Comunicado SMA s/nº DE 27/07/2015

Norma Municipal - Rio de Janeiro - RJ - Publicado no DOM em 27 jul 2015

Meio Ambiente inicia obras de implantação de ciclovia na zona oeste.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou nesta semana, as obras para a implantação de 5,5 km de rota cicloviária, interligando as Vargens ao Recreio dos Bandeirantes, garantindo formas seguras para a locomoção dos ciclistas. O uso da bicicleta na região das Vargens corresponde a 15% de todo o deslocamento com bicicleta na zona oeste da Cidade.

A iniciativa favorece o acesso da população a atividades culturais e esportivas, através da ligação com a ciclovia do Corredor Verde, composto pelos Parques Naturais Municipais Chico Mendes, Marapendi e Prainha e auxilia a integração para os transportes de massa, ao Centro Comercial do Recreio e à Estação do BRT do Recreio Shopping.

O projeto, com prazo de execução de 12 meses, contempla ações de urbanização e requalificação ambiental do trecho com terraplanagem, drenagem, execução de calçadas e meio fio, plantio de árvores, colaborando com a qualidade de vida dos moradores e usuários da ciclovia.

O Programa Rio Capital da Bicicleta visa não apenas a ampliação do sistema cicloviário municipal, mas incentivar uma mobilidade mais sustentável e favorecer a intermobilidade entre o transporte público, bicicleta e pedestres.

A Cidade do Rio de Janeiro possui a maior rede de ciclovias da América Latina com 380 km de ciclovias, mais investimentos estão previstos para alcançarmos a meta de 450 km de ciclovias até 2016.