Ato Conjunto TST/CSJT nº 4 de 17/03/2010

Norma Federal - Publicado no DO em 18 mar 2010

Estabelece procedimentos e prazos para solicitação e distribuição de recursos financeiros no âmbito da Justiça do Trabalho.

O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Considerando os termos do parágrafo único do art. 20 do Decreto nº 825, de 28 de maio de 1993 , bem como da Macrofunção 02.03.2003 do SIAFI;

Considerando a necessidade de otimizar o atendimento das solicitações de recursos financeiros no âmbito da Justiça do Trabalho,

Resolve:

Estabelecer procedimentos e prazos para solicitação e distribuição de recursos financeiros no âmbito da Justiça do Trabalho, nos termos do presente Ato.

CAPÍTULO I
DAS SOLICITAÇÕES DE RECURSOS FINANCEIROS
Seção I
Pessoal e Encargos Sociais

Art. 1º A solicitação de recursos para pagamento da folha normal deverá observar os prazos do cronograma constante do anexo I.

§ 1º Os pedidos de recursos de que trata este artigo deverão ser realizados por meio do preenchimento do formulário constante do anexo II.

§ 2º Quaisquer variações dos pedidos para folha normal, considerados o pagamento normal do mês, a gratificação natalina e o terço constitucional de férias, deverão ser justificadas no campo "Observação" do formulário constante do anexo II, especialmente se ultrapassar a margem técnica não cumulativa de 1% (um por cento) com relação ao mês anterior.

§ 3º A não observância das orientações contidas neste artigo ensejará a devolução do referido pedido para os ajustes necessários.

Art. 2º O pedido de folha suplementar terá por base os prazos estabelecidos para o encaminhamento da folha normal e deverá ser encaminhado na forma dos formulários constantes dos anexos III e IV.

§ 1º No caso do pagamento de despesas de exercícios anteriores, a solicitação deverá ser acompanhada da declaração do ordenador de despesa quanto à suficiência orçamentária e de cópia do termo de reconhecimento de dívida.

Art. 3º As solicitações de recursos financeiros para o pagamento dos passivos judiciais/administrativos deverão ser processadas por meio de folha suplementar.

Seção II
Outras Despesas Correntes e de Capital - ODCC
Subseção I
Custeio - Benefícios

Art. 4º Os recursos para pagamento de despesas referentes a auxílio-alimentação, assistência pré-escolar, auxílio-transporte e assistência médica e odontológica deverão ser solicitados no SIAFI por meio de PF, espécie 1, tipo 30, VP 510, tipo de recurso 3, a ser registrada nos prazos constantes do anexo I.

Subseção II
Custeio - Cartão Corporativo

Art. 4º Caso o Tribunal utilize o cartão corporativo para pagamento de despesas de suprimento de fundos e necessite de recursos para fazer face a tais obrigações, deverá solicitá-los no SIAFI por meio de PF, espécie 1, tipo 30, VP 412, tipo de recurso 3, a ser registrada nos prazos constantes do anexo I.

Subseção III
Custeio - Atividade

Art. 5º Os recursos de custeio-ODCC/Atividades, à exceção dos projetos, serão distribuídos conforme preceitua o art. 69, § 2º, da Lei nº 12.017, de 12 de agosto de 2009 (LDO 2010) .

§ 1º A Proposta de Programação Financeira para fonte/vinculação (100/400) relativas às despesas com atividades será lançada exclusivamente pela Setorial, a fim de se evitar recorrentes necessidades de ajustes na programação financeira.

§ 2º O somatório da programação de ODCC das atividades nas vinculações nºs 400, 412 e 510 deverá ser igual ao duodécimo a receber no mês, exceto projetos.

Subseção IV
Custeio - Projetos

Art. 6º A distribuição de recursos para despesas relativas a projetos será feita com base nas informações constantes do cronograma físico-financeiro do Demonstrativo de Obras, conforme deliberado pelo Tribunal de Contas da União na Tomada de Contas nº 11.433/2000-1, e estará condicionada aos seguintes procedimentos a serem adotados pelo tribunal solicitante:

I - apropriar no SIAFI a despesa relativa ao projeto em execução por meio de documento hábil/CPR, informando no campo "observação" o projeto e a etapa de execução;

II - encaminhar mensagem à Setorial, informando o número do documento hábil, para recebimento dos recursos;

III - solicitar a alteração do cronograma físico-financeiro em caso de antecipação de etapa da execução da obra.

Seção III
Requisições de Pequeno Valor

Art. 7º Observado o limite de dotação consignado na Ação nº 0625, o Tribunal, caso tenha demanda, deverá solicitar até o dia 13 de cada mês (ou dia útil anterior em caso de feriado ou final de semana), na forma do modelo do anexo V, VI e VII, os recursos necessários para quitação das obrigações com as requisições de pequeno valor.

Subseção IV
Restos a Pagar

Art. 8º O Tribunal deverá solicitar os recursos para pagamento de Restos a Pagar por meio do formulário constante do anexo VI.

§ 1º Antes de solicitar os recursos para pagamento de Restos a Pagar, o Tribunal deverá verificar a existência de saldo na conta nº 11.216.12.00 - RECURSOS A RECEBER PARA PAGAMENTO DE RAP.

§ 2º Se não mais existirem obrigações inscritas em Restos a Pagar que justifiquem a existência de saldo na conta nº 11.216.12.00 - RECURSOS A RECEBER PARA PAGAMENTO DE RAP, o Tribunal deverá solicitar sua baixa à Setorial, por meio de mensagem.

CAPÍTULO II
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 9º O descumprimento dos prazos e procedimentos contidos no presente Ato implicará a devolução da solicitação aos Tribunais.

Art. 10. Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Ministro MILTON DE MOURA FRANÇA

ANEXO I
CRONOGRAMA E PRAZOS DE SOLICITAÇÃO MENSAL DE RECURSOS (¹)

MÊS/DIA   MAR   ABR   MAI   1ª PARC 13º .   JUN   JUL   AGO   SET   OUT   NOV   2ª PARC 13º .   DEZ  
APROPRIAÇÃO, REGISTRO DA PF E ENVIO À ASPO/CSJT(1)   17   16   18   31/5   16   16   18   16   18   17   30/11   17  
PROVÁVEL SUB-REPASSE AO TRT   19   20   20   04/6   18   20   20   18   20   19   03/12   20  

Até as 12 horas (horário de Brasília).

ANEXO II
PEDIDO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA FOLHA NORMAL

FOLHA NORMAL - ________/2010

PESSOAL A PAGAR   FTE 0100-A   FTE 0156   FTE 0169   SOMA   FTE 0100-510   PESSOAL  
       
TOTAL CONSIG. C/TRANSFERÊNCIA            
CONSIGNAÇÕES S/TRANSFERÊNCIA            
TOTAL CONSIGNAÇÕES      
TOTAL GERAL P/FONTE   0,00   0,00   0,00   0,00  
TOTAL PROGRAMAÇÃO   0,00  

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

IDENTIFICAÇÃO DOS PAGAMENTOS EVENTUAIS CONSTANTES DA FOLHA NORMAL, JÁ INCLUSOS NO PEDIDO ACIMA   VALOR BRUTO   MÊS PREVISTO PARA DEVOLUÇÃO 
(+) ADIANTAMENTOS DE FÉRIAS      
(+) ADIANTAMENTOS DE 13º SALÁRIO     NÃO SE APLICA  
(+) TERÇO CONSTITUCIONAL DE FÉRIAS     NÃO SE APLICA  
(+) SUBSTITUIÇÕES     NÃO SE APLICA  
(-) DEVOLUÇÕES DE ADIANTAMENTO DE FÉRIAS      
(=) TOTAL  

OBSERVAÇÃO:

NOME/TELEFONE PARA CONTATO/ACERTOS APÓS ENVIO:  
CIDADE, DATA   ASSINATURA/NOME/CARGO 

ANEXO III
PEDIDO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA FOLHA SUPLEMENTAR

MÊS/ANO DO PEDIDO:

PESSOAL A PAGAR   FTE 0100-A   FTE 0156   FTE 0169   SOMA  
     
TOTAL CONSIG. C/TRANSFERÊNCIA        
CONSIGNAÇÕES S/TRANSFERÊNCIA        
TOTAL CONSIGNAÇÕES  
TOTAL GERAL P/FONTE   0,00   0,00   0,00   0,00  
TOTAL PROGRAMAÇÃO   0,00  
1. OBJETO DO PEDIDO (ESPECIFICAR O QUE SERÁ PAGO E O PERÍODO A QUE SE REFERE):  
 
 
2. BASE LEGAL DO OBJETO PEDIDO:  
 
 
APROPRIAR A FOLHA SUPLEMENTAR NO SIAFI SOMENTE APÓS O RECEBIMENTO DOS RECURSOS.  
LOCAL, DATA  
_______________________________________________________  
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL  
NOME/CARGO DO RESPONSÁVEL  

ANEXO IV
DECLARAÇÃO DO ORDENADOR DE DESPESA

MÊS/ANO DO PEDIDO:  
PROJEÇÃO DAS DESPESAS COM PESSOAL PARA O EXERCÍCIO DE 2010   EM R$ 
DESCRIÇÃO DA PROJEÇÃO   ATIVOS  INATIVOS EPENSIONISTAS   SOMA   ATIVOS 
PROJEÇÃO ANUAL   DOTAÇÃO AUTORIZADA (INICIAL + CRÉDITOS ADICIONAIS APROVADOS) (A)    
DESPESA REALIZADA ATÉ O MOMENTO (B)    
DESPESAS A REALIZAR ATÉ O TÉRMINO DO EXERCÍCIO (C)   FOLHA NORMAL BASE DE PROJEÇÃO (C.1) OBS. ESTA FOLHA SERÁ BASE PARA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS FUTUROS.    
FOLHA NORMAL X Nº DE MESES (C1 X N)    
COM GRATIFICAÇÃO NATALINA (C.2)    
COM TERÇO CONSTITUCIONAL DE FÉRIAS (C.3)    
OUTROS (CITAR) (C.4)    
SOMA FOLHA PROJETADA (C = C1+C2+C3+C4)  
RESULTADO: SOBRA/NECESSIDADE (D) = (A) - (B) - (C)  
FOLHA SUPLEMENTAR SOLICITADA (E)  
RESULTADO ORÇAMENTÁRIO FINAL PROJETADO (APÓS PAGAMENTO DA FOLHA SUPLEMENTAR): (F) = (D) - (E)  
DECLARO, PARA OS EFEITOS DO DISPOSTO NO § 5º DO ART. 99 DA CF (EC 45/2004) C/C ART. 85, DA LEI Nº 12.017/2009 (LDO2010), QUE CONFORME DEMONSTRATIVO ACIMA, EXISTE NESTE TRIBUNAL DOTAÇÃO SUFICIENTE PARA O PAGAMENTO  
DA FOLHA SUPLEMENTAR EM TELA (CAMPO E), SEM COMPROMETER AS DESPESAS COM FOLHA NORMAL DE PESSOAL ATÉ O FECHAMENTO DO EXERCÍCIO.  

LOCAL, DATA

____________________________________________

(ASSINATURA/NOME COMPLETO)

ORDENADOR DE DESPESAS

ANEXO V
PEDIDO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA RPV - ADMINISTRAÇÃO DIRETA

OBRIGAÇÕES DEFINIDAS NA LEI COMO DE PEQUENO VALOR ( CF - ART. 100 § 3º )

MÊS/ANO DE REFERÊNCIA:  
SOLICITAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS  
QUANTIDADE   AÇÃO ORIGINÁRIA   DATA DA AUTUAÇÃO   DATA DO TRÂNSITO EM JULGADO   VARA DE ORIGEM   NOME DO BENEFECIÁRIO   NÚMERO DO CPF/CNPJ (***)   ÓRGÃO EXECUTADO  VALOR SOLICITADO (**)  
(*)                  
                 
TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E ÓRGÃOS EXTINTOS 0,00 

(*) INSERIR QUANTAS LINHAS FOREM NECESSÁRIAS.

(**) O VALOR INDIVIDUAL POR OBRIGAÇÃO NÃO PODERÁ EXCEDER 60 SALÁRIOS MÍNIMOS (CONFORME DISPOSTO NA RESOLUÇÃO CSJT Nº 005/2002).

(***) CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO. BASE LEGAL: ART. 10 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000 (LRF) .

NOTA: NO CASO DE UMA SENTENÇA POSSUIR MAIS DE UM BENEFICIÁRIO, NÃO É NECESSÁRIO REPETIR OS DADOS DA SENTENÇA PARA OS DEMAIS. NESSE CASO, CRIE LINHAS INFORMANDO TODOS OS BENEFICIÁRIOS DO PROCESSO (E SEUS CPF) NAS LINHAS SEGUINTES.

NOME/TELEFONE PARA CONTATO/ACERTOS APÓS ENVIO:  
CIDADE, DATA   ASSINATURA/NOME/CARGO 

ANEXO VI
PEDIDO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA RPV - ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

OBRIGAÇÕES DEFINIDAS NA LEI COMO DE PEQUENO VALOR ( CF - ART. 100 § 3º )

MÊS/ANO DE REFERÊNCIA:  
SOLICITAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS  
QUANTIDADE   AÇÃO ORIGINÁRIA   DATA DA AUTUAÇÃO   DATA DO TRÂNSITO EM JULGADO   VARA DE ORIGEM   NOME DO BENEFECIÁRIO   NÚMERO DO CPF/CNPJ (***)   CÓDIGO UNIDADE ORÇAMENTÁRIA DO ÓRGÃO EXECUTADO   ÓRGÃO EXECUTADO   VALOR SOLICITADO (**)  
(*)                    
AUTARQUIAS  
(*)                    
 
FUNDAÇÕES PÚBLICAS  
(*)                    
SUB-TOTAL DE FUNDAÇÕES PÚBLICAS  
TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA  

(*) INSERIR QUANTAS LINHAS FOREM NECESSÁRIAS.

(**) O VALOR INDIVIDUAL POR OBRIGAÇÃO NÃO PODERÁ EXCEDER 60 SALÁRIOS MÍNIMOS (CONFORME DISPOSTO NA RESOLUÇÃO CSJT Nº 005/2002).

(***) CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO. BASE LEGAL: ART. 10 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000 (LRF) .

NOTA 1: NO CASO DE UM SENTENÇA POSSUIR MAIS DE UM BENEFICIÁRIO, NÃO É NECESSÁRIO REPETIR OS DADOS DA SENTENÇA PARA OS DEMAIS. NESSE CASO, CRIE LINHAS INFORMANDO TODOS OS BENEFICIÁRIOS DO PROCESSO (E SEUS CPF) NAS LINHAS SEGUINTES.

NOTA 2: ORDENAR A SENTENÇA POR ÓRGÃO EXECUTADO.

NOME/TELEFONE PARA CONTATO/ACERTOS APÓS ENVIO:  
CIDADE, DATA   ASSINATURA/NOME/CARGO 

ANEXO VII
PEDIDO DE RECURSOS FINANCEIROS RPV - RESUMO

MÊS/ANO DE REFERÊNCIA:   0    
SOLICITAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA RPV  
NATUREZA JURÍDICA   QUANTIDADE   VALOR   % DE PARTICIPAÇÃO  
ADMINISTRAÇÃO DIRETA E ÓRGÃOS EXTINTOS     #DIV/0!  
AUTARQUIAS    #DIV/0!  
FUNDAÇÕES PÚBLICAS     #DIV/0!  
VALOR SOLICITADO   0   #DIV/0!  
RECURSOS FINANCEIROS NÃO UTILIZADOS EM PODER DO TRT        
TOTAL A SUB-REPASSAR NO MÊS   0   #DIV/0!  
CONTROLE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA    
QUADRO AUXILIAR  
  CONTA SIAFI   VALOR 
(+) DOTAÇÃO AUTORIZADA   CONSULTA CONORC    
(-) BLOQUEIO DE CRÉDITO P/REMANEJAMENTO   29.212.01.01    
(-) SUB-REPASSES RECEBIDOS   29.311.03.03   
(=) SALDO ATUAL A RECEBER    
(-) TOTAL A SUB-REPASSAR    
(=) SALDO REMANESCENTE APÓS ESTA SOLICITAÇÃO    
NOME/TELEFONE PARA CONTATO/ACERTOS APÓS ENVIO:    
CIDADE, DATA    

__________________________

ASSINATURA/NOME/CARGO

ANEXO VIII
PEDIDO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA RESTOS A PAGAR

PEDIDO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA RESTOS A PAGAR  
FONTE   VP   VALOR A SUB-REPASSAR   Nº DAS NE DE REFERÊNCIA  PRAZO (DATA) MÁXIMO PARA QUITAÇÃO DA OBRIGAÇÃO   INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (OBJETO, BASE LEGAL, PERÍODO DE APURAÇÃO) 
           
           
Nº DA PF DE SOLICITAÇÃO, REGISTRADA NO SIAFI ==>   2010PF______    

NOTAS:

1) PARA SOLICITAR O PEDIDO A UG DEVE AVERIGUAR A EXISTÊNCIA DE SALDO NA CONTA Nº 11216.12.00.

2) EFETUAR O REGISTRO DE PPF (ESPÉCIE 1, TIPO 22, RECURSO 2).

3) CASO A DESPESA REFIRA-SE A PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS, O PEDIDO DEVERÁ SER ACOMPANHADO DAS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

OBJETO DO PEDIDO, BASE LEGAL E PERÍODO DE COMPETÊNCIA, PREENCHIDAS NO QUADRO DE "INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES".

LOCAL, DATA   

_________________________

ASSINATURA/NOME DO RESPONSÁVEL/CARGO