minério de alumínio

0722-7/01 - 00 - Extração de minério de estanho

0722-7/02 - 00 - Beneficiamento de minério de estanho

0723-5/01 - 00 - Extração de minério de manganês

0723-5/02 - 00 - Beneficiamento de minério de manganês

0724-3/01 - 00 - Extração de minérios de metais preciosos

0724-3/02 - 00 - Beneficiamento de minérios de metais preciosos associado ou em continuação à extração

0725-1/00 - 00 - Extração de minerais radioativos

0729-4/01 - 00 - Extração de minérios de nióbio e titânio

0729-4/02 - 00 - Extração de minérios de tungstênio

0729-4/03 - 00 - Extração de minério de níquel

0729-4/04 - 00 - Extração de minérios de cobre, chumbo, zinco e outros minerais metálicos não-ferrosos não especificados anteriormente

0729-4/05 - 00 - Beneficiamento de minérios de cobre, chumbo, zinco e outros minerais metálicos não-ferrosos não especificados anteriormente

0810-0/01 - 00 - Extração de ardósia e beneficiamento associado

0810-0/02 - 00 - Extração de granito e beneficiamento associado

0810-0/03 - 00 - Extração de mármore e beneficiamento associado

0810-0/04 - 00 - Extração de calcário e dolomita e beneficiamento associado

0810-0/05 - 00 - Extração de gesso e caulim

0810-0/06 - 00 - Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado

0810-0/07 - 00 - Extração de argila e beneficiamento associado

0810-0/08 - 00 - Extração de saibro e beneficiamento associado

0810-0/09 - 00 - Extração de basalto e beneficiamento associado

0810-0/10 - 00 - Beneficiamento de gesso e caulim associado à extração

0810-0/99 - 00 - Extração e britamento de pedras e outros materiais para construção e beneficiamento associado

0891-6/00 - 00 - Extração de minerais para fabricação de adubos, fertilizantes e outros produtos químicos

0892-4/01 - 00 - Extração de sal marinho

0892-4/02 - 00 - Extração de sal-gema

0892-4/03 - 00 - Refino e outros tratamentos do sal

0893-2/00 - 00 - Extração de gemas (pedras preciosas e semipreciosas)

0899-1/01 - 00 - Extração de grafita

0899-1/02 - 00 - Extração de quartzo

0899-1/03 - 00 - Extração de amianto

0899-1/99 - 00 - Extração de outros minerais não-metálicos não especificados anteriormente

0910-6/00 - 00 - Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural

0990-4/01 - 00 - Atividades de apoio à extração de minério de ferro

0990-4/02 - 00 - Atividades de apoio à extração de minerais metálicos não-ferrosos

0990-4/03 - 00 - Atividades de apoio à extração de minerais não-metálicos

1011-2/01 - 00 - Frigorífico - abate de bovinos

1011-2/02 - 00 - Frigorífico - abate de eqüinos

1011-2/03 - 00 - Frigorífico - abate de ovinos e caprinos

1011-2/04 - 00 - Frigorífico - abate de bufalinos

1011-2/05 - 00 - Matadouro - abate de reses sob contrato - exceto abate de suínos

1012-1/01 - 00 - Abate de aves

1012-1/02 - 00 - Abate de pequenos animais

1012-1/03 - 00 - Frigorífico - abate de suínos

1012-1/04 - 00 - Matadouro - abate de suínos sob contrato

1013-9/01 - 00 - Fabricação de produtos de carne

1013-9/02 - 00 - Preparação de subprodutos do abate

1020-1/01 - 00 - Preservação de peixes, crustáceos e moluscos

1020-1/02 - 00 - Fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos

1031-7/00 - 00 - Fabricação de conservas de frutas

1032-5/01 - 00 - Fabricação de conservas de palmito

1032-5/99 - 00 - Fabricação de conservas de legumes e outros vegetais, exceto palmito

1033-3/01 - 00 - Fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes

1033-3/02 - 00 - Fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes, exceto concentrados

1041-4/00 - 00 - Fabricação de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho

1042-2/00 - 00 - Fabricação de óleos vegetais refinados, exceto óleo de milho

1043-1/00 - 00 - Fabricação de margarinas e outras gorduras vegetais e de óleos não-comestíveis de animais

1051-1/00 - 00 - Preparação do leite

1052-0/00 - 00 - Fabricação de laticínios

1053-8/00 - 00 - Fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis

1061-9/01 - 00 - Beneficiamento de arroz

1061-9/02 - 00 - Fabricação de produtos do arroz

1062-7/00 - 00 - Moagem de trigo e fabricação de derivados

1063-5/00 - 00 - Fabricação de farinha de mandioca e derivados

1064-3/00 - 00 - Fabricação de farinha de milho e derivados, exceto óleos de milho

1065-1/01 - 00 - Fabricação de amidos e féculas de vegetais

1065-1/02 - 00 - Fabricação de óleo de milho em bruto

1065-1/03 - 00 - Fabricação de óleo de milho refinado

1066-0/00 - 00 - Fabricação de alimentos para animais

1069-4/00 - 00 - Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal não especificados anteriormente

1071-6/00 - 00 - Fabricação de açúcar em bruto

1072-4/01 - 00 - Fabricação de açúcar de cana refinado

1072-4/02 - 00 - Fabricação de açucar de cereais (dextrose) e de beterraba

1081-3/01 - 00 - Beneficiamento de café

1081-3/02 - 00 - Torrefação e moagem de café

1082-1/00 - 00 - Fabricação de produtos à base de café

1091-1/00 - 00 - Fabricação de produtos de panificação

1092-9/00 - 00 - Fabricação de biscoitos e bolachas

1093-7/01 - 00 - Fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates

1093-7/02 - 00 - Fabricação de frutas cristalizadas, balas e semelhantes

1094-5/00 - 00 - Fabricação de massas alimentícias

1095-3/00 - 00 - Fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos

1096-1/00 - 00 - Fabricação de alimentos e pratos prontos

1099-6/01 - 00 - Fabricação de vinagres

1099-6/02 - 00 - Fabricação de pós alimentícios

1099-6/03 - 00 - Fabricação de fermentos e leveduras

1099-6/04 - 00 - Fabricação de gelo comum

1099-6/05 - 00 - Fabricação de produtos para infusão (chá, mate, etc.)

1099-6/06 - 00 - Fabricação de adoçantes naturais e artificiais

1099-6/99 - 00 - Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente

1111-9/01 - 00 - Fabricação de aguardente de cana-de-açúcar

1111-9/02 - 00 - Fabricação de outras aguardentes e bebidas destiladas

1112-7/00 - 00 - Fabricação de vinho

1113-5/01 - 00 - Fabricação de malte, inclusive malte uísque

1113-5/02 - 00 - Fabricação de malte, cervejas e chopes

1121-6/00 - 00 - Fabricação de águas envasadas

1122-4/01 - 00 - Fabricação de refrigerantes

1122-4/02 - 00 - Fabricação de chá mate e outros chás prontos para uso

1122-4/03 - 00 - Fabricação de refrescos, xaropes e pós para refrescos, exceto refrescos de frutas

1122-4/99 - 00 - Fabricação de outras bebidas não-alcoólicas não especificadas anteriormente

1210-7/00 - 00 - Processamento industrial do fumo

1220-4/01 - 00 - Fabricação de cigarros

1220-4/02 - 00 - Fabricação de cigarrilhas e charutos

1220-4/03 - 00 - Fabricação de filtros para cigarros

1220-4/99 - 00 - Fabricação de outros produtos do fumo, exceto cigarros, cigarrilhas e charutos

1311-1/00 - 00 - Preparação e fiação de fibras de algodão

1312-0/00 - 00 - Preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão

1313-8/00 - 00 - Fiação de fibras artificiais e sintéticas

1314-6/00 - 00 - Fabricação de linhas para costurar e bordar

1321-9/00 - 00 - Tecelagem de fios de algodão

1322-7/00 - 00 - Tecelagem de fios de fibras têxteis naturais, exceto algodão

1323-5/00 - 00 - Tecelagem de fios de fibras artificiais e sintéticas

1330-8/00 - 00 - Fabricação de tecidos de malha

1340-5/01 - 00 - Estamparia e texturização em fios, tecidos, artigos têxteis e peças do vestuário

1340-5/02 - 00 - Alvejamento, tingimento e torção em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário

1340-5/99 - 00 - Outros serviços de acabamento em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário

1351-1/00 - 00 - Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico

1352-9/00 - 00 - Fabricação de artefatos de tapeçaria

1353-7/00 - 00 - Fabricação de artefatos de cordoaria

1354-5/00 - 00 - Fabricação de tecidos especiais, inclusive artefatos

1359-6/00 - 00 - Fabricação de outros produtos têxteis não especificados anteriormente

1411-8/01 - 00 - Confecção de roupas íntimas

1411-8/02 - 00 - Facção de roupas íntimas

1412-6/01 - 00 - Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida

1412-6/02 - 00 - Confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas

1412-6/03 - 00 - Facção de roupas do vestuário, exceto roupas íntimas

1413-4/01 - 00 - Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida

1413-4/02 - 00 - Confecção, sob medida, de roupas profissionais

1413-4/03 - 00 - Facção de roupas profissionais

1414-2/00 - 00 - Fabricação de acessórios do vestuário, exceto para segurança e proteção

1421-5/00 - 00 - Fabricação de meias

1422-3/00 - 00 - Fabricação de artigos do vestuário, produzidos em malharias e tricotagens, exceto meias

1510-6/00 - 00 - Curtimento e outras preparações de couro

1521-1/00 - 00 - Fabricação de artigos para viagem, bolsas e semelhantes de qualquer material

1529-7/00 - 00 - Fabricação de artefatos de couro não especificados anteriormente

1531-9/01 - 00 - Fabricação de calçados de couro

1531-9/02 - 00 - Acabamento de calçados de couro sob contrato

1532-7/00 - 00 - Fabricação de tênis de qualquer material

1533-5/00 - 00 - Fabricação de calçados de material sintético

1539-4/00 - 00 - Fabricação de calçados de materiais não especificados anteriormente

1540-8/00 - 00 - Fabricação de partes para calçados, de qualquer material

1610-2/01 - 00 - Serrarias com desdobramento de madeira

1610-2/02 - 00 - Serrarias sem desdobramento de madeira

1621-8/00 - 00 - Fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada

1622-6/01 - 00 - Fabricação de casas de madeira pré-fabricadas

1622-6/02 - 00 - Fabricação de esquadrias de madeira e de peças de madeira para instalações industriais e comerciais

1622-6/99 - 00 - Fabricação de outros artigos de carpintaria para construção

1623-4/00 - 00 - Fabricação de artefatos de tanoaria e de embalagens de madeira

1629-3/01 - 00 - Fabricação de artefatos diversos de madeira, exceto móveis

1629-3/02 - 00 - Fabricação de artefatos diversos de cortiça, bambu, palha, vime, e outros materiais trançados, exceto móveis

1710-9/00 - 00 - Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel

1721-4/00 - 00 - Fabricação de papel

1722-2/00 - 00 - Fabricação de cartolina e papel-cartão

1731-1/00 - 00 - Fabricação de embalagens de papel

1732-0/00 - 00 - Fabricação de embalagens de cartolina e papel-cartão

1733-8/00 - 00 - Fabricação de chapas e de embalagens de papelão ondulado

1741-9/01 - 00 - Fabricação de formulários contínuos

1741-9/02 - 00 - Fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso industrial, comercial e de escritório, exceto formulário contínuo

1742-7/01 - 00 - Fabricação de fraldas descartáveis

1742-7/02 - 00 - Fabricação de absorventes higiênicos

1742-7/99 - 00 - Fabricação de produtos de papel para uso doméstico e higiênico-sanitário não especificados anteriormente

1749-4/00 - 00 - Fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificados anteriormente

1811-3/01 - 00 - Impressão de jornais

1811-3/02 - 00 - Impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas

1812-1/00 - 00 - Impressão de material de segurança

1813-0/01 - 00 - Impressão de material para uso publicitário

1813-0/99 - 00 - Impressão de material para outros usos

1821-1/00 - 00 - Serviços de pré-impressão

1822-9/00 - 00 - Serviços de acabamentos gráficos

1830-0/01 - 00 - Reprodução de som em qualquer suporte

1830-0/02 - 00 - Reprodução de vídeo em qualquer suporte

1830-0/03 - 00 - Reprodução de software em qualquer suporte

1910-1/00 - 00 - Coquerias

1921-7/00 - 00 - Fabricação de produtos do refino de petróleo

1922-5/01 - 00 - Formulação de combustíveis

1922-5/02 - 00 - Rerrefino de óleos lubrificantes

1922-5/99 - 00 - Fabricação de outros produtos derivados do petróleo, exceto produtos do refino

1931-4/00 - 00 - Fabricação de álcool

1932-2/00 - 00 - Fabricação de biocombustíveis, exceto álcool

2011-8/00 - 00 - Fabricação de cloro e álcalis

2012-6/00 - 00 - Fabricação de intermediários para fertilizantes

2013-4/00 - 00 - Fabricação de adubos e fertilizantes

2014-2/00 - 00 - Fabricação de gases industriais

2019-3/01 - 00 - Elaboração de combustíveis nucleares

2019-3/99 - 00 - Fabricação de outros produtos inorgânicos não especificados anteriormente

2021-5/00 - 00 - Fabricação de produtos petroquímicos básicos

2022-3/00 - 00 - Fabricação de intermediários para plastificantes, resinas e fibras

2029-1/00 - 00 - Fabricação de produtos químicos orgânicos não especificados anteriormente

2031-2/00 - 00 - Fabricação de resinas termoplásticas

2032-1/00 - 00 - Fabricação de resinas termofixas

2033-9/00 - 00 - Fabricação de elastômeros

2040-1/00 - 00 - Fabricação de fibras artificiais e sintéticas

2051-7/00 - 00 - Fabricação de defensivos agrícolas

2052-5/00 - 00 - Fabricação de desinfetantes domissanitários

2061-4/00 - 00 - Fabricação de sabões e detergentes sintéticos

2062-2/00 - 00 - Fabricação de produtos de limpeza e polimento

2063-1/00 - 00 - Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

2071-1/00 - 00 - Fabricação de tintas, vernizes, esmaltes e lacas

2072-0/00 - 00 - Fabricação de tintas de impressão

2073-8/00 - 00 - Fabricação de impermeabilizantes, solventes e produtos afins

2091-6/00 - 00 - Fabricação de adesivos e selantes

2092-4/01 - 00 - Fabricação de pólvoras, explosivos e detonantes

2092-4/02 - 00 - Fabricação de artigos pirotécnicos

2092-4/03 - 00 - Fabricação de fósforos de segurança

2093-2/00 - 00 - Fabricação de aditivos de uso industrial

2094-1/00 - 00 - Fabricação de catalisadores

2099-1/01 - 00 - Fabricação de chapas, filmes, papéis e outros materiais e produtos químicos para fotografia

2099-1/99 - 00 - Fabricação de outros produtos químicos não especificados anteriormente

2110-6/00 - 00 - Fabricação de produtos farmoquímicos

2121-1/01 - 00 - Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano

2121-1/02 - 00 - Fabricação de medicamentos homeopáticos para uso humano

2121-1/03 - 00 - Fabricação de medicamentos fitoterápicos para uso humano

2122-0/00 - 00 - Fabricação de medicamentos para uso veterinário

2123-8/00 - 00 - Fabricação de preparações farmacêuticas

2211-1/00 - 00 - Fabricação de pneumáticos e de câmaras-de-ar

2212-9/00 - 00 - Reforma de pneumáticos usados

2219-6/00 - 00 - Fabricação de artefatos de borracha não especificados anteriormente

2221-8/00 - 00 - Fabricação de laminados planos e tubulares de material plástico

2222-6/00 - 00 - Fabricação de embalagens de material plástico

2223-4/00 - 00 - Fabricação de tubos e acessórios de material plástico para uso na construção

2229-3/01 - 00 - Fabricação de artefatos de material plástico para uso pessoal e doméstico

2229-3/02 - 00 - Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais

2229-3/03 - 00 - Fabricação de artefatos de material plástico para uso na construção, exceto tubos e acessórios

2229-3/99 - 00 - Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos não especificados anteriormente

2311-7/00 - 00 - Fabricação de vidro plano e de segurança

2312-5/00 - 00 - Fabricação de embalagens de vidro

2319-2/00 - 00 - Fabricação de artigos de vidro

2320-6/00 - 00 - Fabricação de cimento

2330-3/01 - - Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda

2330-3/01 - 01 - Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série

2330-3/01 - 02 - Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, sob encomenda

2330-3/02 - 00 - Fabricação de artefatos de cimento para uso na construção

2330-3/03 - 00 - Fabricação de artefatos de fibrocimento para uso na construção

2330-3/04 - 00 - Fabricação de casas pré-moldadas de concreto

2330-3/05 - 00 - Preparação de massa de concreto e argamassa para construção

2330-3/99 - 00 - Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes

2341-9/00 - 00 - Fabricação de produtos cerâmicos refratários

2342-7/01 - 00 - Fabricação de azulejos e pisos

2342-7/02 - 00 - Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, exceto azulejos e pisos

2349-4/01 - 00 - Fabricação de material sanitário de cerâmica

2349-4/99 - 00 - Fabricação de produtos cerâmicos não-refratários não especificados anteriormente

2391-5/01 - 00 - Britamento de pedras, exceto associado à extração

2391-5/02 - 00 - Aparelhamento de pedras para construção, exceto associado à extração

2391-5/03 - 00 - Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras

2392-3/00 - 00 - Fabricação de cal e gesso

2399-1/01 - 00 - Decoração, lapidação, gravação, vitrificação e outros trabalhos em cerâmica, louça, vidro e cristal

2399-1/99 - 00 - Fabricação de outros produtos de minerais não-metálicos não especificados anteriormente

2411-3/00 - 00 - Produção de ferro-gusa

2412-1/00 - 00 - Produção de ferroligas

2421-1/00 - 00 - Produção de semi-acabados de aço

2422-9/01 - 00 - Produção de laminados planos de aço carbono, revestidos ou não

2422-9/02 - 00 - Produção de laminados planos de aços especiais

2423-7/01 - 00 - Produção de tubos de aço sem costura

2423-7/02 - 00 - Produção de laminados longos de aço, exceto tubos

2424-5/01 - 00 - Produção de arames de aço

2424-5/02 - 00 - Produção de relaminados, trefilados e perfilados de aço, exceto arames

2431-8/00 - 00 - Produção de tubos de aço com costura

2439-3/00 - 00 - Produção de outros tubos de ferro e aço

2441-5/01 - 00 - Produção de alumínio e suas ligas em formas primárias

2441-5/02 - 00 - Produção de laminados de alumínio

2442-3/00 - 00 - Metalurgia dos metais preciosos

2443-1/00 - 00 - Metalurgia do cobre

2449-1/02 - 00 - Produção de laminados de zinco

2449-1/03 - 00 - Produção de soldas e ânodos para galvanoplastia

2449-1/99 - 00 - Metalurgia de outros metais não-ferrosos e suas ligas não especificados anteriormente

2449-3/01 - 00 - Produção de zinco em formas primárias

2451-2/00 - 00 - Fundição de ferro e aço

2452-1/00 - 00 - Fundição de metais não-ferrosos e suas ligas

2511-0/00 - 00 - Fabricação de estruturas metálicas

2512-8/00 - 00 - Fabricação de esquadrias de metal

2513-6/00 - 00 - Fabricação de obras de caldeiraria pesada

2521-7/00 - 00 - Fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central

2522-5/00 - 00 - Fabricação de caldeiras geradoras de vapor, exceto para aquecimento central e para veículos

2531-4/01 - 00 - Produção de forjados de aço

2531-4/02 - 00 - Produção de forjados de metais não-ferrosos e suas ligas

2532-2/01 - 00 - Produção de artefatos estampados de metal

2532-2/02 - 00 - Metalurgia do pó

2539-0/00 - - Serviços de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais

2539-0/00 - 01 - Serviços de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais, exceto impressão em chapas metálicas

2539-0/00 - 02 - Impressão em chapas metálicas

2541-1/00 - 00 - Fabricação de artigos de cutelaria

2542-0/00 - 00 - Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias

2543-8/00 - 00 - Fabricação de ferramentas manuais

2550-1/01 - 00 - Fabricação de equipamento bélico pesado, exceto veículos militares de combate

2550-1/02 - 00 - Fabricação de armas de fogo e munições

2591-8/00 - 00 - Fabricação de embalagens metálicas

2592-6/01 - 00 - Fabricação de produtos de trefilados de metal padronizados

2592-6/02 - 00 - Fabricação de produtos de trefilados de metal, exceto padronizados

2593-4/00 - 00 - Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal

2599-3/01 - 00 - Serviços de confecção de armações metálicas para a construção

2599-3/99 - 00 - Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente

2610-8/00 - 00 - Fabricação de componentes eletrônicos

2621-3/00 - - Fabricação de equipamentos de informática

2621-3/00 - 01 - Fabricação de equipamentos de informática, exceto a montagem dos equipamentos de informática

2621-3/00 - 02 - Montagem, sob encomenda, de equipamentos de informática, com peças fornecidas pelo encomendante

2622-1/00 - 00 - Fabricação de periféricos para equipamentos de informática

2631-1/00 - 00 - Fabricação de equipamentos transmissores de comunicação, peças e acessórios

2632-9/00 - 00 - Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios

2640-0/00 - 00 - Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo

2651-5/00 - 00 - Fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle

2652-3/00 - 00 - Fabricação de cronômetros e relógios

2660-4/00 - 00 - Fabricação de aparelhos eletrodomésticos e eletroterapêuticos e equipamentos de irradiação

2670-1/01 - 00 - Fabricação de equipamentos e instrumentos ópticos, peças e acessórios

2670-1/02 - 00 - Fabricação de aparelhos fotográficos e cinematográficos, peças e acessórios

2680-9/00 - 00 - Fabricação de mídias virgens, magnéticas e ópticas

2710-4/01 - 00 - Fabricação de geradores de corrente contínua e alternada, peças e acessórios

2710-4/02 - 00 - Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios

2710-4/03 - 00 - Fabricação de motores elétricos, peças e acessórios

2721-0/00 - 00 - Fabricação de pilhas, baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos automotores

2722-8/01 - 00 - Fabricação de baterias e acumuladores para veículos automotores

2722-8/02 - 00 - Recondicionamento de baterias e acumuladores para veículos automotores

2731-7/00 - 00 - Fabricação de aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica

2732-5/00 - 00 - Fabricação de material elétrico para instalações em circuito de consumo

2733-3/00 - 00 - Fabricação de fios, cabos e condutores elétricos isolados

2740-6/01 - 00 - Fabricação de lâmpadas

2740-6/02 - 00 - Fabricação de luminárias e outros equipamentos de iluminação

2751-1/00 - 00 - Fabricação de fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e secar para uso doméstico, peças e acessórios

2759-7/01 - 00 - Fabricação de aparelhos elétricos de uso pessoal, peças e acessórios

2759-7/99 - 00 - Fabricação de outros aparelhos eletrodomésticos não especificados anteriormente, peças e acessórios

2790-2/01 - 00 - Fabricação de eletrodos, contatos e outros artigos de carvão e grafita para uso elétrico, eletroimãs e isoladores

2790-2/02 - 00 - Fabricação de equipamentos para sinalização e alarme

2790-2/99 - 00 - Fabricação de outros equipamentos e aparelhos elétricos não especificados anteriormente

2811-9/00 - 00 - Fabricação de motores e turbinas, peças e acessórios, exceto para aviões e veículos rodoviários

2812-7/00 - 00 - Fabricação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, peças e acessórios, exceto válvulas

2813-5/00 - 00 - Fabricação de válvulas, registros e dispositivos semelhantes, peças e acessórios

2814-3/01 - 00 - Fabricação de compressores para uso industrial, peças e acessórios

2814-3/02 - 00 - Fabricação de compressores para uso não industrial, peças e acessórios

2815-1/01 - 00 - Fabricação de rolamentos para fins industriais

2815-1/02 - 00 - Fabricação de equipamentos de transmissão para fins industriais, exceto rolamentos

2821-6/01 - 00 - Fabricação de fornos industriais, aparelhos e equipamentos não-elétricos para instalações térmicas, peças e acessórios

2821-6/02 - 00 - Fabricação de estufas e fornos elétricos para fins industriais, peças e acessórios

2822-4/01 - 00 - Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de pessoas, peças e acessórios

2822-4/02 - 00 - Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas, peças e acessórios

2823-2/00 - 00 - Fabricação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial, peças e acessórios

2824-1/01 - 00 - Fabricação de aparelhos e equipamentos de ar condicionado para uso industrial

2824-1/02 - 00 - Fabricação de aparelhos e equipamentos de ar condicionado para uso não-industrial

2825-9/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para saneamento básico e ambiental, peças e acessórios

2829-1/01 - 00 - Fabricação de máquinas de escrever, calcular e outros equipamentos não-eletrônicos para escritório, peças e acessórios

2829-1/99 - 00 - Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral não especificados anteriormente, peças e acessórios

2831-3/00 - 00 - Fabricação de tratores agrícolas, peças e acessórios

2832-1/00 - 00 - Fabricação de equipamentos para irrigação agrícola, peças e acessórios

2833-0/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária, peças e acessórios, exceto para irrigação

2840-2/00 - 00 - Fabricação de máquinas-ferramenta, peças e acessórios

2851-8/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo, peças e acessórios

2852-6/00 - 00 - Fabricação de outras máquinas e equipamentos para uso na extração mineral, peças e acessórios, exceto na extração de petróleo

2853-4/00 - 00 - Fabricação de tratores, peças e acessórios, exceto tratores

2854-2/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para terraplenagem, pavimentação e construção, peças e acessórios, exceto tratores

2861-5/00 - 00 - Fabricação de máquinas para a indústria metalúrgica, peças e acessórios, exceto máquinas-ferramenta

2862-3/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias de alimentos, de bebidas e fumo, peças e acessórios

2863-1/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, peças e acessórios

2864-0/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias do vestuário, do couro e de calçados, peças e acessórios

2865-8/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias de celulose, papel e papelão e artefatos, peças e acessórios

2866-6/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria do plástico, peças e acessórios

2869-1/00 - 00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico não especificados anteriormente, peças e acessórios

2910-7/01 - 00 - Fabricação de automóveis, camionetas e utilitários

2910-7/02 - 00 - Fabricação de chassis com motor para automóveis, camionetas e utilitários

2910-7/03 - 00 - Fabricação de motores para automóveis, camionetas e utilitários

2920-4/01 - 00 - Fabricação de caminhões e ônibus

2920-4/02 - 00 - Fabricação de motores para caminhões e ônibus

2930-1/01 - 00 - Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões

2930-1/02 - 00 - Fabricação de carrocerias para ônibus

2930-1/03 - 00 - Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para outros veículos automotores, exceto caminhões e ônibus

2941-7/00 - 00 - Fabricação de peças e acessórios para o sistema motor de veículos automotores

2942-5/00 - 00 - Fabricação de peças e acessórios para os sistemas de marcha e transmissão de veículos automotores

2943-3/00 - 00 - Fabricação de peças e acessórios para o sistema de freios de veículos automotores

2944-1/00 - 00 - Fabricação de peças e acessórios para o sistema de direção e suspensão de veículos automotores

2945-0/00 - 00 - Fabricação de material elétrico e eletrônico para veículos automotores, exceto baterias

2949-2/01 - 00 - Fabricação de bancos e estofados para veículos automotores

2949-2/99 - 00 - Fabricação de peças e acessórios para veículos automotores não especificados anteriormente

2950-6/00 - 00 - Recondicionamento ou recuperação de motores para veículos automotores

3011-3/01 - 00 - Construção de embarcações de grande porte

3011-3/02 - 00 - Construção de embarcações para uso comercial e para usos especiais, exceto de grande porte

3012-1/00 - 00 - Construção de embarcações para esporte e lazer

3031-8/00 - - Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes

3031-8/00 - 01 - Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes, exceto montagem

3031-8/00 - 02 - Montagem de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes

3032-6/00 - 00 - Fabricação de peças e acessórios para veículos ferroviários

3041-5/00 - - Fabricação de aeronaves

3041-5/00 - 01 - Fabricação de aeronaves, exceto montagem

3041-5/00 - 02 - Montagem de aeronaves

3042-3/00 - 00 - Fabricação de turbinas, motores e outros componentes e peças para aeronaves

3050-4/00 - 00 - Fabricação de veículos militares de combate

3091-1/00 - 00 - Fabricação de motocicletas, peças e acessórios

3092-0/00 - 00 - Fabricação de bicicletas e triciclos não-motorizados, peças e acessórios

3099-7/00 - 00 - Fabricação de equipamentos de transporte não especificados anteriormente

3101-2/00 - 00 - Fabricação de móveis com predominância de madeira

3102-1/00 - 00 - Fabricação de móveis com predominância do metal

3103-9/00 - 00 - Fabricação de móveis de outros materiais, exceto madeira e metal

3104-7/00 - 00 - Fabricação de colchões

3211-6/01 - 00 - Lapidação de gemas

3211-6/02 - 00 - Fabricação de artefatos de joalheria e ourivesaria

3211-6/03 - 00 - Cunhagem de moedas e medalhas

3212-4/00 - 00 - Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes

3220-5/00 - 00 - Fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios

3230-2/00 - 00 - Fabricação de artefatos para pesca e esporte

3240-0/01 - 00 - Fabricação de jogos eletrônicos

3240-0/02 - 00 - Fabricação de mesas de bilhar, de sinuca e acessórios não associada à locação

3240-0/03 - 00 - Fabricação de mesas de bilhar, de sinuca e acessórios associada à locação

3240-0/99 - 00 - Fabricação de outros brinquedos e jogos recreativos não especificados anteriormente

3250-7/01 - 00 - Fabricação de instrumentos não-eletrônicos e utensílios para uso médico, cirúrgico, odontológico e de laboratório

3250-7/02 - 00 - Fabricação de mobiliário para uso médico, cirúrgico, odontológico e de laboratório

3250-7/03 - 00 - Fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e aparelhos ortopédicos em geral sob encomendas

3250-7/04 - 00 - Fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e aparelhos ortopédicos em geral, exceto sob encomendas

3250-7/05 - 00 - Fabricação de materiais para medicina e odontologia

3250-7/06 - - Serviços de prótese dentária

3250-7/06 - 01 - Serviços de prótese dentária, exceto em convênio com o SUS

3250-7/06 - 02 - Serviços de prótese dentária, em convênio com o SUS

3250-7/07 - - Fabricação de artigos ópticos

3250-7/07 - 01 - Fabricação de artigos ópticos, exceto os serviços de laboratórios ópticos

3250-7/07 - 02 - Serviços de laboratórios ópticos

3250-7/08 - 00 - Fabricação de artefatos de tecido não tecido para uso odonto-médico-hospitalar

3291-4/00 - 00 - Fabricação de escovas, pincéis e vassouras

3292/2/01 - 00 - Fabricação de roupas de proteção e segurança e resistentes ao fogo

3292-2/02 - 00 - Fabricação de equipamentos e acessórios para segurança pessoal e profissional

3299-0/01 - 00 - Fabricação de guarda-chuvas e similares

3299-0/02 - 00 - Fabricação de canetas, lápis e outros artigos para escritório

3299-0/03 - 00 - Fabricação de letras, letreiros e placas de qualquer material, exceto luminosos

3299-0/04 - 00 - Fabricação de painéis e letreiros luminosos

3299-0/05 - 00 - Fabricação de aviamentos para costura

3299-0/99 - 00 - Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente

3311-2/00 - 00 - Manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, exceto para veículos

3312-1/01 - 00 - Manutenção e reparação de equipamentos transmissores de comunicação

3312-1/02 - 00 - Manutenção e reparação de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle

3312-1/03 - 00 - Manutenção e reparação de aparelhos e utensílios para usos médico-hospitalares, odontológicos e de laboratório

3312-1/04 - 00 - Manutenção e reparação de equipamentos e instrumentos ópticos

3313-9/01 - 00 - Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos

3313-9/02 - 00 - Manutenção e reparação de baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos

3313-9/99 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos não especificados anteriormente

3314-7/01 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas motrizes não-elétricas

3314-7/02 - 00 - Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas

3314-7/03 - 00 - Manutenção e reparação de válvulas industriais

3314-7/04 - 00 - Manutenção e reparação de compressores

3314-7/05 - 00 - Manutenção e reparação de equipamentos de transmissão para fins industriais

3314-7/06 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e equipamentos para instalações térmicas

3314-7/07 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação de usos industrial e comercial - inclusive peças

3314-7/08 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas

3314-7/09 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas de escrever, calcular e de outros equipamentos não-eletrônicos para escritório

3314-7/10 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral não especificado anteriormente

3314-7/11 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária

3314-7/12 - 00 - Manutenção e reparação de tratores agrícolas

3314-7/13 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas-ferramenta

3314-7/14 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo

3314-7/15 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso na extração mineral, exceto na extração de petróleo

3314-7/16 - 00 - Manutenção e reparação de tratores, exceto agrícolas

3314-7/17 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos de terraplenagem, pavimentação e construção, exceto tratores

3314-7/18 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas para a indústria metalúrgica, exceto máquinas-ferramenta

3314-7/19 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a indústria de alimentos, bebidas e fumo

3314-7/20 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, do vestuário, do couro e calçados

3314-7/21 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos para a indústria de celulose, papel e papelão e artefatos

3314-7/22 - 00 - Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos para a indústria do plástico

3314-7/99 - 00 - Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente

3315-5/00 - 00 - Manutenção e reparação de veículos ferroviários

3316-3/01 - 00 - Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista

3316-3/02 - 00 - Manutenção de aeronaves na pista

3317-1/01 - 00 - Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes

3317-1/02 - 00 - Manutenção e reparação de embarcações para esporte e lazer

3319-8/00 - 00 - Manutenção e reparação de equipamentos e produtos não especificados anteriormente

3321-0/00 - 00 - Instalação de máquinas e equipamentos industriais

3329-5/01 - 00 - Serviços de montagem de móveis de qualquer material

3329-5/99 - 00 - Instalação de outros equipamentos não especificados anteriormente

3511-5/00 - 00 - Geração de energia elétrica

3512-3/00 - 00 - Transmissão de energia elétrica

3513-1/00 - 00 - Comércio atacadista de energia elétrica

3514-0/00 - 00 - Distribuição de energia elétrica

3520-4/01 - 00 - Produção de gás; processamento de gás natural

3520-4/02 - 00 - Distribuição de combustíveis gasosos por redes urbanas

3530-1/00 - 00 - Produção e distribuição de vapor, água quente e ar condicionado

3600-6/01 - 00 - Captação, tratamento e distribuição de água

3600-6/02 - 00 - Distribuição de água por caminhões

3701-1/00 - 00 - Gestão de redes de esgoto

3702-9/00 - 00 - Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes

3811-4/00 - 00 - Coleta de resíduos não perigosos

3812-2/00 - 00 - Coleta de resíduos perigosos

3821-1/00 - 00 - Tratamento e disposição de resíduos não-perigosos

3822-0/00 - 00 - Tratamento e disposição de resíduos perigosos

3831-9/01 - 00 - Recuperação de sucatas de alumínio

3831-9/99 - 00 - Recuperação de materiais metálicos, exceto alumínio

3832-7/00 - 00 - Recuperação de materiais plásticos

3839-4/01 - 00 - Usinas de compostagem

3839-4/99 - 00 - Recuperação de materiais não especificados anteriormente

3900-5/00 - 00 - Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos

4110-7/00 - 00 - Incorporação de empreendimentos imobiliários

4120-4/00 - 00 - Construção de edifícios

4211-1/01 - 00 - Construção de rodovias e ferrovias

4211-1/02 - 00 - Pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos

4212-0/00 - 00 - Construção de obras de artes especiais

4213-8/00 - 00 - Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas

4221-9/01 - 00 - Construção de barragens e represas para geração de energia elétrica

4221-9/02 - 00 - Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica

4221-9/03 - 00 - Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica

4221-9/04 - 00 - Construção de estações e redes de telecomunicações

4221-9/05 - 00 - Manutenção de estações e redes de telecomunicações

4222-7/01 - 00 - Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação

4222-7/02 - 00 - Obras de irrigação

4223-5/00 - 00 - Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto

4291-0/00 - 00 - Obras portuárias, marítimas e fluviais

4292-8/01 - - Montagem de estruturas metálicas

4292-8/01 - 01 - Montagem de estruturas metálicas não destinadas à construção civil

4292-8/01 - 02 - Montagem de estruturas metálicas para construção civil

4292-8/02 - 00 - Obras de montagem industrial

4299-5/01 - 00 - Construção de instalações esportivas e recreativas

4299-5/99 - 00 - Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente

4311-8/01 - 00 - Demolição de edifícios e outras estruturas

4311-8/02 - 00 - Preparação de canteiro e limpeza de terreno

4312-6/00 - 00 - Perfurações e sondagens

4313-4/00 - 00 - Obras de terraplenagem

4319-3/00 - 00 - Serviços de preparação de terreno não especificados anteriormente

4321-5/00 - - Instalação e manutenção elétrica

4321-5/00 - 01 - Instalação elétrica em edificações

4321-5/00 - 02 - Manutenção elétrica em edificações

4322-3/01 - 00 - Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás

4322-3/02 - - Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração

4322-3/02 - 01 - Instalação de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração

4322-3/02 - 02 - Manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração

4322-3/03 - 00 - Instalações de sistema de prevenção contra incêndio

4329-1/01 - 00 - Instalação de painéis publicitários

4329-1/02 - 00 - Instalação de equipamentos para orientação à navegação marítima fluvial e lacustre

4329-1/03 - - Instalação, manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria

4329-1/03 - 01 - Instalação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria

4329-1/03 - 02 - Manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria

4329-1/04 - 00 - Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos

4329-1/05 - 00 - Tratamentos térmicos, acústicos ou de vibração

4329-1/99 - 00 - Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente

4330-4/01 - 00 - Impermeabilização em obras de engenharia civil

4330-4/02 - - Instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material

4330-4/02 - 01 - Instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material

4330-4/02 - 02 - Montagem de stands para feiras

4330-4/03 - 00 - Obras de acabamento em gesso e estuque

4330-4/04 - 00 - Serviços de pintura em edificações em geral

4330-4/05 - 00 - Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores

4330-4/99 - 00 - Outras obras de acamento da construção

4391-6/00 - 00 - Obras de fundações

4399-1/01 - 00 - Administração de obras

4399-1/02 - 00 - Montagem e desmontagem de andaimes e outras estruturas temporárias

4399-1/03 - 00 - Obras de alvenaria

4399-1/04 - 00 - Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras

4399-1/05 - 00 - Perfuração e construção de poços de águas

4399-1/99 - 00 - Serviços especializados para construção não especificados anteriormente

4511-1/01 - 00 - Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos

4511-1/02 - 00 - Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários usados

4511-1/03 - 00 - Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários, novos e usados

4511-1/04 - 00 - Comércio por atacado de caminhões novos e usados

4511-1/05 - 00 - Comércio por atacado de reboques e semi-reboques novos e usados

4511-1/06 - 00 - Comércio por atacado de ônibus e microônibus novos e usados

4512-9/01 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de veículos automotores

4512-9/02 - 00 - Comércio sob consignação de veículos automotores

4520-0/01 - 00 - Serviços de manutenção e reparação mecãnica de veículos automotores

4520-0/02 - 00 - Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores

4520-0/03 - 00 - Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores

4520-0/04 - 00 - Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores

4520-0/05 - 00 - Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos

4520-0/06 - 00 - Serviços de borracharia para veículos automotores

4520-0/07 - 00 - Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores

4530-7/01 - 00 - Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores

4530-7/02 - 00 - Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras de ar

4530-7/03 - 00 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores

4530-7/04 - 00 - Comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores

4530-7/05 - 00 - Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras de ar

4530-7/06 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de peças e acessórios novos e usados para veículos automotores

4541-2/01 - 00 - Comércio por atacado de motocicletas e motonetas

4541-2/02 - 00 - Comércio por atacado de peças e acessórios para motocicletas e motonetas

4541-2/03 - 00 - Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas

4541-2/04 - 00 - Comércio a varejo de motocicletas e motonetas usadas

4541-2/05 - 00 - Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas

4542-1/01 - 00 - Representantes comerciais e agentes do do comércio de peças e acessórios para motocicletas e motonetas

4542-1/02 - 00 - Comércio sob consignação de motocicletas e motonetas

4543-4/09 - 00 - Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas

4611-4/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de matérias primas agrícolas e animais vivos

4612-5/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de combustíveis, minerais, produtos siderúrgicos e químicos

4613-3/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de madeira, material de construção e ferragens

4614-1/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves

4615-0/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de eletrodomésticos, móveis e artigos de uso doméstico

4616-8/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de viagem

4617-6/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo

4618-4/01 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria

4618-4/02 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de instrumentos e materiais odonto-médico-hospitalares

4618-4/03 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de jornais, revistas e outras publicações

4618-4/99 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos não especificados anteriormente

4619-2/00 - 00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado

4621/4/00 - 00 - Comércio atacadista de café em grão

4622-2/00 - 00 - Comércio atacadista de soja

4623-1/01 - 00 - Comércio atacadista de animais vivos

4623-1/02 - 00 - Comércio atacadista de couros, lãs, peles e outros subprodutos não-comestíveis de origem animal

4623-1/03 - 00 - Comércio atacadista de algodão

4623-1/04 - 00 - Comércio atacadista de fumo em folha não beneficiado

4623-1/05 - 00 - Comércio atacadista de cacau

4623-1/06 - 00 - Comércio atacadista de sementes, flores, plantas e gramas

4623-1/07 - 00 - Comércio atacadista de sisal

4623-1/08 - 00 - Comércio atacadista de matérias-primas agrícolas com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

4623-1/09 - 00 - Comércio atacadista de alimentos para animais

4623-1/99 - 00 - Comércio atacadista de matérias-primas agrícolas não especificadas anteriormente

4631-1/00 - 00 - Comércio atacadista de leite e laticínios

4632-0/01 - 00 - Comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados

4632-0/02 - 00 - Comércio atacadista de farinhas, amidos e féculas

4632-0/03 - 00 - Comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados, farinhas, amidos e féculas, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

4633-8/01 - 00 - Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos

4633-8/02 - 00 - Comércio atacadista de aves vivas e ovos

4633-8/03 - 00 - Comércio atacadista de coelhos e outros pequenos animais vivos para alimentação

4634-601 - 00 - Comércio atacadista de carnesbovinas e suinas e derivados

4634-6/02 - 00 - Comércio atacadadista de aves abatidas e derivados

4634-6/03 - 00 - Comércio atacadista de pescados e frutos do mar

4634-6/99 - 00 - Comércio atacadista de carnes e derivados de outros animais

4635-4/01 - 00 - Comércio atacadista de água mineral

4635-4/02 - 00 - Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante

4635-4/03 - 00 - Comércio atacadista de bebidas com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

4635-4/99 - 00 - Comércio atacadista de outras bebidas não especificadas anteriormente

4636-2/01 - 00 - Comércio atacadista de fumo beneficiado

4636-2/02 - 00 - Comércio atacadista de cigarros, cigarrilhas e charutos

4637-1/01 - 00 - Comércio atacadista de café torrado, moído e solúvel

4637-1/02 - 00 - Comércio atacadista de açúcar

4637-1/03 - 00 - Comércio atacadista de óleos e gorduras

4637-1/04 - 00 - Comércio atacadista de pães, bolos, biscoitos e similares

4637-1/05 - 00 - Comércio atacadista de massas alimentícias em geral

4637-1/06 - 00 - Comércio atacadista de sorvetes

4637-1/07 - 00 - Comércio atacadista de chocolates, confeitos, balas, bombons e semelhantes

4637-1/99 - 00 - Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios não especificados anteriormente

4639-7/01 - 00 - Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral

4639-7/02 - 00 - Comercio atacadista de outros produtos alimentícios em geral, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

4641-9/01 - 00 - Comércio atacadista de tecidos

4641-9/02 - 00 - Comércio atacadista de artigos de cama, mesa e banho

4641-9/03 - 00 - Comércio atacadista de artigos de armarinho

4642-7/01 - 00 - Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança

4642-7/02 - 00 - Comércio atacadista de roupas e acessórios para uso profissional e de segurança do trabalho

4643-5/01 - 00 - Comércio atacadista de calçados

4643-5/02 - 00 - Comércio atacadista de bolsas, malas e artigos de viagem

4644-3/01 - 00 - Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano

4644-3/02 - 00 - Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso veterinário

4645-1/01 - 00 - Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e laboratórios

4645-1/02 - 00 - Comércio atacadista de próteses e artigos de ortopedia

4645-1/03 - 00 - Comércio atacadista de produtos odontológicos

4646-0/01 - 00 - Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria

4646-0/02 - 00 - Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal

4647-8/01 - 00 - Comércio atacadista de artigos de escritório e de papelaria

4647-8/02 - 00 - Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações

4649-4/01 - 00 - Comércio atacadista de equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico

4649-4/02 - 00 - Comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico

4649-4/03 - 00 - Comércio atacadista de bicicletas, triciclos e outros veículos recreativos

4649-4/04 - 00 - Comércio atacadista de móveis e artigos de colchoaria

4649-4/05 - 00 - Comércio atacadista de artigos de tapeçaria, persianas e cortinas

4649-4/06 - 00 - Comércio atacadista de lustres, luminárias e abajures

4649-4/07 - 00 - Comércio atacadista de filmes,CDs, DVDs, fitas e discos

4649-4/08 - 00 - Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar

4649-4/09 - 00 - Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

4649-4/10 - 00 - Comércio atacadista de jóias, relógios e bijuterias, inclusive pedras preciosas e semi-preciosas lapidadas

4649-4/99 - 00 - Comércio atacadista de outros equipamentos artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente

4651-6/01 - 00 - Comércio atacadista de equipamentos de informática

4651-6/02 - 00 - Comércio atacadista de suprimentos de informática

4652-4/00 - 00 - Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação

4661-3/00 - 00 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário; partes e peças

4662-1/00 - 00 - Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terrplanagem, mineração e construção; partes e peças

4663-0/00 - 00 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso industrial; suas peças e acessórios

4664-8/00 - 00 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso odonto-médico-hospitalar; partes e peças

4665-6/00 - 00 - Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso comercial; partes e peças

4669-9/01 - 00 - Comércio atacadista de bombas e compressores; partes e peças

4669-9/99 - 00 - Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos não especificados anteriormente; partes e peças

4671-1/00 - 00 - Comércio atacadista de madeira e produtos derivados

4672-9/00 - 00 - Comércio atacadista de ferragens e ferramentas

4673-7/00 - 00 - Comércio atacadista de material elétrico

4674-5/00 - 00 - Comércio atacadista de cimento

4679-6/01 - 00 - Comércio atacadista de tintas, vernizes e similares

4679-6/02 - 00 - Comércio atacadista de mármores e granitos

4679-6/03 - 00 - Comércio atacadista de vidros, espelhos, vitrais e molduras

4679-6/04 - 00 - Comércio atacadista especializado de materiais de construção não especificados anteriormente

4679-6/99 - 00 - Comércio atacadista de materiais de construção em geral

4681-8/01 - 00 - Comércio atacadista de álcool carburante, biodiesel, gasolina e demais derivados de petróleo, exceto lubrificantes, não realizado por transportador retalhista (T.R.R.)

4681-8/02 - 00 - Comércio atacadista de combustíveis realizado por transportador retalhista (TRR)

4681-8/03 - 00 - Comércio atacadista de combustíveis de origem vegetal - exceto álcool carburante

4681-8/04 - 00 - Comércio atacadista de combustíveis de origem mineral em bruto

4681-8/05 - 00 - Comércio atacadista de lubrificantes

4682-6/00 - 00 - Comércio atacadista de gás liquefeito de petróleo (GLP)

4683-4/00 - 00 - Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo

4684-2/01 - 00 - Comércio atacadista de resinas e elastômeros

4684-2/02 - 00 - Comércio atacadista de solventes

4684-2/99 - 00 - Comércio atacadista de outros produtos químicos e petroquímicos não especficados anteriormente

4685-1/00 - 00 - Comércio atacadista de produtos siderúrgicos e metalúrgicos, exceto para construção

4686-9/01 - 00 - Comércio atacadista de papel e papelão em bruto

4686-9/02 - 00 - Comércio atacadista de embalagens

4687-7/01 - 00 - Comércio atacadista de resíduos de papel e papelão

4687-7/02 - 00 - Comércio atacadista de resíduos e sucatas não metálicos, exceto de papel e papelão

4687-7/03 - 00 - Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos

4689-3/01 - 00 - Comércio atacadista de produtos da extraçãomineral, exceto combustíveis

4689-3/02 - 00 - Comércio atacadista de fios e fibras têxteisbeneficiados

4689-3/99 - 00 - Comércio atacadista de outros produtos intermediários não especificados anteriormente

4691-5/00 - 00 - Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios

4692-3/00 - 00 - Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de insumos agropecuários

4693-1/00 - 00 - Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários

4711-3/01 - 00 - Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados

4711-3/02 - 00 - Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios- supermercados

4712-1/00 - 00 - Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns

4713-0/01 - 00 - Lojas de departamentos ou magazines

4713-0/02 - 00 - Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines

4713-0/03 - 00 - Lojas duty free de aeroportos internacionais

4721-1/01 - 00 - Padaria e de confeitaria com predominância de produçãp própria

4721-1/02 - 00 - Padaria e de confeitaria com predominância de revenda

4721-1/03 - 00 - Comércio varejista de laticínios e frios

4721-1/04 - 00 - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes

4722-9/01 - 00 - Comércio varejista de carnes - açougues

4722-9/02 - 00 - Peixaria

4723-7/00 - 00 - Comércio varejista de bebidas

4724-5/00 - 00 - Comércio varejista de hortifrutigranjeiros

4729-6/01 - 00 - Tabacaria

4729-6/99 - 00 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente

4731-8/00 - 00 - Comércio a varejo de combustíveis para veículos automotores

4732-6/00 - 00 - Comércio varejista de lubrificantes

4741-5/00 - 00 - Comércio varejista de tintas materiais para pintura

4742-3/00 - 00 - Comércio varejista de material elétrico

4743-1/00 - 00 - Comércio varejista de vidros

4744-0/01 - 00 - Comércio varejista de ferragens e ferramentas

4744-0/02 - 00 - Comércio varejista de madeira e seus artefatos

4744-0/03 - 00 - Comércio varejista de materiais hidráulicos

4744-0/04 - 00 - Comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas

4744-0/05 - 00 - Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente

4744-0/99 - 00 - Comércio varejista de materiais de construção em geral

4751-2/00 - - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática

4751-2/00 - 01 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática, exceto carga e recarga de cartuchos para impressoras

4751-2/00 - 02 - Carga e recarga de cartuchos de impressora

4752-1/00 - 00 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de telefionia e comunicação

4753-9/00 - 00 - Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo

4754-7/01 - 00 - Comércio varejista de móveis

4754-7/02 - 00 - Comércio varejista de artigos de colchoaria

4754-7/03 - 00 - Comércio varejista de artigos de iluminação

4755-5/01 - 00 - Comércio varejista de tecidos

4755-5/02 - 00 - Comercio varejista de artigos de armarinho

4755-5/03 - 00 - Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho

4756-3/00 - 00 - Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios

4757-1/00 - 00 - Comércio varejista de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e telecomunicação

4759-8/01 - 00 - Comércio varejista de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas

4759-8/99 - 00 - Comércio varejista de outros artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente

4761-0/01 - 00 - Comércio varejista de livros

4761-0/02 - 00 - Comércio varejista de jornais e revistas

4761-0/03 - 00 - Comércio varejista de artigos de papelaria

4762-8/00 - 00 - Comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas

4763-6/01 - 00 - Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos

4763-6/02 - 00 - Comércio varejista de artigos esportivos

4763-6/03 - 00 - Comércio varejista de bicicletas e triciclos; peças e acessórios

4763-6/04 - 00 - Comércio varejista de artigos de caça, pesca e "camping"

4763-6/05 - 00 - Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos; peças e acessórios

4771-7/01 - 00 - Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas

4771-7/02 - 00 - Comércio varejista de produtos farmacêuticos com manipulação de fórmula

4771-7/03 - 00 - Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos

4771-7/04 - 00 - Comércio varejista de medicamentos veterinários

4772-5/00 - 00 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

4773-3/00 - 00 - Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos

4774-1/00 - 00 - Comércio varejista de artigos de óptica

4781-4/00 - 00 - Comércio varejista de artigos do vestuário e complementos

4782-2/01 - 00 - Comercio varejista de calçados

4782-2/02 - 00 - Comércio varejista de artigos de viagem

4783-1/01 - 00 - Comércio varejista de joalheria

4783-1/02 - 00 - Comércio varejista de artigos de relojoaria

4784-9/00 - 00 - Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (GLP)

4785-7/01 - 00 - Comércio varejista de antigüidades

4785-7/99 - 00 - Comércio varejista de outros artigos usados

4789-0/01 - 00 - Comércio varejista de artigos de "souveniers", bijuterias e artesanatos

4789-0/02 - 00 - Comércio varejista de plantas e flores naturais

4789-0/03 - 00 - Comércio varejista de objetos de arte

4789-0/04 - 00 - Comércio varejista de artigos de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação

4789-0/05 - 00 - Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários

4789-0/06 - 00 - Comércio varejista de fogos de artifício e artigos pirotécnicos

4789-0/07 - 00 - Comércio varejista de equipamentos para escritório

4789-0/08 - 00 - Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem

4789-0/09 - 00 - Comércio varejista de armas e munições

4789-0/99 - 00 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente

4911-6/00 - 00 - Transporte ferroviário de carga

4912-4/01 - 00 - Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual

4912-4/02 - - Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana

4912-4/02 - 01 - Transporte ferroviário de passageiros municipal

4912-4/02 - 02 - Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal em região metropolitana

4912-4/03 - 00 - Transporte metroviário

4921-3/01 - 00 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal

4921-3/02 - 00 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, ci=om itinerario fixo, intermunicipal em região metropolitana

4922-1/01 - 00 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana

4922-1/02 - 00 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual

4922-1/03 - 00 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, internacional

4923-0/01 - 00 - Serviço de táxi

4923-0/02 - 00 - Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista

4924-8/00 - - Transporte escolar

4924-8/00 - 01 - Transporte escolar

4924/8/00 - 02 - Transporte escolar

4929-9/01 - 00 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal

4929-9/02 - 00 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional

4929-9/03 - 00 - Organização de excursões em veículos rodoviários próprios, municipal

4929-9/04 - 00 - Organização de excursões em veículos rodoviários próprios, intermunicipal, interestadual e internacional

4929-9/99 - 00 - Outros transportes rodoviários de passageiros não especificados anteriormente

4930-2/01 - 00 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal

4930-2/01 - 00 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal

4930-2/02 - 00 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional

4930-2/03 - - Transporte rodoviário de produtos perigosos

4930-2/03 - 01 - Transporte rodoviário de produtos perigosos, municipal

4930-2/03 - 02 - Transporte rodoviário de produtos perigosos, intermunicipal

4930-2/04 - - Transporte rodoviário de mudanças

4930-2/04 - 01 - Transporte rodoviário de mudanças, municipal

4930-2/04 - 02 - Transporte rodoviário de mudanças, intermunicipal

4940-0/00 - 00 - Transporte dutoviário

4950-7/00 - 00 - Trens turísticos, teleféricos e similares

5011-4/01 - 00 - Transporte marítimo de cabotagem - Carga

5011-4/02 - 00 - Transporte marítimo de cabotagem -passageiros

5012-2/01 - 00 - Transporte marítimo de longo curso- Carga

5012-2/02 - 00 - Transporte marítimo de longo curso- Passageiros

5021-1/01 - 00 - Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia

5021-1/02 - 00 - Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia

5022-0/01 - 00 - Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, municipal, exceto travessia

5022-2/02 - 00 - Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia

5030-1/01 - 00 - Navegação de apoio marítimo

5030-1/02 - 00 - Navegação de apoio portuário

5091-2/01 - 00 - Transporte por navegação de travessia, municipal

5091-2/02 - 00 - Transporte aquaviário intermunicipal, urbano

5099-8/01 - 00 - Transporte aquaviário para passeios turísticos

5099-8/99 - 00 - Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente

5111-1/00 - 00 - Transporte aéreo de passageiros regular

5112-9/01 - 00 - Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação

5112-9/99 - 00 - Outros serviços de transporte aéreo de passageiros, não regular

5120-0/00 - 00 - Transporte aéreo de carga

5130-7/00 - 00 - Transporte espacial

5211-7/01 - 00 - Armazéns gerais - emissão de warrants

5211-7/01 - 00 - Armazéns gerais - emissão de warrants

5211-7/02 - 00 - Guarda-móveis

5211-7/99 - 00 - Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda móveis

5212-5/00 - 00 - Carga e descarga

5221-4/00 - 00 - Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados

5222-2/00 - 00 - Terminais rodoviários e ferroviários

5223-1/00 - 00 - Estacionamento de veículos

5229-0/01 - 00 - Serviços de apoio ao transporte por táxi, inclusive centrais de chamada

5229-0/02 - 00 - Serviços de reboque de veículos

5229-0/99 - 00 - Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente

5231-1/01 - 00 - Administração da infra-estrutura portuária

5231-1/02 - 00 - Operações de terminais

5232-0/00 - 00 - Atividades de agenciamento marítimo

5239-7/00 - 00 - Atividades auxiliares dos transportes aquaviários não especificadas anteriormente

5240-1/01 - 00 - Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem

5240-1/99 - 00 - Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrisagem

5250-8/01 - 00 - Comissária de despachos

5250-8/02 - 00 - Atividades de despachantes aduaneiros

5250-8/03 - 00 - Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo

5250-8/04 - 00 - Organização logística do transporte de carga

5250-8/05 - 00 - Operador de transporte multimodal - OTM

5310-5/01 - - Atividades do Correio Nacional

5310-5/01 - 01 - Atividades do Correio Nacional (coleta, distribuição, expedição e entrega de correspondências e volumes)

5310-5/01 - 02 - Aluguel de caixas postais

5310-5/02 - 00 - Atividades de franqueadas e permissionárias do Correio Nacional

5320-2/01 - 00 - Serviços de malotes não realizados pelo Correio Nacional

5320-2/02 - 00 - Serviços de entrega rápida

5510-8/01 - 00 - Hotéis

5510-8/03 - 00 - Motéis

5510-8/02 - 00 - Apart-hotéis

5590-6/01 - 00 - Albergues, exceto assistenciais

5590-6/02 - 00 - Campings

5590-6/03 - 00 - Pensões

5590-6/99 - 00 - Outros alojamentos não especificados anteriormente

5611-2/01 - 00 - Restaurantes e similares

5611-2/02 - 00 - Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas

5611-2/03 - 00 - Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares

5612-1/00 - 00 - Serviços ambulantes de alimentação

5620-1/01 - 00 - Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas

5620-1/02 - 00 - Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê

5620-1/03 - 00 - Cantinas -serviços de alimentação privativos

5620-1/04 - 00 - Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar

5811-5/00 - 00 - Edição de livros

5812-3/00 - 00 - Edição de jornais

5813-1/00 - 00 - Edição de revistas

5819-1/00 - 00 - Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos

5821-2/00 - 00 - Edição integrada à impressão de livros

5822-1/00 - 00 - Edição integrada à impressão de jornais

5823-9/00 - 00 - Edição integrada à impressão de revistas

5829-8/00 - 00 - Edição integrada à impressão de cadastros, listas e de outros produtos gráficos

5911-1/01 - 00 - Estúdios cinematográficos

5911-1/02 - 00 - Produção de filmes para publicidade

5911-1/99 - 00 - Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente

5912-0/01 - 00 - Serviços de dublagem

5912-0/02 - 00 - Serviços de mixagem sonora

5912-0/99 - 00 - Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificados anteriormente

5913-8/00 - 00 - Distribuição cinematográfica, de vídeo e de programas de televisão

5914-6/00 - 00 - Atividades de exibição cinematográfica

5920-1/00 - 00 - Atividades de gravação de som e de edição de música

6010-1/00 - 00 - Atividades de rádio

6010-1/00 - 00 - Atividades de rádio

6021-7/00 - 00 - Atividades de televisão aberta

6022-5/01 - 00 - Programadoras

6022-5/02 - 00 - Atividades relacionadas à televisão por assinatura, exceto programadoras

6110-8/01 - 00 - Serviços de telefonia fixa comutada - STFC

6110-8/02 - 00 - Serviços de redes de transporte de telecomunicações (SRTT)

6110-8/03 - 00 - Serviços de comunicação multimídia

6110-8/99 - 00 - Serviços de telecomunicações por fio não especificados anteriormente

6120-5/01 - 00 - Telefonia móvel celular

6120-5/02 - 00 - Serviço móvel especializado - SME

6120-5/99 - 00 - Serviços de telecomunicações sem fio não especificados anteriormente

6130-2/00 - 00 - Telecomunicações por satélite

6141-8/00 - - Operadoras de televisão por assinatura por cabo

6141-8/00 - 01 - Operadoras de televisão por assinatura por cabo

6141-8/00 - 02 - Instalação e assistência técnica em televisão por assinatura, inclusive a habilitação e desabilitação de decodificadores

6142-6/00 - 00 - Operadoras de televisão por assinatura por microondas

6143-4/00 - 00 - Operadoras de televisão por assinatura por satélite

6190-6/01 - 00 - Provedores de acesso às redes de comunicações

6190-6/02 - 00 - Provedores de voz sobre protocolo internet - VOIP

6190-6/99 - - Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente

6190-6/99 - 01 - Serviço de conexão a redes de telecomunicações

6190-6/99 - 02 - Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente, exceto os serviços de conexão a redes de telecomunicações

6201-5/00 - 00 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda

6202-3/00 - 00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis

6203-1/00 - 00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis

6204-0/00 - 00 - Consultoria em tecnologia da informação

6209-1/00 - 00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologias da informação

6311-9/00 - 00 - Tratamento de dados, provedores de serviço de aplicação e serviços de hospedagem na internet

6319-4/00 - 00 - Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet

6391-7/00 - 00 - Agências de notícias

6399-2/00 - 00 - Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificados anteriormente

6410-7/00 - 00 - Banco Central

6421-2/00 - - Bancos comerciais

6421-2/00 - 01 - Bancos comerciais

6421-2/00 - 02 - Posto de serviço de Bancos Comerciais

6422-1/00 - 00 - Bancos múltiplos, com carteira comercial

6423-9/00 - - Caixas econômicas

6423-9/00 - 01 - Caixas econômicas

6423-9/00 - 02 - Posto de serviço de Caixas Econômicas

6424-7/01 - 00 - Bancos cooperativos

6424-7/02 - 00 - Cooperativas centrais de crédito

6424-7/03 - 00 - Cooperativas de crédito mútuo

6424-7/04 - 00 - Cooperativas de crédito rural

6431-0/00 - 00 - Bancos múltiplos, sem carteira comercial

6432-8/00 - 00 - Bancos de investimento

6433-6/00 - 00 - Bancos de desenvolvimento

6434-4/00 - 00 - Agências de fomento

6435-2/01 - 00 - Sociedades de crédito imobiliário

6435-2/02 - 00 - Associações de poupança e empréstimo

6435-2/03 - 00 - Companhias hipotecárias

6436-1/00 - 00 - Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras

6437-9/00 - 00 - Sociedades de crédito ao microempreendedor

6440-9/00 - 00 - Arrendamento mercantil

6450-6/00 - 00 - Sociedades de capitalização

6461-1/00 - 00 - Holdings de instituições financeiras

6462-0/00 - 00 - Holdings de instituições não-financeiras

6463-8/00 - 00 - Outras sociedades de participação, exceto holdings

6470-1/01 - 00 - Fundos de investimentos, exceto previdenciários e imobiliários

6470-1/02 - 00 - Fundos de investimento previdenciários

6470-1/03 - 00 - Fundos de investimento imobiliários

6491-3/00 - 00 - Sociedades de fomento mercantil - factoring

6492-1/00 - 00 - Securitização de créditos

6493-0/00 - 00 - Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos

6499-9/01 - 00 - Clubes de investimento

6499-9/02 - 00 - Sociedades de investimento

6499-9/03 - 00 - Fundo garantidor de crédito

6499-9/04 - 00 - Caixas de financiamento de corporações

6499-9/05 - 00 - Concessão de créditos pelas OSCIP

6499-9/99 - - Outras atividades de serviços financeiros não especificadas anteriormente

6499-9/99 - 01 - Outras atividades de serviços financeiros não especificadas anteriormente

6499-9/99 - 02 - Outras atividades de intermediação financeira não especificadas anteriormente

6511-1/01 - 00 - Seguro de vida

6511-1/02 - 00 - Planos de auxílio-funeral

6512-0/00 - 00 - Seguros não-vida

6520-1/00 - 00 - Seguros-saúde

6530-8/00 - 00 - Resseguros

6541-3/00 - 00 - Previdência complementar fechada

6542-1/00 - 00 - Previdência complementar aberta

6550-2/00 - 00 - Planos de saúde

6611-8/01 - 00 - Bolsa de valores

6611-8/02 - 00 - Bolsa de mercadorias

6611-8/03 - 00 - Bolsa de mercadorias e futuros

6611-8/04 - 00 - Administração de mercados de balcão organizados

6612-6/01 - 00 - Corretoras de títulos e valores mobiliários

6612-6/02 - 00 - Distribuidoras de títulos e valores mobiliários

6612-6/03 - 00 - Corretoras de câmbio

6612-6/04 - 00 - Corretoras de contratos de mercadorias

6612-6/05 - 00 - Agentes de investimentos em aplicações financeiras

6613-4/00 - 00 - Administração de cartões de crédito

6619-3/01 - 00 - Serviços de liquidação e custódia

6619-3/02 - 00 - Correspondentes de instituições financeiras

6619-3/03 - 00 - Representações de bancos estrangeiros

6619-3/04 - 00 - Caixas eletrônicos

6619-3/05 - 00 - Operadoras de cartões de débito

6619-3/99 - - Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente

6619-3/99 - 01 - Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer, inclusive de câmbio e bens

6619-3/99 - 02 - Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente, exceto o agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer, câmbio e contratos de franquia

6621-5/01 - 00 - Peritos e avaliadores de seguros

6621-5/02 - 00 - Auditoria e consultoria atuarial

6622-3/00 - 00 - Corretoras e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde

6629-1/00 - 00 - Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde não especificadas anteriormente

6630-4/00 - 00 - Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão

6810-2/01 - 00 - Compra e venda de imóveis próprios

6810-2/02 - 00 - Aluguel de imóveis próprios

6821-8/01 - - Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis

6821-8/01 - 01 - Corretagem na compra e venda de imóveis

6821-8/01 - 02 - Avaliação de imóveis

6821-8/02 - 00 - Corretagem no aluguel de imóveis

6822-6/00 - 00 - Gestão e administração da propriedade imobiliária

6911-7/01 - 00 - Serviços advocatícios

6911-7/02 - 00 - Atividades auxiliares da justiça

6911-7/03 - 00 - Agentes da propriedade industrial

6912-5/00 - 00 - Cartórios

6920-6/01 - 00 - Atividades de contabilidade

6920-6/02 - 00 - Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária

7020-4/00 - - Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica

7020-4/00 - 01 - Assessoria, consultoria, orientação e assistência em gestão, negócios, organização, finanças, economia e sustentabilidade em relação ao meio ambiente

7020-4/00 - 02 - Assessoria ou consultoria de relações públicas, comunicação social e de imprensa

7111-1/00 - 00 - Serviços de arquitetura

7112-0/00 - 00 - Serviços de engenharia

7119-7/01 - 00 - Serviços de cartografia, topografia e geodésia

7119-7/02 - 00 - Atividades de estudos geológicos

7119-7/03 - 00 - Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia

7119-7/04 - 00 - Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho

7119-7/99 - - Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente

7119-7/99 - 01 - Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente, exceto aerofotogrametria

7119-7/99 - 02 - Aerofotogrametria

7120-1/00 - 00 - Testes e análises técnicas

7210-0/00 - 00 - Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais

7220-7/00 - 00 - Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas

7311-4/00 - - Agências de Publicidade

7311-4/00 - 01 - Propaganda e publicidade, planejamento e elaboração de campanhas publicitárias

7311-4/00 - 02 - Veiculação e divulgação de propaganda e publicidade por qualquer meio, exceto pelo radio, jornal, periódico e televisão.

7312-2/00 - 00 - Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação

7319-0/01 - 00 - Criação e montagem de estandes para feiras e exposições

7319-0/02 - 00 - Promoção de vendas

7319-0/03 - 00 - Marketing direto

7319-0/04 - 00 - Consultoria em publicidade

7319-0/99 - 00 - Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente

7320-3/00 - 00 - Pesquisas de mercado e de opinião pública

7410-2/01 - 00 - Design

7410-2/02 - 00 - Decoração de interiores

7420-0/01 - 00 - Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina

7420-0/02 - 00 - Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas

7420-0/03 - 00 - Laboratórios fotográficos

7420-0/04 - 00 - Filmagens de festas e eventos

7420-0/05 - 00 - Serviços de microfilmagem

7490-1/01 - 00 - Serviços de tradução, interpretação e similares

7490-1/02 - 00 - Escafandria e mergulho

7490-1/03 - 00 - Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias

7490-1/04 - 00 - Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários

7490-1/05 - 00 - Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas

7490-1/99 - 00 - Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente

7500-1/00 - 00 - Atividades veterinárias

7711-0/00 - 00 - Locação de automóveis sem condutor

7719-5/01 - 00 - Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos

7719-5/02 - 00 - Locação de aeronaves sem tripulação

7719-5/99 - 00 - Locação de outros meios de transporte não especificados anteriormente, sem condutor

7721-7/00 - 00 - Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos

7722-5/00 - 00 - Aluguel de fitas de vídeo, DVDs e similares

7723-3/00 - 00 - Aluguel de objetos do vestuário, jóias e acessórios

7729-2/01 - 00 - Aluguel de aparelhos de jogos eletrônicos

7729-2/02 - 00 - Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal; instrumentos musicais

7729-2/03 - 00 - Aluguel de material médico

7729-2/99 - 00 - Aluguel de outros objetos pessoais e domésticos não especificados anteriormente

7731-4/00 - 00 - Aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas

7732-2/01 - 00 - Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes

7732-2/02 - 00 - Aluguel de andaimes

7733-1/00 - 00 - Aluguel de máquinas e equipamentos para escritórios

7739-0/01 - 00 - Aluguel de máquinas e equipamentos para extração de minérios e petróleo, sem operador

7739-0/02 - 00 - Aluguel de equipamentos científicos, médicos e hospitalares, sem operador

7739-0/03 - 00 - Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes

7739-0/99 - 00 - Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador

7740-3/00 - 00 - Gestão de ativos intangíveis não financeiros

7810-8/00 - 00 - Seleção e agenciamento de mão-de-obra

7820-5/00 - 00 - Locação de mão-de-obra temporária

7830-2/00 - 00 - Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros

7911-2/00 - 00 - Agências de viagens

7912-1/00 - 00 - Operadores turísticos

7990-2/00 - 00 - Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente

8011-1/01 - 00 - Atividades de vigilância e segurança privada

8011-1/02 - 00 - Serviços de adestramento de cães de guarda

8012-9/00 - 00 - Atividades de transporte de valores

8020-0/00 - 00 - Atividades de monitoramento de sistemas de segurança

8030-7/00 - 00 - Atividades de investigação particular

8111-7/00 - 00 - Seviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais

8112-5/00 - 00 - Condomínios prediais

8121-4/00 - 00 - Limpeza em prédios e em domicílios

8122-2/00 - 00 - Imunização e controle de pragas urbanas

8129-0/00 - 00 - Atividades de limpeza não especificadas anteriormente

8130-3/00 - 00 - Atividades paisagísticas

8211-3/00 - 00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo

8219-9/01 - 00 - Fotocópias

8219-9/99 - 00 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente

8220-2/00 - - Atividades de teleatendimento

8220-2/00 - 01 - Serviços de bip, recados, etc.

8220-2/00 - 02 - Serviços prestados por central de telemarketing para atendimento remoto

8230-0/01 - 00 - Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas

8230-0/02 - 00 - Casas de festas e eventos

8291-1/00 - 00 - Atividades de cobrança e informações cadastrais

8292-0/00 - 00 - Envasamento e empacotamento sob contrato

8299-7/01 - 00 - Medição de consumo de energia elétrica, gás e água

8299-7/02 - 00 - Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares

8299-7/03 - 00 - Serviços de gravação de carimbos, exceto confecção

8299-7/04 - 00 - Leiloeiros independentes

8299-7/05 - 00 - Serviços de levantamento de fundos sob contrato

8299-7/06 - 00 - Casas lotéricas

8299-7/07 - 00 - Salas de acesso à Internet

8299-7/99 - - Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente

8299-7/99 - 01 - Serviços de avaliação e despachos em geral

8299-7/99 - 02 - Administração de cartão de desconto

8299-7/99 - 03 - Serviços de sinalização visual, confecção de placas, banners, adesivos, faixas e congêneres

8299-7/99 - 04 - Gestão de espaços para exposição, feiras e congêneres, para uso de terceiros

8299-7/99 - 99 - Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente

8411-6/00 - 00 - Administração pública em geral

8412-4/00 - 00 - Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais

8413-2/00 - 00 - Regulação das atividades econômicas

8421-3/00 - 00 - Relações exteriores

8422-1/00 - 00 - Defesa

8423-0/00 - 00 - Justiça

8424-8/00 - 00 - Segurança e ordem pública

8425-6/00 - 00 - Defesa civil

8430-2/00 - 00 - Seguridade social

8511-2/00 - 00 - Educação infantil-creche

8512-1/00 - 00 - Educação infantil-pré-escola

8513-9/00 - 00 - Ensino fundamental

8520-1/00 - 00 - Ensino médio

8531-7/00 - 00 - Educação Superior - Graduação

8532-5/00 - 00 - Educação Superior - Graduação e pós-graduação

8533-3/00 - 00 - Educação Superior - Pós-graduação e extensão

8541-4/00 - 00 - Educação profissional de nível técnico

8542-2/00 - 00 - Educação profissional de nível tecnológico

8550-3/01 - 00 - Administração de caixas escolares

8550-3/02 - 00 - Serviços auxilares à educação

8591-1/00 - 00 - Ensino de esportes

8592-9/01 - 00 - Ensino de dança

8592-9/01 - 00 - Ensino de dança

8592-9/02 - 00 - Ensino de artes cênicas, exceto dança

8592-9/03 - 00 - Ensino de música

8592-9/99 - 00 - Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente

8593-7/00 - 00 - Ensino de idiomas

8599-6/01 - 00 - Formação de condutores

8599-6/02 - 00 - Cursos de pilotagem

8599-6/03 - 00 - Treinamento em informática

8599-6/04 - 00 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial

8599-6/05 - 00 - Cursos preparatórios para concursos

8599-6/99 - 00 - Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente

8610-1/01 - - Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências

8610-1/01 - 01 - Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências

8610-1/01 - 02 - Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências, através de copnvêncio com SUS

8610-1/02 - - Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências

8610-1/02 - 01 - Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências

8610-1/02 - 02 - Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências através de convênio com SUS

8621-6/01 - 00 - UTI móvel

8621-6/02 - 00 - Serviços móveis de atendimento a urgências, exceto por UTI móvel

8622-4/00 - 00 - Serviços de remoção de pacientes, exceto os serviços móveis de atendimento a urgências

8630-5/01 - - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos

8630-5/01 - 01 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos

8630-5/01 - 02 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos, através de convênio com SUS

8630-5/02 - 00 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares

8630-5/03 - - Atividade médica ambulatorial restrita a consultas

8630-5/03 - 01 - Atividade médica ambulatorial restrita a consultas

8630-5/03 - 02 - Atividade médica ambulatorial restrita a consultas, através de convênio com SUS

8630-5/04 - - Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos

8630-5/04 - 01 - Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos

8630-5/04 - 02 - Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos,através de convênio com SUS

8630-5/05 - 00 - Atividade odontológica sem recursos para realização de procedimentos cirúrgicos

8630-5/06 - - Serviços de vacinação e imunização humana

8630-5/06 - 01 - Serviços de vacinação e imunização humana

8630-5/06 - 02 - Serviços de vacinação e imunização humana através de convênio com o SUS

8630-5/07 - - Atividades de reprodução humana assistida

8630-5/07 - 01 - Atividades de reprodução humana assistida

8630-5/07 - 02 - Atividades de reprodução humana assistida em convênio com SUS

8630-5/99 - - Atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente

8630-5/99 - 01 - Atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente

8630-5/99 - 02 - Atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente, em convênio com SUS

8630-5/99 - 03 - Atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente - aplicação de injeções

8640-2/01 - 00 - Atividades dos laboratórios de anatomia patológica e citológica

8640-2/02 - 00 - Laboratórios clínicos

8640-2/03 - 00 - Serviços de diálise e nefrologia

8640-2/04 - 00 - Serviços de tomografia

8640-2/05 - 00 - Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia

8640-2/06 - 00 - Serviços de ressonância magnética

8640-2/07 - 00 - Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética

8640-2/08 - 00 - Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ECG, EEG e outros exames análogos

8640-2/09 - 00 - Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos

8640-2/10 - 00 - Serviços de quimioterapia

8640-2/11 - 00 - Serviços de radioterapia

8640-2/12 - - Serviços de hemoterapia

8640-2/12 - 01 - Serviços de hemoterapia

8640-2/12 - 02 - Serviços de hemoterapia em convênio com SUS

8640-2/13 - 00 - Serviços de litotripsia

8640-2/14 - - Serviços de bancos de células e tecidos humanos

8640-2/14 - 01 - Serviços de bancos de células e tecidos humanos

8640-2/14 - 02 - Serviços de bancos de células e tecidos humanos em convênio com SUS

8640-2/99 - 00 - Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica não especificadas anteriormente

8650-0/01 - - Atividades de enfermagem

8650-0/01 - 01 - Atividades de enfermagem

8650-0/01 - 02 - Atividades de enfermagem, em convênio com SUS

8650-0/02 - 00 - Atividades de profissionais da nutrição

8650-0/03 - 00 - Atividades de psicologia e psicanálise

8650-0/04 - - Atividades de fisioterapia

8650-0/04 - 01 - Atividades de fisioterapia

8650-0/04 - 02 - Atividades de fisioterapia em convênio com SUS

8650-0/05 - - Atividades de terapia ocupacional

8650-0/05 - 01 - Atividades de terapia ocupacional

8650-0/05 - 02 - Atividades de terapia ocupacional em convênio com SUS

8650-0/06 - - Atividades de fonoaudiologia

8650-0/06 - 01 - Atividades de fonoaudiologia

8650-0/06 - 02 - Atividades de fonoaudiologia em conv~enio com SUS

8650-0/07 - - Atividades de terapia de nutrição enteral e parenteral

8650-0/07 - 01 - Atividades de terapia de nutrição enteral e parenteral

8650-0/07 - 02 - Atividades de terapia de nutrição enteral e parenteral em convênio com SUS

8650-0/99 - - Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente

8650-0/99 - 01 - Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente

8650-0/99 - 02 - Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente em convênio com SUS

8660-7/00 - 00 - Atividades de apoio à gestão de saúde

8690-9/01 - - Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana

8690-9/01 - 01 - Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana

8690-9/01 - 02 - Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana através de convênio com SUS

8690-9/02 - - Atividades de bancos de leite humano

8690-9/02 - 01 - Atividades de bancos de leite humano

8690-9/02 - 02 - Atividades de bancos de leite humano em conv~enio com SUS

8690-9/99 - 00 - Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente

8711-5/01 - 00 - Clínicas e residências geriátricas

8711-5/02 - 00 - Instituições de longa permanência para idosos

8711-5/03 - 00 - Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes

8711-5/03 - 00 - Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes

8711-5/04 - 00 - Centros de apoio a pacientes com câncer e com AIDS

8711-5/05 - 00 - Condomínios residenciais para idosos

8712-3/00 - 00 - Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio

8720-4/01 - 00 - Atividades de centros de assistência psicossocial

8720-4/01 - - Atividades de centros de assistência psicossocial

8720-4/01 - 01 - Atividades de centros de assistência psicossocial

8720-4/01 - 02 - Atividades de centros de assistência psicossocial, em convênio com o SUS

8720-4/99 - - Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas anteriormente

8720-4/99 - 01 - Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas anteriormente

8720-4/99 - 02 - Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas anteriormente, em convênio com o SUS

8730-1/01 - 00 - Orfanatos

8730-1/02 - 00 - Albergues assistenciais

8730-1/99 - 00 - Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente

8800-6/00 - 00 - Serviços de assistência social sem alojamento

9001-9/01 - 00 - Produção teatral

9001-9/02 - 00 - Produção musical

9001-9/03 - 00 - Produção de espetáculos de dança

9001-9/04 - 00 - Produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares

9001-9/05 - 00 - Produção de espetáculos de rodeios, vaquejadas e similares

9001-9/06 - 00 - Atividades de sonorização e de iluminação

9001-9/99 - 00 - Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente

9002-7/01 - 00 - Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores

9002-7/02 - 00 - Restauração de obras de arte

9003-5/00 - - Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas

9003-5/00 - 01 - Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas, com dancing

9003-5/00 - 02 - Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas

9003-5/00 - 03 - Gestão de espaços para espetáculos com outras diversões não previstas anteriormente

9101-5/00 - 00 - Atividades de bibliotecas e arquivos

9102-3/01 - 00 - Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares

9102-3/02 - 00 - Restauração e conservação de lugares e prédios históricos

9103-1/00 - 00 - Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental

9200-3/01 - 00 - Casas de bingo

9200-3/02 - 00 - Exploração de apostas em corridas de cavalos

9200-3/99 - 00 - Exploração de jogos de azar e apostas não especificados anteriormente

9311-5/00 - 00 - Gestão de instalações de esportes

9312-3/00 - - Clubes sociais, desportivos e similares

9312-3/00 - 01 - Clubes sociais, desportivos e similares - exceto clubes amadores

9312-3/00 - 02 - Clubes amadores

9313-1/00 - 00 - Atividades de condicionamento físico

9319-1/01 - 00 - Produção e promoção de eventos esportivos

9319-1/99 - 00 - Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente

9321-2/00 - 00 - Parques de diversão e parques temáticos

9329-8/01 - 00 - Discotecas, danceterias, salões de dança e similares

9329-8/02 - 00 - Exploração de boliches

9329-8/03 - 00 - Exploração de jogos de sinuca, bilhar e similares

9329-8/99 - 00 - Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente

9329-8/04 - 00 - Exploração de jogos eletrônicos recreativos

9329-8/99 - - Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente

9329-8/99 - 01 - Espetáculos de som e luz

9329-8/99 - 02 - Exposições com cobrança de ingressos

9411-1/00 - 00 - Atividades de organizações associativas patronais e empresariais

9412-0/00 - 00 - Atividades de organizações associativas profissionais

9420-1/00 - 00 - Atividades de organizações sindicais

9430-8/00 - 00 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais

9491-0/00 - 00 - Atividades de organizações religiosas

9492-8/00 - 00 - Atividades de organizações políticas

9493-6/00 - 00 - Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte

9499-5/00 - 00 - Atividades associativas não especificadas anteriormente

9511-8/00 - 00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos

9512-6/00 - 00 - Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação

9521-5/00 - 00 - Reparação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos de uso pessoal e doméstico

9529-1/01 - 00 - Reparação de calçados, bolsas e artigos de viagem

9529-1/02 - 00 - Chaveiros

9529-1/03 - 00 - Reparação de relógios

9529-1/04 - 00 - Reparação de bicicletas, triciclos e outros veículos não-motorizados

9529-1/05 - 00 - Reparação de artigos do mobiliário

9529-1/06 - 00 - Reparação de jóias

9529-1/99 - 00 - Reparação e manuteção de outros objetos pessoais e domésticos não especificados anteriormente

9601-7/01 - 00 - Lavanderias

9601-7/02 - 00 - Tinturarias

9601-7/03 - 00 - Toalheiros

9602-5/01 - 00 - Cabeleireiros

9602-5/02 - 00 - Outras atividades de tratamento de beleza

9603-3/01 - 00 - Gestão de cemitérios

9603-3/02 - 00 - Serviços de cremação

9603-3/03 - 00 - Serviços de sepultamento

9603-3/04 - 00 - Serviços de funerárias

9603-3/05 - 00 - Serviços de somatoconservação

9603-3/99 - 00 - Atividades funerárias e serviços relacionados não especificados anteriormente

9609-2/01 - 00 - Clínicas de estética e similares

9609-2/02 - 00 - Agências matrimoniais

9609-2/03 - 00 - Alojamento, higiene e embelezamento de animais

9609-2/04 - 00 - Exploração de máquinas de serviços pessoais acionadas por moedas

9609-2/99 - - Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente

9609-2/99 - 01 - Serviço de tatuagem

9609-2/99 - 02 - Exploração de sanitários

9609-2/99 - 99 - Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente

9700-5/00 - 00 - Serviços domésticos

9900-8/00 - 00 - Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais Notas:

1) Ver Portaria SCOMF nº 4, de 19.02.2003, DOM Belo Horizonte de

21.02.2003, que altera este anexo;

2) Assim dispunha o anexo original:

"CNAE Fiscal/Sb/Descrição da Atividade

0111-2/01 00 Cultivo de arroz

0111-2/02 00 Cultivo de milho

0111-2/03 00 Cultivo de trigo

0111-2/99 00 Cultivo de outros cereais para grãos

0112-0/00 00 Cultivo de algodão herbáceo

0113-9/00 00 Cultivo de cana-de-açúcar

0114-7/00 00 Cultivo de fumo

0115-5/00 00 Cultivo de soja

0119-8/01 00 Cultivo de abacaxi

0119-8/02 00 Cultivo de amendoim

0119-8/03 00 Cultivo de batata inglesa

0119-8/05 00 Cultivo de mandioca

0119-8/06 00 Cultivo de feijão

0119-8/07 00 Cultivo de juta

0119-8/08 00 Cultivo de mamona

0119-8/09 00 Cultivo de melão

0119-8/10 00 Cultivo de tomate (rasteiro)

0119-8/14 00 Cultivo de girassol

0119-8/15 00 Cultivo de melancia

0119-8/16 00 Produção de sementes certificadas para formação de pasto-forrageiras

0119-8/17 00 Produção de sementes certificadas de lavouras temporárias, exceto pasto-forrageiras

0119-8/99 00 Produção de outros produtos de lavoura temporária, não especificados anteriormente

0121-0/01 00 Cultivo de cebola

0121-0/02 00 Cultivo de alho

0121-0/03 00 Cultivo de morango

0121-0/99 00 Cultivo de outros produtos hortículas

0122-8/00 00 Cultivo de flores, plantas ornamentais e produtos de viveiros

0131-7/01 00 Cultivo de laranja

0131-7/99 00 Cultivo de outros cítricos

0132-5/00 00 Cultivo de café

0133-3/00 00 Cultivo de cacau

0134-1/00 00 Cultivo de uva

0139-2/01 00 Cultivo de banana

0139-2/02 00 Cultivo de caju

0139-2/03 00 Cultivo de coco-da-baia

0139-2/04 00 Cultivo de pimenta do reino

0139-2/05 00 Cultivo de chá-da-índia

0139-2/06 00 Cultivo de maçã

0139-2/07 00 Cultivo de mamão

0139-2/08 00 Cultivo de manga

0139-2/09 00 Cultivo de maracujá

0139-2/10 00 Cultivo de erva-mate

0139-2/11 00 Cultivo de açaí

0139-2/12 00 Cultivo de pêssego

0139-2/13 00 Cultivo de seringueira

0139-2/14 00 Cultivo de guaraná

0139-2/15 00 Cultivo de dendê

0139-2/16 00 Cultivo de outras plantas para condimento

0139-2/99 00 Cultivo de outros produtos de lavoura permanente, não especificados anteriormente

0141-4/01 00 Criação de bovinos para corte

0141-4/02 00 Criação de bovinos para leite

0142-2/01 00 Criação de bubalinos

0142-2/02 00 Criação de eqüinos

0142-2/99 00 Criação de outros animais de grande porte

0143-0/00 00 Criação de ovinos e produção de lã

0144-9/00 00 Criação de suínos

0145-7/01 00 Criação de frangos para corte

0145-7/02 00 Criação de pintos de um dia

0145-7/03 00 Criação de outras aves

0145-7/04 00 Produção de ovos

0146-5/01 00 Criação de caprinos

0146-5/02 00 Sericicultura

0146-5/03 00 Apicultura

0146-5/05 00 Criação de escargot

0146-5/06 00 Criação de animais domésticos

0146-5/99 00 Criação de outros animais

0161-9/01 Serviço de jardinagem - inclusive plantio de gramado

0161-9/01 01 Plantio de jardins, parques e áreas verdes, inclusive gramado

0161-9/01 02 Manutenção de jardins, parques e áreas verdes

0161-9/01 03 Plantio de gramados e similares para contenção de enconstas

0161-9/02 00 Serviço de pulverização da lavoura

0161-9/03 00 Serviço de poda de árvores

0161-9/04 00 Serviço de colheita

0161-9/05 00 Serviços relacionados ao tratamento de produtos agrícolas

0161-9/99 Outras atividades de serviços relacionados com a agricultura

0161-9/99 01 Preparação de terrenos para cultivo

0161-9/99 02 Semeaduras e plantio de mudas

0161-9/99 03 Tratamento de cultivos e controle de pragas

0161-9/99 04 Exploração de sistema de irrigação

0162-7/01 00 Serviço de inseminação artificial em animais

0162-7/03 00 Serviço de tosquiamento de ovelhas

0162-7/04 00 Serviço de manejo de animais

0162-7/99 Outras atividades de serviços relacionados com a pecuária - exceto atividades veterinárias

0162-7/99 01 Limpeza de galinheiro, de chiqueiro, de banheiro carrapaticida e congêneres

0162-7/99 02 Sexagem de pinto

0162-7/99 03 Estabulação, cuidado e reprodução de animais de Terceiros

0162-7/99 05 Classificação de produtos de origem animal

0170-8/00 00 Caça, repovoamento cinegético e atividades de serviços relacionados

0211-9/01 00 Cultivo de eucalipto

0211-9/02 00 Cultivo de acácia negra

0211-9/03 00 Cultivo de pinus

0211-9/04 00 Cultivo de teca

0211-9/05 00 Cultivo de outras espécies de madeira

0211-9/06 00 Cultivo de mudas em viveiros florestais

0212-7/01 00 Extração de madeira

0212-7/02 00 Produção de casca de acácia negra

0212-7/03 00 Coleta de látex (borracha extrativa )

0212-7/04 00 Coleta de castanha-do-pará

0212-7/05 00 Coleta de palmito

0212-7/99 00 Coleta de outros produtos florestais silvestres

0213-5/00 Atividades dos serviços relacionados com a silvicultura e a exploração florestal

0213-5/00 01 Avaliação de massas florestais em pé

0213-5/00 02 Estimativa de valor de madeira

0213-5/00 03 Derrubada de árvores

0213-5/00 04 Descarregamento de madeira

0213-5/00 05 Cuidados florestais e congêneres

0213-5/00 06 Proteção contra incêndios florestais

0213-5/00 07 Transporte de toras

0511-8/01 00 Pesca de peixes

0511-8/02 00 Pesca de crustáceos e moluscos

0511-8/03 00 Coleta de produtos de origem marinha

0511-8/04 00 Atividades de serviços relacionados a pesca

0512-6/01 00 Criação de peixes

0512-6/02 00 Criação de camarões

0512-6/03 00 Criação de ostras e mexilões

0512-6/04 00 Criação de peixes ornamentais

0512-6/05 00 Atividades de serviços relacionados a aquicultura

0512-6/06 00 Ranicultura

0512-6/99 00 Outros cultivos e semicultivos da aquicultura

1000-6/01 00 Extração de carvão mineral

1000-6/02 00 Beneficiamento de carvão mineral

1110-0/01 00 Extração de petróleo e gás natural

1110-0/02 00 Extração e beneficiamento de xisto

1110-0/03 00 Extração e beneficiamento de areias betuminosas

1120-7/00 Serviços relacionados com a extração de petróleo e gás - exceto a prospecção realizada por terceiros

1120-7/00 01 Perfuração inicial e dirigida, reperfuração e ereção de poços de petróleo e gás

1120-7/00 02 Reparos e desmantelamento de torres de perfuração referente a petróleo e gás

1120-7/00 03 Cementação dos tubos dos poços de petróleo e gás

1120-7/00 04 Fechamento de poços e atividades conexas, relativas a petróleo e gás

1310-2/01 00 Extração de minério de ferro

1310-2/02 00 Pelotização, sintetização e outros beneficiamentos de minério de ferro

1321-8/01 00 Extração de minério de alumínio

1321-8/02 00 Beneficiamento de minério de alumínio

1322-6/01 00 Extração de minério de estanho

1322-6/02 00 Beneficiamento de minério de estanho

1323-4/01 00 Extração de minério de manganês

1323-4/02 00 Beneficiamento de minério de manganês

1324-2/01 00 Extração de minérios de metais preciosos

1324-2/02 00 Beneficiamento de minérios de metais preciosos associado ou em continuação à extração

1325-0/00 00 Extração de minerais radioativos

1329-3/01 00 Extração de nióbio e titânio

1329-3/02 00 Extração de tungstênio

1329-3/03 00 Extração de níquel

1329-3/04 00 Extração de cobre, chumbo, zinco e de outros minerais metálicos não-ferrosos não compreendidos em outras classes

1329-3/05 00 Beneficiamento de cobre, chumbo, zinco, níquel e de outros minerais metálicos não-ferrosos não compreendidos em outras classes

1410-9/01 00 Extração de ardósia e beneficiamento associado

1410-9/02 00 Extração de granito

1410-9/03 00 Extração de mármore

1410-9/04 00 Extração de calcário/dolomita e beneficiamento associado

1410-9/05 00 Extração de gesso e caulim

1410-9/06 00 Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado

1410-9/07 00 Extração de argila e beneficiamento associado

1410-9/08 00 Extração de saibro e beneficiamento associado

1410-9/09 00 Extração de basalto e beneficiamento associado

1410-9/10 00 Beneficiamento de gesso e caulim associado à extração

1410-9/99 00 Extração e/ou britamento de pedras e de outros materiais para construção não especificados anteriormente e seu beneficiamento associado

1421-4/00 00 Extração de minerais para fabricação de adubos, fertilizantes e produtos químicos

1422-2/01 00 Extração de sal marinho

1422-2/02 00 Extração de sal-gema

1422-2/03 00 Refino e outros tratamentos do sal

1429-0/01 00 Extração de gemas

1429-0/02 00 Extração de grafita

1429-0/03 00 Extração de quartzo e cristal de rocha

1429-0/04 00 Extração de amianto

1429-0/99 00 Extração de outros minerais não-metálicos não especificados anteriormente

1511-3/01 00 Frigorífico - Abate de bovinos e preparação de carne e subprodutos

1511-3/02 00 Frigorífico - Abate de suinos e preparação de carne e subprodutos

1511-3/03 00 Frigorífico - Abate de equinos e preparação de carne e subprodutos

1511-3/04 00 Frigorífico - Abate de ovinos e caprinos e preparação de carne e subprodutos

1511-3/05 00 Frigorífico - abate de bubalinos e preparação de carne e subproduto

1511-3/06 00 Matadouro - abate de reses e preparação de carne para terceiros

1512-1/01 00 Abate de aves e preparação de produtos de carne

1512-1/02 00 Abate de pequenos animais e preparação de produtos de carne

1513-0/01 00 Preparação de carne, banha, produtos de salsicharia não associadas ao abate

1513-0/02 00 Preparação de subprodutos não associado ao abate

1514-8/00 00 Preparação e conservação do pescado e fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos

1521-0/00 00 Processamento, preservação e produção de conservas de frutas, legumes e outros vegetais

1522-9/00 00 Processamento, preservação e produção de conservas de legumes e outros vegetais

1523-7/00 00 Produção de sucos de frutas e de legumes

1531-8/00 00 Produção de óleos vegetais em bruto

1532-6/00 00 Refino de óleos vegetais

1533-4/00 00 Preparação de margarina e outras gorduras vegetais e de óleos de origem animal não comestíveis

1541-5/00 00 Preparação do leite

1542-3/00 00 Fabricação de produtos do laticínio

1543-1/00 00 Fabricação de sorvetes

1551-2/01 00 Beneficiamento de arroz

1551-2/02 00 Fabricação de produtos do arroz

1552-0/00 00 Moagem de trigo e fabricação de derivados

1553-9/00 00 Produção de farinha de mandioca e derivados

1554-7/00 00 Fabricação de farinha de milho e outros derivados - exceto óleo

1555-5/00 00 Fabricação de amidos e féculas de vegetais e fabricação de óleos de milho

1556-3/00 00 Fabricação de rações balanceadas para animais

1559-8/00 00 Beneficiamento, moagem e preparação de outros produtos de origem vegetal

1561-0/00 00 sinas de açucar

1562-8/01 00 Refino e moagem de açucar de cana

1562-8/02 00 Fabricação de açucar de cereais (dextrose) e de beterraba

1562-8/03 00 Fabricação de açúcar de Stévia

1571-7/01 00 Beneficiamento de café

1571-7/02 00 Torrefação e moagem de café

1572-5/00 00 Fabricação de café solúvel

1581-4/01 00 Fabricação de pães, bolos e equivalentes industrializados

1581-4/02 00 Fabricação de pordutos de padaria, confeitaria e pastelaria, exclusive industrializados

1582-2/00 00 Fabricação de biscoitos e bolachas

1583-0/01 00 Produção de derivados do cacau e elaboração de chocolates

1583-0/02 00 Produção de balas e semelhantes e de frutas cristalizadas

1584-9/00 00 Fabricação de massas alimentícias

1585-7/00 00 Preparação de especiarias, molhos, temperos e condimentos

1586-5/00 00 Preparação de produtos dietéticos, alimentos para crianças e outros alimentos conservados

1589-0/01 00 Fabricação de vinagres

1589-0/02 00 Fabricação de pós alimentícios

1589-0/03 00 Fabricação de fermentos, leveduras e coalhos

1589-0/04 00 Fabricação de gelo comum

1589-0/05 00 Beneficiamento de chá, mate e outras ervas para infusão

1589-0/99 00 Fabricação de outros produtos alimentícios

1591-1/01 00 Fabricação, retificação, homogeneização e mistura de aguardente de cana de açúcar

1591-1/02 00 Fabricação, retificação, homogeneização e mistura de outras aguardentes e bebidas destiladas

1592-0/00 00 Fabricação de vinho

1593-8/01 00 Fabricação de malte, inclusive malte uísque

1593-8/02 00 Fabricação de malte, cervejas e chopes

1594-6/00 00 Engarrafamento e gaseificação de águas minerais

1595-4/01 00 Fabricação de refrigerantes

1595-4/02 00 Fabricação de refrescos, xaropes e pós para refrescos

1600-4/01 00 Fabricação de cigarros

1600-4/02 00 Fabricação de fumo em rolo, em corda e outros produtos do fumo - exceto cigarros, cigarrilhas e charutos

1600-4/03 00 Fabricação de filtros para cigarros

1600-4/04 00 Fabricação de cigarrilhas e charutos

1711-1/00 00 Beneficiamento de algodão

1719-1/00 00 Beneficiamento de outras fibras têxteis naturais - exceto algodão

1721-3/00 00 Fiação de algodão

1722-1/00 00 Fiação de outras fibras têxteis naturais - exceto algodão

1723-0/00 00 Fiação de fibras artificiais ou sintéticas

1724-8/00 00 Fabricação de linhas e fios para costurar e bordar

1731-0/00 00 Tecelagem de algodão

1732-9/00 00 Tecelagem de fios de fibras têxteis naturais - exceto algodão

1733-7/00 00 Tecelagem de fios e filamentos contínuos artificiais ou sintéticos

1741-8/00 00 Fabricação de artigos de tecido de uso doméstico, incluindo tecelagem

1749-3/00 00 Fabricação de outros artefatos têxteis, incluindo tecelagem

1750-7/01 00 Estamparia e texturização em fios, tecidos e artigos texteis, inclusive peças do vestuário

1750-7/02 00 Alvejamento, tingimento e torção em fios, tecidos e artigos texteis, inclusive peças do vestuário

1750-7/99 00 Outros serviços de acabamento em fios, tecidos e artigos têxteis, inclusive peças do vestuário

1761-2/00 00 Fabricação de artefatos têxteis a partir de tecidos, exceto vestuário

1762-0/00 00 Fabricação de artefatos de tapeçaria

1763-9/00 00 Fabricação de artefatos de cordoaria

1764-7/00 00 Fabricação de tecidos especiais - inclusive artefatos

1769-8/00 00 Fabricação de outros artigos têxteis - exceto vestuário

1771-0/00 00 Fabricação de tecidos de malha

1772-8/00 00 Fabricação de meias

1779-5/00 00 Fabricação de outros artigos do vestuário produzidos em malharias (tricotagens)

1811-2/01 00 Confecção de roupas íntimas, blusas, camisas e semelhantes, exceto sob medida

1811-2/02 00 Confecção, sob medida, de roupas íntimas, blusas, camisas e semelhantes

1812-0/01 00 Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas, blusas, camisas e semelhantes e as confeccionadas sob medida

1812-0/02 00 Confecção, sob medida, de peças do vestuário - exceto roupas íntimas, blusas, camisas e semelhantes

1813-9/01 00 Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida

1813-9/02 00 Confecção, sob medida, de roupas profissionais

1821-0/00 00 Fabricação de acessórios do vestuário

1822-8/00 00 Fabricação de acessórios para segurança industrial e pessoal

1910-0/00 00 Curtimento e outras preparações de couro

1921-6/00 00 Fabricação de malas, bolsas, valises e outros artefatos para viagem, de qualquer material

1929-1/00 00 Fabricação de outros artefatos de couro

1931-3/01 00 Fabricação de calçados de couro

1931-3/02 00 Serviços de corte e acabamento de calçados

1932-1/00 00 Fabricação de tênis de qualquer material

1933-0/00 00 Fabricação de calçados de plástico

1939-9/00 00 Fabricação de calçados de outros materiais

2010-9/01 00 Serrarias com desdobramento de madeira

2010-9/02 00 Serrarias sem desdobramento de madeira

2021-4/00 00 Fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada ou aglomerada

2022-2/01 00 Produção de casa de madeira pré-fabricadas

2022-2/02 00 Fabricação de esquadrias de madeira, venezianas e de peças de madeira para instalações industriais e comerciais

2022-2/99 00 Fabricação de outros artigos de carpintaria

2023-0/00 00 Fabricação de artefatos de tanoaria e embalagens de madeira

2029-0/01 00 Fabricação de artefatos diversos de madeira - exceto móveis

2029-0/02 00 Fabricação de artefatos diversos de bambu, palha, vime, cortiça, materiais trançados - exceto móveis

2110-5/00 00 Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel

2121-0/00 00 Fabricação de papel

2122-9/00 00 Fabricação de papelão liso, cartolina e cartão

2131-8/00 00 Fabricação de embalagens de papel

2132-6/00 00 Fabricação de embalagens de papelão - inclusive a fabricação de papelão corrugado

2141-5/00 00 Fabricação de artefatos de papel, papelão, cartolina e cartão para escritório

2142-3/00 00 Fabricação de fitas e formulários contínuos - impressos ou não

2149-0/01 00 Fabricação de fraldas descartáveis e de absorventes higiênicos

2149-0/99 00 Fabricação de outros artefatos de pastas, papel, papelão, cartolina e cartão

2214-4/00 00 Edição de discos, fitas e outros materiais gravados

2215-2/00 00 Edição de livros, jornais e revistas

2216-0/00 00 Edição e impressão de livros

2217-9/00 00 Edição e impressão de jornais

2218-7/00 00 Edição e impressão de revistas

2219-5/00 00 Edição; edição e impressão de produtos gráficos, não destinados à industrialização ou comercialização

2221-7/00 Impressão de jornais, revistas e livros

2221-7/00 01 Impressão de jornais, revistas, livros e periódicos, não destinados à comercialização ou industrialização

2221-7/00 02 Impressão de jornais, revistas, livros e periódicos, destinados à comercialização ou industrialização

2222-5/01 Impressão de material para uso escolar

2222-5/01 01 Impressão de material escolar não destinado à comercialização ou industrialização

2222-5/01 02 Impressão de material escolar destinado à comercialização ou industrialização

2222-5/02 Impressão de material para uso industrial, comercial e publicitário

2222-5/02 01 Impressão de agendas, cartazes, catálogos, livros fiscais, cartões, selos, bilhetes e demais materiais para uso industrial, comercial e publicário, não destinados à comercialização ou industrialização

2222-5/02 02 Impressão de material para uso industrial, comercial e publicitário, destinados à comercialização ou industrialização

2222-5/03 Impressão de material de segurança

2222-5/03 01 Impressão de ações, talões de cheque, documentos fiscais e demais materiais de segurança, não destinados à comercialização ou industrialização

2222-5/03 02 Impressão de material de segurança destinado à comercialização ou industrialização

2229-2/01 00 Serviços de encadernação e plastificação

2229-2/02 00 Composição de matrizes para impressão gráfica

2229-2/03 00 Serviços de acabamentos gráficos

2229-2/99 00 Outros serviços gráficos

2231-4/00 00 Reprodução de discos e fitas

2232-2/00 00 Reprodução de fitas de vídeos

2234-9/00 00 Reprodução de programas de informática em disquetes e fitas

2310-8/00 00 Coquerias

2321-3/00 00 Refino de petróleo

2329-9/01 00 Formulação de combustíveis

2329-9/0200Rerrefino de óleos lubrificantes

2330-2/00 00 Elaboração de combustíveis nucleares

2340-0/00 00 Fabricação de álcool

2411-2/00 00 Fabricação de cloro e álcalis

2412-0/00 00 Fabricação de intermediários para fertilizantes

2413-9/00 00 Fabricação de adubos e fertilizantes

2414-7/00 00 Fabricação de gases industriais

2419-8/00 00 Fabricação de outros produtos inorgânicos

2421-0/00 00 Fabricação de produtos petroquímicos básicos

2422-8/00 00 Fabricação de intermediários para resinas e fibras

2429-5/01 00 Produção de carvão vegetal

2429-5/99 00 Fabricação de outros produtos químicos orgânicos

2431-7/00 00 Fabricação de resinas termoplásticas

2432-5/00 00 Fabricação de resinas termofixas

2433-3/00 00 Fabricação de elastômeros

2441-4/00 00 Fabricação de fibras, fios, cabos e filamentos contínuos artificiais

2442-2/00 00 Fabricação de fibras, fios, cabos e filamentos contínuos sintéticos

2451-1/00 00 Fabricação de produtos farmoquímicos

2452-0/01 00 Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano

2452-0/02 00 Fabricação de medicamentos homeopáticos para uso humano

2453-8/00 00 Fabricação de medicamentos para uso veterinário

2454-6/00 00 Fabricação de materiais para usos médicos, hospitalares e odontológicos

2461-9/00 00 Fabricação de inseticidas

2

462-7/00 00 Fabricação de fungicidas

2463-5/00 00 Fabricação de herbicidas

2469-4/00 00 Fabricação de outros defensivos agrícolas

2471-6/00 00 Fabricação de sabões, sabonetes e detergentes sintéticos

2472-4/00 00 Fabricação de produtos de limpeza e polimento

2473-2/00 00 Fabricação de artigos de perfumaria e cosméticos

2481-3/00 00 Fabricação de tintas, vernizes, esmaltes e lacas

2482-1/00 00 Fabricação de tintas de impressão

2483-0/00 00 Fabricação de impermeabilizantes, solventes e produtos afins

2491-0/00 00 Fabricação de adesivos e selantes

2492-9/01 00 Fabricação de pólvoras, explosivos e detonantes

2492-9/02 00 Fabricação de artigos pirotécnicos

2493-7/00 00 Fabricação de catalisadores

2494-5/00 00 Fabricação de aditivos de uso industrial

2495-3/00 00 Fabricação de chapas, filmes, papéis e outros materiais e produtos químicos para fotografia

2496-1/00 00 Fabricação de discos e fitas virgens

2499-6/00 00 Fabricação de outros produtos químicos não especificados ou não classificados

2511-9/00 00 Fabricação de pneumáticos e de câmaras-de-ar

2512-7/00 00 Recondicionamento de pneumáticos

2519-4/00 00 Fabricação de artefatos diversos de borracha

2521-6/00 00 Fabricação de laminados planos e tubulares de plástico

2522-4/00 00 Fabricação de embalagem de plástico

2529-1/01 00 Fabricação de artefatos de material plástico para uso pessoal e doméstico, reforçados ou não com fibra de vidro

2529-/02 00 Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais - exceto na indústria da construção civil

2529-1/03 00 Fabricação de artefatos de material plástico para uso na construção civil

2529-1/99 00 Fabricação de artefatos de plástico para outros usos

2611-5/00 00 Fabricação de vidro plano e de segurança

2612-3/00 00 Fabricação de embalagens de vidro

2619-0/00 00 Fabricação de artigos de vidro

2620-4/00 00 Fabricação de cimento

2630-1/01 Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série ou sob encomenda

2630-1/01 01 Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série

2630-1/01 02 Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado sob encomenda

2630-1/02 00 Fabricação de artefatos de cimento para uso na construção civil

2630-1/03 00 Fabricação de artefatos de fibrocimento para uso na construção civil

2630-1/04 00 Fabricação de casas pré-moldadas de concreto

2630-1/05 00 Fabricação de massa de concreto e argamassa para construção

2630-1/99 00 Fabricação de outros artefatos ou produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e estuque

2641-7/01 00 Fabricação de artefatos de cerâmica ou barro cozido para uso na construção civil - exceto azulejos e pisos

641-7/02 00 Fabricação de azulejos e pisos

2642-5/00 00 Fabricação de produtos cerâmicos refratários

2649-2/01 00 Fabricação de material sanitário de cerâmica

2649-2/99 00 Fabricação de produtos cerâmicos não-refratários para usos diversos

2691-3/01 00 Britamento de pedras (não associado a extração)

2691-3/02 00 Aparelhamento de pedras para construção (não associado à extração)

2691-3/03 00 Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras

2692-1/00 00 Fabricação de cal virgem, cal hidratada e gesso

2699-9/00 00 Fabricação de outros produtos de minerais não-metálicos

2713-8/00 00 Produção de ferro-gusa

2714-6/00 00 Produção de ferroligas

2723-5/00 00 Produção de semi-acabados de aço

2724-3/01 00 Produção de laminados planos de aço carbono, revestidos ou não

2724-3/02 00 Produção de laminados planos de aços especiais

2725-1/01 00 Produção de tubos e canos sem costura

2725-1/99 00 Produção de outros laminados longos de aço

2726-0/01 00 Produção de arames de aço

2726-0/02 00 Produção de relaminados, trefilados e perfilados de aço - exceto arames

2731-6/00 00 Fabricação de tubos de aço com costura

2739-1/00 00 Fabricação de outros tubos de ferro e aço

2741-3/01 00 Metalurgia do alumínio e suas ligas

2741-3/02 00 Produção de laminados de alumínio

2742-1/00 00 Metalurgia dos metais preciosos

2749-9/01 00 Metalurgia do zinco

2749-9/02 00 Produção de laminados de zinco

2749-9/03 00 Produção de soldas e anodos para galvanoplastia

2749-9/99 00 Metalurgia de outros metais não-ferrosos

2751-0/00 00 Produção de peças fundidas de ferros e aço

2752-9/00 00 Produção de peças fundidas de metais não-ferrosos e suas ligas

2811-8/00 00 Fabricação de estruturas metálicas para edifícios, pontes, torres de transmissão, andaimes e outros fins, inclusive sob encomenda

2812-6/00 00 Fabricação de esquadrias de metal

2813-4/00 00 Fabricação de obras de caldeiraria pesada

2821-5/0000Fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central

2822-3/00 00 Fabricação de caldeiras geradoras de vapor - exceto para aquecimento central e para veículos

2831-2/00 00 Produção de forjados de aço

2832-0/00 00 Produção de forjados de metais não-ferrosos e suas ligas

2833-9/00 00 Produção de artefatos estampados de metal

2834-7/00 00 Metalurgia do pó

2839-8/00 Têmpera, cementação e tratamento térmico do aço, serviços de usinagem, galvanotécnica e solda

2839-8/00 01 Têmpera, cementação, tratamento térmico do aço, recozimento de arames, etc.

2839-8/00 02 Galvotecnia: cobreagem, cromagem, estanhagem, douração, zincagem, niquelagem, esmaltagem, anodização e serviços afins.

2839-8/00 03 Serviços de torno, freza, solda, afiação, etc.

2839-8/00 04 Polimento de metais e similares

2839-8/00 05 Pintura industrial

2839-8/00 06 Impressão em chapas metálicas

2841-0/00 00 Fabricação de artigos de cutelaria

2842-8/00 00 Fabricação de artigos de serralheria - exceto esquadrias

2843-6/00 00 Fabricação de ferramentas manuais

2881-9/00 00 Manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central

2882-7/00 00 Manutenção e reparação de caldeiras geradoras de vapor - exceto para aquecimento central e para veículos

2891-6/00 00 Fabricação de embalagens metálicas

2892-4/01 00 Fabricação de produtos padronizados trefilados de ferro, aço e de metais não-ferrosos

2892-4/99 00 Fabricação de outros produtos trefilados de ferro, aço e de metais não-ferrosos

2893-2/00 00 Fabricação de artigos de funilaria e de artigos de metal para usos doméstico e pessoal

2899-1/00 00 Fabricação de outros produtos elaborados de metal

2911-4/00 00 Fabricação de motores estacionários de combustão interna, turbinas e outras máquinas motrizes não elétricas, inclusive peças - exceto para aviões e veículos rodoviários

2912-2/00 00 Fabricação de bombas e carneiros hidráulicos, inclusive peças

2913-0/00 00 Fabricação de válvulas, torneiras e registros, inclusive peças

2914-9/00 00 Fabricação de compressores, inclusive peças

2915-7/00 00 Fabricação de equipamentos de transmissão para fins industriais - inclusive rolamentos e peças

2921-1/00 00 Fabricação de fornos industriais, aparelhos e equipamentos não-elétricos para instalações térmicas, inclusive peças

2922-/000 00 Fabricação de estufas e fornos elétricos para fins industriais - inclusive peças

2923-8/00 00 Fabricação de máquinas, equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas - inclusive peças

2924-6/00 00 Fabricação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação de uso industrial e comercial

2925-4/00 00 Fabricação de equipamentos de ar condicionado

2929-7/00 00 Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral - inclusive peças

2931-9/00 00 Fabricação de máquinas e equipamentos para agricultura, avicultura e obtenção de produtos animais - inclusive peças

2932-7/00 00 Fabricação de tratores agrícolas - inclusive peças

2940-8/00 00 Fabricação de máquinas-ferramenta - inclusive peças

2951-3/00 00 Fabricação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo - inclusive peças

2952-1/00 00 Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso na extração mineral e construção - inclusive peças

2953-0/00 00 Fabricação de tratores de esteira e tratores de uso na extração mineral e construção - inclusive peças

2954-8/00 00 Fabricação de máquinas e equipamentos de terraplenagem e pavimentação

2961-0/00 00 Fabricação de máquinas para a indústria metalúrgica, inclusive peças - exceto máquinas-ferramenta

2962-9/00 00 Fabricação de máquinas e equipamentos para as industrias alimentar, de bebidas e fumo - inclusive peças

2963-7/00 00 Fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, inclusive peças

2964-5/00 00 Fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias do vestuário e de couro e calçados - inclusive peças

2965-3/00 00 Fabricação de máquinas e aparelhos para a indústria de celulose, papel, papelão e artefatos - inclusive peças

2969-6/00 00 Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso específico - inclusive peças

2971-8/00 00 Fabricação de armas de fogo e munições

2972-6/00 00 Fabricação de equipamento bélico pesado

2981-5/00 00 Fabricação de fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e secar para uso doméstico - inclusive peças

2989-0/00 00 Fabricação de outros aparelhos eletrodomésticos - inclusive peças

2991-2/01 00 Manutenção e reparação de máquinas motrizes não-elétricas

2991-2/02 00 Manutenção e reparação de bombas e carneiros hidráulicos

2991-2/03 00 Manutenção e reparação de válvulas industriais

2991-2/04 00 Manutenção e reparação de compressores

2991-2/05 00 Manutenção e reparação de equipamentos de transmissão para fins industriais

2992-0/01 00 Manutenção e reparação de fornos industriais, aparelhos e equipamentos não-elétricos para instalações térmicas

2992-/02 00 Manutenção e reparação de estufas e fornos elétricos para fins industriais

2992-0/03 00 Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação de usos industrial e comercial - inclusive peças

2992-0/04 00 Manutenção e reparação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas

2992-0/05 00 Manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes de fabricação própria

2992-0/99 00 Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos de uso geral

2993-9/01 00 Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura, avicultura e obtenção de produtos animais

2993-9/02 00 Manutenção e reparação de tratores agrícolas

2994-7/00 00 Manutenção e reparação de máquinas-ferramenta

2995-5/01 00 Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para prospecção e extração de petróleo

2995-5/02 00 Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos de uso na extração mineral e construção

2995-5/03 00 Manutenção e reparação de tratores de esteira e tratores de uso na extração mineral e construção

2995-5/04 00 Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos de terraplenagem e pavimentação

2996-3/01 00 Manutenção e reparação de máquinas para a indústria metalúrgica - exceto máquinas-ferramenta

2996-3/02 00 Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a indústria alimentar, de bebidas e fumo

2996-3/03 00 Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil

2996-3/04 00 Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para industrias do vestuário e de couros e calçados

2996-3/05 00 Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos para a indústria de celulose, papel, papelão e artefatos

2996-3/99 00 Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos de uso específico

3011-2/00 00 Fabricação de máquinas de escrever e calcular, copiadoras e outros equipamentos não-eletrônicos para escritório - inclusive peças

3012-0/00 00 Fabricação de máquinas de escrever e calcular, copiadoras e outros equipamentos eletrônicos destinados à automação gerencial e comercial - inclusive peças

3021-0/00 00 Fabricação de computadores

3022-8/00 00 Fabricação de equipamentos periféricos para máquinas eletrônicas para tratamento de informações

3111-9/00 00 Fabricação de geradores de corrente contínua ou alternada, inclusive peças

3112-7/00 00 Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, inclusive peças

3113-5/00 00 Fabricação de motores elétricos, inclusive peças

3121-6/00 00 Fabricação de subestações, quadros de comando, reguladores de voltagem e outros aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica, inclusive peças

3122-4/00 00 Fabricação de material elétrico para instalações em circuito de consumo

3130-5/00 00 Fabricação de fios, cabos e condutores elétricos isolados

3141-0/00 00 Fabricação de pilhas, baterias e acumuladores elétricos - exceto para veículos

3142-9/01 00 Fabricação de baterias e acumuladores para veículos

3142-9/02 00 Recondicionamento de baterias e acumuladores para veículos

3151-8/00 00 Fabricação de lâmpadas

3152-6/00 00 Fabricação de luminárias e equipamentos de iluminação - exceto para veículos

3160-7/00 00 Fabricação de material elétrico para veículos - exceto baterias

3181-0/01 00 Manutenção e reparação de geradores de corrente contínua ou alternada

3181-0/02 00 Manutenção e reparação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes

3181-0/03 00 Manutenção e reparação de motores elétricos

3182-8/00 00 Manutenção e reparação de baterias e acumuladores elétricos - exceto para veículos

3189-5/00 00 Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos não especificados anteriormente

3191-7/00 00 Fabricação de eletrodos, contatos e outros artigos de carvão e grafita para uso elétrico, eletroimãs e isoladores

3192-5/00 00 Fabricação de aparelhos e equipamentos para sinalização e alarme

3199-2/00 00 Fabricação de outros aparelhos ou equipamentos elétricos

3210-7/00 00 Fabricação de material eletrônico básico

3221-2/00 00 Fabricação de equipamentos transmissores de rádio e televisão e de equipamentos para estações telefônicas, para radiotelefonia e radiotelegrafia, de microondas e repetidoras - inclusive peças

3222-0/00 00 Fabricação de aparelhos telefônicos, sistemas de intercomunicação e semelhantes, inclusive peças

3230-1/00 00 Fabricação de aparelhos receptores de rádio e televisão e de reprodução, gravação ou amplificação de som e vídeo

3290-5/01 00 Manutenção de equipamentos transmissores de rádio e televisão e de equipamentos para estações telefônicas, para radiotelefonia e radiotelegrafia, inclusive de microondas e repetidoras

3290-5/02 00 Manutenção e reparação de sistemas de intercomunicação e semelhantes - exceto telefones

3310-3/01 00 Fabricação de aparelhos, equipamentos e mobiliários para instalações hospitalares, em consultórios médicos e odontológicos e para laboratórios

3310-3/02 00 Fabricação de instrumentos e utensílios para usos médicos, cirúrgicos, odontológicos e de laboratórios

3310-3/03 Fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e aparelhos ortopédicos em geral - inclusive sob encomenda

3310-3/03 01 Laboratórios de próteses em geral

3310-3/03 02 Conserto e restauração de próteses em geral

3310-3/03 03 Fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e aparelhos ortopédicos em geral

3310-3/05 Serviços de prótese dentária

3310-3/05 01 Prótese dentária, inclusive conserto e restauração

3310-3/05 02 Prótese dentária, inclusive conserto e restauração, em convênio com o SUS

3320-0/00 00 Fabricação de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle - exceto equipamentos para controle de processos industriais

3330-8/00 00 Fabricação de máquinas, aparelhos e equipamentos de sistemas eletrônicos dedicados a automação industrial e controle o processo produtivo

3340-5/01 00 Fabricação de aparelhos fotográficos e cinematográficos, peças e acessórios

3340-5/02 00 Fabricação de instrumentos ópticos, peças e acessórios

3340-5/03 00 Fabricação de material óptico

3340-5/04 00 Serviços de laboratórios ópticos

3350-2/00 00 Fabricação de cronômetros e relógios

3391-0/00 00 Manutenção e reparação de aparelhos e utensílios para usos médico-hospitalares, odontológicos e de laboratório

3392-8/00 00 Manutenção e reparação de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle - exceto equipamentos para controle de processos industriais

3393-6/00 00 Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e equipamentos de sistemas eletrônicos dedicados a automação industrial e controle do processo produtivo

3394-4/00 00 Manutenção e reparação de aparelhos e instrumentos ópticos e cinematográficos

3410-0/01 00 Fabricação de automóveis, camionetas e utilitários

3410-0/02 00 Fabricação de chassis com motor para automóveis, camionetas e utilitários

3410-0/03 00 Fabricação de motores para automóveis, camionetas e utilitários

3420-7/01 00 Fabricação de caminhões e ônibus

3420-7/02 00 Fabricação de motores para caminhões e ônibus

3431-2/00 00 Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhão

3432-0/00 00 Fabricação de carrocerias para ônibus

3439-8/00 00 Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para outros veículos

3441-0/00 00 Fabricação de peças e acessórios para o sistema motor

3442-8/00 00 Fabricação de peças e acessórios para os sistemas de marcha e transmissão

3443-6/00 00 Fabricação de peças e acessórios para o sistema de freios

3444-4/00 00 Fabricação de peças e acessórios para o sistema de direção e suspensão

3449-5/01 00 Fabricação de bancos e estofados para veículos automotores

3449-5/02 00 Fabricação de peças e acessórios para veículos automotores não classificados em outra subclasse

3450-9/00 00 Recondicionamento ou recuperação de motores para veículos automotores

3511-4/01 Construção e reparação de embarcações de grande porte

3511-4/01 01 Reparação de embarcações de grande porte em geral

3511-4/01 02 Reparação de balsas infláveis, plataforma e depósito flutuantes, boias, etc.

3511-4/02 00 Construção de embarcações para uso comercial e para usos especiais, exceto de grande porte

3511-4/03 00 Reparação de embarcações para uso comercial e para usos especiais, exceto de grande porte

3512-2/01 00 Construção de embarcações para esporte e lazer

3512-2/02 00 Reparação de embarcações para esporte e lazer

3521-1/00 Construção e montagem de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes

3521-1/00 01 Montagem de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes

3521-1/00 02 Montagem de carros restaurante, dormitórios, de correio, de bagagem, etc.

3522-0/00 00 Fabricação de peças e acessórios para veículos ferroviários

3523-8/00 00 Reparação de veículos ferroviários

3531-9/00 00 Construção e montagem de aeronaves

3532-7/00 00 Reparação de aeronaves

3591-2/00 00 Fabricação de motocicletas - inclusive peças

3592-0/00 00 Fabricação de bicicletas e triciclos não-motorizados - inclusive peças

3599-8/00 00 Fabricação de outros equipamentos de transporte

3611-0/01 00 Fabricação de móveis com predominância de madeira

3611-0/02 Serviços de montagem de móveis de madeira para consumidor final

3611-0/02 01 Montagem de móveis de madeira

3611-0/02 02 Envernizamento, esmaltagem, laqueação e similares, em móveis de madeira

3612-9/01 00 Fabricação de móveis com predominância de metal

3612-9/02 Serviços de montagem de móveis de metal para consumidor final

3612-9/02 01 Montagem de móveis de metal

3612-9/02 02 Esmaltagem, laqueação e serviços similares em móveis de metal

3613-7/01 00 Fabricação de móveis de outros materiais

3613-7/02 Serviços de montagem de móveis de materiais diversos (exceto madeira e metal), para consumidor final

3613-7/02 01 Montagem de móveis de materiais diversos (exceto madeira e metal)

3613-7/02 02 Esmaltagem, laqueação e serviços similares em móveis de materias diversos

3614-5/00 00 Fabricação de colchões

3691-9/01 00 Lapidação de gemas

3691-9/02 00 Fabricação de artefatos de joalheria e ourivesaria

3691-9/03 00 Cunhagem de moedas e medalhas

3692-7/00 00 Fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios

3693-5/00 00 Fabricação de artefatos para caça, pesca e esporte

3694-3/01 00 Fabricação de mesas de bilhar, de snooker e acessórios, não associada à locação

3694-3/02 00 Fabricação de mesas de bilhar, de snooker e acessórios associada à locação

3694-3/99 00 Fabricação de brinquedos e de outros jogos recreativos

3695-1/00 00 Fabricação de canetas, lápis, fitas impressoras para máquinas e outros artigos para escritório

3696-0/00 00 Fabricação de aviamentos para costura

3697-8/00 00 Fabricação de escovas, pincéis e vassouras

3699-4/01 00 Decoração, lapidação, gravação, espelhação, bisotagem, vitrificação e outros trabalhos em cerâmica, louça, vidro e cristal

3699-4/02 00 Fabricação de fósforos de segurança

3699-4/99 00 Fabricação de produtos diversos

3710-9/01 00 Reciclagem de sucatas de alumínio

3710-9/99 00 Reciclagem de outras sucatas metálicas

3720-6/00 00 Reciclagem de sucatas não-metálicas

4011-8/00 00 Produção (geração) de energia elétrica, inclusive produção integrada

4012-6/00 00 Transmissão de energia elétrica

4013-4/00 00 Comercialização de energia elétrica

4014-2/00 00 Distribuição de energia elétrica

4020-7/01 00 Produção e distribuição de gás através de tubulações

4020-7/02 00 Distribuição de combustíveis gasosos de qualquer tipo por sistema de tubulação

4030-4/00 00 Produção e distribuição de vapor e água quente

4100-9/00 Captação, tratamento e distribuição de água

4100-9/00 01 Captação e tratamento de água e esgoto

4100-9/00 02 Distribuição de água

4511-0/01 00 Demolição de edifícios e outras estruturas

4511-0/02 00 Preparação de terrenos

4512-8/01 00 Fundações destinadas à construção civil

4512-8/02 00 Sondagens destinadas à construção civil

4513-6/00 00 Terraplenagem e outras movimentações de terra

4521-7/01 00 Edificações (residenciais, industriais, comerciais e de serviços)

4521-7/02 00 Administração de obras

4522-5/01 00 Obras viárias (rodovias, vias férreas e aeroportos)

4522-5/02 00 Pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos

4522-5/03 00 Obras de urbanização e paisagismo

4523-3/00 Obras de arte especiais

4523-3/00 01 Construção de pontes, viadutos, elevados, túneis, passarelas, etc.

4525-0/01 Montagem de estruturas metálicas, exceto temporárias

4525-0/01 01 Montagem e desmontagem de estruturas metálicas não destinadas à construção civil, exceto temporárias

4525-0/01 02 Montagem de estruturas metálicas para construção civil

4525-0/02 00 Montagem e desmontagem de andaimes e outras estruturas temporárias

4525-0/03 00 Obras de montagem industrial

4529-2/01 00 Obras marítimas e fluviais

4529-2/02 00 Obras de irrigação

4529-2/03 00 Construção de redes de água e esgoto

4529-2/04 00 Construção de redes de transportes por dutos

4529-2/05 00 Perfuração e construção de poços de águas

4529-2/99 Outras obras de engenharia civil

4529-2/99 01 Serviços de concretagem

4529-2/99 02 Colocação de telhados e coberturas

4529-2/99 03 Construção de chaminés, lareiras, churrasqueiras, etc.

4529-2/99 04 Atirantamentos e cortinas de proteção de encostas

4531-4/01 00 Construção de barragens e represas para geração de energia elétrica

4531-4/02 00 Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica

4531-4/03 00 Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica

4533-0/01 00 Construção de estações e redes de telefonia e comunicações

4533-0/02 00 Manutenção de estações e redes de telefonia e comunicações

4541-1/01 00 Instalação e manutenção elétrica em edificações, inclusive antenas

4541-1/02 Instalação, manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria

4541-1/02 01 Instalação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria

4541-1/02 02 Manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria

4542-0/00 Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração

4542-0/00 01 Instalação de sistemas de ar condicionado, de refrigeração central, de aquecimento e de ventilação, em edificações

4542-0/00 03 Manutenção de instalações de sistemas de ar condicionado, de refrigeração central, de aquecimento e de ventilação, em edificações

4543-8/01 00 Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás

4543-8/02 00 Instalações de sistema de prevenção contra incêndio

4549-7/01 00 Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos

4549-7/02 00 Instalação de equipamentos para orientação a navegação marítima fluvial e lacustre

4549-7/03 00 Tratamentos acústico e térmico

4549-7/04 00 Instalação de anúncios

4549-7/99 Outras obras de instalações

4549-7/99 01 Rebaixamento de teto, revestimento de tubulações, etc.

4549-7/99 02 Montagem de stands para feiras

4550-0/01 00 Obras de alvenaria e reboco

4550-0/02 00 Obras de acabamento em gesso e estuque

4550-0/03 00 Impermeabilização em obras de engenharia civil

4550-0/04 00 Serviços de pintura em edificações em geral

4550-0/05 00 Instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material, inclusive de esquadrias

4550-0/06 00 Serviços de revestimentos e aplicação de resinas em interiores e exteriores

4550-0/99 00 Outras obras de acabamentos da construção

4560-8/00 00 Aluguel de máquinas e equipamentos de construção e demolição com operários

5010-5/01 00 Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários, novos e usados

5010-5/02 00 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos

5010-5/03 00 Comércio por atacado de caminhões novos e usados

5010-5/04 00 Comércio por atacado de reboques e semi-reboques novos e usados

5010-5/05 00 Comércio por atacado de ônibus e microônibus novos e usados

5010-5/06 00 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários usados

5010-5/07 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de veículos automotores

5020-2/01 00 Serviços de manutenção e reparação de automóveis

5020-2/02 00 Serviços de manutenção e reparação de caminhões, ônibus e outros veículos pesados

5020-2/03 00 Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos

5020-2/04 00 Serviços de borracheiros e gomaria

5020-2/05 00 Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores

5020-2/06 00 Serviços de reboque de veículos

5030-0/01 00 Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores

5030-0/02 00 Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras de ar

5030-0/03 00 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores

5030-0/04 00 Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras de ar

5030-0/05 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de peças e acessórios novos e usados para veículos automotores

5030-0/06 00 Comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores

5041-5/01 00 Comércio por atacado de motocicletas e motonetas

5041-5/02 00 Comércio por atacado de peças e acessórios para motocicletas e motonetas

5041-5/03 00 Comércio a varejo de motocicletas e motonetas

5041-5/04 00 Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas

5041-5/05 00 Representantes comerciais e agentes do do comércio de peças e acessórios para motocicletas e motonetas

5042-3/00 00 Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas

5050-4/00 00 Comércio a varejo de combustíveis e lubrificantes para veículos automotores

5111-0/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de matérias primas agrícolas, animais vivos, matérias primas têxteis e produtos semi-acabados

5112-8/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de combustíveis, minerais, metais e produtos químicos industriais

5113-6/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de madeira, material de construção e ferragens

5114-4/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos industriais, embarcações e aeronaves

5115-2/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de móveis e artigos de uso doméstico

5116-0/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de couro

5117-9/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo

5118-7/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos não especificados anteriormente

5119-5/00 00 Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral (não especializado)

5121-7/01 00 Comércio atacadista de produtos alimentícios industrializados para animais, exceto domésticos

5121-7/02 00 Comércio atacadista de algodão

5121-7/03 00 Comércio atacadista de café em grão

5121-7/04 00 Comércio atacadista de soja

5121-7/05 00 Comércio atacadista de fumo em folha não beneficiado

5121-7/06 00 Comércio atacadista de cacau em baga

5121-7/07 00 Comércio atacadista de sementes, flores, plantas e gramas

5121-7/08 00 Comércio atacadista de sisal

5121-7/09 00 Comércio atacadista de produtos agrícolas in natura com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

5121-/99 00 Comércio atacadista de outros cereais "in natura", leguminosas e matérias primas agrícolas diversas

5122-5/01 .00 Comércio atacadista de bovinos

5122-5/02 00 Comércio atacadista de eqüinos

5122-5/03 00 Comércio atacadista de ovinos

5122-5/04 00 Comércio atacadista de suínos

5122-5/05 00 Comércio atacadista de outros animais vivos

5122-5/06 00 Comércio atacadista de couros, pele, chifres, ossos, cascos, cinas, lã, pelos e cerdas em bruto, penas e plumas

5131-4/00 00 Comércio atacadista de leite e produtos do leite

5132-2/01 00 Comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados

5132-2/02 00 Comércio atacadista de farinhas, amidos e féculas

5132-2/03 00 Comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados, farinhas, amidos e féculas, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

5133-0/01 00 Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos

5133-0/02 00 Comércio atacadista de aves vivas e ovos

5133-0/03 00 Comércio atacadista de coelhos e outros pequenos animais vivos para alimentação

5134-9/00 00 Comércio atacadista de carnes e produtos de carne

5135-7/00 00 Comércio atacadista de pescados e frutos do mar

5136-5/01 00 Comércio atacadista de água mineral

5136-5/02 00 Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante

5136-5/03 00 Comércio atacadista de bebidas com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

5136-5/99 00 Comércio atacadista de outras bebidas em geral

5137-3/01 00 Comércio atacadista de fumo beneficiado

5137-3/02 00 Comércio atacadista de cigarros, cigarrilhas e charutos

5139-0/01 00 Comércio atacadista de café torrado, moído e solúvel

5139-0/02 00 Comércio atacadista de açúcar

5139-0/03 00 Comércio atacadista de óleos e gorduras

5139-0/04 00 Comércio atacadista de pães, bolos, biscoitos e similares

5139-0/05 00 Comércio atacadista de massas alimentícias em geral

5139-0/06 00 Comércio atacadista de sorvetes

5139-0/07 00 Comércio atacadista de produtos alimentícios para animais domésticos

5139-0/08 00 Comércio atacadista de chocolates, confeitos, balas, bombons e semelhantes

5139-0/09 00 Comercio atacadista de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

5139-0/99 00 Comércio atacadista de outros produtos alimentícios

5141-1/01 00 Comércio atacadista de fios e fibras têxteis

5141-1/02 00 Comércio atacadista de tecidos

5141-1/03 00 Comércio atacadista de artigos de cama, mesa e banho

5141-1/04 00 Comércio atacadista de artigos de armarinho

5142-0/01 00 Comércio atacadista de artigos do vestuário e complementos, exceto profissionais e de segurança

5142-0/02 00 Comércio atacadista de roupas e acessórios para uso profissional e de segurança do trabalho

5142-0/03 00 Comércio atacadista de bolsas, malas e artigos de viagem

5143-8/00 00 Comércio atacadista de calçados

5144-6/01 00 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico

5144-6/02 00 Comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico

5145-4/01 00 Comércio atacadista de produtos farmacêuticos de uso humano

5145-4/02 00 Comércio atacadista de produtos farmacêuticos de uso veterinário

5145-4/03 00 Comércio atacadista de instrumentos e materiais médico-cirúrgicos-hospitalares e laboratóriais

5145-4/04 00 Comércio atacadista de próteses e artigos de ortopedia

5145-4/05 00 Comércio atacadista de produtos odontológicos

5146-2/01 00 Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria

5146-2/02 00 Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal

5147-0/01 00 Comércio atacadista de artigos de escritório e de papelaria

5147-0/02 00 Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações

5149-7/01 00 Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar

5149-7/02 00 Comércio atacadista de bicicletas, triciclos e outros veículos recreativos

5149-7/03 00 Comércio atacadista de móveis

5149-7/04 00 Comércio atacadista de artigos de tapeçaria, colchoaria, persianas e cortinas

5149-7/05 00 Comércio atacadista de lustres, luminárias e abajures

5149-7/06 00 Comércio atacadista de filmes, fitas e discos

5149-7/07 00 Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada

5149-7/08 00 Comércio atacadista de jóias, relógios e bijuterias, inclusive pedras preciosas e semi-preciosas lapidadas

5149-7/99 00 Comércio atacadista de outros artigos de uso pessoal e doméstico

5151-9/01 00 Comércio atacadista de álcool carburante, gasolina e demais derivados de petróleo - exceto transportador retalhista (TRR) e lubrificantes

5151-9/02 00 Comércio atacadista de combustíveis realizado por transportador retalhista (TRR)

5151-9/03 00 Comércio atacadista de gás liquefeito de petróleo (GLP)

5151-9/04 00 Comércio atacadista de combustíveis de origem vegetal - exceto álcool carburante

5151-9/05 00 Comércio atacadista de combustíveis de origem mineral em bruto

5151-9/06 00 Comércio atacadista de lubrificantes

5151-9/07 00 Comércio atacadista de solventes para combustíveis

5152-7/00 00 Comércio atacadista de outros produtos extrativos de origem mineral, exceto combustível

5153-5/01 00 Comércio atacadista de madeira em bruto e produtos derivados

5153-5/02 00 Comércio atacadista de cimento

5153-5/03 00 Comércio atacadista de ferragens e ferramentas

5153-5/04 00 Comércio atacadista de tintas, vernizes e similares

5153-5/05 00 Comércio atacadista de material elétrico para construção

5153-5/06 00 Comércio atacadista de mármores e granitos

5153-5/07 00 Comércio atacadista de vidros, espelhos, vitrais e molduras

5153-5/99 00 Comércio atacadista de outros materiais para construção

5154-3/01 00 Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo

5154-3/02 00 Comércio atacadista de resinas e elastômeros

5154-3/03 00 Comércio atacadista de solventes

5154-3/99 00 Comércio atacadista de outros produtos químicos

5155-1/01 00 Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos

5155-1/02 00 Comércio atacadista de resíduos e sucatas não metálicos - exceto de papel e papelão recicláveis

5155-1/03 00 Comércio atacadista de resíduos de papel e papelão recicláveis

5159-4/01 00 Comércio atacadista de embalagens

5159-4/02 00 Comércio atacadista de papel e papelão em bruto

5159-4/03 00 Comércio atacadista de produtos siderúrgicos e metalúrgicos, exceto

5159-4/99 00 Comércio atacadista de outros produtos intermediários não-agropecuários, exceto para construção, não especificados anteriormente

5161-6/00 00 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos de uso agropecuário; suas peças e acessórios

5164-0/01 00 Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para o comércio; partes e peças

5164-0/02 00 Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para escritório; partes e peças

5165-9/01 00 Comércio atacadista de equipamentos de informática, partes e peças

5165-9/02 00 Comércio atacadista de equipamentos de comunicação, partes e peças

5169-1/01 00 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso industrial; suas peças e acessórios

5169-1/02 00 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos odonto-médico-hospitalares e laboratoriais; suas peças e acessórios

5169-1/03 00 Comércio atacadista de bombas e compressores; suas peças e acessórios

5169-1/99 00 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para outros usos não especificados anteriormente; suas peças e acessórios

5191-8/01 00 Comércio atacadista de mercadorias em geral sem predominância de artigos para uso na agropecuária

5191-8/02 00 Comércio atacadista de artigos para uso na agropecuária

5192-6/00 00 Comércio atacadista especializado em mercadorias não especificadas anteriormente

5211-6/00 00 Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, com área de venda superior a 5000 metros quadrados - hipermercados

5212-4/00 00 Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, com área de venda entre 300 e 5000 metros quadrados - supermercados

5213-2/01 00 Minimercados

5213-2/02 00 Mercearias e armazéns varejistas

5214-0/00 00 Comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência

5215-9/01 00 Lojas de departamentos ou magazines

5215-9/02 00 Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines

5215-9/03 00 Lojas duty free de aeroportos internacionais

5221-3/01 00 Comércio varejista de produtos de padaria e de confeitaria

5221-3/02 00 Comércio varejista de laticínios, frios e conservas

5222-1/00 00 Comércio varejista de balas, bombons e semelhantes

5223-0/00 00 Comércio varejista de carnes - açougues

5224-8/00 00 Comércio varejista de bebidas

5229-9/01 00 Tabacaria

5229-9/02 00 Comércio varejista de hortifrutigranjeiros

5229-9/03 00 Peixaria

5229-9/99 00 Comércio varejista de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente

5231-0/01 00 Comércio varejista de tecidos

5231-0/02 00 Comercio varejista de artigos de armarinho

5231-0/03 00 Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho

5232-9/00 00 Comércio varejista de artigos do vestuário e complementos

5233-7/01 00 Comercio varejista de calçados

5233-7/02 00 Comércio varejista de artigos de couro e de viagem

5241-8/01 00 Comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmula

5241-8/02 00 Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos

5241-8/03 00 Comércio varejista de produtos farmacêuticos com manipulação de fórmula

5241-8/04 00 Comércio varejista de artigos de perfumaria, cosméticos e de higiene pessoal

5241-8/05 00 Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos

5241-8/06 00 Comércio varejista de medicamentos veterinários

5242-6/01 00 Comércio varejista de máquinas, aparelhos e equipamentos elétrico, eletrônico de uso doméstico e pessoal, exceto equipamentos de informática

5242-6/02 00 Comércio varejista de artigos fotográficos e cinematográficos

5242-6/03 00 Comércio varejista de instrumentos musicais e acessórios

5242-6/04 00 Comércio varejista de discos e fitas

5243-4/01 00 Comércio varejista de móveis

5243-4/02 00 Comércio varejista de artigos de colchoaria

5243-4/03 00 Comércio varejista de artigos de tapeçaria

5243-4/04 00 Comércio varejista de artigos de iluminação

5243-4/99 00 Comércio varejista de outros artigos de utilidade doméstica

244-2/010 00 Comércio varejista de ferragens, ferramentas e produtos metalúrgicos

5244-2/02 00 Comércio varejista de vidros, espelhos, vitrais e molduras

5244-2/03 00 Comércio varejista de material para pintura

5244-2/04 00 Comércio varejista de madeira e seus artefatos

5244-2/05 00 Comércio varejista de materiais elétricos para construção

5244-2/06 00 Comércio varejista de materiais hidráulicos

5244-2/07 00 Comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas

5244-2/08 00 Comércio varejista de materiais de construção em geral

5244-2/99 00 Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente

5245-0/01 00 Comércio varejista de máquinas e equipamentos para escritório

5245-0/02 00 Comércio varejista de máquinas, equipamentos e materiais de informática

5245-0/03 00 Comércio varejista de máquinas, equipamentos e materiais de comunicação

5246-9/01 00 Comércio varejista de livros

5246-9/02 00 Comércio varejista de artigos de papelaria

5246-9/03 00 Comércio varejista de jornais e revistas

5247-7/00 00 Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (GLP)

5249-3/01 00 Comércio varejista de artigos de ótica

5249-3/02 00 Comércio varejista de artigos de relojoaria e joalheria

5249-3/03 00 Comércio varejista de artigos de "souveniers", bijuterias e artesanatos

5249-3/04 00 Comércio varejista de bicicletas, triciclos; suas peças e acessórios

5249-3/05 00 Comércio varejista de artigos esportivos

5249-3/06 00 Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos

5249-3/07 00 Comércio varejista de plantas e flores naturais e artificiais e frutos ornamentais

5249-3/08 00 Comércio varejista de artigos de caça, pesca e "camping"

5249-3/09 00 Comércio varejista de armas e munições

5249-3/10 00 Comércio varejista de objetos de arte

5249-3/11 00 Comércio varejista de artigos para animais, ração e animais vivos para criação doméstica

5249-3/12 00 Comércio varejista de peças e acessórios para eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, exceto peças e acessórios para informática

5249-3/13 00 Comércio varejista de fogos de artifício e artigos pirotécnicos

5249-3/14 00 Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos; suas peças e acessórios

5249-3/15 00 Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários

5249-3/99 00 Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente

5250-7/01 00 Comércio varejista de antigüidades

5250-7/99 00 Comércio varejista de outros artigos usados

5269-8/00 00 Comércio de água através de carro pipa

5271-0/01 00 Reparação e manutenção de máquinas e de aparelhos eletrodomésticos, exceto aparelhos telefônicos

5271-0/02 00 Reparação e manutenção de aparelhos telefônicos

5272-8/00 00 Reparação de calçados

5279-5/01 00 Chaveiros

5279-5/02 00 Reparação de jóias e relógios

5279-5/03 00 Conserto e restauração de artigos de madeira e do mobiliário

5279-5/04 00 Reparação de bicicletas, triciclos e outros veículos recreativos

5279-5/99 Reparação de outros objetos pessoais e domésticos

5279-5/99 01 Reparação de câmaras fotográficas, filmadoras, brinquedos, etc.

5279-5/99 02 Reparação de artigos e acessórios do vestuário, etc.

5279-5/99 03 Reparação de instrumentos musicais e outros objetos pessoais e domésticos

5513-1/01 00 Hotel

5513-1/02 00 Apart-hotel

5513-1/03 00 Motel

5519-0/01 00 Albergues, exceto assistenciais

5519-0/02 00 Camping

5519-0/05 00 Pensão

5519-0/99 00 Outros tipos de alojamento

5521-2/01 00 Restaurante

5521-2/02 00 Choperias, whiskeria e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas

5522-0/00 00 Lanchonete, casa de chá, de sucos e similares

5523-9/01 00 Cantina (serviço de alimentação privativo) - exploração própria

5523-9/02 00 Cantina (serviço de alimentação privativo) - exploração por terceiros

5524-7/01 00 Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas

5524-7/02 00 Serviços de buffet

5524-7/03 00 Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar

5529-8/00 00 Outros serviços de alimentação (em trailers, quiosques, veículos e outros equipamentos)

6010-0/01 00 Transporte ferroviário de passageiros, intermunicipal e interestadual

6010-0/02 00 Transporte ferroviário de cargas, intermunicipal e interestadual

6021-6/00 Transporte ferroviário de passageiros municipal e intermunicipal metropolitano

6021-6/00 01 Transporte ferroviário de passageiros municipal metropolitano

6021-6/00 02 Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal metropolitano

6022-4/00 00 Transporte metroviário

6023-2/01 Transporte rodoviário de passageiros, regular, municipal urbano

6023-2/01 01 Transporte rodoviário municipal de passageiros

6023-2/01 02 Transporte coletivo urbano

6023-2/02 00 Transporte rodoviário de passageiros, regular, intermunicipal metropolitano

6024-0/01 00 Transporte rodoviário de passageiros, regular, municipal não urbano

6024-0/02 00 Transporte rodoviário de passageiros, regular, intermunicipal

6024-0/03 00 Transporte rodoviário de passageiros, regular, interestadual

6024-0/04 00 Transporte rodoviário de passageiros, regular, internacional

6025-9/01 00 Serviços de táxis

6025-9/02 00 Locação de veículos rodoviários de passageiros com motorista, municipal

6025-9/03 00 Locação de veículos rodoviários de passageiros com motorista, intermunicipal, interestadual e internacional

6025-9/04 00 Organização de excursões em veículos rodoviários próprios municipal

6025-9/05 00 Organização de excursões em veículos rodoviários próprios, intermunicipal, interestadual e internacional

6025-9/06 00 Transporte escolar municipal

6025-9/07 00 Transporte escolar intermunicipal

6026-7/01 00 Transporte rodoviário de cargas em geral, municipal

6026-7/02 00 Transporte rodoviário de cargas em geral, intermunicipal, interestadual e internacional

6026-7/03 00 Locação de veículos rodoviários de carga, com motorista

6027-5/00 Transporte rodoviário de produtos perigosos

6027-5/00 01 Transporte rodoviário municipal de produtos perigosos

6027-5/00 02 Transporte rodoviário intermunicipal de produtos perigosos

6028-3/01 Transporte rodoviário de mudanças

6028-3/01 01 Transporte rodoviário municipal de mudanças

6028-3/01 02 Transporte rodoviário intermunicipal de mudanças

6028-3/02 00 Serviço de guarda-móveis

6029-1/00 00 Transporte regular em bondes, funiculares, teleféricos ou trens próprios para exploração de pontos turísticos

6030-5/00 00 Transporte dutoviário

6111-5/00 00 Transporte marítimo de cabotagem

6112-3/00 00 Transporte marítimo de longo curso

6121-2/01 00 Transporte por navegação interior de passageiros, municipal, não urbano

6121-2/02 00 Transporte por navegação interior de passageiros, intermunicipal não urbano, interestadual e internacional

6122-0/01 00 Transporte por navegação interior de carga, municipal, não urbano

6122-0/02 00 Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, não urbano, interestadual e internacional

6123-9/01 00 Transporte aquaviário municipal, urbano

6123-9/02 00 Transporte aquaviário intermunicipal, urbano

6210-3/00 00 Transporte aéreo, regular

6220-0/01 00 Serviços de táxis aéreos e locação de aeronaves com tripulação

6220-0/02 00 Outros serviços de transporte aéreo, não regular

6230-8/00 00 Transporte espacial

6311-8/00 00 Carga e descarga

6312-6/01 Armazéns gerais (emissão de warrants)

6312-6/01 01 Armazenamento e depósito de qualquer produto, com emissão de warrants

6312-6/02 Outros depósitos de mercadorias para terceiros

6312-6/02 01 Armazenamento e depósito de qualquer produto, em geral

6321-5/01 00 Terminais rodoviários e ferroviários

6321-5/02 00 Operação de pontes, túneis, rodovias e serviços relacionados

6321-5/03 Exploração de estacionamento para veículos

6321-5/03 01 Estacionamento de veículos de terceiros

6321-5/03 02 Estacionamento de veículos próprios e de clentes

6321-5/04 00 Centrais de chamadas e reserva de táxis

6321-5/99 00 Outras atividades auxiliares aos transportes terrestres

6322-3/01 00 Operação de portos e terminais

6322-3/02 00 Rebocagem em estuários e portos

6322-3/03 00 Limpeza de cascos e manutenção de navios no porto

6322-3/99 00 Outras atividades auxiliares aos transportes aquaviários

6323-1/01 00 Operação de aeroportos e campos de aterrissagem

6323-1/02 00 Manutenção de aeronaves na pista

6323-1/99 00 Outras atividades auxiliares aos transportes aéreos

6330-4/00 00 Atividades de agências de viagens e organizadores de viagem

6340-1/01 00 Atividades de despachantes aduaneiros

6340-1/02 00 Atividades de comissaria

6340-1/03 00 Agenciamento de cargas

6340-1/04 00 Organização logística do transporte de carga - operador de transporte multimodal

6340-1/99 Outras atividades relacionadas a organização do transporte de cargas

6340-1/99 01 Organização e coordenação de transportes, agrupamento e acondicionamento de cargas

6340-1/99 03 Tramitação e cumprimento de formalidades de aduana, fiscais, bancárias e consulares

6411-4/01 Atividades do Correio Nacional

6411-4/01 01 Atividades do Correio Nacional (coleta, distribuição, expedição e entrega de correspondências e volumes)

6411-4/01 02 Aluguel de caixas postais, cobrança, recebimento e outros serviços correlatos, prestados por agência de correio

6411-4/01 03 Franquia de agências de correio (franchising)

6411-4/01 04 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer, prestados por agência de correio

6411-4/01 05 Distribuição e venda de bilhetes de loteria

6411-4/02 Atividades do Correio Nacional executadas por franchising

6411-4/02 01 Atividades do Correio Nacional executadas por franchising (coleta, distribuição, expedição e entrega de correspondências e volumes)

6411-4/02 02 Intermediação de serviços postais, prestados por agências franqueadas

6411-4/02 03 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por franchising do Correio Nacional

6411-4/02 04 Aluguel de caixas postais, cobrança, recebimento e outros serviços correlatos, prestados por agência franqueada

6411-4/02 05 Distribuição e venda de bilhetes de loteria por agências franqueadas

6412-2/01 00 Serviços de malotes não realizados pelo Correio Nacional

6412-2/02 00 Serviços de entrega rápida

6420-3/11 00 Telecomunicações com fio - telefonia fixa comutada

6420-3/12 00 Telecomunicações com fio - serviços de redes de transporte de telecomunicações (SRTT)

6420-3/19 00 Outros serviços de telecomunicações com fio

6420-3/21 00 Telecomunicações sem fio - telefonia móvel celular

6420-3/22 00 Telecomunicações sem fio - serviço móvel especializado - SME (trunking)

6420-3/29 00 Outros serviços de telecomunicações sem fio

6420-3/30 00 Telecomunicações por satélite

6420-3/40 00 Transmissão e retransmissão de sinais de rádio

6420-3/51 00 Transmissão e retransmissão de sinais de televisão aberta

6420-3/52 00 Transmissão e retransmissão de sinais de televisão por assinatura

6420-3/80 00 Provedores de acesso às redes de telecomunicações

6420-3/91 00 Redes e circuitos especializados - serviço limitado especializado

6420-3/92 00 Serviços de conexão de redes de telecomunicações públicas

6420-3/99 00 Outras telecomunicações

6510-2/00 00 Banco Central

6521-8/00 Bancos comerciais

6521-8/00 01 Serviços bancários em geral prestados por Bancos Comerciais

6521-8/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Bancos Comerciais

6521-8/00 03 Posto de serviço de Bancos Comerciais

6522-6/00 Bancos múltiplos (com carteira comercial)

6522-6/00 01 Serviços bancários em geral prestados por Bancos Múltiplos com carteira comercial

6522-6/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Bancos Múltiplos com carteira comercial

6523-4/00 Caixas econômicas

6523-4/00 01 Serviços bancários em geral prestados por Caixas Econômicas

6523-4/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Caixas Econômicas

6523-4/00 03 Posto de serviço de Caixas Econômicas

6524-2/01 Bancos cooperativos

6524-2/01 01 Serviços de bancos cooperados, em geral

6524-2/01 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Bancos Cooperativos

6524-2/02 Cooperativas de crédito mútuo

6524-2/02 01 Serviços de cooperativas de crédito mútuo, em geral

6524-2/02 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Cooperativas de Crédito Mútuo

6524-2/03 Cooperativas de crédito rural

6524-2/03 01 Serviços de cooperativas de crédito rural, em geral

6524-2/03 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Cooperativas de Crédito Rural

6531-5/00 Bancos múltiplos (sem carteira comercial)

6531-5/00 01 Serviços bancários em geral prestados por Bancos Múltiplos sem carteira comercial

6531-5/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Bancos Múltiplos sem carteira comercial

6532-3/00 Bancos de investimento

6532-3/00 01 Serviços bancários em geral prestados por Bancos de Investimento

6532-3/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Bancos de Investimento

6533-1/00 Bancos de desenvolvimento

6533-1/00 01 Serviços bancários em geral prestados por Bancos de Desenvolvimento

6533-1/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Bancos de Desenvolvimento

6534-0/01 Sociedades de crédito imobiliário

6534-0/01 01 Serviços relativos a crédito imobiliário em geral

6534-0/01 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Sociedades de Crédito Imobiliário

6534-0/02 Associações de poupança e empréstimo

6534-0/02 01 Serviços relativos a poupança e empréstimo em geral

6534-0/02 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Associações de Poupança

6534-0/03 Companhias hipotecárias

6534-0/03 01 Serviços relativos a créditos hipotecários em geral

6535-8/00 Sociedades de crédito, financiamento e investimento

6535-8/00 01 Serviços relativos a crédito, financiamento e investimento em geral

6535-8/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento

6540-4/00 00 Arrendamento mercantil

6551-0/00 Agências de fomento

6551-0/00 01 Serviços relativos a agências de fomento em geral

6551-0/00 02 Agenciamento ou intermediação de bens

6559-5/01 00 Administração de consórcios

6559-5/02 00 Administração de cartão de crédito

6559-5/03 Factoring

6559-5/03 01 Agenciamento, corretagem ou intermediação de contratos de faturação

6559-5/03 02 Serviços de factoring em geral

6559-5/04 00 Caixas de financiamento de corporações

6559-5/05 00 Securitização de créditos

6559-5/06 00 Sociedades de crédito ao microempreendedor

6599-5/07 00 Concessão de créditos pelas OSCIP

6559-5/99 00 Outras atividades de concessão de crédito

6591-9/01 00 Fundos de investimentos - exceto previdenciários

6591-9/02 00 Fundos de investimentos previdenciários

6592-7/00 Sociedades de capitalização

6592-7/00 01 Serviços relativos a sociedade de capitalização em geral

6592-7/00 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por sociedade de capitalização

6593-5/01 Licenciamento, compra e venda e leasing de ativos intangíveis não financeiros - exceto direitos autorais

593-5/010 01 Consultoria financeira

6593-5/01 02 Agenciamento e corretagem de contratos de franquia (franchising)

6593-5/01 03 Locação de marcas e patentes (franchising)

6593-5/02 00 Gestão de direitos autorais

6599-4/01 Clubes de investimento

6599-4/01 01 Serviços em geral, relativos ao clube de investimento

6599-4/01 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Clube de Investimento

6599-4/02 Sociedades de investimento

6599-4/02 01 Serviços em geral, relativos a sociedade de investimento

6599-4/02 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Sociedades de Investimento

6599-4/03 Sociedades de participação

6599-4/03 01 Serviços em geral, relativos a sociedade de investimento

6599-4/03 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Sociedades de Participação

6599-4/05 Holdings de instituições financeiras

6599-4/05 01 Serviços em geral, relativos a Holdings de instituições financeiras

6599-4/05 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Holdings de instituições financeiras

6599-4/07 Gestão de fundos para fins diversos, exceto investimentos

6599-4/07 01 Gestão de fundos em geral

6599-4/07 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados através de gestão de fundos

6599-4/08 00 Fundo garantidor de crédito

6599-4/99 00 Outras atividades de intermediação financeira, não especificadas anteriormente

6611-7/01 00 Seguro de vida

6611-7/02 00 Planos de auxílio funeral

6612-5/01 00 Seguro saúde

6612-5/99 00 Outros seguros não-vida

6613-3/00 00 Resseguros

6621-4/00 00 Previdência complementar fechada

6622-2/00 00 Previdência complementar aberta

6630-3/00 00 Planos de saúde

6711-3/01 00 Bolsa de valores

6711-3/02 00 Bolsa de mercadorias

6711-3/03 00 Bolsa de mercadorias e futuros

6711-3/04 Administração de mercados de balcão organizados

6711-3/04 01 Serviços em geral de administração de mercados de balcão organizados

6711-3/04 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por mercados de balcão organizados

6712-1/01 Corretoras de títulos e valores mobiliários

6712-1/01 01 Administração de bens, negócios e fundos mútuos; e

serviços acessórios prestados por Corretoras

6712-1/01 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Corretoras de Títulos

6712-102 Distribuidoras de títulos e valores mobiliários

6712-1/02 01 Administração de bens, negócios e fundos mútuos; e

serviços acessórios prestados por Distribuidoras

6712-1/02 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por Distribuidoras

6712-1/03 Corretoras de câmbio

6712-1/03 01 Agenciamento, corretagem ou intermediação de câmbio

6712-1/03 02 Serviços em geral prestados po corretoras de câmbio

6712-1/04 00 Corretoras de contratos de mercadorias

6712-1/05 00 Administração de carteiras de títulos e valores para terceiros

6712-1/06 00 Agenciamento de investimentos em aplicações financeiras

6719-9/01 00 Serviços de liquidação e custódia

6719-9/02 00 Caixas de liquidação de mercados bursáteis

6719-9/04 00 Correspondentes de instituições financeiras

6719-9/04 01 Serviços em geral prestados por correpondentes de instituições financeiras

6719-9/04 02 Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos quaisquer prestados por correspondentes de instituições financeiras

6719-9/05 00 Representações de bancos estrangeiros

6719-9/06 00 Caixas eletrônicos

6719-9/99 Outras atividades auxiliares da intermediação financeira, não especificadas anteriormente

6719-9/99 01 Corretagem de hipotecas, intermediação na obtenção de empréstimos, etc.

6719-9/99 02 Consultoria em investimentos financeiros

6720-2/01 00 Corretores e agentes de seguros e de planos de previdência complementar e de saúde

6720-2/02 00 Peritos e avaliadores de seguros

6720-2/03 00 Auditoria e consultoria atuarial

6720-2/04 00 Clube de seguros

6720-2/99 00 Outras atividades auxiliares dos seguros e da previdência complementar, não especificadas anteriormente

7010-6/00 00 Incorporação e compra e venda de imóveis

7020-3/00 00 Aluguel de imóveis

7031-9/00 Corretagem e avaliação de imóveis

7031-9/00 01 Corretagem de imóveis

7031-9/00 02 Avaliação de imóveis

7032-7/00 00 Administração de imóveis por conta de terceiros

7040-8/00 00 Condomínios de prédios residenciais ou não

7110-2/00 00 Aluguel de automóveis sem motorista

7121-8/00 Aluguel de outros meios de transporte terrestre, inclusive containers

7121-8/00 01 Aluguel de ônibus, caminhões, motocicletas e demais veículos

7121-8/00 02 Aluguel de containers, reboques, traillers, etc.

7122-6/00 00 Aluguel de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos

7123-4/00 00 Aluguel de aeronaves sem tripulação

7131-5/00 00 Aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas

7132-3/00 00 Aluguel de máquinas e equipamentos para construção e engenharia civil, inclusive andaime

7133-1/00 00 Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório, inclusive computadores e material telefônico

7139-0/01 00 Aluguel de aparelhos de jogos eletrônicos

7139-0/02 00 Aluguel de máquinas e equipamentos para extração de minérios e petróleo, sem operador

7139-0/03 00 Aluguel de equipamentos científicos, médicos e hospitalares, sem operador

7139-0/04 00 Aluguel de materiais e equipamentos para eventos

7139-0/99 00 Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais, industriais, elétricos ou não, sem operador

7140-4/01 00 Aluguel de objetos de vestuário, jóias, calçados e outros acessórios

7140-4/02 00 Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal, inclusive instrumentos musicais

7140-4/03 00 Aluguel de fitas, vídeos, discos, cartuchos e similares

7140-4/04 00 Aluguel de material médico e paramédico

7140-4/05 00 Aluguel de material e equipamento esportivo

7140-4/99 00 Aluguel de outros objetos pessoais e domésticos

7210-9/00 00 Consultoria em hardware

7221-4/00 00 Desenvolvimento e edição de software pronto para uso

7229-0/00 00 Desenvolvimento de software sob encomenda e outras consultorias em software

7230-3/00 00 Processamento de dados

7240-0/00 00 Atividades de banco de dados e distribuição on-line de conteúdo eletrônico

7250-8/00 00 Manutenção, reparação e instalação de máquinas de escritório e de informática

7290-7/00 00 Outras atividades de informática, não especificadas anteriormente

7310-5/00 00 Pesquisa e desenvolvimento das ciências físicas e naturais

7320-2/00 00 Pesquisa e desenvolvimento das ciências sociais e humanas

7411-0/01 00 Serviços advocatícios

7411-0/02 00 Atividades cartoriais

7411-0/03 Atividades auxiliares da justiça

7411-0/03 01 Peritos, árbitros, mediadores e congêneres

7411-0/04 00 Agentes da propriedade industrial

7412-8/01 00 Atividades de contabilidade

7412-8/02 00 Atividades de auditoria contábil

7413-6/00 00 Pesquisas de mercado e de opinião pública

7414-4/00 00 Gestão de participações societárias (holdings)

7416-0/01 00 Assessoria às atividades agrícolas e pecuárias

7416-0/02 Atividades de assessoria em gestão empresarial

7416-0/02 01 Assessoria ou consultoria financeira

7416-0/02 02 Assessoria ou consultoria de planejamento e organização

7416-0/02 03 Assessoria ou consultoria de relações públicas, comunicação social e de imprensa

7420-9/01 00 Serviços técnicos de arquitetura

7420-9/02 00 Serviços técnicos de engenharia

7420-9/03 00 Serviços técnicos de cartografia, topografia e geodésia

7420-9/04 Atividades de prospecção geológica

7420-9/04 01 Propecção geológica, exceto para exploração e explotação de petróleo e gás natural

7420-9/04 02 Prospecção geológica relacionada com a exploração e explotação de petróleo e gás natural

7420-9/05 00 Serviços de desenho técnico especializado (para construção civil)

7420-9/99 00 Outros serviços técnicos especializados

7430-6/00 00 Ensaios de materiais e de produtos; análise de qualidade

7440-3/01 Agências de publicidade e propaganda

7440-3/01 01 Propaganda e publicidade, planejamento e elaboração de campanhas publicitárias

7440-3/01 02 Veiculação e divulgação de propaganda e publicidade por qualquer meio, exceto pelo radio, jornal, periódico e televisão.

7440-3/02 00 Agenciamento e locação de espaços publicitários

7440-3/99 00 Outros serviços de publicidade

7450-0/01 00 Seleção e agenciamento de mão-de-obra

7450-0/02 00 Locação de mão-de-obra

7460-8/01 00 Atividades de investigação particular

7460-8/02 00 Atividades de vigilância e segurança privada

7460-8/03 00 Serviços de adestramento de cães de guarda

7460-8/04 00 Serviços de transporte de valores

7470-5/01 00 Atividades de limpeza em imóveis

7470-5/02 00 Atividade de imunização e de controle de pragas urbanas

7491-8/01 00 Estúdios fotográficos

7491-8/03 00 Laboratórios fotográficos

7491-8/04 Serviços de fotografias aéreas, submarinas e similares

7491-8/04 01 Serviços de fotografias aéreas, submarinas e similares

7491-8/04 02 Aerofotogrametria quando vinculada à obra de construção civil

7491-8/05 00 Filmagens de festas e eventos

7491-8/06 00 Microfilmagem

7492-6/00 00 Atividades de envasamento e empacotamento, por conta de terceiros

7499-3/01 00 Serviços de tradução, interpretação e similares

7499-3/02 00 Fotocópias, digitalização e serviços correlatos

7499-3/03 Serviços de contatos telefônicos

7499-3/03 01 Serviços de bip, recados, etc.

7499-3/03 02 Serviços prestados por central de telemarketing para atendimento remoto

7499-3/04 00 Serviços de leiloeiros

7499-3/05 Serviços administrativos para terceiros

7499-3/05 01 Serviços de secretaria, datilografia, expediente, etc.

7499-3/06 00 Serviços de decoração de interiores

7499-3/07 00 Serviços de organização de festas e eventos - exceto culturais e desportivos

7499-3/08 Serviços de cobrança e informações cadastrais

7499-3/08 01 Informações cadastrais

7499-3/08 02 Cobrança em geral

7499-3/08 03 Recebimentos de contas, títulos e boletos de cobrança em geral

7499-3/09 00 Escafandria e mergulho

7499-3/10 00 Medição de consumo de energia elétrica, gás e água

7499-3/11 00 Emissão de vales alimentação, transporte e similares

7499-3/12 00 Atividade de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, sem especialização definida

7499-3/13 00 Casas de festas e eventos

7499-3/99 Outros serviços prestados principalmente às empresas

7499-3/99 01 Serviços de avaliação e despachos em geral

7499-3/99 02 Serviços de rotulação, preenchimento, selagem e despacho de correspondências

7499-3/99 03 Serviços de desenhos especializados, exceto para construção civil

7499-3/99 04 Administração de cartão de desconto

7511-6/00 00 Administração pública em geral

7512-4/00 00 Regulação das atividades sociais e culturais

7513-2/00 00 Regulação das atividades econômicas

7514-0/00 00 Atividades de apoio à administração pública

7521-3/00 00 Relações exteriores

7522-1/00 00 Defesa

7523-0/00 00 Justiça

7524-8/00 00 Segurança e ordem pública

7525-6/00 00 Defesa civil

7530-2/00 00 Seguridade social

8013-6/00 00 Educação infantil-creche

8014-4/00 00 Educação infantil-pré-escola

8015-2/00 00 Ensino fundamental

8020-9/00 00 Ensino médio

8031-4/00 00 Educação superior - Graduação

8032-2/00 00 Educação superior - Graduação e pós-graduação

8033-0/00 00 Educação superior - Pós-graduação e extensão

8096-9/00 00 Educação profissional de nível técnico

8097-7/00 00 Educação profissional de nível tecnológico

8099-3/01 00 Formação de condutores

8099-3/02 00 Cursos de pilotagem

8099-3/03 00 Cursos de idiomas

8099-3/04 00 Cursos de informática

8099-3/05 00 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial

8099-3/06 00 Cursos ligados às artes e cultura

8099-3/07 00 Cursos preparatórios de concursos

8099-3/99 00 Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente

8511-1/00 Atividades de atendimento hospitalar

8511-1/00 01 Atendimento hospitalar em geral

8511-1/00 02 Atendimento hospitalar em geral através de convênio com o SUS

8512-0/00 Atividades de atendimento a urgências e emergências

8512-0/00 01 Atendimento a urgências e emergências em geral

8512-0/00 02 Atendimento a urgências e emergências através de convênio com o SUS

8513-8/01 Atividades de clínica médica (clínicas, consultórios e ambulatórios)

8513-8/01 01 Consultas médicas

8513-8/01 02 Consultas médicas em convênio com o SUS

8513-8/01 03 Serviços de análises clínica, eletricidade médica, radioterapia, ultrassonografia, radiologia, tomografia e congêneres

8513-8/02 Atividades de clínica odontológica (clínicas, consultórios e ambulatórios)

8513-8/02 01 Clínica odontológica em geral

8513-8/02 02 Clínica odontológica em geral, através de convênio com o SUS

8513-8/03 Serviços de vacinação e imunização humana

8513-8/03 01 Serviços de vacinação e imunização humana

8513-8/03 02 Serviços de vacinação e imunização humana através de convênio com o SUS

8513-8/99 Outras atividades de atenção ambulatorial

8513-8/99 01 Clínica ambulatorial

8513-8/99 02 Clínica ambulatorial, através de convênio com o SUS

8513-8/99 03 Aplicação de injeções

8514-6/01 00 Atividades dos laboratórios de anatomia patológica/citológica

8514-6/02 00 Atividades dos laboratórios de análises clínicas

8514-6/03 00 Serviços de diálise

8514-6/04 00 Serviços de raio-x, radiodiagnóstico e radioterapia

8514-6/05 00 Serviços de quimioterapia

8514-6/06 Serviços de banco de sangue

8514-6/06 01 Serviços de banco de sangue em geral

8514-6/06 02 Serviços de banco de sangue em geral, através de convênio com o SUS

8514-6/99 00 Outras atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica

8515-4/01 Serviços de enfermagem

8515-4/01 01 Serviços de enfermagem

8515-4/01 02 Serviços de enfermagem, através de convênio com o SUS

8515-4/02 00 Serviços de nutrição

8515-4/03 00 Serviços de psicologia

8515-4/04 Serviços de fisioterapia e terapia ocupacional

8515-4/04 01 Serviços de fisioterapia e terapia ocupacional

8515-4/04 02 Serviços de fisioterapia e terapia ocupacional, em convênio com o SUS

8515-4/05 Serviços de fonoaudiologia

8515-4/05 01 Serviços de fonoaudiologia

8515-4/05 02 Serviços de fonoaudiologia, através de convênio com o SUS

8515-4/06 Serviços de terapia de nutrição enteral e parenteral

8515-4/06 01 Serviços de terapia de nutrição enteral e parenteral

8515-4/06 02 Serviços de terapia de nutrição enteral e parenteral, através de convênio com o SUS

8515-4/99 Outras atividades de serviços profissionais da área de saúde

8515-4/99 01 Serviços profissionais da área de saúde em geral

8515-4/99 02 Serviços profissionais da área de saúde em geral, em convênio com o SUS

8516-2/01 Atividades de terapias alternativas

8516-2/01 01 Terapias alternativas

8516-2/01 02 Terapias alternativas, através de convênio com o SUS

8516-2/02 00 Serviços de acupuntura

8516-2/04 Serviços de banco de leite materno

8516-2/04 01 Serviços de banco de leite materno

8516-2/04 02 Serviços de banco de leite materno, através de convênio com o SUS

8516-2/05 Serviços de banco de esperma

8516-2/05 01 Serviços de banco de esperma

8516-2/05 02 Serviços de banco de esperma, através de convênio com o SUS

8516-2/06 Serviços de banco de órgãos

8516-2/06 01 Serviços de banco de órgãos

8516-2/06 02 Serviços de banco de órgãos, através de convênio com o SUS

8516-2/07 00 Serviços de remoções

8516-2/99 00 Outras atividades relacionadas com a atenção à saúde

8520-0/00 00 Serviços veterinários

8531-6/01 00 Asilos

8531-6/02 00 Orfanatos

8531-6/03 00 Albergues assistenciais

8531-6/04 Centros de reabilitação para dependentes químicos com alojamento

8531-6/04 01 Centros de reabilitação para dependentes químicos com alojamento

8531-6/04 02 Centros de reabilitação para dependentes químicos com alojamento através de convênio com o SUS

8531-6/99 00 Outros serviços sociais com alojamento

8532-4/02 Centros de reabilitação para dependentes químicos sem alojamento

8532-4/02 01 Centros de reabilitação para dependentes químicos sem alojamento

8532-4/02 02 Centros de reabilitação para dependentes químicos sem alojamento, através de convênio com o SUS

8532-4/99 00 Outros serviços sociais sem alojamento

9000-0/01 00 Limpeza urbana - exceto gestão de aterros sanitários

9000-0/02 00 Gestão de aterros sanitários

9000-0/03 00 Gestão de redes de esgoto

9000-0/99 00 Outras atividades relacionadas a limpeza urbana e esgoto

9111-1/00 00 Atividades de organizações empresariais e patronais

9112-0/00 00 Atividades de organizações profissionais

9120-0/00 00 Atividades de organizações sindicais

9191-0/00 00 Atividades de organizações religiosas

9192-8/00 00 Atividades de organizações políticas

9199-5/00 00 Outras atividades associativas, não especificadas anteriormente

9211-8/01 00 Estúdios cinematográficos

9211-8/02 00 Atividades de produção de filmes e fitas de vídeo, exceto estúdios cinematográficos

9211-8/03 00 Serviços de dublagem e mixagem sonora

9211-8/04 00 Estúdios de gravação de som

9211-8/99 00 Outras atividades relacionadas a produção de filmes e fitas de vídeos

9212-6/00 00 Distribuição de filmes e de vídeo

9213-4/00 00 Projeção de filmes e de vídeos (cinemas)

9221-5/00 00 Atividades de rádio

9222-3/01 00 Atividades de televisão aberta

9222-3/02 Atividades de televisão por assinatura

9222-3/02 01 Televisão por assinatura

9222-3/02 02 Instalação e assistência técnica em televisão por assinatura

9222-3/02 03 Habilitação e desabilitação de aparelhos decodificadores e similares

9231-2/01 00 Companhias de teatro

9231-2/02 Outras companhias artísticas, exceto de teatro

9231-2/02 01 Execução de música, concertos e recitais, espetáculos folclóricos e de ballet, por grupos, companhias, bandas, etc.

9231-2/02 02 Execução de música, concertos e recitais, espetáculos folclóricos e de ballet, por grupos, companhias, bandas, etc., de caráter eventual

9231-2/02 03 Shows, festival e congêneres não relacionados anteriormente

9231-2/02 04 Shows, festival e congêneres não relacionados anteriormente, de caráter eventual

9231-2/03 00 Produção, organização e promoção de espetáculos artísticos e eventos culturais

9231-2/04 00 Restauração de obras de arte

9231-2/99 Outros serviços especializados ligados às atividades artísticas

9231-2/99 01 Criação de espetáculos de dança e artes em geral

9231-2/99 02 Serviços de cenografia, iluminação, som, efeitos especiais, etc.

9232-0/01 Exploração de salas de espetáculos

9232-0/01 01 Exploração de salas de espetáculos com dancing e congêneres

9232-0/01 02 Exploração de salas de espetáculos com competiçoes esportivas, concertos, recitais, balé, espetáculos folclórico e execução de música individualmente ou por conjunto

9232-0/01 03 Exploração de salas de espetáculos com outras diversões não previstas anteriormente

9232-0/02 00 Agências de venda de ingressos para salas de espetáculos

9232-0/04 00 Serviços de sonorização e outras atividades ligadas à gestão de salas de espetáculos

9239-8/01 00 Produção de espetáculos circenses, marionetes e similares

9239-8/02 00 Produção de espetáculos de rodeios, vaquejadas e similares

9239-8/03 00 Academias de dança

9239-8/04 Discotecas, danceterias e similares

9239-8/04 01 Discotecas, danceterias, bailes e similares

9239-8/04 02 Discotecas, danceterias, bailes e similares, de caráter eventual

9239-8/99 Outras atividades de espetáculos, não especificadas anteriormente

9239-8/99 01 Espetáculos de som e luz

9239-8/99 02 Espetáculos de som e luz, em caráter eventual

9239-8/99 04 Exposições com cobrança de ingressos

9240-1/00 Atividades de agências de notícias

9240-1/00 01 Pesquisa e informações

9240-1/00 02 Agenciamento e intemediação em geral

9251-7/00 00 Atividades de bibliotecas e arquivos

9252-5/01 00 Gestão de museus

9252-5/02 00 Conservação de lugares e edifícios históricos

9253-3/00 00 Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais e reservas ecológicas

9261-4/01 00 Clubes sociais, desportivos e similares

9261-4/02 Organização e exploração de atividades desportivas

9261-4/02 01 Organização e exploração de atividades desportivas

9261-4/02 02 Organização e exploração de atividades desportivas, de caráter eventual

9261-4/03 00 Gestão de instalações desportivas

9261-4/04 00 Ensino de esportes

9261-4/05 00 Atividades de condicionamento físico

9261-4/06 00 Atividades ligadas à corrida de cavalos

9261-4/99 00 Outras atividades desportivas

9262-2/01 00 Exploração de bingos (distribuição e venda de bilhetes)

9262-2/02 00 Atividades das concessionárias e da venda de bilhetes de loterias

9262-2/03 00 Atividades de sorteio via telefone

9262-2/04 00 Exploração de outros jogos de azar

9262-2/05 00 Exploração de boliches

9262-2/06 00 Exploração de fliperamas e jogos eletrônicos

9262-2/07 00 Exploração de parques de diversões e similares

9262-2/08 00 Exploração de jogos de sinuca, bilhar e similares

9262-2/99 Outras atividades relacionadas ao lazer

9262-2/99 01 Exploração de pedalinhos, barcos, bicicletas, animais, etc.

9301-7/01 00 Lavanderias e tinturarias

9301-7/02 00 Toalheiros

9302-5/01 00 Cabeleireiros

9302-5/02 Manicures e outros serviços de tratamento de beleza

9302-5/02 01 Manicure e pedicure

9302-5/02 02 Tratamento da pele, depilação, maquilagem, etc.

9303-3/01 Gestão e manutenção de cemitérios

9303-3/01 01 Gestão de cemitérios

9303-3/01 02 Manutenção de cemitérios

9303-3/02 00 Serviços de cremação de cadáveres humanos e animais

9303-3/03 00 Serviços de sepultamento

9303-3/04 00 Serviços de funerárias

9303-3/05 00 Serviços de somato-conservação

9303-3/99 Outras atividades funerárias

9303-3/99 01 Remoção, exumação e embalsamamento de cadáveres

9303-3/99 02 Aluguel de locais para velórios e acessórios fúnebres

9304-1/00 00 Atividades de manutenção do físico corporal

9309-2/01 00 Atividades de agências matrimoniais

9309-2/02 00 Alojamento, higiene e embelezamento de animais

9309-2/03 00 Exploração de máquinas de serviços pessoais acionadas por moedas

9309-2/99 Outras atividades de serviços pessoais, não especificadas anteriormente

9309-2/99 01 Astrólogos, videntes e similares

9309-2/99 02 Engraxates, tatuadores, etc.

9309-2/99 03 Exploração de sanitários

9500-1/00 00 Serviços domésticos

9900-7/00 00 Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais"

ANEXO II

CÓDIGO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS DE PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

1811001
Advogado(a)
1811002
Agrônomo(a)
1811003
Agrimensor(a)
1811004
Arquiteto(a)
1811005
Atuário(a)
1811006
Auditor(a)
1811007
Botânico
1811008
Contador(a)
1811009
Dentista
1811010
Economista
1811011
Engenheiro(a)
1811012
Estatístico
1811013
Fonoaudiólogo(a)
1811014
Geólogo(a)
1811015
Enfermeiro(a)
1811016
Jornalista
1811017
Protético
1811018
Médico(a)
1811019
Perito(a) e Avaliador(a)
1811020
Psicólogo(a)
1811021
Administrador(a)
1811022
Urbanista
1811023
Veterinário(a)
1811024
Zoólogo(a)
1811025
Analista de Sistemas e Métodos
1811026
Assistente Social
1811027
Bibliotecário(a)
1811028
Biólogo(a)
1811029
Bioquímico(a)
1811030
Farmacêutico(a)
1811031
Físico
1811032
Geógrafo(a)
1811033
Matemático
1811034
Nutricionista
1811035
Orientador(a) Pedagógico(a)
1811036
Pedagogo(a)
1811037
Químico(a)
1811038
Sociólogo(a)
1811039
Terapeuta
1811040
Topógrafo
1811041
Ecologista
1811042
Músico (nível superior)
1811043
Fisioterapeuta
1811044
Desenhista Industrial
1811045
Pesquisador(a)
1811046
Instrutor(a) de Treinamento
1811047
Obstetra Técnico
1811048
Restaurador(a) de Bens Móveis
1811049
Instrutor(a) de Controle Mental
1811050
Museólogo(a)
1811051
Arqueólogo(a)
1811052
Zootecnista
1811053
Consultor(a) e/ou Assessor(a)
1811054
Comunicação Visual
1811055
Relações Públicas
1811056
Decorador(a)
1811057
Instrutor(a)
1811058
Engenheiro(a) Civil
1811059
Engenheiro(a) de Minas
1811060
Engenheiro(a) Agrícola
1811061
Engenheiro(a) Químico(a)
1811062
Engenheiro(a) Arquiteto(a)
1811063
Engenheiro(a) Geólogo(a)
1811064
Engenheiro(a) Mecânico(a)
1811065
Engenheiro(a) Eletricista
1811066
Engenheiro(a) Metalúrgico(a)
1811067
Farmacêutico(a) Bioquímico(a)
1811068
Engenheiro(a) Agrônomo(a)
1811069
Engenheiro(a) Agrimensor(a)
1811070
Engenheiro(a) Florestal
1811071
Engenheiro(a) de Segurança
1811072
Engenheiro(a) de Eletrônica
1811073
Musicoterapeuta
1811074
Publicitário(a)
1811999
Profissionais de Nível Superior Não Identificados
1812001
Professor(a) (nível superior)
1821001
Técnico(a) em Contabilidade
1821002
Modista
1821003
Operador de Teodolito
1821004
Redator(a)
1821005
Cenotécnico(a)
1821006
Cinegrafista
1821007
Fiscal de Obras
1821008
Desenhista Técnico(a)
1821009
Maquetista
1821010
Ótico
1821011
Nivelador(a)
1821012
Técnico(a) em Agrimensura
1821013
Perito(a) e Avaliador(a)
1821014
Técnico(a) em Arquivo
1821015
Afinador(a) Fotográfico(a)
1821016
Gráfico
1821017
Inspetor(a) de Riscos
1821018
Operador(a) de Raio X
1821019
Atleta
1821020
Agente de Informações
1821021
Codificador(a)
1821022
Músico (nível médio)
1821023
Operador(a) de Som
1821024
Técnico(a) em Prótese Dentária
1821025
Audiometrista
1821026
Operador(a) de Aparelhos e Equipamentos
1821027
Secretária(o)
1821028
Técnico(a) Eletrônico ou Eletromecânica
1821029
Técnico(a) em Ortóptica
1821030
Tradutor(a) e Interprete
1821031
Diagramador(a)
1821032
Hidrometrista
1821033
Calculista
1821034
Projetista
1821035
Agente da Propriedade Artística e Literária
1821036
Agente da Propriedade Industrial
1821037
Agente de Turismo
1821038
Agente de Investimentos
1821039
Assistente Técnico
1821040
Laminador(a) de Fibra de Vidro
1821041
Astrólogo(a)
1821042
Vistoriador(a) de Veículos
1821043
Vitrinista
1821044
Paisagista
1821045
Acupuntura
1821046
Construtor (a)
1821047
Corretor(a) Mobiliário(a)
1821048
Desenhista
1821049
Corretor(a) Imobiliário(a)
1821050
Corretor(a) de Seguros
1821051
Corretor(a) de Títulos
1821052
Etiquetista
1821053
Guia de Turismo
1821054
Técnico(a) em Laboratório
1821055
Pesquisador(a) (nível médio)
1821056
Modelista
1821057
Linotipista
1821058
Agente de Propaganda
1821059
Mecanógrafo(a)
1821060
Administrador (Nível Médio)
1821061
Mestre de Obras
1821062
Microfilmador(a)
1821063
Programador(a) de Computador
1821064
Propagandista e Publicitário(a)
1821065
Radialista
1821066
Avaliador(a)
1821067
Empreiteiro(a)
1821068
Repórter
1821069
Repórter Fotográfico(a)
1821070
Técnico(a) (nível médio)
1821071
Técnico(a) Industrial
1821072
Figurinista
1821073
Publicitário(a)
1821074
Representante Comercial
1821075
Recepcionista
1821076
Produtor(a) Radiofônico(a)
1821077
Agente de Publicidade
1821078
Arbitro(a) Esportivo(a)
1821079
Inspetor(a) de Qualidade
1821080
Estilista
1821081
Piloto Civil
1821082
Demonstrador(a)
1821083
Leiloeiro(a)
1821084
Relações Públicas
1821085
Monitor(a)
1821086
Revisor(a)
1821087
Agente de Negócios
1821088
Consultor(a) e/ou Assessor(a)
1821089
Perfurador(a)
1821090
Coreógrafo(a)
1821091
Assessor(a) de Segurança
1821092
Corretor(a) de Automóveis
1821093
Empresário(a)
1821094
Decorador(a)
1821095
Escultor(a)
1821096
Ator ou Atriz
1821097
Bailarino(a)
1821098
Barbeiro
1821099
Ourives
1821100
Pintor(a) de Bens Móveis
1821101
Artista Plástico
1821102
Escritor(a)
1821103
Joalheiro(a)
1821104
Lanterneiro(a)
1821105
Lapidário(a)
1821106
Cabeleireiro(a)
1821107
Relojoeiro (a)
1821108
Soldador(a)
1821109
Torneiro(a)
1821110
Tapeceiro(a)
1821111
Cadastrista
1821112
Calista
1821113
Despachante
1821114
Detetive
1821115
Estenógrafo(a)
1821116
Fotógrafo(a)
1821117
Instrutor(a) de Auto Escola
1821118
Jóquei
1821119
Manicure
1821120
Maquinista
1821121
Mecânico(a)
1821122
Modelo Manequim
1821123
Massagista
1821124
Pedicure
1821125
Guarda/ Amestrador(a) e/ou Tratador(a) de Animais
1821126
Depilador(a)
1821127
Montador(a)
1821128
Serralheiro(a)
1821129
Esteticista
1821130
Reformador(a) e/ou Restaurador(a) de Bens Móveis
1821131
Instalador (a)
1821132
Fundidor (a)
1821133
Compositor(a)
1821134
Aplicador(a)
1821135
Ajustador (a)
1821136
Cantor(a)
1821137
Maquilador(a)
1821138
Taquígrafo(a)
1821139
Sondador(a)
1821140
Tratorista
1821141
Caldeireiro(a)
1821142
Cartazista
1821143
Gravador(a)
1821144
Tratador(a) de Piscinas
1821145
Artista de Variedades
1821146
Cortineiro(a)
1821147
Sanefeiro(a)
1821148
Funileiro (a)
1821149
Taxidermista
1821150
Isolador(a)
1821151
Analista de Sistema e Métodos
1821152
Produtor(a) Fotográfico(a)
1821153
Técnico(a) em Eletrotécnica
1821154
Digitador(a)
1821155
Desenhista Projetista
1821156
Técnico(a) em Aparelhos Eletrodomésticos
1821157
Agenciador(a) de Assinaturas
1821158
Corretor(a) de Planos Previdenciários
1821159
Técnico(a) em Edificações
1821160
Técnico(a) em Química
1821161
Restaurador(a) em Instrumentos Ópticos
1821162
Técnico(a) em Balanças
1821163
Técnico(a) em Agropecuária
1821164
Mecânico(a) de Máquinas Industriais
1821165
Agente de Seguros
1821166
Empreiteiro(a)
1821167
Técnico(a) em Metalurgia
1821168
Agente de Planos de Saúde
1821169
Técnico(a) em Mecânica
1821170
Corretor(a) de Pecúlio
1821171
Instrutor(a)
1821172
Técnico(a) em Microbiologia Industrial e Alimentos
1821173
Inspetor(a) de Cobrança
1821174
Técnico(a) em Hemoterapia e Hematologia
1821175
Técnico(a) em Administração
1821176
Técnico(a) em Radiologia
1821177
Técnico(a) em Enfermagem
1821178
Processador(a) de Dados
1821179
Técnico(a) em Manutenção de Computadores
1821180
Locutor(a)
1821181
Artista Técnico
1821182
Técnico(a) em Máquinas de Escritório
1821183
Artista Gráfico
1821184
Produtor(a) de Eventos e/ou Espetáculos
1821185
Técnico(a) em Sonorização
1821186
Técnico(a) em Telecomunicação
1821187
Técnico(a) em Massagem
1821188
Técnico(a) em Estradas
1821189
Topógrafo(a)
1821190
Técnico(a) em Telefonia
1821191
Técnico(a) em Fisioterapia
1821192
Técnico(a) em Mineração
1821193
Auxiliar de Protético
1821194
Produtor(a) Artístico(a)
1821195
Técnico(a) de Segurança
1821196
Técnico(a) em Equipamentos Hospitalares
1821197
Entregador(a) de Bens
1821198
Refinador(a) de Minerais
1821199
Técnico(a) em Postura Corporal
1821200
Técnico(a) em Higiene Dental
1821201
Técnico(a) em Patologia Clínica
1821202
Supervisor(a) de Segurança
1821203
Ajudante de Mecânico
1821204
Técnico(a) em Aeronaves
1821205
Produtor(a) de Modas
1821206
Agenciador(a) de Consórcio
1821207
Serígrafo (a)
1821208
Instrumentador(a) Cirúrgico
1821209
Cravador(a)
1821210
Técnico(a) Agrícola
1821211
Produtor(a) Cinematográfico
1821212
Técnico(a) em Ótica
1821213
Técnico(a) em Jardinagem e/ou Paisagismo
1821214
Compositor(a) Gráfico
1821215
Conferente Gráfico
1821216
Terapeuta Naturista
1821217
Técnico(a) em Estatística
1821218
Produtor(a) de Vídeo
1821219
Técnico(a) de Estudos e Pesquisas
1821220
Salva Vidas
1821221
Cartógrafo(a)
1821222
Equoterapeuta
1821223
Transportador(a) Escolar Autônomo
1821224
Restaurador(a) de Bens Móveis
1821999
Profissionais de Nível Médio Não Identificados
1822001
Auxiliar de Enfermagem
1822002
Auxiliar de Terapêutica
1822003
Polidor (a)
1822004
Vidraceiro(a) de Gás Neon
1822005
Professor(a) (nível médio)
1822006
Alfaiate
1822007
Bordador ou Bordadeira
1822008
Carpinteiro(a)
1822009
Ascensorista
1822010
Cerzideira (o)
1822011
Costureira (o)
1822012
Entalhador (a)
1822013
Estucador (a)
1822014
Marceneiro (a)
1822015
Bombeiro(a) Hidráulico(a)
1822016
Pintor(a) de Parede
1822017
Pedreiro (a)
1822018
Lubrificador(a)
1822019
Amolador(a) de Ferramentas
1822020
Tintureiro(a)
1822021
Afinador(a) de Piano
1822022
Artesão ou artesã
1822023
Laqueador (a)
1822024
Empalhador(a) ou Embalsamador(a)
1822025
Encadernador (a)
1822026
Estofador (a)
1822027
Borracheiro (a)
1822028
Tipógrafo (a)
1822029
Cambista
1822030
Datilógrafo(a)
1822031
Eletricista
1822032
Encanador (a)
1822033
Garçom
1822034
Mensageiro (a)
1822035
Motorista
1822036
Raspador (a)
1822037
Vidraceiro (a)
1822038
Ladrilheiro(a)/Azulejista
1822039
Marmorista
1822040
Cobrador (a)
1822041
Atendente de Enfermagem
1822042
Capoteiro (a)
1822043
Armador (a)
1822044
Cisterneiro (a)
1822045
Colchoeiro(a)
1822046
Dedetizador(a)
1822047
Envernizador (a)
1822048
Raspador(a) de Instrumento Musical
1822049
Garimpeiro(a)
1822050
Copista
1822051
Moldurista
1822052
Tricoteira (o)
1822053
Crocheteira(o)
1822054
Parteira(o)
1822055
Calceteiro (a)
1822056
Chaveiro(a)
1822057
Apontador (a)
1822058
Pespontador ou pespontadeira
1822059
Auxiliar de Serviços Sociais
1822060
Salgadeira(o)
1822061
Doceira(o)
1822062
Sapateiro(a)
1822063
Copeiro (a)
1822064
Passadeira
1822065
Encerador(a)
1822066
Açougueiro(a)
1822067
Auxiliar de Raio X
1822068
Impermeabilizador(a)
1822069
Escavador (a)
1822070
Lustrador (a)
1822071
Jardineiro(a)
1822072
Cozinheira(o)
1822073
Zelador(a)
1822074
Faxineiro (a)
1822075
Azulejista
1822076
Vigilante
1822077
Ferreiro (a)
1822078
Ama - Seca
1822079
Carregador(a)
1822080
Lavadeira
1822081
Lavador(a) de Carros
1822082
Ajudante de Caminhão
1822083
Taxista
1822084
Guarda Noturno