Portaria CAT nº 3 DE 28/01/2013

Norma Estadual - São Paulo - Publicado no DOE em 29 jan 2013

Disciplina o controle e as condições para a fruição da isenção do ICMS nas operações internas com bens e mercadorias destinados à implantação da Linha 6 - Laranja da Rede de Transportes Metroferroviários de São Paulo.

O Coordenador da Administração Tributária, tendo em vista o disposto no § 1º do artigo 160 do Anexo I do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - RICMS, aprovado pelo Decreto 45.490 de 30.11.2000, expede a seguinte portaria:

 

Art. 1º. Para fins de fruição da isenção do ICMS, prevista no artigo 160 do Anexo I do RICMS, incidente nas operações internas com bens e mercadorias destinados à implantação da Linha 6 - Laranja da Rede de Transportes Metroferroviários de São Paulo:

 

I - a sociedade de propósito específico incumbida da implantação da Linha, bem como as empresas por ela contratadas para a execução das obras ou instalação de equipamentos e sistemas deverão estar previamente credenciadas conforme disposto nos artigos seguintes;

 

II - as empresas contratadas pela sociedade de propósito específico referidas no inciso I deverão, adicionalmente, possuir inscrição estadual específica para a realização das operações de que trata esta portaria;

 

III - o estabelecimento que promover saída interna de bens ou mercadorias com destino à sociedade de propósito específico ou às empresas referidas no inciso I deverá emitir Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, modelo 55, inserindo, no campo "Informações Complementares", a expressão "Isenção do ICMS - artigo 160 do Anexo I do RICMS".

 

§ 1º A sociedade de propósito específico ou as empresas referidas no inciso I, na hipótese de realizarem importação beneficiada nos termos do "caput", deverão emitir Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, modelo 55, inserindo, no campo "Informações Complementares", a expressão: "Isenção do ICMS - artigo 160 do Anexo I do RICMS", bem como o número do processo que concedeu o credenciamento previsto nesta portaria.

 

§ 2º Na hipótese do § 1º, a expressão "Isenção do ICMS - artigo 160 do Anexo I do RICMS" deverá constar também na Guia para Liberação de Mercadoria Estrangeira sem Comprovação do Recolhimento do ICMS.

 

Art. 2º. A sociedade de propósito específico e as empresas referidas no inciso I do artigo 1º deverão apresentar pedido de credenciamento no Posto Fiscal de sua vinculação, mediante entrega dos seguintes documentos:

 

I - requerimento dirigido ao Diretor da Diretoria Executiva da Administração Tributária - DEAT, constando:

 

a) o nome empresarial, o endereço, os números de inscrição, estadual e no CNPJ, e o código da atividade econômica segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE da matriz e dos demais estabelecimentos filiais localizados em território paulista;

 

b) descrição, clara e concisa, do objeto do pedido;

 

c) a data e a assinatura do contribuinte, sócio, diretor ou representante legal;

 

II - declaração quanto à existência ou não de procedimento fiscal contra o requerente;

 

III - relação dos débitos fiscais pendentes, informando:

 

a) relativamente àqueles reclamados por meio de auto de infração, o número do auto de infração, o período, a referência, o valor, bem como existência ou não de defesa ou recurso apresentado na esfera administrativa ou judicial;

 

b) a existência de parcelamento deferido, celebrado e o estágio em que se encontra;

 

IV - em relação aos produtos que serão importados, laudo técnico que comprove a inexistência de similar produzido no país e a compatibilidade de aplicação dos produtos na implantação da Linha 6 - Laranja da Rede de Transportes Metroferroviários de São Paulo, elaborado por entidade representativa do setor;

 

V - procuração outorgada ao representante legal, quando o requerente estiver representado.

 

Parágrafo único. O requerimento será formulado em 3 (três) vias, que terão a seguinte destinação:

 

1. a 1ª via formará o processo;

 

2. a 2ª via será arquivada no Posto Fiscal;

 

3. a 3ª via será devolvida ao requerente com o correspondente número de protocolo.

 

Art. 3º. O chefe do Posto Fiscal de vinculação do requerente deverá:

 

I - examinar o cumprimento dos requisitos exigidos, manifestando-se conclusivamente quanto à existência ou não de:

 

a) ação fiscal contra o requerente;

 

b) débitos inscritos ou não na Dívida Ativa;

 

II - informar o estágio de eventual ação fiscal na data da protocolização do pedido de credenciamento;

 

III - instruir o processo com os documentos relativos à pesquisa efetuada;

 

IV - encaminhar o processo ao Delegado Regional Tributário, para sua manifestação e encaminhamento à Diretoria Executiva da Administração Tributária - DEAT para decisão.

 

Art. 4º. A decisão da Diretoria Executiva da Administração Tributária - DEAT será:

 

I - notificada ao requerente;

 

II - publicada mediante extrato do despacho de concessão do credenciamento.

 

Art. 5º. A critério da Diretoria Executiva da Administração Tributária - DEAT, o credenciamento poderá ser alterado, revogado, cassado ou suspenso, hipótese em que serão adotadas as providências previstas no artigo 4º.

 

Art. 6º. Da decisão que indeferir o pedido ou determinar a alteração, revogação, cassação ou suspensão do credenciamento caberá recurso, sem efeito suspensivo, dirigido à Coordenadoria da Administração Tributária - CAT, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da ciência da decisão.

 

Art. 7º. A Secretaria da Fazenda manterá cadastro atualizado dos credenciados nos termos desta portaria, para consulta pública, no endereço eletrônico: www.fazenda.sp.gov.br.

 

Art. 8º. Sem prejuízo das verificações fiscais e, quando couber, da exigência do imposto devido, a comprovação do emprego dos bens e mercadorias nas obras de implantação da Linha 6 - Laranja da Rede de Transportes Metroferroviários de São Paulo deverá ser feita pela sociedade de propósito específico ou pelas empresas referidas no inciso I do artigo 1º, conforme o caso, mediante:

 

I - arquivo digital da Escrituração Fiscal Digital - EFD enviado à Secretaria da Fazenda;

 

II - laudo técnico, elaborado a cada 6 (seis) meses, dispondo, em relação a todas as operações amparadas pela isenção a que se refere o "caput" do artigo 1º, as respectivas quantidades de mercadorias e bens:

 

a) existentes no estoque inicial, remanescentes do período anterior;

 

b) adquiridos no período;

 

c) utilizados efetivamente na obra;

 

d) utilizados em finalidade diversa da prevista na alínea "c";

 

e) existentes no estoque final do período.

 

Parágrafo único. O laudo técnico deverá:

 

1. ser expedido por empresa de reputação idônea ou engenheiro que possua junto ao órgão competente registro que o habilite a exercer tal atividade;

 

2. ser entregue no Posto Fiscal de vinculação do estabelecimento;

 

3. demonstrar, por meios técnicos, a compatibilidade do emprego, inclusive em relação à quantidade, dos bens e mercadorias na obra.

 

Art. 9º. A inobservância ou o descumprimento de qualquer das condições estabelecidas nesta portaria implicará exigência integral do imposto devido, com os acréscimos legais cabíveis desde o vencimento do prazo em que o imposto deveria ter sido pago, caso a operação não tivesse sido efetuada com isenção do ICMS.

 

Art. 10º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.