Comunicado SMTR s/nº DE 13/06/2013

Norma Municipal - Rio de Janeiro - RJ - Publicado no DOM em 13 jun 2013

Prefeitura monta operação especial para a Copa das Confederações.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), CET-Rio, Rio Eventos Especiais, Guarda Municipal e Secretaria Municipal Especial de Ordem Pública (SEOP), montará um esquema especial de trânsito, transporte e operação em toda região próxima ao Estádio do Maracanã, nos dias 16 (domingo), 20 (quinta-feira) e 30 (domingo) de junho, quando serão realizadas partidas pela Copa das Confederações da FIFA, no Rio de Janeiro. Os dois primeiros são jogos da fase de grupo e têm inicio às 16h, já o último é o jogo da final e se inicia às 19h.

 

A operação prevê ações no entorno do Maracanã, nos aeroportos, rodoviária e região hoteleira. Para os dias de jogos no estádio, serão realizadas implantação de pontos de bloqueio e rotas alternativas, proibição de estacionamento, alteração de itinerário de linhas de ônibus, operação especial da Supervia, das linhas 1 e 2 do Metrô e do sistema de ônibus, além da criação de áreas para acesso de pedestres ao estádio. Além disso, nos dias de jogos, o plano de transportes inclui linhas especiais de ônibus conectando os Aeroportos, Rodoviária e rede hoteleira com estações do metrô. A prefeitura recomenda que os motoristas evitem a região do Maracanã nos dias dos jogos.

 

A operação será iniciada às 17h do dia anterior aos jogos, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento e tem previsão de término às 20h nos dias de jogos da fase de grupo (16 e 20/06) e às 23h no jogo da final (30/6) com o restabelecimento do trânsito em condições habituais em toda a região impactada.

 

O Centro de Operações Rio (COR) irá monitorar toda a área do evento com 42 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno.

 

Toda a operação contará com 735 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal, incluindo guardas de trânsito e controle urbano. Serão empregados também 40 veículos operacionais e 45 motocicletas para monitoramento e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 37 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

 

Além disso, na quinta-feira, dia 20/06, a Prefeitura do Rio determinou feriado escolar para as instituições de ensino nos bairros da Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Mangueira, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí, Catumbi, São Cristóvão, Rio Comprido, Cidade Nova e Estácio. No mesmo dia, será concedido ponto facultativo a partir das 14 horas para os órgãos municipais nos bairros citados acima e no Centro da cidade. Também será proibido estacionar nas áreas limitadas pelas seguintes vias: Avenida Rio Branco, Avenida Beira-Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida 1º de Março e Avenida Presidente Vargas, o que representa menos 2.000 veículos estacionados ao longo do dia.

 

Chegada ao Maracanã

 

Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã nos dias de jogos, e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não haverá nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores.

 

Para quem optar pelo Metrô, atenção ao ingresso:

 

- Portadores de ingressos para as ENTRADAS A, B e C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) devem utilizar preferencialmente a Estação Maracanã - Portadores de ingressos para a ENTRADA D (rampa do Bellini) devem utilizar preferencialmente a Estação São Francisco Xavier

 

- Portadores de ingressos para as ENTRADAS E e F (Rua Mata Machado) devem utilizar preferencialmente a Estação São Cristóvão Para quem optar pelos trens, o desembarque deverá ser feito na Estação São Cristóvão. A Estação Maracanã da Supervia estará fechada.

 

ATENÇÃO

 

Os usuários que optarem por usar o metrô e o trem para ir ao Maracanã nos dias dos jogos terão GRATUIDADE na passagem a partir das 12h dos dias 16 e 20, e a partir das 15h do dia 30, mediante apresentação do ingresso da partida. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.

 

A GRATUIDADE para a saída do estádio será válida apenas nas estações de metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e na estação de trem de São Cristóvão, também mediante a apresentação do ingresso.

 

Nos dias 16, 20 e 30, a transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre as estações Central e Botafogo.

 

O Viaduto Oduvaldo Cozzi ficará fechado ao tráfego de veículos para permitir que o pedestre possa caminhar desde a estação de trem e metrô de São Cristóvão até o Maracanã. Além disso, a Avenida Macaranã, a Rua Eurico Rabelo e a Rua Mata Machado estarão totalmente interditadas para a circulação de pedestres no acesso ao estádio. A prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante a partida.

 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

Dia do jogo - 6h antes da partida A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

 

- Rua Prof. Eurico Rabelo;

 

- Rua Visconde de Itamarati;

 

- Rua Isidro de Figueiredo;

 

- Rua Artur Menezes;

 

- Rua Conselheiro Olegário;

 

Dia do jogo - 4h antes da partida

 

- Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro;

 

- Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;

 

- Viaduto Oduvaldo Cozzi;

 

- Viaduto de São Cristóvão;

 

- Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;

 

- Rua Mata Machado;

 

- Radialista Waldir Amaral.

 

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

 

ESTACIONAMENTO FIFA/COL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PNE)

 

A Prefeitura do Rio informa que funcionará um estacionamento especial para pessoas com deficiência, previamente cadastradas pela FIFA, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, na antiga área do Exército. O estacionamento será de responsabilidade do Comitê Olímpico Local (COL) e o acesso se dará mediante a credencial de veículo previamente expedida pelo COL. A prefeitura disponibilizará serviço de ônibus especiais para levar os torcedores portadores de ingressos para pessoas com deficiência do estacionamento para o estádio.

 

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

 

- A Rua Prof. Eurico Rabelo funcionará em mão dupla para circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento;

 

- O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao Estádio;

 

- O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à Estação, estará bloqueado.

 

Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.

 

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

 

Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:

 

A partir das 17h do dia anterior até 2 horas depois do final do jogo nas seguintes vias:

 

- Rua Prof. Eurico Rabelo;

 

- Rua Luiz Gama;

 

- Rua Morais e Silva;

 

- Rua Ibituruna;

 

-Rua Radialista Waldir Amaral

 

- Rua Visconde de Itamarati;

 

- Rua Isidro de Figueiredo;

 

-Rua Artur Menezes;

 

-Rua Conselheiro Olegário;

 

- Avenida Paula Sousa, do lado esquerdo entre a Luiz Gama e a São Francisco Xavier;

 

-Avenida São Francisco Xavier;

 

- Rua Paraíba;

 

-Avenida Presidente Castelo Branco;

 

-Rua Sousa Dantas

 

-Professor Manoel de Abreu entre a Radial Oeste e São Francisco Xavier;

 

-Rua General Herculano;

 

-Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto;

 

Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

ACESSO DE MORADORES

 

A Prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. No caso específico dos moradores que possuem vaga de garagem, sendo indispensável acessar a área bloqueada, estes poderão fazê-lo exclusivamente pela Rua General Canabarro e a Rua Luiz Gama, desde que estejam com a credencial fixada no vidro dianteiro do veículo.

 

Todos os locais terão sinalização específica de proibição de estacionamento, que deverá ser respeitada pelos motoristas. A SEOP atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos municipais.

 

ROTAS ALTERNATIVAS

 

A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:

 

- Do Centro para Tijuca

 

Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros

 

- Do Centro para Grajaú e Vila Isabel

 

Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem

 

- De São Cristóvão para Tijuca

 

Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier

 

- Da Tijuca para a Praça da Bandeira

 

Ruas Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros

 

- Do Méier para o Centro

 

Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio

 

- Do Méier para Tijuca/Grajaú e Vila Isabel

 

Seguir pelo Túnel Noel Rosa

 

- Do Méier para Av. Brasil

 

Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo

 

- De Vila Isabel para Tijuca e Centro

 

Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

 

·Para chegada no Maracanã, utilizar transporte público (metrô e trem);

 

·Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;

 

·Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pela região, procurando rotas alternativas no horário das interdições, especialmente a Rua Visconde de Niterói, para quem segue para o Centro, e a Rua Mariz e Barros para acessar a Tijuca;

 

·Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia nos locais com semáforos e/ou indicados pela sinalização específica.

 

PLANO OPERACIONAL DE TRANSPORTES

 

Esquema das linhas de ônibus para os dias dos jogos no Estádio do Maracanã:

 

A partir das 12 horas até as 20 horas nos dias 16 e 20, e a partir das 15h até as 23h no dia 30, o itinerário das linhas de ônibus que atendem o entorno do Maracanã sofrerá alterações. As 53 linhas dos Consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz terão desvios para garantir acesso aos pedestres e fluxo operacional do evento, respeitando os bloqueios implantados na operação de trânsito.

 

ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS NO ENTORNO DO MARACANÃ

 

Sentido Centro

 

Linhas provenientes das zonas Norte e Oeste, com itinerário pela Avenida Maracanã, serão desviadas pela Rua Morais e Silva

 

Sentido Zona Norte

 

Linhas que circulam no anel do Maracanã oriundas do Centro ou da Grande Tijuca, serão desviadas

 

- Mariz e Barros - Ibituruna - Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste)

 

- Mariz e Barros - Alm. Cochrane - Major Ávila - Praça Varnhagen

 

- Praça Varnhagen - Felipe Camarão - Vinte e Oito de Setembro - Jorge Rudge ou Duque de Caxias - Luis de Matos

 

Linhas com origem e/ou destino em São Cristóvão terão seus itinerários desviados pelo Viaduto da Mangueira

 

SERVIÇO ESPECIAL DE ÔNIBUS COM PARTIDAS DO GALEÃO, SANTOS DUMONT, RODOVIÁRIA E BARRA DA TIJUCA

 

Nos dias de jogos a prefeitura implantará serviço especial de ônibus para fazer a ligação dos aeroportos, rodoviária e Barra da Tijuca com estações do metrô para conexão rumo ao estádio do Maracanã. Nos dias 16 e 20 de junho, os serviços especiais serão operados das 11h às 16h para ida ao estádio e das 17h30 às 21h para retorno.

 

No dia 30 de junho os serviços especiais serão operados das 14h às 19h para a ida e das 23h30 às 0h para volta.

 

Relação dos serviços:

 

· Reforço da linha 614 (Terminal Alvorada x Metrô Del Castilho)

 

· Reforço da linha 805 (Jardim Oceânico x Terminal Alvorada)

 

· Reforço da linha 133 (Rodoviária x Metrô Estácio)

 

· Linha Especial Galeão x Metrô Del Castilho

 

· Linha Especial Santos Dumont x Metrô Cinelândia

 

RECOMENDAÇÃO DE COMO CHEGAR AO MARACANÃ:

 

Da Zona Sul:

 

O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

 

Da Zona Norte:

 

O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

 

Se preferir, o espectador pode utilizar o trem, desembarcando na Estação São Cristóvão.

 

Da Barra da Tijuca:

 

A partir das 11h, linha circular de ônibus Orla x Alvorada percorre a Orla da Barra até o Terminal Alvorada, onde o passageiro deve embarcar na linha de ônibus 614 com destino à Estação de Metrô Del Castilho. O usuário deve, então, seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

 

De Jacarepaguá:

 

O passageiro deve embarcar nas linhas 610, 611 ou 613 com destino à Estação de Metrô Del Castilho, de onde deve seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

 

Da Zona Oeste:

 

- Trens partem da Estação Santa Cruz, sentido Central do Brasil, e os espectadores devem desembarcar na Estação de Trem de São Cristóvão.

 

- Ônibus do BRT Transoeste saem do Terminal Santa Cruz e seguem até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. No terminal, o passageiro deve embarcar na linha 614 com destino à Estação de Metrô Del Castilho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

 

Da Central do Brasil:

 

- Trens partem da Central do Brasil com destino à Estação de São Cristóvão.

 

- Metrô sai da Central do Brasil e o passageiro deve desembarcar na estação indicada, conforme cor do ingresso.

 

Do Aeroporto Santos Dumont:

 

O espectador deve embarcar na linha especial de ônibus Santos Dumont x Cinelândia e desembarcar no ponto em frente à Estação de Metrô Cinelândia, de onde deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

 

Do Aeroporto Internacional do Galeão - Antonio Carlos Jobim:

 

O passageiro deve embarcar na linha especial Galeão x Del Castilho com destino à Estação de Metrô Del Castilho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

 

Da Rodoviária:

 

No Terminal Padre Henrique Otte, o usuário deve embarcar na linha de ônibus 133, desembarcar no ponto em frente à estação de Metrô Estácio e seguir, de metrô, até a Estação São Francisco Xavier.

 

OPERAÇÃO ESPECIAL DE TÁXIS NOS AEROPORTOS DO GALEÃO E SANTOS DUMONT

 

A SMTR implantará, a partir desta quinta-feira, dia 13 de junho, operação especial para ordenar o serviço de táxis nos aeroportos do Galeão (Terminal 1 e 2 e Santos Dumont), que funcionará diariamente, das 6h às 23h. Cada uma das áreas de desembarque dos aeroportos terá controladores de táxis uniformizados que trabalharão para orientar passageiros e taxistas com apoio de guardas municipais e PMs. Ao embarcar nos táxis, os passageiros receberão formulários com a indicação da placa do táxi e instruções de como proceder no caso de reclamações. Além disso, a Prefeitura do Rio, em parceria com a Infraero, implantará ajustes nos acessos aos terminais. A operação especial de táxis está confirmada para ter duração, sem interrupção, até o término da Jornada Mundial da Juventude. A SMTR irá avaliar o êxito da operação e poderá torná-la permanente.

 

DETALHAMENTO DO ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS QUE PASSAM PELA REGIÃO MARACANÃ

 

LINHA: 238

 

Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Campos Sales - Rua Mariz e Barros - Rua Almirante Cochrane - Rua Santo Afonso - Rua Major Ávila - Avenida Maracanã

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Ibituruna

 

LINHA: 420, 421, 432, 433

 

Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Prof. Gabizo - Rua Mariz e Barros - Rua Alm. Cochrane - Rua Santo Afonso - Rua Major Ávila - Pça. Varnhagen

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Lúcio de Mendonça e Rua Major Ávila

 

LINHA: 438, 439

 

Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado Desvio Sentido Zona Norte: Rua Senador Furtado - Rua Mariz e Barros - Rua Alm. Cochrane - Rua Santo Afonso - Rua Major Avila - Pça. Varnhagen

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Ibituruna e Rua Major Ávila, próximo à Avenida Maracanã

 

LINHA: 638

 

Desvio Sentido Centro: sentido inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Prof. Gabizo - Rua Mariz e Barros - Rua Alm. Cochrane - Rua Santo Afonso - Rua Major Avila - Pça. Varnhagen

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Lúcio de Mendonça e Rua Professor Manoel de Abreu.

 

LINHA: 247, 249, 254, 363, 383, 391, 457, 459, 2251

 

Desvio Sentido Centro: Rua São Francisco Xavier - Rua Morais e Silva - Rua Ibituruna - Rua Gal. Canabarro - Av. Osvaldo Aranha - Rua Teixeira Soares

 

Desvio Sentido Zona Norte: Av. Osvaldo Aranha - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier - Av. Vinte e Quatro de Maio

 

Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira)

 

LINHA: 232, 423, 425, 434, 435, 436, 340, 341, 346, 347, 353, 368, 2110, 2111, 2114

 

Desvio Sentido Centro: Rua São Francisco Xavier - Rua Morais e Silva - Rua Ibituruna - Rua Gal. Canabarro - Av. Osvaldo Aranha - Rua Teixeira Soares

 

Desvio Sentido Zona Norte: Av. Pres. Castelo Branco - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier - Rua Souza Dantas - Av. Mal. Rondon - Rua São Francisco Xavier - Boulevard Vinte e Oito de Setembro Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (sentido Centro, em frente ao Colégio Militar), Avenida Maracanã (sentido Centro, estação São Cristovão) e Boulevard Vinte e Oito de Setembro (sentido Grajaú, próximo à Rua Jorge Hudge).

 

LINHA: 464

 

Desvio Sentido Centro: Rua Luis de Matos - Rua São Francisco Xavier - Rua Morais e Silva - Rua Ibituruna - Rua Gal. Canabarro - Av. Osvaldo Aranha - Rua Teixeira Soares

 

Desvio Sentido Zona Norte: Av. Osvaldo Aranha - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier - Rua Souza Dantas - Av. Mal. Rondon - Rua São Francisco Xavier - Rua Oito de Dezembro. Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (sentido Centro, próximo à Rua Manoel de Abreu), Avenida Maracanã (sentido Centro, Estação São Cristóvão), Avenida Presidente Castelo Branco, sentido Zona Norte (Estação São Cristóvão) e Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira).

 

LINHA: 454, 455, 456, 458

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Ibituruna - Rua Gal. Canabarro - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier - Av. Vinte e Quatro de Maio.

 

Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira) e Rua Ibituruna (em frente à Universidade Veiga de Almeida).

 

LINHA: 222

 

Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Ibituruna - Rua Gal. Canabarro - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier - Rua Souza Dantas - Av. Mal. Rondon - Rua São Francisco Xavier -Rua Oito de Dezembro.

 

Ponto remanejado para: Rua Ibituruna (em frente à Universidade veiga de Almeida) e Rua Oito de Dezembro.

 

LINHA: 239

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Mariz e Barros - Rua Alm. Cochrane - Rua Major Avila - Pça. Varnhagen - Rua Felipe Camarão - Boulevard Vinte e Oito de Setembro - Rua Jorge Rudge - Rua Luis de Matos - Rua São Francisco Xavier

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros (próximo à Rua Lúcio de Mendonça), Rua Major Avila (próximo a Av.Maracanã), Boulevard Vinte e Oito de Setembro e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

 

LINHA: 460, 461, 462, 463

 

Desvios circulares: Av. Osvaldo Aranha - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier - Rua Souza Dantas - Av. Mal. Rondon - Vd. da Mangueira - Rua Visc. de Niterói - Av. Bartolomeu de Gusmão - Av. Bartolomeu de Gusmão.

 

Sem alteração de ponto de ônibus LINHA: 665

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Gal. Canabarro - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier - Rua Souza Dantas - Av. Mal. Rondon - Vd. da Mangueira - Rua Visc. de Niterói - Av. Bartolomeu de Gusmão - Rua Gal. Herculano Gomes.

 

Desvio Sentido Tijuca: Rua Gal. Herculano Gomes - Rua Visc. de Niterói - Vd. da Mangueira - Av. Mal. Rondon - Rua São Francisco Xavier

 

Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (em frente ao Colégio Militar e próximo à Rua Jaceguai).

 

LINHA: 711

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado Desvio Sentido Zona Norte: Rua Campos Sales - Rua Ibituruna - Rua Gal. Canabarro - Av. Pres. Castelo Branco - Rua São Francisco Xavier.

 

Ponto remanejado para: Rua Ibituruna e Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira)

 

LINHA: 2203

 

Desvio Sentido Centro: Rua Barão de Mesquita - Rua São Francisco Xavier - Rua Morais e Silva - Rua Ibituruna - Rua Gal. Canabarro - Av. Osvaldo Aranha - Rua Teixeira Soares.

 

Desvio Sentido Zona Norte: Vd. dos Marinheiros - Av. Osvaldo Aranha - Rua Pará - Rua Paraiba - Rua Mariz e Barros - Rua Alm. Cochrane - Rua Santo Afonso - Rua Major Avila - Av. Maracanã.

 

Ponto remanejado para: Av. Pres. Castelo Branco (sentido Centro, em frente à Estação São Cristóvão), Praça da Bandeira (sentido Rua Pará), Rua Mariz e Barros, Rua Major Avila (próximo à Avenida Maracanã)

 

LINHA: 605, 609

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Marques de Valença - Rua Alm. Cochrane - Rua Santo Afonso - Rua Major Avila - Av. Maracanã - Pça. Varnhagen.

 

Desvio Sentido Largo da Segunda Feira: itinerário inalterado

 

LINHA: 606

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Francisco Bicalho - alça de acesso a Av. Paulo de Frontin - Av. Paulo de Frontin - Rua Joaquim Palhares - Rua Barão de Iguatemi - Rua Felisberto de Menezes - Rua Mariz e Barros.

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros (em frente ao Instituto de Educação).

 

LINHA: 622

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Barão de Mesquita - Rua Major Avila - Pça. Varnhagen - Rua Felipe Camarão - Boulevard Vinte e Oito de Setembro - Rua Jorge Rudge - Rua Luis de Matos - Rua São Francisco Xavier.

 

Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado Ponto remanejado para: Rua Barão de Mesquita (em frente à igreja Santo Afonso), Rua Felipe Camarão (próximo à Avenida Vinte e Oito de Setembro) e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

 

LINHA: 629

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Felipe Camarão - Boulevard Vinte e Oito de Setembro - Rua Jorge Rudge - Rua Luis de Matos - Rua São Francisco Xavier.

 

Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado

 

Ponto remanejado para: Rua Barão de Mesquita (em frente à igreja Santo Afonso), Rua Felipe Camarão (próximo à Avenida Vinte e Oito de Setembro) e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)